planejamento-de-vendas

Quando falamos de ciclos de vendas, normalmente, há algum ângulo sazonal que deve ser considerado pelo planejamento de vendas em qualquer época do ano.

A sazonalidade consiste em períodos específicos do ano, como estações e feriados comemorativos, que influenciam no número de vendas.

Saber exatamente quais temporadas influenciam no seu negócio dependerá, é claro, da natureza dele. Contudo, independentemente do seu nicho, criar um planejamento de vendas antecipado que considere os períodos sazonais é de suma importância.

Mas como começar? A seguir, falamos um pouco mais do planejamento de vendas durante os períodos de sazonalidade!

O que você precisa saber para o planejamento de vendas sazonais

Mesmo que o seu negócio interprete quais “estações” são mais movimentadas com base nas especificidades do seu setor, certos princípios inalienáveis ​​são essenciais na elaboração de um planejamento de vendas sazonais para qualquer comércio.

Essas dicas e truques ajudam a guiar pelos fundamentos que você pode usar para melhorar a abordagem da sua empresa em relação às vendas sazonais. Veja só:

1- Comece o marketing cedo

Quando você está planejando um evento sazonal, o tempo está passando. Portanto, certifique-se de dar tempo para que boca a boca ganhe força antes de planejar suas campanhas de marketing e trade marketing. Quanto mais você esperar, mais competição enfrentará.

Comece a promover as vendas com, pelo menos, uma semana de antecedência, mas deixe no mínimo de duas a três semanas para eventos maiores.

2- Mantenha o ritmo

Como muitos sites enfrentam dificuldades para fazer uma mudança drástica em seu inventário, você deve facilitar a transição. Integre gradualmente os produtos sazonais ao seu estoque existente para que você nunca tenha que enfrentar uma fase de ajuste inábil, e seu inventário reflita diretamente o foco de sua campanha de marketing.

3- Aumente o suporte ao cliente

Na melhor das hipóteses, um evento sazonal resultará em um aumento significativo nas vendas. Então, mais do que nunca, é essencial manter o foco na experiência do cliente.

Aumente o volume de sua equipe para a temporada, se necessário, e certifique-se de acomodar o volume aumentado com um recurso de bate-papo em seu site para solucionar problemas e opções de envio, e permitir a entrega pontual de pacotes sazonais.

4-Aprimore um tema

Para que sua campanha de marketing tenha o efeito máximo, você precisa de um tema para pendurar sua mensagem. Muitas vezes, isso será tão fácil quanto vincular sua venda ou evento a feriados, como o Dia dos Namorados ou o Dia das Mães. No entanto, é fundamental criar uma estratégia temática para manter tudo junto e realmente vender o conceito aos clientes.

5- Lembre-se de promover relacionamentos

Embora o objetivo final seja impulsionar as vendas, não permita que o relacionamento com seus clientes fique em segundo plano durante os eventos de vendas sazonais.

Nas ações de marketing, destaque sua gratidão pela lealdade dos clientes, especialmente durante a temporada de férias. Mensagens animadoras percorrem um longo caminho para a construção de sucesso em longo prazo, e podem ajudar seus outros esforços a ressoarem em um nível emocional.

6- Escolha os produtos certos

Para alguns, pode ser desnecessário, mas o significado por trás disso certamente é repetitivo. Sem os produtos certos em estoque, o resto de seus esforços é totalmente fútil. Enfatize os mais vendidos e reserve o volume que inevitavelmente os seguirá. É assim que as campanhas sazonais se traduzem em grandes negócios.

Seja qual for a época em que você está preparando sua empresa, lembre-se de não se apressar em uma campanha de marketing. As estratégias de vendas sazonais estão entre as mais difíceis de executar adequadamente, em grande parte devido à sensibilidade temporal que exigem.

No entanto, com essas dicas para o planejamento de vendas que não podem faltar na sua empresa, você estará muito mais perto de traduzir esse próximo evento sazonal em um momento divisor de águas para o negócio.

Gostou do nosso artigo? Quer continuar aprendendo sobre como melhorar as vendas no seu negócio? Assine nossa newsletter e receba dicas como essa no seu e-mail! Até a próxima!