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Blog, Logística

Você conhece as etapas e os desafios da logística verde?

Em vez de ler, que tal ouvir?

A logística verde se refere ao conjunto de medidas sustentáveis que visam conter os efeitos no meio ambiente provocados pelas atividades desse setor. Nesse sentido, os desafios da logística verde englobam os processos, a infraestrutura e o transporte.

Conforme o relatório IBM Research Insights, 44% dos consumidores escolhem produtos e marcas com base no quão bem eles se alinham aos seus valores. Dentre esses critérios, temos o de como as empresas lidam com as emissões de carbono desde a gestão e o descarte de resíduos, a utilização de embalagens biodegradáveis, reciclagem e redução do consumo de energia, entre outros.

Entre diferentes entidades nacionais e globais incentivando ou aplicando mais sustentabilidade, assim como mais clientes com novas prioridades, mais instituições estão prometendo metas em um esforço para se alinharem a esses princípios.

Essa transformação é mais facilmente alcançada através da digitalização. Essa medida pode ser usada para eliminar o uso excessivo de papéis e limitar o uso de energia através de combustíveis alternativos.

Neste artigo, conheça as etapas da logística verde, saiba quais desafios serão enfrentados nas operações e como superar esses gargalos.

Logística Verde e sua influência nos consumidores

Uma abordagem verde na logística ajuda a conquistar clientes, cortar custos e contribuir para um ambiente mais saudável para as gerações futuras. Ao aproveitar estratégias e novas práticas sustentáveis, é possível otimizar os métodos da organização enquanto reduz a pegada de carbono.

Segundo um estudo, 68% dos compradores baseiam suas compras futuras nas marcas envolvidas com a proteção ambiental. Da mesma forma, segundo dados recentes da IBM, quase 80% das pessoas consideram a sustentabilidade importante.

As informações também mostram que quase 60% dos consumidores estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para diminuir os efeitos negativos. Com as partes interessadas focadas no meio ambiente, diferentes tipos de negócios precisarão priorizar ações sustentáveis para se manter competitivos.

Da mesma maneira, também é responsabilidade e uma obrigação legal para as instituições. Por isso, é fundamental seguir a legislação para utilizar os agrotóxicos corretamente na produção, além de seguir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), as normas de Zoneamento Industrial e a Política Nacional do Meio Ambiente.

Em vista dessas regulamentações, adotar logística verde nos processos pode ajudar a melhorar a imagem da marca enquanto causa excelentes resultados, como conquistar clientes e reduzir custos. Para simplificar as coisas, é um investimento inteligente.

Descubra as principais etapas da logística verde

A logística verde é um componente que viabiliza uma sólida reputação corporativa. Os consumidores esperam que as instituições conheçam os atores e as atividades e garantam que estão fazendo todo o possível para obter e produzir seus produtos com responsabilidade. Confira:

1 – Origem do produto

O conceito tem como princípio respeitar a sustentabilidade e isso se dá desde a origem do produto. Isso reflete na produção limpa e se estende até o descarte correto do item após seu consumo.

Por essa razão, os fabricantes também podem ser responsabilizados pela destinação de suas mercadorias para limitar seu impacto ambiental. Como resultado, as instituições organizam canais de devolução para reparo ou reciclagem.

2 – Roteirização

Esse método apoia o planejamento de uma ou várias rotas, visando minimizar os custos gerais, enquanto o serviço de transporte de cargas alcança o maior desempenho possível sob um conjunto de determinadas restrições.

A logística verde torna o mapeamento de rotas mais otimizado, ou seja, mantém os trajetos mais curtos e rápidos, além de minimizar o consumo de combustível e as emissões de CO₂ da frota.

3 – Gestão de frotas

Nesse estágio, são definidas metas mensuráveis para monitorar o progresso e assegurar que a empresa esteja no caminho certo da logística verde. Dessa forma, o gestor calcula as emissões atuais de CO² da frota e o uso de combustível para ter noção sobre o estado dos veículos e o comportamento dos condutores.

É interessante contar com um software que possibilite o trabalho com base em dados e a identificação de casos de desperdício e má conduta. Esse passo não tem a finalidade apenas de monitorar, mas de reduzir consequências ecológicas negativas, diminuir os gastos e melhorar a produtividade da equipe.

4 – Repensar o uso das embalagens

Além de pensar os maquinários e fontes de energia utilizados nos centros de distribuição, é essencial verificar e aperfeiçoar a política de preparação de embalagens e pedidos. Nesse sentido, o design e o uso desses invólucros é um ponto crítico.

Devem ser utilizados projetos de envoltórios que façam o melhor uso do espaço, tanto no armazenamento quanto durante o transporte. Ademais, o uso de itens recicláveis ajuda a alcançar uma produção mais sustentável na empresa.

Evitar o uso de embalagens excessivas e insustentáveis é indispensável. Nesse contexto, é importante limitar os materiais de condicionamento, com a consequente redução de desperdícios e custos, e evitar o uso de vários invólucros para um único produto. Além disso, é elementar optar por materiais sustentáveis e que possam ser recicláveis.

Outra opção é optar por acondicionamentos reutilizáveis, pois essa escolha reduz os resíduos gerados pela operação ao utilizar recursos menos nocivos.

5 – Escolha de fornecedores

Como parte do procedimento, as organizações precisam incentivar os fornecedores a desenvolverem atividades responsáveis por conta própria. Por essa razão, a escolha desses parceiros deve ser feita com base nos benefícios empresariais e comunitários da prática de negócios sustentáveis.

Isso envolve temas como produtividade, qualidade, apoio e engajamento da comunidade, recrutamento, rotatividade de colaboradores e renovação de contrato. Por fim, é imprescindível trabalhar colaborativamente ao estruturar objetivos para o desempenho responsável das operações logísticas verdes.

6 – Logística reversa

Refere-se a toda operação relacionada ao reaproveitamento de materiais e artigos. Esse processo permite criar uma imagem positiva e duradoura para a sociedade e os consumidores e facilita a gestão de crises de forma eficiente.

Nos casos em que a mercadoria está defeituosa, é primordial para a empresa dar a tratativa correta para o item e ter a chance de reparar, reciclar ou, na pior das hipóteses, descartar. Em contrapartida, facilita a substituição por um produto melhorado ou novo, que funcione bem.

7 – Logística urbana

Com as mudanças nos hábitos de consumo, como as compras realizadas nas lojas online, surgiu o conceito da última milha, que consome muitos recursos.

A logística urbana inclui os métodos relacionados ao fornecimento e à distribuição de produtos nas cidades visando garantir o desenvolvimento econômico. Com uma abordagem sustentável, essa etapa consegue ser mais eficiente e com menos custos.

8 – Certificações ambientais

As atividades da logística verde contam com certificações ambientais e, entre elas, a mais importante é a LEED  (Leadership in Energy and Environmental Design), que funciona como um sistema de pontos visando fomentar as práticas sustentáveis na construção de armazéns.

Outro reconhecimento fundamental é a Breeam (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), um padrão de avaliação ambiental desenvolvido pelo Building Research Establishment (BRE) para avaliar a sustentabilidade e a eficiência energética.

Quer saber mais sobre inovação no setor? Confira o episódio especial da Máxima Cast sobre a Logística do futuro.

Quais os desafios da logística verde?

A logística verde é um campo da gestão relacionado aos processos sustentáveis que visam o meio ambiente enquanto conquista a satisfação dos clientes.

As variações das mercadorias produzidas é crescente, assim como a demanda e necessidade por uma abordagem sustentável é proporcional.

No entanto, essa é uma questão importante para estabelecer padrões e regras para alcançar uma logística verde qualificada e adaptável às necessidades dos clientes.

A correta coleta, transporte, armazenamento, manuseio, triagem e descarte para cada mercadoria requer soluções aprofundadas para combater os obstáculos. Confira os principais:

Dependência de combustível

Soluções eficazes, economicamente viáveis e inovadoras para diminuir a dependência de combustível do setor no transporte de cargas.

Falta de divulgação das medidas

Os clientes não têm consciência sobre os modelos e técnicas de logística verde, assim como a sua influência e impactos negativos na entrega dos pedidos.

Aumento nas compras online

Com o aumento das compras online, o consumo de combustível e dos diferentes recursos é bem maior. Além disso, impacta o meio ambiente devido à necessidade de aumentar a velocidade de entrega para cumprir com a expectativa das pessoas.

Diminuir custo no transporte

No Brasil, o transporte enfrenta diversos problemas devido à prioridade de uso das rodovias, cuja maioria não tem uma boa conservação, encarecendo o processo. A logística verde pode ser percebida como algo que não é relevante financeiramente, ainda mais quando se trata desse estágio.

Gastos maiores para a empresa

Os custos de reaproveitamento são recompensadores ao final do processo, pode levar um tempo para garantir que ele comece a provocar altos gastos. Com lucros a longo prazo, assim como outros quesitos subjetivos — como a imagem com o cliente —, os investimentos na logística verde soam caros e incertos.

Como vencer os desafios da logística verde?

Aqui estão medidas que podem ser tomadas para implementar mudanças nas empresas.

Aperfeiçoar o percurso e o abastecimento

O percurso das entregas tem um alto potencial de causar perdas e tornar as operações menos sustentáveis para as organizações e o meio ambiente.

Isso acontece quando um veículo tem toda a sua capacidade utilizada no caminho dos pedidos até o cliente, produzindo gastos para o negócio.

Por essa razão, otimizar o caminho e o abastecimento é essencial para evitar perdas e manter o nível do serviço.

Potencializar a gestão das frotas

As frotas exigem atenção, pois os veículos têm muito mais potencial para gerar carbono e afetar o ecossistema.

Para diminuir esse efeito, é fundamental escolher os caminhões que poluam menos, utilizar um sistema para auxiliar no planejamento de viagens e manter a manutenção sempre em dia.

Com isso, a queima de combustível será mais eficiente, com a limitação da emissão de poluentes.

Usar armazém padronizados

A procura por armazéns alinhados aos conceitos da logística verde está crescendo, o que se reflete no layout e na infraestrutura dos edifícios.

Assim, o projeto requer atividades de proteção e segurança, além de características que proporcionem eficiência energética. Os materiais utilizados na construção devem ser sustentáveis e seu descarte precisa ser planejado.

Inserir políticas sustentáveis na rotina dos colaboradores

Os colaboradores com políticas sustentáveis incluídos em sua rotina seguem métodos para conter o impacto ambiental. O setor envolve procedimentos, equipamentos, mão de obra e sistemas.

Por essa razão, o fator humano é essencial para estabelecer medidas sustentáveis nas operações, visando conquistar o equilíbrio ecológico e financeiro.

Aperfeiçoar a gestão de estoque

Alcançar métodos de gerenciamento de estoque mais eficientes é possível com modelos de logística verde, como a redução do desperdício através de menos movimentação no armazém; planejamento e automação; gerenciamento com precisão e o uso de técnicas de controle de estoque (FIFO, FEFO, LIFO) que proporcionam qualidade para as operações.

Saiba mais lendo o artigo: Logística sustentável para o atacado distribuidor.

O potencial da logística verde para as operações

A logística verde possibilita que as organizações atendam a uma das principais preocupações dos consumidores e às suas novas expectativas.

Optar por uma abordagem mais sustentável para os negócios traz ganhos substanciais para o seu negócio. Os resultados são a melhora substancial na imagem e reputação da marca, atração de parceiros e vantagens competitivas.

Quanto aos prestadores de serviços logísticos, a adoção de medidas sustentáveis leva a uma economia considerável.

Isso apresenta uma situação ganha-ganha para o meio ambiente, as pessoas e a indústria. Embora ainda tenha muito trabalho a ser feito, os players estão comprometidos e já começaram a limitar o impacto ambiental de suas operações.

Ao participar do desenvolvimento da logística verde, as empresas podem se destacar e, acima de tudo, estar entre os líderes do seu mercado de atuação.

O que você achou de conhecer as etapas e os desafios da logística verde? Inscreva-se na nossa newsletter e receba outros conteúdos como esse na caixa de entrada do seu e-mail!

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