Por que adotar uma plataforma omnichannel no atacado distribuidor?
Em vez de ler que tal ouvir este artigo?
A adoção de uma plataforma omnichannel no atacado distribuidor é muito importante. Isso porque, ser omnichannel e ter uma presença forte na internet precisa ser uma realidade para as distribuidoras e atacadistas.
Afinal, contar só com o ponto físico, seja de venda e ou revenda, por exemplo, pode não ser o suficiente hoje em dia.
A presença de vendedores à disposição dos clientes quando precisam é essencial. Assim, uma abordagem omnichannel é a integração entre os canais de distribuição, promoção e comunicação no back-end. Esse conceito é muito conhecido no varejo, principalmente depois do surgimento dos e-commerces.
Recentemente, o mercado atacadista distribuidor tem sido forçado a assumir uma proposta mais omnichannel. Se olharmos para o objetivo de essa estratégia de logística, podemos ver que muitas empresas já a estão adotando para reduzir custos, melhorar o trânsito e satisfazer os clientes.
Ademais, a fidelidade à empresa aumenta por conta da plataforma omnichannel, por conta da boa usabilidade dos consumidores, os levando a querer sempre mais.
Observando os cases de sucesso com essa estratégia, podemos ver claramente o quão vantajosa essa estratégia pode ser para você. Sendo assim, não deixe de ler até o final, para entender melhor sobre o assunto, além de conhecer alguns cases de sucesso da plataforma omnichannel.
O que é uma plataforma omnichannel?
Uma plataforma omnichannel é uma solução tecnológica que permite a integração de vários canais de venda e atendimento aos clientes em uma só plataforma.
Esses canais podem incluir loja física, site de comércios eletrônicos, redes sociais, aplicativos, entre outros. O intuito é melhorar a experiência dos consumidores, que não devem notar a diferença nos atendimentos prestados em cada um dos canais.
Ademais, a plataforma omnichannel possibilita que os clientes tenham uma experiência de compras mais fluida e integrada. E isso independe do canal que eles escolheram para interagir com a marca.
Isso quer dizer que os clientes podem começar a comprar em um canal e terminar em outro. Mas isso deve ocorrer sem que isso afete a qualidade do atendimento ou a experiência de compra.
Além disso, ser omnichannel faz com que a marca tenha uma visão completa de seus clientes. Isso ajuda a melhorar a personalização dos atendimentos e a fidelização dos clientes.
E é por essas e outras que inúmeras empresas já começaram a utilizar essa estratégia. Em um curto período de tempo, já é possível observar claramente os benefícios dessa tecnologia no dia a dia e na lucratividade do empreendimento.
4 vantagens de se adotar uma plataforma omnichannel no atacado distribuidor
Antes de conhecer as vantagens que uma plataforma omnichannel pode trazer para seu negócio, é importante saber que alguns investimentos precisarão ser feitos.
Isso quer dizer que algumas tecnologias precisam ser implementadas, para colaborar com o avanço dessa tendência e com a gestão de vendas, no dia a dia da marca. No entanto, muitos empreendimentos acabam deixando essa poderosa ferramenta de gestão de lado, depois de conhecer os custos que ela pode gerar.
Mas, é preciso estar ciente que seus clientes não estão mais dispostos a pagar a mais, por uma experiência. E esse é somente um dos inúmeros motivos para apostar nessa estratégia.
As vantagens de se adotar uma plataforma omnichannel no atacado distribuidor são muitas. Ao adotar essa estratégia, a empresa passa a experimentar algumas vantagens, como aprimorar a experiência de atendimento, aumento da satisfação e retenção de clientes, facilidade na coleta e na análise de dados.
Além disso, uma plataforma omnichannel possibilita um atendimento personalizado, reduz o Custo de Aquisição de Clientes ou CAC, além de manter o cliente mais satisfeito. Isso traz ainda mais facilidade para a fidelização são as informações interligadas e simultâneas.
Vejamos mais detalhes sobre essas e outras vantagens a seguir:
1. Aprimorar a experiência de atendimento
A plataforma omnichannel pode ajudar a aprimorar a experiência de atendimento de diversas maneiras. Ao proporcionar uma experiência única e integrada, um software omnichannel aumenta o índice de satisfação entre clientes.
Além disso, ele promove o entendimento do comportamento do consumidor em campanhas de marketing e fortalece a produtividade de seu time. Com a plataforma omnichannel, é possível ter relatórios detalhados para facilitar a gestão do atendimento.
Essas informações vão ajudar você a avaliar suas estratégias e entender melhor o comportamento dos seus clientes. Assim, você poderá atrair cada vez mais consumidores e assim, consequentemente, melhorar seus resultados.
2. Aumento da satisfação e retenção de clientes
Apostar em uma estratégia de plataforma omnichannel é uma maneira simples de promover o aumento e a satisfação e retenção dos clientes, além de contribuir com suas estratégias de marketing.
Isso ocorre pois esse tipo de estratégia facilita a evolução do desempenho da corporação, já que possibilita um melhor relacionamento com seu público.
Desta maneira, a empresa deve garantir que toda a jornada do consumidor com o serviço de atendimento seja o mais eficiente possível.
Dentre as vantagens em contar com uma plataforma omnichannel para aumentar a satisfação e retenção de clientes, podemos citar:
- Comunicação personalizada;
- Mapeamento da jornada;
- Uso de inteligência de dados;
- Automação no atendimento com agentes digitais;
- Velocidade na resolução de demandas;
- Interações mais simples com o atendimento receptivo inovador.
3. Facilidade na coleta e na análise de dados
Outra vantagem de adotar uma plataforma omnichannel, é que ela torna a coleta e a análise de dados mais simples e prática, o que contribui diretamente com sua força de vendas.
Na proposta omnichannel, o cliente aciona o canal que ele tem preferência e as informações coletadas são direcionadas para um software. Esse software, por sua vez, faz a centralização da comunicação.
Dessa forma, é gerado um histórico do atendimento ao cliente. Sendo assim, a gestão com uma plataforma omnichannel ajuda a estabelecer mecanismos de coleta mais completos.
Em vez de cruzar informações captadas nos diferentes canais, é possível integrar os dados dos clientes nesses meios de atendimento. Isso também pode se aplicar à gestão da cadeia de suprimentos.
4. Redução do Custo de Aquisição de Clientes
A plataforma omnichannel ajuda na redução do Custo de Aquisição de Clientes, ou CAC, pois automatiza processos e operações. Isso reduz em até 70% as demandas de atendimento ao cliente.
Com a integração dos canais proporcionada pela tecnologia de uma plataforma omnichannel, a empresa aprimora sua coleta de dados, o que resulta em mais informações e dados relevantes para trabalhar.
Cases de sucesso de empresas atacadistas que adotaram uma plataforma omnichannel
Uma ótima maneira de ver como a plataforma omnichannel pode ser benéfica para sua empresa, é observando exemplos que implementaram a estratégia e tiveram sucesso.
Nos últimos anos, a quantidade de empresas que adotam a plataforma omnichannel aumentou bastante. Sendo assim, é claro o quão benéfica essa tendência pode ser, e quem não considerar a implementação, de acabar ficando para trás e perdendo a competitividade perante os concorrentes no mercado.
Já é sabido que a era digital chegou para todos. Sendo assim,é importante conhecer e se valer de todos os benefícios que essas tecnologias podem trazer para sua empresa.
Por isso, confira a seguir alguns casos práticos desse cenário, o que só reforça o quão importante é se aliar a essa tendência poderosa.
1. Experiência do consumidor com plataforma omnichannel
A empresa Casper usa o feedback dos clientes como meio para melhorar ainda mais suas respectivas experiências de compra.
O objetivo é mudar o foco das compras, que deixam de ser centradas nos aspectos técnicos de seus produtos, que são os colchões Casper, para falar sobre dormir bem.
Como resultado, hoje a empresa possui as chamadas cápsulas de sono em suas lojas. Nesses lugares, o cliente pode pagar para tirar um cochilo no meio do dia. Essas ações oferecem uma experiência omnichannel inovadora , além de reforçar o vínculo com os consumidores.
2. Redução do Custo de Aquisição de Clientes
A Indochino é uma rede de moda masculina que começou como um e-commerce e depois abriu suas próprias lojas físicas.
A plataforma omnichannel das lojas físicas é uma ferramenta de marketing, utilizada para ajudar a reduzir o Custo de Aquisição de Clientes ou CAC, e a criar uma boa primeira impressão para que os consumidores retornem.
Assim, ela permite que os clientes experimentem a empresa antes de mesmo de fazer sua compra do produto, além de ter um contato mais pessoal. A Indochino gasta menos hoje em dia para adquirir um novo cliente, em comparação ao que gastava em meados de 2015.
3. Aplicativo como plataforma omnichannel
Não são apenas as marcas que nasceram no ambiente online que estão tendo sucesso no omnichannel. A Starbucks é um exemplo de varejista tradicional que tem um aplicativo que integra a experiência online com a loja física.
O aplicativo é usado para pagar compras e fazer pedidos antecipados, além de controlar a pontuação do programa de fidelidade da marca. Todas as ações são atualizadas em tempo real em qualquer ponto de contato, o que significa que compras feitas no aplicativo aparecem de forma imediata nos cadastros dos clientes, tanto na loja física, quanto no site.
A plataforma omnichannel da Target tem foco no processo logístico. Atualmente, inúmeros produtos no site podem ser comprados com entrega grátis e serem recebidos em no máximo dois dias, e ainda sem valor mínimo para os clientes do cartão da empresa.
O serviço de “clique e retire” está disponível em todas as 2 mil lojas da marca, e metade delas podem oferecer o chamado Drive Up, onde os produtos comprados são entregues no estacionamento.
Essa estratégia aumentou o número de pedidos em mais de 10% nas lojas que oferecem a alternativa. Hoje em dia, as lojas físicas representam mais de dois terços da entrega de pedidos pela internet da Target.
4. Beleza na palma da mão
A Sephora, que é uma grande marca de produtos de beleza, é mais um bom exemplo de como uma plataforma omnichannel pode aumentar o engajamento dos clientes com a empresa.
Assim sendo, quem participa do programa de fidelidade da marca, o Beauty Insiders, pode usar o aplicativo Beauty Bag no smartphone ou no computador.
Assim, é possível acompanhar todo seu histórico de compra e as recompensas do programa. Além disso, você pode salvar um item para comprar em outro momento e repetir um pedido. Ao acessar o aplicativo dentro da loja, você encontrará os produtos desejados e experimentará ao vivo.
A marca também lançou um aplicativo de realidade aumentada, permitindo que o cliente experimente virtualmente as cores dos itens de maquiagem, o que facilita as buscas pelos itens que combinam melhor com a pele e a ocasião de uso.
5. Plataforma omnichannel – Integração entre online e offline
A rede inglesa Argos é conhecida como uma das maiores referências do mundo em plataformas omnichannel.
Para ela, não há diferenças entre as compras online e as offline. O cliente compra na loja por meio de pontos digitais e o item disponível no fundo da loja é entregue de forma rápida e eficaz.
Dessa forma, metade das vendas da Argos não acontecem nas lojas físicas, mas ¾ dessas transações passam pelos PDVs. Isso só reforça a importância de adotar essa tendência , para colher bons frutos no futuro de seu negócio.
Conclusão
Uma plataforma omnichannel é uma estratégia de vendas multicanal que oferece ao consumidor uma experiência integrada. Essa integração deve existir entre os canais de distribuição, promoção e comunicação.
A estratégia de adotar uma plataforma omnichannel é uma necessidade para uma boa gestão. Além da vantagem de manter o cliente mais satisfeito, o que traz ainda mais facilidade para a fidelização são as informações interligadas e simultâneas. Sendo assim, é possível afirmar que, com elas, é possível fazer uma melhor gestão de seu negócio.
No caso de um atacado distribuidor, a estratégia omnichannel é ainda mais importante. Afinal, nesse ramo, ter apenas um ponto de venda ou revenda pode não suprir as necessidades de seus clientes. Já com uma plataforma omnichannel, você pode integrar todos os processos.
Assim, você obtém, de uma só vez, mais agilidade e maiores lucros para sua empresa, com investimentos que valem a pena e são revertidos de forma rápida.
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