e-commerce B2B

O eCommerce B2B refere-se a transações online que ocorrem entre duas empresas e são feitas por meio de um portal, que funciona de forma semelhante a uma loja online – a diferença é que ela se dirige a uma empresa, e não a um indivíduo.

Sem tempo de ler agora? Experimente ouvir o artigo, é só clicar no player abaixo.

Dizemos que eles são semelhantes porque seu papel é o mesmo, ou seja, oferecer aos clientes os produtos e/ou serviços da empresa. Embora a mídia convencional ache mais excitante para informar sobre a evolução do comércio eletrônico de negócios para consumidores (B2C), a maior parte das transações, medida em reais transacionados, ocorrem no espaço B2B.

Mas quais os benefícios de investir em um portal de eCommerce B2B e como ele contribui para o aumento de receita do atacado distribuidor? Continue lendo e descubra!

Por que investir no e-commerce B2B?

Os principais responsáveis ​​pela popularidade do e-commerce B2B são:

Otimização dos contratos de compra

Se você é um distribuidor com uma grande rede de clientes, precisa manter estoques grandes e caros para garantir agilidade na entrega. Isso ocorre porque se, encomendar no último minuto, seu fornecedor pode não ter estoque suficiente no tempo que seu cliente espera.

Além disso, você precisará manter uma grande equipe de compras para que ela possa interagir com vários fornecedores e obter a quantidade certa, qualidade e preço. E para explicar tudo isso, você também sentirá necessidade de uma equipe de contabilidade forte que possa conciliar dados com seus fornecedores.

Mas esse era o antigo estilo de trabalho. No mundo do comércio eletrônico B2B, quando se está conectado eletronicamente aos seus fornecedores, você pode:

– Reduzir seus estoques;

– Obter os melhores preços;

– Reconciliar contas em tempo real.

Por exemplo, seu sistema pode monitorar constantemente o nível de inventário dos seus produtos, bem como do seu fornecedor. No momento certo, seu sistema poderia ativar automaticamente uma ordem para o melhor fornecedor. Isso é um benefício tão grande que, por si só, já justifica o investimento em infraestrutura de e-commerce B2B.

Gestão dos canais de vendas

Se você usa agentes, promotores ou outros parceiros para ajudá-lo a vender, sabe que gerenciar o canal de vendas pode ser um pesadelo. Mas as transações B2B online ajudam a agilizar o processo.

Ao integrar seu sistema de contabilidade com a gestão de vendas online, você pode garantir que não haverá processo de reconciliação em grande escala mais tarde. Além disso, pode monitorar os níveis de vendas e inventário em tempo real para tomar decisões apropriadas.

Cumprimento de pedidos

Se o seu fornecedor de logística não lhe fornecer uma plataforma para fazer pedidos e monitorar a entrega, você pode perder o controle sobre sua logística.

À medida que os clientes exigem ciclos de entrega mais rápidos e precisos, sua capacidade de gerenciar a logística pode ser um diferencial e uma vantagem competitiva. Por isso, os sistemas de e-commerce B2B que permitem e monitoram o cumprimento das encomendas são indispensáveis.

Confira também as nossas dicas em vídeo:

Como o eCommerce B2B aumenta a receita?

No seu núcleo, o comércio eletrônico B2B ajuda por dois processos principais:

– Permite o intercâmbio de dados: ser capaz de transmitir e sincronizar dados eletronicamente e em tempo real é o cerne de todos os benefícios oferecidos pelo B2B e-commerce.

– Reduz o tempo de ciclo de venda: como consequência dos algoritmos de troca de dados em tempo real, comparação e monitoramento, e processos de negócios autodesencadeados, os tempos de ciclo são reduzidos substancialmente. Por sua vez, isso leva a uma maior produtividade, custos baixos, qualidade melhorada e entrega mais rápida.

Tanto os fabricantes como os distribuidores no campo B2B podem ter uma plataforma de comércio eletrônico. Como cada um tem necessidades diferentes, os portais B2B oferecem vantagens distintas. Para distribuidores, podemos destacar:

– Aumento da lealdade do cliente, devido à maneira segura e rápida de comprar produtos e serviços;

– Acesso a um canal promocional e de vendas disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, acessível a partir de qualquer lugar com conexão à internet, incluindo plataformas móveis;

– Facilitar a comunicação do cliente com a possibilidade de integrar um serviço de suporte online;

– Atualizações da oferta em tempo real;

– Uma maneira fácil de apresentar uma grande quantidade de características do produto;

– A possibilidade de anexar imagens, apresentações, demonstrações de vídeo e outras informações multimídia para ajudar a melhorar o processo de vendas;

– Eliminação dos custos de impressão de catálogos: eles podem ser apresentados em formato eletrônico;

– Acesso a uma grande variedade de métodos promocionais, específicos do comércio online: boletins informativos, banners etc.;

– Acesso a uma aplicação flexível que pode ser personalizada nos detalhes comerciais, fluxos de trabalho, etc.

E você, gostou de aprender sobre como o eCommerce B2B pode reduzir as despesas e aumentar a receita no atacado distribuidor? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo e compartilhe conosco!