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Otimize seu fluxo de pedidos: 8 dicas que funcionam!

Em vez de ler, que tal ouvir?

O mercado está em mudança constante. A gestão eficiente do atendimento e do fluxo de pedidos se torna cada vez mais indispensável e complexa, ao passo que é um aspecto vital para garantir a satisfação dos clientes e a sua fidelização.

Não há margem para a má administração dos pedidos, para erros, atrasos e gargalos que afetem a experiência do cliente e o cumprimento do que foi acordado.

Nesse contexto, surgem tecnologias, como aquelas voltadas à gestão de pedidos, e otimizações para tornar os fluxos mais consistentes, produtivos, ágeis e assertivos.

E é sobre isso que falaremos neste artigo. Continue a leitura para compreender mais sobre a importância de ter um fluxo de pedidos eficiente e conhecer boas práticas que ajudarão a otimizar seus processos e resultados neste tipo de rotina no seu atacado distribuidor.

O que é a gestão eficiente do fluxo de pedidos?

Este gerenciamento abrange as iniciativas focadas na estruturação, organização e otimização contínua do fluxo de processos relativo aos pedidos de vendas da sua empresa.

Com isso, busca-se reduzir falhas, erros, redundâncias e as ineficiências que impedem que eles tenham o melhor desempenho, além de amplificar as oportunidades de obter os melhores resultados possíveis nessas rotinas e, com isso, na performance comercial e nas vendas.

Qual é a importância de um fluxo de pedidos eficiente?

Ter um fluxo de pedidos que seja realmente eficiente pode impactar positivamente de diversas maneiras seu atacado distribuidor, tornando-se um verdadeiro diferencial.

Alguns dos principais benefícios que demonstram a sua importância são:

Clientes mais satisfeitos com uma experiência aperfeiçoada

Ao fazer um pedido de compra, o cliente espera recebê-lo corretamente e no menor tempo possível. Essa é a expectativa básica.

Ao transpô-la, tendo um fluxo de pedidos mais ágil, cômodo e simples e que assegure a melhor experiência de entrega, é possível diferenciar-se da concorrência e fidelizar seu cliente com mais facilidade.

Otimização do tempo e ganho de produtividade

Com um gerenciamento de pedidos ineficaz, sobretudo quando feito de modo manual, despadronizado e desorganizado, há trabalho dobrado, refações, desperdício de tempo e outros recursos – e tudo isso afeta negativamente a satisfação do cliente e os seus resultados.

Já ao otimizar o processamento de pedidos, ganha-se velocidade nas diferentes etapas dos processos e, com ela, mais produtividade e eficiência no fluxo de trabalho.

→ Conheça outras maneiras de otimizar tempo e resultados no artigo Business Agility: como ele revoluciona as operações do time de vendas

Redução de erros

Otimizando a eficiência do seu fluxo de pedidos, seu atacado distribuidor minimiza as possibilidades e a frequência da ocorrência de erros.

A partir disso, outros ganhos podem ser registrados, como a economia de custos, maior rapidez nas entregas, mais produtividade e uma reputação que transmita ainda mais confiabilidade ao mercado.

Melhoria da gestão do estoque

O fluxo de pedidos tem uma relação direta com a gestão do estoque. Assim, ao otimizar uma área, é possível otimizar a outra, fazendo com que ambas se integrem melhor e funcionem de modo mais eficiente.

Fortalecimento das relações com os clientes

O clichê do vendedor “tirador de pedidos” faz parte do passado. No mercado atual, sobretudo no segmento B2B, o cliente busca um atendimento mais especializado e consultivo, que gere valor e seja focado em suas necessidades.

Com isso, ao ter um fluxo de pedidos otimizado, o força de vendas consegue focar mais tempo e dedicação na qualificação de seu atendimento e na construção de relações mutuamente benéficas junto aos parceiros de negócios do atacado distribuidor.

→ No vídeo, descubra outros benefícios de um processo fluido e confira dicas para implementá-lo no seu atacado:

https://youtu.be/CVViRx76iG0

8 estratégias para otimizar seu fluxo de pedidos

A seguir, conheça algumas dicas práticas para otimizar o gerenciamento de pedidos da sua empresa:

1. Invista em integração de sistemas

Ainda que seu negócio conte com sistemas de gestão, CRM e plataformas de vendas atualizados, se as ferramentas não se integrarem, você terá de alternar entre diversas soluções com potencial limitado e, com isso, boa parte do potencial de eficiência e produtividade será perdido.

Afinal, com a integração, não são apenas tarefas simples específicas que podem ser digitalizadas – é possível automatizar fluxos de trabalho completos, desde a geração de leads chegando ao pós-venda.

Com isso, o fluxo pode ser feito de forma precisa, assertiva, sem atrasos no processamento ou inconsistências. E sua equipe terá sempre dados atualizados e facilmente acessíveis em uma só solução, podendo responder de modo mais eficaz e rápido às demandas dos clientes, antecipar necessidades e avançar etapas de modo mais ágil e eficiente, mesmo entre diferentes áreas, garantindo uma melhor experiência para seu cliente. Por isso, a integração de sistemas é tão importante.

Ademais, a integração também possibilita ampliar a inteligência de vendas e fazer análise preditiva, o que fornece insights valiosos, que retroalimentam a otimização dos processos e do fluxo de pedidos.

→ Para saber mais, descubra como usar um aplicativo para pedido de venda no atacado distribuidor

2. Faça treinamentos para a equipe

As ferramentas, inovações e melhorias em processos são de grande relevância. Mas só geram resultados por meio das pessoas. Elas são o ponto-chave para o sucesso ou fracasso não apenas do gerenciamento de pedidos, como das vendas e da própria empresa.

Sendo assim, sua motivação, engajamento e capacitação são indispensáveis. Isso inclui treinamentos de:

  • hard skills: como utilizar as ferramentas de automação, como inserir pedidos no sistema digital, etc.;
  • soft skills: comunicação, negociação, gestão do tempo, etc.

Além disso, é importante promover treinamentos e acompanhamentos constantes para que os processos e padrões operacionais sejam executados conforme o estabelecido para garantir a melhor performance da equipe e dos resultados.

3. Monitore e analise dados

O monitoramento e a análise de dados são alicerces fundamentais para encontrar maneiras de otimizar seu fluxo de pedidos. Ao munir-se de dados e extrair inteligência deles, é possível identificar padrões e tendências, visualizar gargalos e oportunidades de melhoria.

E, ao fazer esse acompanhamento de forma constante, torna-se possível ajustar-se dinamicamente no ritmo do mercado e das mudanças nas necessidades e preferências de seus clientes, aumentando ainda mais a sua vantagem competitiva.

Neste trabalho, o uso de indicadores-chave de desempenho, os KPIs (Key Performance Indicators), e de dashboards pode ajudar a identificar ineficiências e soluções para tornar sua gestão de pedidos mais ágil, fluida e produtiva.

Para isso, é importante estabelecer quais indicadores são mais relevantes e criar um painel de acompanhamento em tempo real.

Lembre-se de que todo o KPI deve ter uma meta associada. Isso ajudará na execução de insights acionáveis a partir deles para direcionar sua equipe no caminho do cumprimento dos objetivos e das melhorias no fluxo de pedidos.

Além disso, com os dashboards, será rápido e fácil acompanhar resultados, fazer a análise de históricos e detectar tendências e padrões para tomar decisões informadas para aperfeiçoar o fluxo de pedidos e outros processos da gestão comercial.

4. Tenha uma comunicação eficiente

As falhas de comunicação são motivos bastante frequentes de erros que afetam a eficiência e a agilidade do fluxo de pedidos do atacado distribuidor.

Por exemplo, quando a área de compras não tem dados confiáveis para manter o alinhamento com as demandas de outras áreas e quando os setores atuam em silos desconectados uns dos outros, ocorrem graves problemas de comunicação que afetam não somente as tarefas associadas aos pedidos, mas o desempenho de todo o negócio.

Para evitar esse tipo de cenário, é crucial promover uma cultura inclusiva, uma gestão aberta ao diálogo e implementar práticas e tecnologias que ajudem a integrar equipes e processos entre os diferentes setores do atacado.

Com isso, o gerenciamento de pedidos será, por consequência, mais fluido e eficiente. Também se tornará mais visível a origem de erros e a ocorrência de problemas e redundâncias, assegurando que seja possível agir de forma ágil e eficaz para corrigir o percurso e garantir que todos estejam alinhados na mesma direção.

Tudo isso transparece também em melhorias na comunicação com parceiros de negócios e com clientes, tornando a sua experiência com a sua empresa mais aprimorada.

5. Atente-se à gestão de estoque

O bom fluxo de pedidos depende de uma gestão de estoque eficiente e alinhada. Há uma série de problemas relacionados ao pedido que podem ocorrer quando ela é problemática, incluindo:

  • não cumprimento dos prazos de entrega;
  • venda de produtos sem estoque;
  • volume de vendas em desarmonia com o volume de estoque dos produtos;
  • má preparação para as sazonalidades nos pedidos;
  • estoque de determinadas mercadorias parado;
  • insatisfação dos clientes;
  • desperdícios;
  • entre outros.

Para não vivenciar esse tipo de realidade, é recomendado adotar práticas como:

  • desenvolver um planejamento baseado em dados atualizados, levando em conta histórico, sazonalidades, previsões de vendas, tendências e outros fatores que afetem o fluxo de pedidos;
  • fazer inventário regularmente;
  • utilizar sistemas de reabastecimento automatizado, que auxiliem na manutenção da disponibilidade de produtos e contribuam para evitar atrasos;
  • adotar tecnologias integradas, que conectem facilmente dados de estoque com as informações de vendas.

→ No vídeo, confira mais dicas e compreenda a importância da sincronicidade de informações:

https://youtu.be/eb36_CIqasE

6. Peça feedback dos clientes

A melhor maneira de evitar e corrigir erros e de amplificar suas chances de acerto é buscar dados confiáveis para fundamentar as decisões. Ouvir as partes interessadas também é crucial para não agir baseando-se em “achismos” e para conseguir compreender com mais rapidez e assertividade as necessidades, preferências e demandas dos clientes.

Além disso, com o feedback é possível:

  • melhorar a experiência do cliente em relação aos pedidos;
  • aperfeiçoar a oferta de produtos para atender às expectativas dos clientes;
  • garantir a fidelização da sua base com mais facilidade;
  • detectar pontos fortes e fracos que afetam a satisfação dos seus clientes quanto aos pedidos;
  • antecipar tendências para adaptar proativamente processos de seu fluxo de pedidos;
  • identificar gargalos e oportunidades de melhoria no processamento de pedidos.

Manter em seu site ou canais utilizados um formulário, fazer checagem pós-venda, enviar pesquisa para o e-mail do cliente, entre outros métodos, são alternativas para coletar o feedback.

É importante que esse seja analisado e, quando identificado, que seja dado um retorno ao cliente para evitar a sua insatisfação e para demonstrar que a sua contribuição realmente é importante para a empresa.

7. Faça revisões e otimizações contínuas

O ciclo de melhoria contínua não tem um fluxo fechado, ele ocorre de modo constante. Ele é baseado na metodologia PDCA:

  • planejar (plan);
  • fazer (do);
  • verificar (check);
  • agir (act).

Essas etapas são interrelacionadas e ocorrem de modo contínuo. Dessa forma, para ter um fluxo de pedidos sempre otimizado e atualizado, considerando as mudanças nas variáveis que o afetem, é preciso fazer revisões e otimizações frequentemente, sempre baseando-se em KPIs, dados confiáveis e tendo os objetivos como norteadores.

Utilizar um sistema que ajude a consolidar e acessar com facilidade os indicadores, dados de vendas em tempo real, relatórios avançados e dashboards estratégicos é um modo simples e eficiente de fazer tudo isso.

8. Automatize o processo de pedidos

Essa é uma das iniciativas de maior impacto na otimização de fluxos de pedidos. A entrada de dados manual é altamente passível a erros e problemas e é demorada.

Da mesma forma, o processamento e outras rotinas associadas ao ciclo do pedido também tornam-se facilmente inconsistentes e ineficientes se feitas dessa maneira. Em um negócio com um grande fluxo de entradas e saídas de pedidos, isso pode rapidamente virar uma bola de neve e comprometer seu desempenho de modo impactante.

Já com o processamento automatizado com o uso de ferramentas e softwares especializados, os dados relevantes do pedido adicionado ao sistema serão enviados de maneira automática para os respectivos setores que precisam deles.

A simplificação do processo de entrada de dados agiliza o tempo necessário para finalizar o fluxo, possibilitando que sua empresa processe e cumpra o acordado nos pedidos com mais rapidez, precisão e eficiência.

Otimize seu fluxo de pedidos com o maxPedido

O maxPedido é a solução especializada ideal para otimizar o fluxo de pedidos do seu atacado distribuidor. Ele apresenta funcionalidades essenciais para tornar a gestão de pedidos muito mais eficiente, ágil e produtiva.

Com essa solução da MáximaTech, é possível:

  • montar automaticamente catálogos segmentados de seu mix de produtos, já fazendo o pré-pedido e executando a emissão dos pedidos;
  • consultar o preço e a disponibilidade atualizada do estoque dos produtos;
  • ter em destaque produtos promocionais, facilitando a sua entrada nos pedidos do sistema;
  • fazer o envio automático de pedidos;
  • visualizar indicadores atualizados;
  • realizar pedidos e pré-pedidos também no modo offline;
  • fazer a sincronização e atualização simultânea de diversos pedidos;
  • ter acesso a sugestões de venda e do mix ideal para o cliente, tornando o processo mais fluido e melhorando a sua experiência de pedido;
  • entre outras facilidades.

Gostou dessas dicas? Para descobrir mais, leia também nosso artigo sobre os 5 erros a serem evitados no faturamento de pedidos que prejudicam o seu fluxo e resultados.

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