A logística 4.0 chegou para tornar as operações do atacado distribuidor mais inteligentes e mais conectadas. Veja como!

logística 4.0

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Assim como a fábrica moderna está adicionando novas tecnologias inteligentes para criar fluxos de trabalho interoperáveis e conectados, a cadeia de suprimentos moderna está rapidamente se tornando mais inteligente, mais conectada em rede e mais avançada tecnologicamente com a Logística 4.0.
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frota de veículos

Dicas para aumentar a produtividade da frota de veículos
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Toda empresa que visa lucro tem como objetivo obter o melhor retorno sobre os investimentos (ROI) realizados – e no setor atacadista distribuidor, isso não é diferente. Reduzir o tempo e custo das entregas de modo que elas tragam o maior ROI é uma meta importante para a empresa – e a produtividade da frota de veículos é um ponto central para esse objetivo.
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Incorporação Onblox

Incorporação Onblox

O Grupo Máxima anuncia a incorporação da startup Onblox, que atua no segmento de soluções logísticas para o atacado distribuidor. Com a fusão das operações, que não teve o valor divulgado, a holding reforça sua atuação logística ao incluir em seu portfólio sistemas para o gerenciamento de armazéns, de transportes e logística (WMS e TMS), assim como a gestão interna de frota desenvolvidas pela Onblox.

Localizada em Goiás, a Onblox foi criada há 4 anos para desenvolver soluções logísticas integradas. O que chamou a atenção do Grupo Máxima é a proposta da startup oferecer soluções modulares às companhias. Ou seja, suas aplicações são vendidas de forma fracionada, de acordo com a necessidade de cada empresa, que pode evoluir no uso integrando os módulos já adquiridos.

“As soluções do mercado são muito grandes e robustas, além de serem implementadas por completo, o que muitas vezes inviabiliza o projeto. Com a Onblox, vamos atender os nossos clientes conforme a sua demanda frente a um o mercado de distribuidores em evolução”, explica Rafael Martins, head de tecnologia do Grupo Máxima.

Na prática, as soluções da Onblox serão incluídas no portfólio da MáximaTech, companhia do Grupo Máxima, responsável pelo maior leque brasileiro de produtos e serviços de TI para o mercado atacado distribuidor. “A união com o Grupo Máxima amplia a nossa atuação e nos dará escala para atender de Norte a Sul do País. Com essa nova estrutura, queremos aumentar muito a nossa base que conta com três mil usuários, atualmente”, diz Geraldo Zucchetti, fundador da Onblox.

A incorporação da Onblox é mais um dos movimentos de expansão do Grupo Máxima, que teve iniciou em 2014 com a compra da Tecnomix, ampliando sua participação no mercado atacado distribuidor, e na sequência, em 2015, com a aquisição da OnNet Systems, passando a atender as indústrias. Já em 2018 foi a vez da LifeApps ser adquirida para a holding atuar de ponta a ponta na área de vendas e fortemente no mercado de e-commerce.

Agora, com a Onblox, o Grupo detém uma oferta completa de distribuição até a entrega das mercadorias, que era um pedido dos clientes. Segundo Martins, do Grupo Máxima, a estratégia é transformar a empresa em um hub de tecnologia, um modelo que deve seguir em 2020. Isso significa ampliar sua capacidade de atendimento conectando novas soluções a partir das necessidades dos clientes, que estão evoluindo e mudando seu formato de atuação no mercado.

Caso de Sucesso MáximaTech - SP Produtos

Para ampliar seus indicadores de qualidade no atendimento ao cliente, uma das ações da SP Produtos, antiga Sorvepan, localizada no Espirito Santo, foi buscar uma ferramenta que permitisse o controle exato das entregas aos seus mais de três mil clientes e um mix de dois mil itens.

A partir desta necessidade, a distribuidora passou a utilizar o maxMotorista, aplicativo de gerenciamento de entregas em tempo real da MáximaTech, companhia desenvolvedora de soluções móveis para força de vendas, e-commerce, trade marketing e logística de entrega para o atacado distribuidor.

Vindo de uma gestão analógica, marcada principalmente pelo excesso de ligações dos motoristas para a central para dar baixa manual nas planilhas, o uso da aplicação foi o divisor de águas dos esforços da estratégia digital da empresa, iniciada em 2018.

Hoje a área de logística da distribuidora já monitora mais de 30 caminhões com o apoio do maxMotorista. A aplicação fornece aos gestores informações estratégicas, como rotas mais curtas, tempo em trânsito, localização do motorista na estada e entregas dentro do prazo. Tudo em tempo real e numa única tela para facilitar a visualização.

Segundo Washington Vargas, gerente de TI da SP Produtos, automatizar um dos braços do processo de distribuição agregou assertividade e agilidade nas entregas da distribuidora. Vargas conta que o maxMotorista diminuiu os prejuízos ligados a avarias e retorno de mercadorias, considerado um dos principais problemas para os negócios do setor atacadista distribuidor.

“Graças à visibilidade antecipada que a ferramenta proporciona aos nossos gestores, hoje a entrega é planejada, segura e rápida, evitando que os produtos fiquem expostos a manuseios e com maior tempo na estrada”, detalha o executivo.

Além da padronização na logística de entrega, a SP Produtos também obteve acompanhamento gerencial e estratégico em suas vendas com o aplicativo maxCom, solução de força de venda também desenvolvida pela MáximaTech.

A tecnologia é um aplicativo que permite ao gestor e a toda diretoria comercial da distribuidora consultar dados de vendas e localização dos vendedores em tempo real pelo smartphone. A SP aderiu à solução com o propósito de deixar o dia a dia do gestor mais ágil.

“Às vezes o gestor está no trânsito, visitando um cliente ou em alguma viagem, enquanto o vendedor, que está fechando uma negociação importante, precisa com urgência autorizar um desconto especial, alterar o limite de crédito ou de uma liberação de verba para sua conta corrente. O maxCom dinamiza e simplifica esta comunicação entre eles”, explica Washignton Vargas.

Com todas estas movimentações na gestão comercial, a SP Produtos conquistou 20% de redução no número de devoluções de mercadorias. “O projeto na SP confirma a necessidade do avanço digital nos negócios do segmento atacado distribuidor ao trazer resultados que comprovam a gestão eficaz baseada em serviços ágeis e clientes cada vez mais satisfeitos”, conclui Fabrício Santos, gestor de mercado logístico da MáximaTech.

 

Soluções Máxima

Logotipo Pedido de Venda
Gestão comercial com o maxCom
Solução logística maxRoteirizador
Solução logística maxMotorista
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Como melhorar a gestão de entregas

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Você é cobrado para melhorar a gestão de entregas e tem como objetivo principal aumentar a produtividade logística do negócio, certo? Nós sabemos que isso é um desafio, mas não significa que não possa ser atingido, especialmente quando a tecnologia mobile entra em campo.
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monitoramento das entregas

monitoramento de entregas

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O monitoramento das entregas é um processo essencial quando se trata de otimizar rotas e ter uma logística de distribuição eficiente. Ele garante que a empresa consiga localizar rapidamente onde as mercadorias estão e possa, por exemplo, dar mais previsibilidade aos seus clientes.

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custo de entrega

Custo de entrega

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Obter excelentes resultados de vendas não é apenas uma preocupação do varejo, segmento que está na ponta da cadeia de abastecimento. Hoje, a indústria também acompanha de perto a chegada de seus produtos no ponto de venda, e monitora se a entrega é executada de forma efetiva. E um dos fatores centrais desse monitoramento é o custo de entrega.

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Ranking Abad/Nielsen 2019

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Ano após ano a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, juntamente com a Nielsen Consultoria, realiza uma pesquisa para apontar os indicadores e tendências do mercado atacadista e distribuidor: o Ranking ABAD/NIELSEN 2019. Leia mais

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Distribuição logística: como estrutura o fluxo produtivo

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É comum encontrarmos problemas com as entregas quando analisamos a distribuição logística das empresas. Os motivos são variados, mas todos podem ser evitados para que o processo se torne mais eficiente.

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As métricas de trade marketing são números carregados de informações importantes sobre os processos em questão. Elas informam medidas precisas sobre como o processo de trade marketing está funcionando e fornecem uma base para controle e decisão.

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