• Link to Facebook
  • Link to LinkedIn
  • Link to Instagram
  • Link to Pinterest
  • Link to Youtube
  • Indique e ganhe
  • Fale com a gente no WhatsApp
  • Suporte
  • Roadmap
  • Política de Privacidade
MáximaTech - Força de Vendas líder para o atacado distribuidor
  • Soluções
    • Vendas
    • Gestão Comercial
    • Logística de Entrega
    • Pagamentos
    • Trade Marketing
  • Clientes
  • Casos de Sucesso
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Grátis
    • Podcast
    • Webinars
    • Base de Conhecimento
  • Sobre
    • A Empresa
    • Trabalhe Conosco
    • Entre em Contato
  • DEMONSTRAÇÃO
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
Blog - Últimas notícias
Blog, Gestão

Gestão de aplicativos: use a tecnologia para melhorar seus processos

 

Em vez de ler que tal ouvir este artigo?

Liderar um negócio de distribuição atacadista é algo complexo. As empresas devem manter um conhecimento profundo de seu setor e das tendências atuais, desenvolver bons relacionamentos com fornecedores, colaboradores e clientes e administrar com eficiência um negócio em um setor cada vez mais competitivo. Você já parou para pensar que a gestão de aplicativos pode ajudar sua empresa com muitos desses desafios?

O atacado distribuidor, de maneira geral, está passando por mudanças rápidas devido a vários fatores — mais concorrência, novas tecnologias, mudanças na dinâmica do mercado, crescimento do comércio eletrônico e aumento das expectativas dos clientes são apenas alguns deles.

Tudo isso altera a maneira como as empresas do setor fazem negócios e amplia seus desafios para tornarem seus processos mais produtivos, eficientes e assertivos.

Nesse contexto, entre as soluções disponíveis, estão os aplicativos, que são a base da economia móvel e se tornaram a principal forma de os usuários explorarem a revolução dos smartphones e outros dispositivos.

Assim, podemos dizer que, de muitas formas, os aplicativos estão no centro da experiência digital moderna. Eles apresentam recursos e funcionalidades úteis para pessoas e empresas e, para essas, oferecem ganhos em termos de velocidade e eficiência para seus processos e para fornecer mais valor ao negócio por meio das inovações trazidas pela digitalização.

Para saber mais, continue a leitura. A seguir, conheça mais sobre a importância da gestão de aplicativos para o atacado distribuidor e como essa tecnologia pode contribuir para elevar a eficiência e a rapidez de seus processos.

Qual é a importância do uso de aplicativos na gestão de processos?

→ A gestão de aplicativos eficiente também depende de contar com dispositivos com as melhores condições para apoiar seu trabalho. No vídeo a seguir, conheça algumas dicas para isso:

Primeiramente, é importante destacar que a gestão de aplicativos é um dos pilares da digitalização. Simplificando, a digitalização refere-se a habilitar ou melhorar processos, alavancando tecnologias digitais e dados digitalizados.

Ela possibilita a conversão de processos de negócios de sistemas analógicos (como os manuais e feitos com o uso de papel), para tecnologias digitais. Com isso, melhoram-se operações, a experiência do cliente, a eficiência dos processos e gera-se mais valor para a empresa.

→ Para compreender mais sobre essa questão, leia também nosso artigo sobre porque abandonar processos manuais no atacado

No entanto, quando se trata de tecnologia, muitos distribuidores ainda estão ficando para trás. Embora a digitalização transforme de maneira muito benéfica as operações desses negócios, algumas empresas estão perdendo oportunidades porque ainda não avançaram em seu projeto de digitalização. A boa notícia é que é possível fazer isso rapidamente e sem complicação partindo-se da gestão de aplicativos.

Essa é uma das tendências importantes para o atacado distribuidor. Nesse setor, os sistemas legados já defasados têm sido substituídos por tecnologia avançada, ajudando a aumentar a velocidade e a eficiência de muitos processos.

De fato, a gestão de aplicativos para produtividade no trabalho é uma das maneiras de acelerar inovações e melhorias enquanto se simplifica muitos dos processos de gestão geral e comercial da distribuidora.

Outro fator que demonstra a importância de usar essa tecnologia para melhorar seus processos é que ela ajuda nas estratégias para atrair e fidelizar clientes. Isso porque os apps especializados contribuem para tornar o contato com o cliente mais assertivo e ágil e, ainda, permite maior rapidez na entrega de pedidos.

Com isso, os gestores também ganham mais transparência e visibilidade para o que acontece nas diferentes etapas dos processos, o que permite identificar gargalos e pontos de melhoria para aperfeiçoar ainda mais a operação do negócio.

→ Descubra mais sobre o papel da tecnologia para melhorar processos e resultados, baixe nosso guia de ferramentas integradas para alavancar suas vendas

8 vantagens de uma gestão de aplicativos bem feita

Sabemos que o atacado distribuidor enfrenta diversos desafios em um mercado cada vez mais competitivo e hiperconectado.

Uma das grandes vantagens da gestão de aplicativos corretamente conduzida é, justamente, atuar como um fio condutor para que muitos desafios sejam transformados em oportunidades, especialmente no que diz respeito à rapidez e eficiência dos processos de gestão no atacado distribuidor.

A seguir, conheça mais sobre os ganhos possíveis ao utilizar essas tecnologias e fazer uma boa gestão de aplicativos em seu negócio.

1 – Contato com o cliente

Como vimos, há dois fatores de grande relevância para a competitividade dos negócios e a otimização de seus processos: agilidade e qualidade.

A verdade é que o cliente está cada vez mais criterioso e exigente e espera que seus parceiros de negócio sejam comprometidos com esses aspectos e com a prestação de um serviço de excelência.

Isso passa por oferecer a ele um maior nível de transparência quanto aos seus pedidos e facilidade para obter as informações desejadas quando ele precisar. A gestão de aplicativos é uma estratégia que ajudará a lidar com esses desafios, tornando o contato com o cliente mais ágil, digital e prático para ambas as partes.

Com isso, o atacado distribuidor consegue entregar a ele mais valor, enquanto torna seus processos mais eficientes e acelerados.

Isso é especialmente importante considerando que, cada vez mais, lida-se com clientes que são nativos digitais, que têm uma rotina conectada e facilitada pelo uso da tecnologia.

Um exemplo de solução alinhada a isso é o maxGestão Plus, que possibilita o agendamento de visitas de modo dinâmico e que permite priorizar a qualidade e agilidade no atendimento.

2 – Rapidez na entrega e agilidade na realização de visitas

Um dos objetivos comuns a qualquer distribuidora é continuamente elevar seu volume de vendas. No entanto, para tornar isso possível, é necessário uma série de ações.

Entre elas, o mapeamento e a otimização de processos de trabalho, especialmente em etapas críticas, como a de entrega de pedidos e de agendamento de visitas.

Com isso, aumentar a rapidez nesses processos torna-se uma prioridade. Afinal, tal incremento permite não somente encantar os clientes atuais como abrir margem para que se consiga encaixar o atendimento de mais novos clientes.

E, nessa frente, a gestão de aplicativos também pode auxiliar. O maxGestão Plus, por exemplo, possibilita mais facilidade e rapidez no planejamento das visitas de seu time de vendas, ajudando a otimizar o tempo com deslocamentos e favorecendo um ganho de produtividade em sua equipe.

Além disso, com essa solução, o gestor consegue acompanhar e determinar as melhores rotas para os vendedores e, assim, ampliar ainda mais as possibilidades de os colaboradores terem seu resultado aprimorado para atender mais clientes, mais rapidamente e, com isso, todo o fluxo dos pedidos, até a sua entrega, ser acelerado.

→ Conheça outras dicas para impulsionar suas vendas no vídeo a seguir:

3 – Canal de comunicação

→ A comunicação é um elemento central na gestão de processos e equipes. Leia nosso artigo e descubra como acompanhar e gerir seu time de vendas com aplicativos de mensagem

Quando o assunto é o gerenciamento de equipes descentralizadas, formada por vendedores, representantes, motoristas e outros profissionais externos, sabemos que o atacado distribuidor tem um desafio em mãos.

E que, com isso, problemas e dificuldades em manter uma boa comunicação entre as duas vias podem levar à alta rotatividade de pessoal, produtividade prejudicada, morosidade nos processos e outras situações negativas.

A tecnologia utilizada na gestão de aplicativos também pode ser decisiva para evitar esse cenário. Isso porque, entre suas funcionalidades, também há recursos para facilitar e aprimorar a comunicação entre o gestor e sua equipe — inclusive, permitindo essa troca em tempo real.

Dessa forma, é possível eliminar silos tradicionais existentes junto às equipes em campo e tornar a comunicação mais fluida e o time mais colaborativo, o que permite outros ganhos adicionais em termos de satisfação e eficiência.

Nesse sentido, é importante também lembrar de que as relações de trabalho têm se transformado com o apoio da tecnologia. Sendo assim, acompanhar essas mudanças pode ajudar seu atacado distribuidor a se destacar também para atrair e reter talentos.

→ Além da comunicação, há outros fatores que afetam a produtividade e a performance do seu time. Descubra quais são eles em nosso artigo que conta tudo sobre força de vendas e gestão comercial

4 – Agilidade e mais eficiência nos processos

A capacidade de gerenciar com eficiência uma cadeia complexa é o cerne do negócio de um atacado distribuidor — e um grande desafio diário. De fato, apenas 6% dos participantes da Pesquisa Mundial da Cadeia de Suprimentos afirmaram ter visibilidade total nos processos em suas cadeias de suprimentos.

A falta de visibilidade nas diferentes etapas dos processos faz com que esses tornem-se mais suscetíveis a erros e abram espaço para desperdícios, atrasos constantes e outros problemas.

A gestão de aplicativos também pode ajudar o gestor a evitar esse tipo de cenário. Afinal, com o apoio de tecnologias especializadas, é possível acompanhar tudo o que está acontecendo, como os processos mais importantes estão sendo feitos, entre outros indicadores que ajudarão a liderança a identificar caminhos para tornar tudo mais produtivo, rápido e eficiente.

5 – Maior produtividade

Os atacados distribuidores, normalmente, têm uma grande quantidade de dados à sua disposição. No entanto, apenas alguns líderes inovadores os estão usando de maneira realmente eficaz.

Ao analisar esses dados e utilizá-los para desenvolver melhorias, as empresas podem tornar suas equipes mais produtivas e seus processos mais enxutos e otimizados.

Isso faz parte de um bom trabalho de gestão de aplicativos, uma vez que esse tipo de tecnologia fornece uma ampla gama de dados de grande valor sobre a operação da empresa.

Para tornar esse benefício mais tangível, veja um exemplo claro disso: ao utilizar o maxGestão Plus, seu atacado distribuidor pode diminuir até 30% do tempo gasto pela equipe na hora da venda. Imagine o ganho de produtividade possível com essa redução e o potencial disso para ampliar sua carteira de clientes e número de visitas feitas por cada vendedor.

6 – Poder de decisão

Como é possível perceber, a gestão de aplicativos representa muito mais do que apenas modernizar seu negócio — ela cria uma base muito promissora para impulsionar a produtividade, a eficiência e a agilidade em termos de processos e de resultados de sua equipe.

E mais: com o aprimoramento geral dos processos de gestão no atacado distribuidor, aliado ao uso estratégico dos dados gerados por esse tipo de tecnologia, é possível obter mais vantagem competitiva para a empresa.

Isso se dá, inclusive, com a capacidade dos gestores de tomarem decisões mais ágeis e informadas com o uso dos apps especializados.

Sabemos que, muitas vezes, o timing certo é altamente decisivo, especialmente em uma operação tão dinâmica como a dos atacados distribuidores. Assim, ao fazer uso inteligente dos aplicativos para produtividade no trabalho, é possível elevar a competitividade da gestão também nesse aspecto.

7 – Eficiência na gestão e otimização de processos

A eficiência refere-se ao uso otimizado de recursos para garantir os melhores resultados possíveis. Portanto, se todos os processos forem devidamente otimizados, as empresas podem atingir sua máxima eficiência e, portanto, melhorar seus resultados consistentemente.

A gestão de aplicativos para produtividade no trabalho também é relevante para isso, já que contribui para tornar seus processos (e eventuais erros ou gargalos presentes neles) mais visíveis e, portanto, monitoráveis e aperfeiçoáveis.

8 – Expansão da carteira de clientes

Até mesmo neste aspecto um bom aplicativo especializado pode ajudar. E, levando em conta que a ampliação da base de clientes é um dos maiores desafios dos atacados distribuidores, contar com essa “força” adicional pode fazer toda a diferença em seus resultados de captação.

Com o maxGestão, nas versões Pro e Plus, por exemplo, você irá dispor de um aumento em suas oportunidades de negócios. Isso ocorre especialmente pelo diferencial trazido pelo recurso de inteligência geográfica do aplicativo.

Com ele, o gestor é capaz de:

  • Montar um mapa de oportunidades para desenvolver e otimizar a estratégia de seu time comercial;
  • Selecionando nichos e áreas de atuação desejadas para captar novos clientes;
  • Visualizar em um mapa todas as empresas que se encaixam em seus filtros de pesquisa;
  • Receber no momento da pesquisa, inclusive, dados de contato, capital social desses clientes em potencial e muitas informações relevantes para criar a melhor estratégia e abordagem para sua equipe e, assim, aproveitar todo o potencial para prospectar clientes e elevar suas vendas.

→ Conheça tudo sobre o recurso de inteligência geográfica do maxGestão no webinar:

Quais são e como escolher os tipos de aplicativos para usar no atacado distribuidor?

Como visto, fazer a gestão de aplicativos com cuidado pode ser algo muito benéfico para o seu negócio. No entanto, para isso, é fundamental optar pelas tecnologias certas para melhorar seus processos.

Primeiramente, escolher uma solução especializada nas necessidades e desafios de atacados distribuidores é algo que ajudará a potencializar seus ganhos com a implementação.

Além disso, optar por aplicativos para produtividade no trabalho que se integrem com outros sistemas utilizados em sua empresa também ajudará a tornar tudo mais prático, ágil e produtivo.

Outro fator importante é considerar soluções que realmente ajudem a automatizar e digitalizar processos que sejam feitos manualmente ou com o uso de tecnologias ineficientes ou já ultrapassadas.

Quanto aos tipos de aplicativos úteis para esse tipo de negócio, se destacam especialmente os apps para:

  • Gestão comercial;
  • Vendas;
  • Logística de entrega;
  • Trade marketing;
  • Gestão de armazém e frota;
  • e-commerce.

Uma solução indispensável para a gestão de aplicativos que visa especialmente melhorar seus processos é o maxGestão Plus.

Trata-se de uma tecnologia da MáximaTech voltada exclusivamente para o atacado distribuidor, contribuindo, entre outras coisas para:

  • Promover uma gestão completa de seus processos;
  • Ajudar na localização e prospecção de novos clientes;
  • Acompanhar o trabalho da equipe em tempo real;
  • Melhorar a comunicação entre gestor e seu time;
  • Tornar os processos mais eficientes e ágeis;
  • Otimizar processos da gestão comercial;
  • Aumentar a produtividade da equipe.

Você quer utilizar a tecnologia para melhorar seus processos e obter mais produtividade e eficiência em sua gestão? Então, solicite já uma demonstração do maxGestão e simplifique e agilize seus processos, ganhando ainda mais competitividade para seu atacado distribuidor.

  • Sobre
  • Últimos Posts
Thiago Melo
Thiago Melo
CPO - Chief Product Officer em MáximaTech
Thiago Melo
Últimos posts por Thiago Melo (exibir todos)
  • Vendas consultivas: transforme sua força de vendas com essa abordagem - 24 de fevereiro de 2025
  • 6 dicas de motivação para equipe de vendas no atacado distribuidor - 9 de janeiro de 2025
  • Guia para escolher sistema de vendas para o seu negócio - 18 de dezembro de 2024

Artigos relacionados:

Guia para montar um distribuidor atacadista de sucesso: saiba de 8 passos Como fazer um planejamento orçamentário eficiente no seu atacado distribuidor Duas mulheres conversando no escritório e fazendo a análise dados no atacado distribuidorAnálise de dados no atacado distribuidor: como tomar decisões estratégicas
18 de setembro de 2023/0 Comentários/por Thiago Melo
Compartilhe nas redes
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no Tumblr
  • Compartilhar no Vk
  • Compartilhar no Reddit
  • Compartilhar por email
https://maximatech.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Gestao-de-aplicativos.jpg 320 827 Thiago Melo https://maximatech.com.br/wp-content/uploads/2019/04/logo-maximatech-e1554815418600.png Thiago Melo2023-09-18 11:22:472023-10-05 09:33:52Gestão de aplicativos: use a tecnologia para melhorar seus processos
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Acessar
Notificar de
guest

guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Search Search
Canal de WhatsApp da MáximaTech
Popular
  • aplicativo-para-promotor-de-vendas
    Como escolher o aplicativo para promotor de vendas idea...13 de setembro de 2021 - 5:20 pm
  • Imagens de caminhões ilustrando a logística de distribuição.
    Logística de distribuição: como estruturar o fluxo p...27 de fevereiro de 2023 - 10:00 am
Recente
  • Pesquisa-de-concorrentes
    Pesquisa de concorrentes: o segredo para ganhar mercado...13 de maio de 2025 - 8:42 am
  • Como-garantir-a-eficiência-da-logística-de-abastecimento
    Como garantir a eficiência da logística de abastecime...6 de maio de 2025 - 10:09 am
Comentários
  • MáximaTechBom dia, Pedro. Tudo bem? Conheça mais sobre as nossas...26 de junho de 2023 - 10:29 am por MáximaTech
  • MáximaTechBom dia, Severino. Tudo bem? Para entrar em contato com...26 de junho de 2023 - 10:26 am por MáximaTech
Tags
blog e-commerce Força de venda no atacado gestão de vendedores gestão logística logística logística de entrega Soluções logística

Categorias

  • Vendas
  • Logística
  • Trade Marketing
  • Gestão
  • Notícias

MáximaTech

Líder em soluções para força de vendas, logística de entrega e trade marketing, a MáximaTech conecta toda a cadeia de abastecimento desde 2009.

MÁXIMA SISTEMAS DE INFORMÁTICA S.A – 10.766.206/0001-80
Avenida Olinda, nº 960. Qd H-4, Lt 01/03, 26º andar – Trade Tower
Park Lozandes – Goiânia-GO, CEP: 74884-120

Mais

  • Privacidade
  • Cookies
  • Suporte
  • Base de Conhecimento
  • Roadmap
  • Resultados
  • Relatório de Transparência – IS

Indicação

Faça sua indicação

TelefoneFale conosco (62) 3412-2900
E-mailEntre em contato
© 2025 MáximaTech. Todos os direitos reservados. - Enfold Theme by Kriesi
Link to: 4 ações que irão te ajudar a controlar a jornada dos motoristas Link to: 4 ações que irão te ajudar a controlar a jornada dos motoristas 4 ações que irão te ajudar a controlar a jornada dos motoristasAções que irão te ajudar a controlar a jornada dos motoristas Link to: 8 principais erros de logística do atacado distribuidor e como solucionar Link to: 8 principais erros de logística do atacado distribuidor e como solucionar 8 erros de logística do atacado distribuidor e como solucionar8 principais erros de logística do atacado distribuidor e como solucionar
Scroll to top
wpDiscuz
A Máxima Tech utiliza cookies para o funcionamento adequado de suas páginas, com o objetivo de melhorar a sua experiência, permitir o início de sessão seguro, memorizar os detalhes de seu início de sessão, gerir a sessão e recolher estatísticas para oferecer o conteúdo mais adequado aos seus interesses.Aceitar cookiesPolítica de Privacidade