Em vez de ler, que tal ouvir?
Na área comercial, é comum haver dificuldade em prever com mais precisão os resultados e ter projeções confiáveis para fundamentar metas, planejamentos e ações. Há diversos fatores e variáveis que podem influenciar nessas previsões. Por esse motivo, fazê-las pode ser complexo. Para facilitar isso e trazer uma abordagem data-driven assertiva, há o forecast de vendas.
O forecast é um grande aliado da gestão comercial e do próprio negócio, contribuindo para reduzir riscos e ampliar a assertividade em planejamentos tanto da área quanto da empresa.
Infelizmente, sem métodos e uma boa base de dados, ocorre de as previsões tornarem-se muito imprecisas e baseadas em intuição ou apenas em desejos de crescimento.
Entretanto, quando não se consegue estimar com um bom nível de segurança o quanto de vendas ocorrerá em um período e quanta lucratividade elas irão gerar, torna-se ainda mais desafiador e difícil projetar o futuro do negócio e ampliar a sua competitividade.
Por tudo isso, é tão importante saber calcular o forecast de vendas. E é isso que você descobrirá neste guia. A seguir, compreenda mais sobre o que é e quais são os benefícios do forecast de vendas e como fazer esse tipo de previsão em seu atacado distribuidor.