• Link to Facebook
  • Link to LinkedIn
  • Link to Instagram
  • Link to Pinterest
  • Link to Youtube
  • Indique e ganhe
  • Fale com a gente no WhatsApp
  • Suporte
  • Roadmap
  • Política de Privacidade
MáximaTech - Força de Vendas líder para o atacado distribuidor
  • Soluções
    • Vendas
    • Gestão Comercial
    • Logística de Entrega
    • Pagamentos
    • Trade Marketing
  • Clientes
  • Casos de Sucesso
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Grátis
    • Podcast
    • Webinars
    • Base de Conhecimento
  • Sobre
    • A Empresa
    • Trabalhe Conosco
    • Entre em Contato
  • DEMONSTRAÇÃO
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
Blog - Últimas notícias
Blog, Trade Marketing

5 ações de Trade Marketing para se preparar para a sazonalidade

Em vez de ler, que tal ouvir?

A sazonalidade do mercado exige ações de Trade Marketing bastante táticas. Isso porque diversas datas são, ao mesmo tempo, oportunidades para elevar as vendas e desafios a serem superados em termos estratégicos.

A própria dinâmica do Trade já visa os eventos de sazonalidade, mas nem sempre as empresas têm um direcionamento claro de como lidar com isso. Logo, é preciso refletir sobre o tema e estruturar campanhas programadas.

Uma boa maneira de começar é ver exemplos de ações de Trade Marketing que já funcionam e ver quais delas podem ser adotadas. E isso é justamente o que propomos neste artigo.

Continue lendo para ver algumas ações de Trade que vão lhe ajudar a preparar seu negócio para vender mais e melhor na sazonalidade!

A importância de se planejar para a sazonalidade

As promoções sazonais são ofertas especiais, descontos ou itens de edição limitada vinculados a um evento durante o ano. Podem ser realizadas durante um feriado específico, como o dia das mães, dos namorados, Natal etc., ou uma determinada época do ano, como a temporada de volta às aulas.

O principal benefício dessas estratégias promocionais é atrair a atenção para os produtos fornecidos em um momento oportuno e aumentar a receita.

Em alguns casos, essas temporadas também são críticas para a receita porque representam um momento em que ocorre uma quantidade substancial de vendas.

Além disso, aumentar o interesse em épocas únicas do ano oferece várias chances de converter clientes ocasionais em clientes leais. É o caso, por exemplo, da Black Friday em que fabricantes, distribuidores e varejistas podem proporcionar uma experiência memorável para os consumidores, impulsionando suas marcas e entregando resultados de qualidade.

No que se refere ao planejamento de sazonalidade, ele requer conhecimento das datas e dos períodos que façam sentido para o tipo de mercadoria fabricado, distribuído ou vendido pela empresa em questão.

Também é recomendado que esse planejamento seja feito com antecipação, unindo Marketing e Trade Marketing para capitanear outras áreas, como Supply Chain, logística etc.

Em linhas gerais, é importante tratar o planejamento de sazonalidades como projetos específicos para os quais objetivos claros devem ser traçados. Neste sentido, o time de promotores de vendas, por exemplo, deve ser treinado ou passar por treinamentos de reciclagem para a execução de ações bem específicas no PDV durante um determinado evento.

A sazonalidade também é o momento para se firmar parcerias com empresas para vendas combinadas, e até mesmo aplicar o cross-merchandising, que basicamente é a exposição de produtos de categorias diferentes lado a lado no ponto de venda (PDV).

Por fim, também entra no planejamento de sazonalidade a definição de métricas e indicadores de desempenho, que são parâmetros para avaliar os resultados. Ou seja, para dimensionar se o que foi planejado foi executado e se as metas estabelecidas foram, de fato, alcançadas.

→ Leia também:

  • Calendário promocional 2021 para o atacado: programe-se para vender mais!
  • 6 passos para um planejamento de trade marketing de sucesso;

Erros a serem evitados

Alguns equívocos devem ser evitados quando se trata de planejar ações de sazonalidade. Estes são os mais comuns:

  • Crer que todos os eventos sazonais devem ser aproveitados: o mais importante é ter ciência de quais feriados, festividades e eventos fazem sentido para o seu negócio.
  • Pensar unicamente nos resultados imediatos: por exemplo, durante a Black Friday, muitas empresas reduzem drasticamente suas margens e, imediatamente depois, voltam para seus preços de tabela — que é substancialmente superior —, e isso reduz as chances de fidelizar clientes. Em outros casos, há a criação de “falsas promoções”, que acabam por minar a reputação da organização junto aos consumidores.
  • Não estudar a fundo o público-alvo: esse erro tático pode minar as expectativas, pois é preciso conhecer bem a quem se dirigem as ações promocionais sob o risco de errar na comunicação, nas ações de publicidade e merchandising, por exemplo.
  • Não dimensionar os estoques: a criação de promoções especiais que vão fazer um alto giro de mercadorias requer reforços nos estoques, pois, do contrário, os itens vão se esgotar rapidamente e frustrar os consumidores — o que também pode abalar a reputação da empresa.

→ Leia também: Planejamento do mix de produtos – aumentando as vendas do atacado distribuidor!

O Trade Marketing sazonal

No que diz respeito ao Trade Marketing sazonal, ele remete a campanhas e ações planejadas e executadas pelo time de Trade para impulsionar as vendas nos pontos de vendas (PDVs) em determinados períodos.

Basicamente, o Trade Marketing sazonal deve se concentrar em alguns tipos de eventos oportunos. Entre os principais, destacam-se os seguintes:

Feriados reconhecidos

Esses são feriados típicos, como Carnaval, Dia do Trabalho, Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal etc.

Nestes casos, há um forte apelo comercial envolvido, pois as pessoas tendem a presentear seus entes queridos e, além de buscar produtos diferenciados, também estão propensos a aproveitar promoções especiais.

Eventos anuais

Esses são períodos de tempo em que certos eventos culturais ocorrem de forma consistente em uma época específica do ano. Um bom exemplo disso são as temporadas de volta às aulas, que coincide com a época do ano em que as crianças e os jovens se preparam para voltar à escola.

O próprio mercado também já criou seus eventos anuais, como é o caso da Black Friday, que acontece em novembro e é uma grande oportunidade para esvaziar estoques, sobretudo de mercadorias com baixo giro.

A Black Friday também serve para posicionar a marca no mercado — ou melhorar o posicionamento já conquistado —, sobretudo para os varejistas que atuam com e-commerce. Isso porque a tradição deste evento está muito ligada à oferta de descontos pomposos.

Eventos esporádicos

Há, também, eventos esporádicos, como campeonatos esportivos. Por exemplo, as Olimpíadas e a Copa do Mundo que ocorreram no Brasil no início da década de 2010.

Nesses casos, há oportunidade de fomentar a venda de produtos relacionados aos eventos com apelo à novidade para um público que não vê esses eventos como corriqueiros e, portanto, está mais aberto a ser surpreendido.

Festas tradicionais

São dias do ano que nem sempre são considerados feriados formais, como as Festas Junina, a Oktoberfest no Sul do país, entre tantas outras.

Nestes casos, a sazonalidade deve ser vista como uma oportunidade de vincular as ações de vendas a um apelo à alegria, especialmente explorando o orgulho regional e o respeito às tradições culturais.

5 ações de Trade Marketing para eventos sazonais

Visando o aquecimento das vendas, o foco do trade direcionado para a sazonalidade deve estar em suprir necessidades momentâneas do shopper.

Para tal, além de toda a parte estratégica a ser desenhada, são necessárias ações bem pontuais, que é o que vamos ver nos tópicos que seguem.

A ideia é trazer ações de Trade Marketing para que os gestores possam colocar em prática para se protegerem da sazonalidade do mercado.

1. Decoração especial no ponto de venda

Eventos sazonais requerem bastante criatividade de visual merchandising no PDV, uma vez que a concorrência também vai investir nisso. Além dessa questão de competitividade, também tem as expectativas dos próprios consumidores, que esperam ser surpreendidos em momentos especiais.

O ideal é investir em uma decoração que destaque os produtos e capturem a atenção dos clientes.

Outro ponto de atenção é o tempo em que a decoração ficará exposta. Na Páscoa, por exemplo, é indicado que as ações no PDV comecem com ao menos um mês de antecedência, dando a chance de o consumidor voltar para comprar depois de ser impactado pela primeira vez.

→ Dê o play neste vídeo para ter dicas de exposição de produtos no PDV:

2. Sorteios, brindes e descontos

Ações de Trade Marketing de sazonalidade também têm como traição o sorteio de brindes e preços promocionais. Isso visa estimular a decisão dos consumidores, que querem se sentir recompensados em suas compras comemorativas, por exemplo.

Dessa forma, unindo o apelo visual às recompensas, as chances de potencializar as vendas durante um evento sazonal aumentam significativamente. Vale sortear prêmios especiais, conceder cupons de descontos e até dar descontos pomposos para a compra de diferentes categorias de produtos.

3. Demonstração diferenciadas e degustações

Os períodos sazonais também são excelentes oportunidades para que os promotores de vendas façam demonstrações e, se for o caso, também degustações dos produtos no PDV.

Neles, o contato com os shoppers são mais bem aceitos, o que potencializa o conhecimento de mercadorias que, normalmente, eles não parariam para experimentar ou prestar atenção nas funcionalidades e nos diferenciais.

É importante que os promotores tenham um discurso cordial e convincente, visando aumentar a confiança do consumidor. Por isso, investir em treinamentos específicos pode ser uma boa escolha.

4. Criação de “ilhas” nos PDV’s

Negociar espaços para a criação de “ilhas” nos pontos de vendas também é altamente recomendado como uma ação de Trade Marketing de sazonalidade. Isso porque determinadas ocasiões combinam com esse tipo de exposição.

Normalmente, a disputa por espaço é grande nesses períodos, por isso é recomendado que as negociações comecem com bastante antecedência. Dessa forma, o posicionamento estratégico dos produtos em áreas com bastante movimentação fica garantida e as chances de aumento de vendas também aumentam.

5. Experiência digital

Nos últimos anos, os consumidores dos mais variados perfis têm experimentado uma grande experiência digital. Logo, ações de Trade que façam o crossover entre a exposição física e a navegação por aplicativos ou a continuidade da experiência em hotsites especiais, por exemplo, pode ser uma excelente tática.

Neste caso, é importante tomar cuidado com os parâmetros técnicos necessários para que os consumidores não se frustrem ao tentar entrar em um app que fica muito tempo fora do ar, por exemplo. Sob o risco de o efeito ser totalmente o contrário do esperado.

→ Ouça agora o episódio 35 do MáximaCast, nosso podcast. Aqui, nossos especialistas debatem dicas de Marketing Digital que você pode colocar em prática!

MáximaCast · #35 – Trade Marketing Digital: O Que é e Como Fazer?

Em resumo…

A sazonalidade é uma realidade no mercado, e deve ser bem aproveitada pelas empresas. Sejam elas fabricantes, distribuidores ou varejistas — melhor ainda se as ações forem coordenadas por esses três players, planejadas com antecedência e tática.

Nada melhor que o time de Trade Marketing para capitanear esse tipo de estratégia, pois ele tem toda uma inteligência para tal. E pode fazer benchmarking, pesquisar maneiras de surpreender os consumidores, estabelecer parâmetros de excelência, projetar resultados e mensurá-los com maestria.

O que você achou das dicas que trouxemos com ações de Trade Marketing para se preparar para a sazonalidade? Aprofunde-se mais neste tema baixando o eBook Como ter mais sucesso nas suas ações de trade marketing!

  • Sobre
  • Últimos Posts
MáximaTech
MáximaTech
MáximaTech
Últimos posts por MáximaTech (exibir todos)
  • Pesquisa de concorrentes: o segredo para ganhar mercado no atacado - 13 de maio de 2025
  • Como garantir a eficiência da logística de abastecimento? - 6 de maio de 2025
  • 5 ferramentas essenciais para uma estratégia de vendas externas eficiente! - 29 de abril de 2025

Artigos relacionados:

Entenda como medir ações de trade marketing para obter as informações que você precisa e melhorar o seu rendimento constantemente.Aprenda a medir o desempenho das ações de Trade Marketing e melhore seu rendimento! Como otimizar o mix de produtos no PDV? Como motivar uma equipe de promotores nas ações no PDV?
28 de julho de 2021/0 Comentários/por MáximaTech
Compartilhe nas redes
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no Tumblr
  • Compartilhar no Vk
  • Compartilhar no Reddit
  • Compartilhar por email
https://maximatech.com.br/wp-content/uploads/2021/07/sazonalidade-tracos.jpg 320 847 MáximaTech https://maximatech.com.br/wp-content/uploads/2019/04/logo-maximatech-e1554815418600.png MáximaTech2021-07-28 13:19:332023-12-21 19:31:115 ações de Trade Marketing para se preparar para a sazonalidade
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Acessar
Notificar de
guest

guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Search Search
Canal de WhatsApp da MáximaTech
Popular
  • aplicativo-para-promotor-de-vendas
    Como escolher o aplicativo para promotor de vendas idea...13 de setembro de 2021 - 5:20 pm
  • Imagens de caminhões ilustrando a logística de distribuição.
    Logística de distribuição: como estruturar o fluxo p...27 de fevereiro de 2023 - 10:00 am
Recente
  • Pesquisa-de-concorrentes
    Pesquisa de concorrentes: o segredo para ganhar mercado...13 de maio de 2025 - 8:42 am
  • Como-garantir-a-eficiência-da-logística-de-abastecimento
    Como garantir a eficiência da logística de abastecime...6 de maio de 2025 - 10:09 am
Comentários
  • MáximaTechBom dia, Pedro. Tudo bem? Conheça mais sobre as nossas...26 de junho de 2023 - 10:29 am por MáximaTech
  • MáximaTechBom dia, Severino. Tudo bem? Para entrar em contato com...26 de junho de 2023 - 10:26 am por MáximaTech
Tags
blog e-commerce Força de venda no atacado gestão de vendedores gestão logística logística logística de entrega Soluções logística

Categorias

  • Vendas
  • Logística
  • Trade Marketing
  • Gestão
  • Notícias

MáximaTech

Líder em soluções para força de vendas, logística de entrega e trade marketing, a MáximaTech conecta toda a cadeia de abastecimento desde 2009.

MÁXIMA SISTEMAS DE INFORMÁTICA S.A – 10.766.206/0001-80
Avenida Olinda, nº 960. Qd H-4, Lt 01/03, 26º andar – Trade Tower
Park Lozandes – Goiânia-GO, CEP: 74884-120

Mais

  • Privacidade
  • Cookies
  • Suporte
  • Base de Conhecimento
  • Roadmap
  • Resultados
  • Relatório de Transparência – IS

Indicação

Faça sua indicação

TelefoneFale conosco (62) 3412-2900
E-mailEntre em contato
© 2025 MáximaTech. Todos os direitos reservados. - Enfold Theme by Kriesi
Link to: Planejamento de vendas: se proteja da sazonalidade do mercado Link to: Planejamento de vendas: se proteja da sazonalidade do mercado Planejamento de vendas: se proteja da sazonalidade do mercadoPlanejamento-de-vendas-protecao-da-sazonalidade-do-mercado-2 Link to: Curva ABC: o que é e como usar na força de vendas Link to: Curva ABC: o que é e como usar na força de vendas Curva-ABC-o-que-e-e-como-usar-na-forca-de-vendas-2Curva ABC: o que é e como usar na força de vendas
Scroll to top
wpDiscuz
A Máxima Tech utiliza cookies para o funcionamento adequado de suas páginas, com o objetivo de melhorar a sua experiência, permitir o início de sessão seguro, memorizar os detalhes de seu início de sessão, gerir a sessão e recolher estatísticas para oferecer o conteúdo mais adequado aos seus interesses.Aceitar cookiesPolítica de Privacidade