10 filmes para vendedores

Há todo um universo cinematográfico que podemos chamar de “filmes para vendedores”. São produções que trazem lições a partir de metáforas do maravilhoso mundo das relações comerciais – algumas delas, inclusive, têm mensagens bem claras sobre o assunto.

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

Encontrar essas películas em meio a tantas opções pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil. É para isso que existe a curadoria: alguém muito dedicado vai lá e faz uma lista, cria uma resenha rápida e disponibiliza para o grande público.

É justamente essa curadoria que nós nos propomos aqui. Continue lendo para conferir uma lista de filmes para vendedores todo profissional da área deveria ver!

 

10 filmes para vendedores que você precisa ver

 

1. A morte do Caixeiro Viajante (1985)

Em 1984, o ator Dustin Hoffman estrelou no teatro o aclamado Death of a Salesman, do dramaturgo Arthur Miller. Um ano depois, Hoffman e a maioria de seus colegas de elenco filmaram essa produção feita para a TV.

Hoffman interpreta Willy Loman, um vendedor envelhecido que perdeu o emprego por causa da invasão da senilidade. Agora, vivendo de folhetos fornecidos por seu amigo Charley (Charles Durning), as ilusões ao longo da vida de sucesso e grandeza aguardam ao virar da esquina, pois ele e sua família foram destruídos. Ele está considerando se suicidar.

Ao refletir sobre sua vida e a promessa fracassada de seus filhos Biff (John Malkovich) e Happy (Stephen Lang), Willy finalmente confronta algumas verdades desagradáveis, particularmente sobre Biff, um atleta que se tornou um cleptomaníaco.

→ Como tela de fundo, por assim dizer, esse é um dos filmes para vendedores que retrata os dramas de um profissional de porta em porta e, ao mesmo tempo, traz a reflexão sobre a idealização do sucesso.

Confira um trecho:

2. O Sucesso a Qualquer Preço (1992)

Originalmente chamado Glengarry Glen Ross, “O Sucesso a Qualquer Preço” é uma indicação dentro da categoria de filmes para vendedores, e a filmagem de uma premiada obra de David Mamet – a história de um grupo de agentes imobiliários desesperados.

Em um papel criado especificamente para o filme, Alec Baldwin aparece como um motivador de vendas, informando ao grupo de vendedores de má sorte que deve competir em um concurso de vendas que os perdedores serão demitidos.

Os agentes trabalham com as mesma estratégia de vendas de sempre, até que é elaborado um esquema para assaltar o escritório, roubá-lo e vendê-lo a um rival.

O elenco inclui Al Pacino como líder de vendas do escritório, Jack Lemmon como um idoso perdedor, Alan Arkin e Ed Harris como vendedores frustrados, Kevin Spacey como gerente de escritório e Jonathan Pryce como cliente.

O “Sucesso a Qualquer Preço: pode ser definido como um estudo de caráter sobre um grupo de homens cujo tempo passou.

→ O planejamento e o controle das emoções são fundamentais no mundo dos negócios!

Confira um trecho:

3. Jerry Maguire (1996)

Indicada a cinco Oscars, essa produção de meados da década de 1990 é estrelada por Renée Zellweger, Tom Cruise e Cuba Gooding Jr, e une o mundo dos negócios esportivos a uma lição de ética pessoal e profissional – por isso, está na nossa lista de filmes para vendedores.

Jerry (Cruise) tem uma crise de consciência e deixa seu cargo de alto escalão na Sports Management International. Leva consigo apenas um cliente, um atleta muito difícil (Gooding Jr., que levou um Oscar de coadjuvante com essa produção), e uma fiel assistente (Zellweger).

Ele batalha para criar uma nova vida e empresa de gestão, enquanto enfrenta o lobby de seu antigo empregador e dilemas com os quais executivos de vendas e empresários costumam enfrentar.

→ Determinação, trabalho duro e boa conduta, ao final, sempre valem a pena — seja em uma negociação específica, no esforço para atingir metas ou no desafio de dar uma guinada na carreira!

Confira o trailer:

4. Diamond Man (2001)

Um vendedor veterano é forçado a abrir caminho para um jovem baterista, e tem algumas aventuras improváveis ​​ao longo do caminho nesta comédia dramática.

Eddie (Robert Forster) trabalha há mais de 30 anos como vendedor de joias, mas depois de sofrer um ataque cardíaco, descobre que não é mais elegível para o seguro.

Dado que viaja rotineiramente com um estoque de mercadorias no valor de um milhão de dólares, esse fato significa que ele terá que parar de trabalhar na estrada.

Bobby (Donnie Wahlberg) é o jovem vendedor que é o primeiro da fila a assumir o cargo de Eddie. Embora Eddie não pense muito no imprudente Bobby, ele o leva para estrada para treiná-lo.

Enquanto passam algum tempo juntos, Eddie gosta de Bobby, que quer mostrar sua gratidão a Eddie por ensiná-lo a vender. Bobby o leva a uma combinação de roadhouse e bordel para um entretenimento noturno, mas as coisas ficam difíceis quando ladrões de jóias seguem os dois homens até o clube.

Treinar outros vendedores inexperientes é sempre uma aventura e, ao final, é gratificante quando tudo dá certo — apesar dos “perrengues” no percurso!

Veja o trailer:

5. De Porta em Porta (2002)

Door to Door é um filme baseado em fatos reais que une o universo da venda direta à superação pessoal de seu protagonista.

Quando o filme começa, os desafios físicos de Bill são bastante óbvios — muita dificuldade motora no lado direito de seu corpo, bem como problemas de fala — e ele tem o apoio de sua mãe, Irene. A história salta rapidamente para a idade adulta, que apresenta um dilema difícil, que muitos pais de crianças com deficiência encontram, e que é irritante para indivíduos que enfrentam problemas físicos: o de encontrar emprego significativo e lucrativo.

Depois de várias tentativas frustradas de encontrar emprego, Bill aplica para a Watkins Co., onde, a princípio, suas propostas também são rejeitadas. Somente quando Bill se propõe a seguir o caminho menos lucrativo e trabalha apenas com comissões é que o gerente comercial reconsidera e lhe oferece uma posição.

É uma história de superação. Um drama honesto, sem apelações, que, sim, vai arrancar lágrimas dos seus olhos. Prepare-se.

→ Vender é superar desafios dia após dia, não importa se suas limitações são físicas ou apenas mentais!

De Porta em Porta está disponível no YouTube com boa qualidade em sua versão dublada. Confira!

6. O Senhor das Armas (2005)

Um homem demonstra como ficar rico vendendo armas para nações em guerra, nesta comédia dramática sombria. Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um empresário oportunista que tropeçou em uma mina de ouro após o fim da Guerra Fria e o colapso da União Soviética.

Enormes carregamentos de armas soviéticas tornaram-se disponíveis a preços de pechincha, e quando literalmente bilhões de dólares em tecnologia militar soviética desapareceram, ele começou a encontrar seu caminho nas mãos de traficantes de armas ansiosos pelo maior lance.

Orlov é um desses comerciantes que encontrou muitos compradores de armas e equipamentos militares em países instáveis ​​do Terceiro Mundo, que pagam em dinheiro e não apreciam muitas perguntas.

As façanhas de Orlov no negócio de armas rapidamente o tornaram um homem muito rico, mas elas também chamaram a atenção indesejada de Jack Valentine (Ethan Hawke), um agente da Interpol que está convencido de que Orlov não está seguindo a lei.

Lord of War é um filme inspirado em uma história verdadeira. Também conta com Jared Leto, Ian Holm, Bridget Moynahan e Donald Sutherland no elenco.

→ Será que vender um produto tão envolto em polêmicas, como é o caso das armas, é o mesmo que vender qualquer outra coisa?

Confira o trailer:

7. Carros Usados, Vendedores Pirados (2009)

Carros Usados, Vendedores Pirados (The Goods: Live Hard, Sell Hard) é, a princípio, uma comédia daquelas que fazem a gente perder o fôlego de tanto rir. Mas tem um pano de fundo que o coloca, sim, na lista de filmes para vendedores!

É a história de um famoso vendedor de carros, Don Ready, que retorna à carreira depois de tê-la abandonado. Seu objetivo é ajudar um empresário a livrar sua empresa da falência, vendendo todos os seus carros em três dias. Para isso, ele conta com uma nova equipe. E é aí que as coisas começam a ficar estranhamente engraçadas.

Com um elenco bem conhecido de quem gosta do gênero comédia, o filme é estrelado por Jeremy Piven e Ed Helms.

→ O mundo das vendas pode não ser ordenado e tranquilo como a gente gostaria, mas com um bom trabalho em equipe, as metas mais difíceis podem, sim, ser alcançadas!

Veja um trechinho:

8. Um Negócio Nada Seguro (2011)

Chamar o agente de seguros Tim Lippe (Ed Helms) de “ingênuo” é um eufemismo. Ele nunca deixou sua pequena cidade natal, nunca ficou em um hotel,  e nem experimentou nada como Cedar Rapids, em Iowa/USA.

Enviado para representar sua empresa na convenção anual de seguros, Tim logo é distraído por três veteranos (John C. Reilly, Anne Heche e Isiah Whitlock Jr.) que vão forçar seus limites. Para um cara que interpreta tudo ao pé da letra, essa convenção será tudo menos convencional.

Cedar Rapids (título original que nada se parece com o nome dado no Brasil) é uma comédia bastante engraçada, e um dos filmes para vendedores que indicamos, pois trata das relações de trabalho e do networking, tão necessário no mundo das vendas.

→ Muitas vezes, o cinismo dos colegas (ou seriam “concorrentes internos?”) é só uma alavanca para o nosso sucesso!

Confira o trailer:

9. O Lobo de Wall Street (2014)

Martin Scorsese dirige a história do corretor de ações de Nova York, Jordan Belfort (interpretado por Leonardo DiCaprio). Do sonho americano à ganância corporativa, Belfort chega às mais poderosas IPOs dos anos 1980 e, paralelamente, leva uma vida de corrupção e excessos.

O sucesso estrondoso e os resultados obtidos em seus vinte e poucos anos como fundador da corretora Stratton Oakmont garantiu a Belfort o título de “O lobo de Wall Street”, o aclamado e odiado; aquele que conheceu a glória financeira e a miséria existencial.

Este é um dos filmes para vendedores que fala de vendas e persuasão e, também, da importância da ética profissional. Também vale ser visto por sua produção impecável.

→ O sucesso estrondoso pode ser uma trampa se a ética e a disciplina pessoal não estiverem sempre no horizonte!

Confira o trailer:

10. Walt Disney antes de Mickey (2015)

Walt Disney Before Mickey é outro dos filmes sobre vendedores, e retrata os primeiros anos de Walt Disney. Por dez anos antes da criação do Mickey Mouse, Walt Disney lutou, fracassou e acabou dominando a arte e os negócios da animação.

Walt Disney trabalhou em vários locais e estúdios, refinando o que seria conhecido como estilo Disney. Este filme captura os anos de 1919 a 1928, criando um retrato do artista desde os dezessete anos até o auge de sua fama internacional.

Logo, é uma película que entra em nossa lista de filmes para vendedores pela mensagem que passa: todo o talento do mundo não é suficiente se não houver muito trabalho e, na maioria das vezes, também é preciso saber vender bem uma ideia. A trajetória de Walt Disney até entender o mercado em que queria entrar, fazer as conexões certas e vender suas ideias inovadoras é realmente digna de um retrato tão delicado e artisticamente primoroso de Hollywood.

→ Vender é conquistar a confiança das pessoas, não meramente ter um produto ou serviço excepcional em mãos.

Confira o trailer:

Bônus: Mais uma seleção de filmes para vendedores e gestores

Que tal, você gostou das nossas indicações de filmes para vendedores? Quais deles você já viu, e quais ficou curioso para ver? Deixe seu comentário!

 

Hebert Balbo

Gestor de Mercado em MáximaTech
Especialista em vendas no segmento atacadista distribuidor com 17 anos de atuação na área e apaixonado por aumentar o desempenho da força de vendas dos clientes Máxima.
Hebert Balbo