O que é data driven e como usar no atacado distribuidor
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No competitivo mercado atual, no qual o Big Data e as novas tecnologias aceleram e transformam o cenário, os dados desempenham um papel vital nas empresas. Por isso, cada vez mais as organizações estão investindo na coleta, na organização, no armazenamento e na análise de dados. Em outras palavras, essas empresas têm uma abordagem data driven.
Tais negócios já compreendem a importância dos dados para a sua inteligência, competitividade e estratégia e utilizam o data driven para, entre outras coisas, obter insights valiosos. E o seu atacado distribuidor como se posiciona e aproveita a orientação a dados?
Continue a leitura para compreender mais sobre a importância de tomar decisões com base em dados, como funciona uma cultura data driven e como isso pode impactar positivamente o desempenho do seu negócio.
O que é data driven?
De forma simples, data driven é quando a empresa toma decisões com base em fatos e dados, e não em emoções, suposições ou apenas feeling — como ocorre, muitas vezes, na abordagem tradicional.
Dessa forma, a empresa toma decisões estratégicas com base na análise e interpretação de dados internos e externos, que são considerados um ativo e são coletados, selecionados, avaliados e armazenados ativamente para serem utilizados na rotina do negócio.
Sendo assim, uma empresa data driven é aquela que tem decisões, processos, atividades e ações baseadas em dados e não em intuição, especulações ou opiniões, reduzindo riscos, ocorrência de erros e atrasos e elevando as chances de acertos e sucesso.
Com isso, por exemplo, se os dados apontam para uma queda nas vendas em determinada região, ações específicas são tomadas para reverter isso, baseando-se nas informações coletadas e nas análises feitas a partir dos dados que representam a realidade local.
Portanto, uma abordagem data driven fornece subsídios para entender, verificar e quantificar melhor os resultados de suas decisões, dando mais confiança, agilidade e direcionamento assertivo para as ações a serem tomadas.
É importante destacar que data driven não é sinônimo de ferramenta ou tecnologia, mas é uma abordagem, uma metodologia que orienta as empresas e que permite que tenham melhor capacidade de identificar com precisão gargalos, oportunidades, tendências e outros aspectos internos ou externos relevantes ao negócio.
Data driven e data analytics são a mesma coisa?
Ambos fazem parte da ciência de dados e são interdependentes, mas há diferenças. O data driven é uma abordagem com foco mais quantitativo, baseada em dados como números. Já o data analytics conta com uma abordagem mais qualitativa, com foco na busca de padrões e relações entre os dados analisados.
Assim, é possível fazer data analytics associada ao data driven, gerando insights ainda mais completos para o seu atacado distribuidor, ao adicionar mais camadas de informações para orientar a tomada de decisões.
→ Para saber mais, leia nosso artigo sobre como tomar decisões estratégicas a partir da análise de dados no atacado distribuidor
Como funciona o data driven?
Resumidamente, o funcionamento do data driven envolve alguns requisitos e etapas básicas, especialmente:
-
- coleta de dados;
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- limpeza/organização dos dados coletados;
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- armazenamento e compartilhamento dos dados;
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- análise e extração de insights dos dados.
Portanto, para seu funcionamento, os dados, sem dúvida, são um ingrediente-chave. Claro, não pode ser qualquer dado — são dados qualificados, oportunos, precisos, imparciais, confiáveis e atualizados. Além disso, o conjunto de dados deve ser relevante para os desafios ou decisão em questão.
Sendo assim, para o data driven funcionar, não basta apenas coletar dados, é preciso também ter certeza de sua validade e tratá-los com o uso de ferramentas de alto desempenho, para que sejam cruzados, gerem insights e se tornem informações utilizáveis e que geram inteligência.
Nesse cenário, os dados estão emergindo como um recurso de negócios essencial, mas seu valor real depende de sua qualidade e de seu uso na tomada de decisões estratégicas de negócios.
Quais são os benefícios do data driven para o atacado distribuidor?
Há uma variedade de benefícios associados à adoção de uma abordagem data driven nas empresas do setor de atacado distribuidor. Conheça alguns dos principais:
Decisões mais assertivas
Tomar decisões data driven significa analisar primeiro indicadores, dados e métricas importantes para depois avaliar suas opções antes de tomar uma atitude.
→ Para descobrir mais sobre quais indicadores utilizar, ouça as dicas neste episódio do MáximaCast:
Isso faz com que as decisões tomadas tenham riscos controlados e sejam mais assertivas e eficientes considerando desafios, problemas, oportunidades e demandas específicas.
Identificação de padrões, tendências e oportunidades de mercado
As organizações orientadas por dados têm mais confiança em suas estratégias escolhidas, podendo identificar padrões e fazer previsões mais precisas sobre o futuro. Elas também são capazes de detectar novas tendências relevantes e oportunidades de negócios antes de sua concorrência.
Além disso, uma abordagem data driven com rotinas de data analytics possibilita aproveitar os dados e seus insights para observar ameaças emergentes e mudanças no setor. Isso permite que seu atacado distribuidor se adapte mais rapidamente e tenha uma vantagem adicional perante seus concorrentes.
Otimização e agilização dos processos
Um dos aspectos centrais do data driven é utilizar os dados e sua análise estratégica para gerar informações verificáveis para melhorar e agilizar os processos internos.
Isso é feito de diversas maneiras. Por exemplo, ao priorizar a tomada de decisões baseada em dados, é possível estabelecer metas concretas e a medição precisa de seus resultados. No longo prazo, isso tende a melhorar o desempenho e a tornar os processos mais otimizados.
Além disso, com a abordagem data driven, os setores da empresa podem controlar as métricas e acompanhar os resultados de perto, o que permite ajustar mais facilmente o curso das ações e promover melhorias contínuas e incrementais em seus processos.
Redução de custos
Coletar, processar e armazenar dados manualmente várias vezes ao longo da rotina de trabalho gera custos excessivos.
Quando não há a automatização trazida por ferramentas especializadas, as equipes gastam tempo nessas tarefas, geram duplicidade nos conjuntos de dados que não estão integrados e retrabalho, erros e desperdício de recursos que poderiam ser direcionados para atividades mais estratégicas e que criam valor para o atacado distribuidor.
Diferentemente disso, ao se adotar uma abordagem data driven e utilizar soluções tecnológicas adequadas, os dados são centralizados e integrados e todas as etapas — da captação ao seu uso para a tomada de decisões — ganham tração, agilidade e eficiência, promovendo redução de custos e otimização de resultados.
Isso é amplificado quando os gestores utilizam essa metodologia para tomar decisões informadas com base em informações atualizadas. Assim, eles podem analisar os dados para encontrar maneiras de diminuir as despesas e reduzir desperdícios, aproveitando ao máximo todos os recursos que estão disponíveis.
Ilustrando isso, há um estudo da Harvard Business Review que indicou que 48,4% das empresas consultadas perceberam uma melhoria significativa na diminuição de custos ao adotarem o data driven.
Aumento da eficiência operacional
Com a implementação da abordagem data driven, é possível elevar a eficiência operacional, identificando com mais agilidade e precisão gargalos e problemas, além de oportunidades de melhoria.
Isso contribui para se ter processos otimizados e resultados operacionais mais eficientes e produtivos na empresa.
Foco no cliente
Uma abordagem orientada a dados com data analytics permite que as empresas examinem e organizem seus dados com o objetivo de melhor atender seus clientes.
Ao usar conjuntos de informações estratégicas para direcionar suas ações, o atacado distribuidor pode personalizar suas comunicações e iniciativas para sua base atual e em potencial, obtendo um maior foco no cliente.
Com esse trabalho, é possível ter um conhecimento mais aprofundado do seu público, o que permite a elaboração tanto de estratégias de captação quanto de fidelização mais assertivas e centradas no seu cliente.
Isso ajudará e muito a sua força de vendas a se destacar e alcançar suas metas, além de alavancar a sua inteligência comercial.
→ Saiba mais sobre como a inteligência comercial pode ser um diferencial para a sua força de vendas. Ouça as dicas neste episódio do MáximaCast:
Como implementar o data driven no atacado distribuidor?
Agora que você já conhece os diversos benefícios do data driven, descubra como obtê-los com a implementação dessa abordagem em seu atacado distribuidor.
Defina objetivos claros
Sem objetivos claros, não haverá o melhor direcionamento sobre o perfil dos dados a serem coletados, tratados e analisados. Além disso, não será possível avaliar com precisão se os resultados obtidos estão de acordo com as necessidades da sua empresa.
Além disso, definir seus objetivos também ajudará mais tarde no processo de identificar os principais indicadores-chave de performance (KPIs) e as métricas que influenciam as decisões tomadas a partir dos dados — e isso o auxiliará a determinar quais dados analisar e quais perguntas fazer para que sua análise suporte os principais objetivos de negócio.
→ Para saber mais sobre KPIs, baixe nosso Guia Completo para Gestão por Indicadores do Atacado Distribuidor
Incentive a comunicação aberta
Uma cultura orientada por dados precisa de uma fonte unificada de dados integrados, precisos e confiáveis.
Na verdade, tudo sobre uma abordagem data driven parte da coleta de dados de alta qualidade. É preciso também garantir que eles sejam acessíveis a todos que precisam deles para tomar uma decisão.
Nesse contexto, se a sua organização está operando em silos, isso significa que os dados não estão sendo comunicados e compartilhados da maneira mais eficiente. É necessário, portanto, quebrar esses silos e abrir a comunicação.
Utilizando ferramentas adequadas para trabalhar com dados, é possível criar uma espécie de central na qual todos os responsáveis poderão acessá-los ágil e facilmente, o que é um ponto central para que a empresa realmente tenha uma cultura data driven.
Identifique fontes de dados relevantes
Para garantir o sucesso dessa implementação, é crucial obter informações relevantes e confiáveis para formar a sua base de dados.
Lembre-se de que, além de fontes externas mercadológicas e históricas e pesquisas internas, contribuições da equipe também são importantes para obter um quadro completo.
Colete e armazene os dados
Acessar dados confiáveis e de qualidade para data analytics pode ser um grande obstáculo se as informações de sua empresa estiverem em muitas fontes desconectadas. Depois de ter uma ideia da amplitude das fontes de dados do seu atacado distribuidor, é preciso fazer a sua preparação, que começa com a coleta e o armazenamento dos dados.
Você pode iniciar preparando fontes de dados com alto impacto e baixa complexidade. Para isso, é possível priorizar as fontes de dados com os maiores públicos para que você possa causar um impacto imediato em seus processos e resultados.
Lembre-se de que, nessa etapa, já é muito importante contar com uma tecnologia adequada para lidar com os dados e implementar a abordagem data driven.
Limpe e organize os dados
Depois de coletar e armazenar os dados, é preciso torná-los mais acessíveis e qualificados. Para isso, é necessário limpá-los — o que inclui eliminar informações desnecessárias ou duplicadas — e organizá-los — sendo importante adotar uma padronização para seus dados.
Aqui, utilizar uma ferramenta que automatize tarefas será indispensável para ter agilidade e eficiência na implementação.
Faça análises visuais
Para que os processos de tomada de decisões e implementação de ações e melhorias sejam assertivos e ágeis, a utilização de elementos visuais (como tabelas, gráficos e mapas), torna a abordagem data driven mais facilitada e acessível para que gestores consigam identificar rapidamente tendências, padrões discrepantes e outros insights importantes.
A análise visual é uma abordagem intuitiva para fazer e responder perguntas sobre seus dados, permitindo a detecção de oportunidades ou riscos que afetam o sucesso ou a solução de problemas de seu atacado distribuidor.
Implemente mudanças e acompanhe os resultados
A abordagem data driven gera benefícios e valor para o negócio quando associada a uma aplicação prática dos dados para gerar insights e mudanças.
Por isso, uma etapa fundamental é, de fato, utilizá-los na rotina de sua empresa e acompanhar os resultados obtidos com o controle de KPIs.
Este é o centro da estratégia baseada em dados. É com isso que será possível dar significado às informações coletadas. Trata-se de transformar dados em recursos reais de tomada de decisão.
→ Uma das maneiras de acompanhar os resultados é com os relatórios gerados pela tecnologia associada ao data driven. Saiba mais em nosso Guia sobre Relatórios Gerenciais: os indicadores que vão eliminar a desconfiança da diretoria no seu trabalho
Promova uma cultura data driven
A implementação do data driven passa diretamente pela construção de uma cultura organizacional orientada a dados. Por isso, data driven não é um processo com início e fim, mas uma abordagem que é aplicada continuamente na rotina do atacado distribuidor.
Para isso acontecer, é fundamental que a cultura do negócio também seja transformada. Na prática, os gestores e colaboradores precisarão priorizar a análise de dados ao invés de opiniões ou feeling em sua tomada de decisões — desde as mais rotineiras até as mais estratégicas.
Capacitá-los para isso e sensibilizá-los para a importância e os benefícios da mudança é algo essencial, assim como treiná-los para utilizar as novas ferramentas e gerar insights a partir das análises de dados, aplicando-os em seu dia a dia.
Isso, é claro, não é feito da noite para o dia. Uma cultura se transforma gradualmente, mas de forma consistente. E, à medida que resultados mensuráveis começam a surgir, sua mudança deve ganhar cada vez mais aceitação e aplicação prática por todos.
Conclusão
Data driven é muito mais do que uma tendência – é uma abordagem que veio para ficar e para tornar as tomadas de decisões mais ágeis e assertivas, algo especialmente relevante para que seu atacado distribuidor permaneça competitivo em um mercado em constante mudança.
Essa é, também, uma resposta a uma grande transformação cultural e econômica em curso, conhecida como Indústria 4.0. Cada revolução industrial disparou uma série de novas soluções e possibilidades. O vapor, por exemplo, trouxe consigo diversas mudanças na primeira revolução industrial; a eletricidade na segunda e a Tecnologia da Informação na terceira.
Os dados são a força da quarta revolução, dando suporte a novos recursos e potenciais para os negócios, que serão essenciais não somente para a sua existência, mas para o seu sucesso.
Afinal, como visto, a abordagem data driven oferece diversos benefícios que vão desde a otimização e agilização de processos até a obtenção de mais eficiência e redução de custos para as operações do atacado distribuidor.
Para isso, é preciso aplicar a abordagem na prática, utilizando dados para embasar decisões estratégicas no negócio, para gerar insights e direcionar as ações a serem adotadas.
Apenas coletar e armazenar dados, é claro, não é suficiente para acessar esses benefícios. Lembre-se de que os dados só fazem sentido quando damos sentido a eles. E, para fazer isso, é fundamental adotar uma ferramenta adequada, que automatize tarefas, cruze dados, torne-os facilmente acessíveis e gere visualizações em forma de relatórios, gráficos e outras apresentações visuais que ajudem os gestores a extraírem inteligência e informações estratégicas para suas decisões e planos de ações.
E então, pronto para usar o data driven na sua empresa? Para saber mais sobre o assunto, leia também nosso artigo sobre a inteligência de dados a favor do atacado distribuidor.
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