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Em vez de ler, você pode ouvir este artigo.

 

Um mapa de calor é uma representação gráfica dos dados, que destaca a densidade dos dados de acordo com uma rubrica codificada por cores ou outra forma de chave de mapeamento.

Normalmente, as áreas de densidade mais alta são indicadas por cores mais quentes como o vermelho, enquanto as regiões de densidade mais baixa são marcadas com cores mais frias, como o azul.

Na área comercial, os mapas de calor ajudam os líderes e representantes da equipe de vendas a compreender rapidamente os dados-chave e desenvolver percepções acionáveis ​​a partir deles.

Sobre isso, vamos conversar ao longo deste artigo.

Continue lendo para entender o que é um mapa de calor, como funciona e que vantagens pode oferecer para a sua gestão de vendas! Leia mais

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Comercial Azevedo Alimentos - Caso de Sucesso MáximaTech

Em vez de ler, que tal ouvir essa história de sucesso?

A Comercial Azevedo Alimentos é uma empresa que atua na cadeia de distribuição e conta com um extenso portfólio através do mix de produtos com cerca de 5 mil itens, com foco em panificados. A distribuidora tem 44 anos de atuação e fica localizada em Formiga, na região centro-oeste de Minas Gerais, com presença em mais de 240 cidades em todo o Estado ao atender cerca de cinco mil clientes por semana.

 

Com o objetivo de simplificar o setor comercial, a empresa optou pelo Pedido de Venda, desenvolvido pela MáximaTech, empresa especializada em soluções móveis para a cadeia de abastecimento e que faz parte do Grupo Máxima.

 

A partir do uso dessa solução, a Comercial Azevedo conseguiu alcançar novos resultados e superar dificuldades existentes no momento da venda. O responsável pela parte de TI da empresa, Leandro Reis, explica que “as ferramentas que utilizamos dentro do ERP, foram refletidas com segurança para o aplicativo, como por exemplo a meta por produtos exibida na aba representantes, que depois de ativa, trouxe um acompanhamento preciso das vendas do RCA”.

 

Ter a emissão de relatórios e acompanhamento de metas dos RCAs proporciona melhores resultados. Essas informações em tempo real e com acesso simplificado permitem que os representantes consigam traçar novas estratégias e alcançar a quantidade de vendas esperada, diferente do modelo antigo, em que eles precisavam de um funcionário interno para conceder esses dados.

 

Reis cita que outro benefício está no fato de haver um rápido sincronismo das informações, como bloqueios e desbloqueios de clientes, reserva de itens e controle da conta corrente dos RCAs. Diante desses benefícios do Pedido de Venda, a empresa foi capaz de aumentar sua quantidade de pedidos emitidos em 32,49%.

 

Além disso, com o Pedido de Venda as fotos dos itens ficam disponíveis no sistema, o que é um diferencial para alavancar o setor comercial, pois auxilia na apresentação de novos produtos. E, com a inclusão da função de pagamento através do cartão de crédito, a empresa conseguiu fechar negociações com mais segurança e de maneira mais rápida.

 

Por conta do aumento da emissão dos pedidos, a Comercial Azevedo ampliou a quantidade de representantes comerciais que compunham seu time, com um aumento de 23,9%. Leandro Reis explica que um ponto importante da solução é o fato de ela ser estável e, mesmo com 60 RCAs, eles conseguem acessar rapidamente todas as informações necessárias, o que evita a possibilidade de erros.

 

O Pedido de Venda também trouxe mais tranquilidade para o departamento de tecnologia, que passou a receber menos ligações do time de vendas, já que esse contato era feito em casos de erros ou necessidade de acesso a algum dado. Com o aplicativo, isso foi resolvido e atualmente o tempo necessário para finalizar uma venda é de 2 minutos.

 

Trabalhar com o auxílio de uma tecnologia específica e pronta para solucionar os problemas que surgem na rotina dos atacadistas e distribuidores é fundamental. O gerente de desenvolvimento da MáximaTech, Bruno Simião, afirma que o Grupo Máxima foca justamente em identificar essas necessidades e inovar a partir das especificidades do setor. “Buscamos entregar sempre soluções que se adequem mais rápido e facilmente ao propósito dos nossos clientes”, conta Simião.

 

Soluções Máxima

Logotipo Pedido de Venda

 

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Em vez de ler, que tal ouvir?

A gestão de frota de caminhões em um atacado distribuidor apresenta um conjunto único de desafios. Os custos de combustível, manutenção, segurança dos motoristas e uso dos veículos estão entre as muitas preocupações que tiram o sono dos gerentes de logística.

Mas há um obstáculo que leva a maiores dores de cabeça do que os outros: a logística de distribuição. Essa atividade é essencial para manter a operação funcionando da maneira mais eficiente e com os menores custos.

Para que você saiba como otimizar a distribuição de caminhões e evitar a ociosidade, vamos conferir uma série de dicas para a eficiência na gestão de frota. Vamos lá? Leia mais

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Você tem controle sobre o histórico de compras do seu atacado? Sabe o que o seu cliente comprou 6 meses atrás? Muitos gestores no atacado distribuidor ficam desesperados para encontrar “carne nova” no mercado — especialmente com a alta competitividade de hoje. No entanto, são tantas as estratégias que você pode tentar para conseguir novas vendas, que é fácil ficar perdido e não acertar nenhuma.

Às vezes este é o momento certo de cupons de desconto, ou quem sabe fazer uma liquidação de determinado produto. É difícil afirmar qual caminho vai gerar mais vendas e você pode acabar tendo que usar somente sua intuição para definir estratégias de vendas.

Mas a verdade é que você não precisa se apoiar somente nisso: o histórico de compras dos seus clientes está disponível para que suas estratégias sejam muito mais do que um jogo de adivinhação.

Usar os dados gerados pelas vendas já realizadas permite que você saia do escuro quando o assunto é aumentar as vendas do atacado distribuidor.

No artigo de hoje, mostraremos como utilizar o histórico de compras do cliente para otimizar as vendas do seu atacado! Acompanhe. Leia mais

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Em vez de ler, que tal ouvir?

O avanço tecnológico dos últimos anos potencializou a oferta de soluções logísticas para atacado. E isso tem a ver também com a transformação do próprio mercado atacadista, que está cada vez mais sistematizado e orientado por dados.

Com a computação em nuvem, gestores de atacado entenderam que não precisam mais fazer grandes investimentos em infraestrutura de TI. Eles agora podem usufruir de recursos tecnológicos de maneira virtual, sem a necessidade de passar por longos períodos de implantação, entre outras facilidades.

Contudo, a miríade de opções disponíveis pode dificultar a escolha. Afinal, com a grande oferta, separar o joio do trigo também passa a ser algo complexo.

Pensando nisso, resolvemos trazer, neste artigo, uma série de indicações de soluções logísticas visando facilitar as melhores escolhas. Antes, mostramos por que as ferramentas para logística são tão importantes e ambientamos a maturidade desse mercado no Brasil em contraste com a tecnologia.

Continue lendo para ver como é possível escolher e implementar ferramentas que vão transformar a gestão logística do seu empreendimento atacadista! Leia mais

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Inteligência-comercial

Inteligência-comercial-como-implementar-no-seu-atacado

 

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Se você tivesse nas mãos uma ferramenta para prever o desenrolar do mercado e as atitudes que o consumidor vai tomar, provavelmente, seu atacado distribuidor seria o mais bem-sucedido de todos, certo? O que você talvez não saiba é que essa ferramenta já existe — e não estamos falando de tarô ou bola de cristal, mas sim de uma estratégia comprovadamente testada e eficiente: a inteligência comercial.

A inteligência comercial tem muitos nomes; inteligência de negócios (ou seu par em inglês, Business Intelligence) e análise de dados são alguns deles. Mas todos se referem a mesma coisa: ao uso dos dados para tornar sua organização mais inteligente e, claro, otimizar seus resultados.

Aguçamos sua curiosidade sobre o assunto? Continue lendo e veja como e porque implementar a inteligência comercial no seu atacado distribuidor agora mesmo!

Faça o download grátis do checklist completo!

Leia mais

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Em vez de ler, que tal ouvir?

Você deseja implementar um departamento de trade marketing para aumentar os resultados de vendas no atacado distribuidor? Essa é uma estratégia cada vez mais adotada pelas empresas no Brasil – principalmente pela alta competição para posicionar seus produtos nas gôndolas.

Mas como deve ser o processo de implementação do departamento de trade marketing para alcançar os resultados desejados? Essa é uma preocupação tanto para quem pensa em criar essa área dentro da empresa, quanto para quem recém criou e está com dificuldades na implementação de forma eficiente.

Para ajudá-lo a superar esse desafio, confira um passo a passo de como implementar um departamento de trade marketing no mercado distribuidor. Leia mais

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Em vez de ler, que tal ouvir?

Embora as organizações hoje gerem e capturem uma grande quantidade de dados brutos, muitas delas não conseguem controlar com eficácia o potencial desses dados para seus negócios. Porém, extrair insights de dados e tomar decisões baseadas nessas informações pode ser um grande diferencial na gestão do seu atacado.

Segundo dados da Forrester, as empresas impulsionadas por insights e análises de dados estão efetivamente crescendo em uma média de mais de 30% a cada ano. Em 2021, espera-se que essas empresas recebam US $ 1,8 trilhão em negócios em relação às empresas menos informadas.

Ou seja, se você deseja ficar à frente de seus concorrentes e permanecer relevante no setor, extrair insights acionáveis de dados não é mais uma opção – é uma necessidade.

Quer descobrir como tirar insights de dados e otimizar a gestão do seu atacado? Confira ao longo deste artigo! Leia mais

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Para muitos atacadistas e distribuidores, a gestão da frota traz à tona uma questão difícil de ser solucionada: a terceirização da frota vale a pena?

As organizações, geralmente, terceirizam a frota em busca do aumento de eficiência, redução de custos e pela possibilidade de focar mais nas atividades principais do negócio.

No entanto, a terceirização pode significar perder visibilidade e controle da frota, e não saber se ela está ou não sendo operada em sua melhor forma.

Existem bons argumentos para ambos os lados: tanto para a terceirização da frota quanto para manter o gerenciamento interno.

Nenhuma solução se adapta a todas as empresas. Em última análise, você precisará analisar sua própria situação e decidir qual curso de ação se adequará melhor às necessidades de sua empresa.

Neste artigo, apresentaremos as vantagens e desvantagens dos dois modelos para que possa fazer isso. Continue lendo conosco! Leia mais

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Os representantes de vendas fazem várias visitas todos os dias a novos clientes potenciais e clientes fixos e, ao mesmo tempo, também precisam manter um registro de suas atividades – e é aí que entra um software de vendas.

Com o mercado cada dia mais competitivo de hoje, as organizações precisam apostar em taxas de conversão mais rápidas, e os representantes precisam ser capazes de acelerar seu processo de vendas para atingir um maior crescimento nos números.

Trabalhar no aprimoramento de metodologias não é suficiente para os representantes, pois o novo jogo é desafiador e precisa de inteligência no processo. Portanto, é aconselhável que a equipe de vendas do seu atacado distribuidor utilize ferramentas para automatizar suas atividades.

O software de vendas capacita os representantes com inteligência orientada à análise de dados e ferramenta de comunicação avançada, que lhes permite prospectar com mais rapidez e fechar mais vendas. Os representantes podem testemunhar alguns benefícios, como taxa de resposta mais rápida e melhora na taxa de conversão.

Neste artigo, vamos falar sobre o conceito de um bom software de vendas, além de alguns dos recursos que ele deve oferecer para fazer seu atacado distribuidor crescer! Acompanhe! Leia mais