Plataforma B2B: 5 problemas do atacado distribuidor que o e-commerce resolve
O crescimento do e-commerce B2C é visível no mundo inteiro, e vem se consolidando como a nova forma de comercializar produtos, focada na praticidade e na conveniência.
Sem tempo de ler agora? Experimente ouvir o artigo, é só clicar no player abaixo.
O mesmo pode ser aplicado, porém, para o comércio eletrônico B2B: pelo mundo, a plataforma B2B voltada para o e-commerce é grande tendência para as distribuidoras, e se atualizar é tão vantajoso quanto necessário.
Neste artigo, trazemos 5 dores do atacado distribuidor resolvidas pela plataforma B2B de e-commerce. Continue lendo para saber mais!
1 – Falta de eficiência
A eficiência diz respeito à quantidade de vendas que você consegue fechar em um período de tempo. Assim, é possível interpretar 5 vendas feitas em duas horas como um bom resultado, mas 20 vendas no mesmo período é um resultado mais eficiente.
Com uma plataforma B2B possibilitando o e-commerce, suas vendas se tornam mais eficazes, pois esse é um canal que possibilita não precisar ir até a localidade nem ligar para o cliente: é ele quem faz os pedidos de acordo com a sua demanda.
O e-commerce, inclusive, traz grandes ganhos no conforto do cliente e na melhor apresentação do produto, mas isso é assunto para outro tópico.
2 – Falta de informações complementares
Muitas vezes, é difícil apresentar o produto se você trabalha com um catálogo, principalmente em vendas pelo telefone: isso pode demandar tempo e, em alguns casos, a apresentação é completamente inviável.
Com a plataforma B2B, essa preocupação é facilmente mitigada. Você pode adicionar vários ângulos do produto, informações técnicas concisas, depoimentos de outros clientes e vídeos de demonstração. O melhor de tudo é que essas informações podem ser adicionadas em uma única página, trazendo conforto para as transações.
Mas falando em conforto…
3 – Dificuldade de contato
Sem uma plataforma B2B com a opção de compras online, o contato com os fornecedores se torna difícil: seu representante pode estar em uma reunião, o processo de compra pode perpassar outros departamentos, etc.
Com a plataforma B2B em operação, comprar se torna muito mais fácil: seu cliente pode fazer toda a operação pelo smartphone ou pelo notebook, o que traz maior agilidade e comodidade para realizar as compras.
Isso, ultimamente, é um grande diferencial das empresas. Comprar deve ser uma experiência satisfatória, sem maiores dificuldades, e se você oferece uma plataforma B2B para uma interação maior com o seu cliente, ele preferirá a sua distribuidora.
4 – Falta de disponibilidade
Em situações de urgência, a agilidade na compra de produtos é fundamental para fidelizar mais clientes no B2B. Isso porque uma compra pontual e absolutamente necessária para a ocasião não pode ser facilmente postergada para o próximo dia, e seus compradores esperam que você seja disponível.
Com uma plataforma B2B oferecendo o e-commerce, fica mais fácil estar sempre disponível. O e-commerce não fecha depois das seis e nem para para o almoço: ele continua vendendo 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Com uma equipe ágil, capaz de processar os pedidos e enviá-los conforme a demanda, você consegue estar sempre presente, realizando as necessidades dos seus clientes quando eles mais precisam.
5 – Falta de segmentação dos clientes B2B
Uma plataforma B2B que oferece os serviços de e-commerce consegue captar muito mais clientes e oferecer serviços personalizados de acordo com a sua localização e perfil. Essa maior segmentação resulta em uma grande cobertura comercial e o entendimento de quais são os negócios que trabalham com você.
Torna-se simples oferecer descontos com maior aproveitamento, assim como oferecer mais produtos e calcular fretes. Com o poder da internet trabalhando ao seu favor, você economiza tempo para processos mais complexos, focados no core business, ao mesmo tempo em que acaba faturando mais pela maior cobertura, disponibilidade total e facilidade de vender.
Confira também as nossas dicas em vídeo:
Como escolher a melhor plataforma B2B?
Se você ainda não conhece uma plataforma B2B confiável e com experiência de mercado, venha conhecer o maxB2B da Máxima!
Aliando o poder do e-commerce B2B a uma plataforma de simples interação, nós garantimos a força de vendas que você precisa sem investimentos altos demais.
Vamos fazer uma demonstração? Não deixe de seguir nosso blog para muito mais insights sobre o mundo das vendas B2B e a aplicação de novas tecnologias móveis para o atacado distribuidor.
- Gamificação em vendas: a chave para motivar sua equipe - 20 de novembro de 2024
- Supply Chain: entenda o que é e seus diferentes setores - 18 de novembro de 2024
- Aumente a venda externa com cartão de crédito - 13 de novembro de 2024