As principais soluções para o atacado distribuidor
Em vez de ler, que tal ouvir?
O setor de atacado distribuidor, assim como outros segmentos do mercado, vê crescer a cada dia a importância de investir em tecnologia.
Isso porque só com automatização e orientação por dados é possível otimizar processos, reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar o atendimento ao cliente, entre outras frentes.
A própria dinâmica mercadológica atual é permeada — e, em muitos casos, conduzida — pelas disrupções tecnológicas. Afinal, como competir em um cenário de crescimento econômico lento com concorrentes técnica e metodologicamente preparados?
Vamos aprofundar a reflexão a respeito desse tema? Continue lendo para ver em detalhes quais são as principais tecnologias para simplificar a rotina do atacado distribuidor e impulsionar seu sucesso!
Principais soluções para o atacado distribuidor
Em meio a tantas possibilidades tecnológicas, vamos nos deter às frentes de negócio nas quais soluções para o atacado entregam com mais agilidade bons retornos sobre os investimentos.
Confira, a seguir, um detalhamento delas!
Tecnologia de força de vendas
Em um nicho de alta dinamicidade, como é o atacado distribuidor, a digitalização da força de vendas não é mais uma opção; é uma necessidade urgente.
Este avanço tecnológico proporciona aos vendedores e representantes acesso a informações atualizadas e ferramentas de vendas em tempo real. Tais recursos são essenciais para atender às exigências de clientes cuja fidelidade já não está tão garantida como há alguns anos atrás.
Agilidade operacional e melhoria na experiência do cliente
Ao digitalizar sua força de vendas, os atacadistas distribuidores agilizam operações, personalizam o atendimento ao cliente e, sobretudo, aumentam a eficiência comercial.
Por exemplo, com acesso a um catálogo digital de produtos, os vendedores podem apresentar aos clientes um portfólio completo e atualizado com agilidade. Eles já não ficam reféns de materiais impressos que rapidamente se tornam obsoletos.
Essa facilidade otimiza o tempo do vendedor ao mesmo tempo em que oferece uma experiência de compra mais satisfatória ao cliente.
Além disso, um aplicativo de força de vendas permite o registro de pedidos de maneira instantânea e precisa. Dessa forma, minimiza-se erros humanos e se acelera o ciclo de vendas, desde o momento do pedido até a entrega.
Padronização dos controles logísticos
Formatando um círculo virtuoso, a digitalização dos pedidos contribui para uma gestão de estoque mais eficiente, permitindo o equilíbrio ideal entre demanda e oferta.
Inteligência comercial
O acompanhamento de clientes é outra funcionalidade de um bom aplicativo de força de vendas. Com ela, vendedores e representantes têm acesso ao histórico de compras, preferências e comportamento de compra dos clientes.
Essa inteligência de vendas favorece uma atuação mais consultiva e personalizada, aumentando as chances de fidelização do cliente.
Leia também:
→ Você já conhece as soluções da MáximaTech que proporcionam a digitalização da força de vendas?
maxPedido
É um aplicativo de força de vendas externa completo e com tecnologia em nuvem. Ele simplifica a jornada de trabalho dos seus vendedores externos e representantes comerciais autônomos, RCA, dando agilidade para a criação de pedidos de venda.
Todas as informações necessárias para a venda ficam disponíveis no aplicativo, permitindo uma rápida sincronização com seu sistema de gestão, além de backup das informações.
A partir disso, é muito mais eficiente acompanhar as metas, realizar combos promocionais e aumentar a lucratividade do seu atacado distribuidor.
E mais: o maxPedido tem integração com os principais ERPs do segmento, como o WinThor, Protheus, Sankhya, SAP, Próton e muitos outros.
Dê o play neste vídeo para saber mais:
maxGestão
É uma solução projetada para revolucionar a gestão de equipes externas de vendas. Ela permite o gerenciamento eficaz de times comerciais a distância, fornecendo um leque de recursos imprescindíveis para o sucesso.
Entre suas principais funcionalidades, destacam-se: acompanhamento em tempo real do desempenho das vendas, autorizações imediatas de descontos e ajustes de limites de crédito dos clientes, garantindo decisões rápidas e assertivas no campo.
A ferramenta ainda proporciona acesso instantâneo a informações como preços, promoções, estoque, situação de pedidos e a saúde financeira dos clientes. Além de agilizar a geração de relatórios executivos e gráficos detalhados.
O maxGestão também permite o acompanhamento preciso da localização dos vendedores externos e dos Representantes Comerciais Autônomos (RCAs), fornecendo controle mais efetivo das atividades de campo.
Com relatórios gerenciais acessíveis de qualquer lugar e a qualquer momento, organizados por diversos critérios (fornecedor, seção, equipe, departamento, região e filial), os gestores têm em mãos dados valiosos para otimizar as estratégias comerciais.
A plataforma também facilita ajuste de rotas, comparação entre rotas planejadas e executadas, análise da eficiência dos RCAs. Ela é dotada de recursos como geolocalização para definição de rotas de venda e alertas instantâneos sobre visitas, lucratividade e autorizações de desconto.
Com maxGestão, é possível também enviar mensagens diretas do gestor para o vendedor, ajustar limites de crédito e obter dados atualizados de vendas e faturamento. Além disso, personalizar o acesso às informações conforme o perfil do usuário, garantindo uma gestão de vendas externas mais eficiente e estratégica.
Dê o play neste vídeo para saber mais:
Tecnologia para a logística de entrega
A logística também requer investimentos em tecnologia no atacado distribuidor, especialmente visando eficiência operacional, gastos sob controle, satisfação do cliente, entre outros objetivos de elevação da competitividade.
Monitoramento e responsividade na cadeia de suprimentos
A integração de sistemas logísticos avançados viabiliza o monitoramento em tempo real das mercadorias em trânsito e otimiza todo o processo de distribuição, resultando em uma cadeia de suprimentos mais ágil e responsiva.
Gerenciamento de riscos e atendimento às expectativas dos compradores
No detalhe, a transformação digital na logística permite que atacadistas distribuidores antecipem problemas, gerenciem riscos de forma proativa e atendam às expectativas de entrega cada vez mais exigentes dos clientes.
É necessário investir, por exemplo, em soluções de:
- GPS para rastreamento de veículos;
- gerenciamento de transporte (TMS) para planejamento de rotas e otimização de cargas;
- bem como soluções de gestão de armazéns (WMS) — sobre as quais falaremos detalhadamente mais adiante.
Visibilidade para ajustes em tempo hábil
Estas ferramentas proporcionam visibilidade total sobre as mercadorias, desde a saída do armazém até a entrega final. Elas fornecem direcionamento e tempo hábil para a realização de ajustes dinâmicos que melhoram a eficiência e reduzem custos.
A precisão no acompanhamento das cargas, por exemplo, além de minimizar perdas e avarias, oferece dados valiosos para a tomada de decisão estratégica.
Integração com vendas
Vendas e logística, embora distintas, são áreas intrinsecamente ligadas dentro do atacado distribuidor.
Basicamente, a eficácia na logística de entrega impacta diretamente no sucesso comercial, influenciando a satisfação do cliente, a repetição de compras e a reputação da marca.
Com boas tecnologias sendo utilizadas, facilita-se essa conexão, permitindo uma integração fluida entre o pedido do cliente, o estoque disponível e a entrega final.
Dados para decisões acertadas
Ademais, a análise de dados coletados através de tecnologias logísticas oferece insights sobre padrões de compra, preferências de entrega e performance operacional.
Estas inferências favorecem os esforços de refinamento das estratégias (de vendas e logística), identificando oportunidades de melhoria e inovação.
Que tal ver o que nossos especialistas recomendam para conectar vendas e logística e, assim, faturar mais? Dê o play no episódio 91 do MáximaCast:
→ Você já conhece as soluções da MáximaTech que proporcionam a digitalização da área logística?
maxRoteirizador
É um software que utiliza algoritmos avançados para determinar a melhor rota para cada veículo, levando em conta os pontos de entrega e as condições de trânsito. Com base nesses dados, o sistema calcula a rota mais eficiente, reduzindo o tempo de viagem e minimizando os custos com combustível e manutenção.
Além disso, o maxRoteirizador também leva em consideração as janelas de entrega e as condições dos clientes.
Por exemplo, se um cliente só pode receber a mercadoria em determinado horário, a ferramenta irá ajustar a rota de acordo com essa restrição.
O maxRoteirizador também é capaz de lidar com restrições de peso e tamanho das mercadorias. Com base nessas informações, ele pode selecionar o veículo mais adequado para cada entrega, evitando desperdícios e garantindo que as mercadorias cheguem ao destino em perfeito estado.
→ Confira como o Google Maps pode tornar a roteirização de entregas mais inteligente e ágil. Assista agora ao episódio 22 do MáximaCast:
maxMotorista
É uma aplicação que oferece controle detalhado dos custos associados a cada viagem. Isso porque integra digitalmente aspectos como gestão de notas fiscais, controle de ponto, gerenciamento de tempo de espera, além de fornecer uma administração simplificada de avarias e devoluções.
Através de uma interface organizada e intuitiva, o maxMotorista possibilita uma gestão de entregas mais eficiente. Ele assegura que cada aspecto da jornada do motorista seja acompanhado de perto, desde a saída até a conclusão da entrega.
Dentre os recursos inovadores do maxMotorista, destacam-se o acompanhamento das entregas em tempo real, permitindo um comparativo entre a rota planejada e a executada, e a oferta de informações detalhadas sobre check-in e check-out.
Além disso, a solução inclui um diário de bordo digital do caminhão, controle do SLA da entrega e análise do tempo de espera para uma avaliação precisa da produtividade dos motoristas.
Também otimiza a gestão financeira das viagens, proporciona maior controle sobre a jornada de trabalho dos motoristas e ajudantes, e permite o reenvio de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e a digitalização de canhotos diretamente pelo aplicativo do motorista.
Com recursos como o registro fotográfico de avarias e a sincronização automática do aplicativo, o maxMotorista simplifica processos operacionais, enquanto seus painéis de controle oferecem uma visão geral e detalhada das entregas, melhorando tanto a qualidade quanto o tempo de entrega.
A tecnologia responsiva do sistema garante a sua adequação em diferentes dispositivos, tornando-o uma ferramenta essencial para a modernização da logística de entrega.
→ Leia também:
Tecnologia para gestão de armazém
Outra frente que merece investimento tecnológico no atacado distribuidor é a administração de armazéns. Isso visando otimizar cada etapa do processo de armazenagem, garantindo a eficácia e eficiência operacional.
No cenário atual, caracterizado pela alta competitividade e pela demanda por rapidez e precisão nas entregas, a tecnologia é indispensável.
Sistemas como Warehouse Management Systems (WMS) são exemplos emblemáticos de soluções tecnológicas que permitem um controle minucioso sobre o inventário, da movimentação de mercadorias e da otimização de espaço.
Por meio da automatização de processos, do uso de códigos de barras, RFID (Identificação por Radiofrequência) e da integração com outras plataformas logísticas, o WMS aumenta a produtividade. Ademais, reduz erros operacionais e melhora significativamente o tempo de resposta às demandas do mercado.
Além de incrementar a produtividade, o uso de tecnologias avançadas na gestão de armazéns contribui diretamente para a redução de custos. Isso se dá pela minimização de perdas e danos às mercadorias, pela precisão no controle de estoque que evita a super ou subestocagem; e pela melhoria na precisão dos pedidos, que reduz as devoluções.
Além disso, a tecnologia possibilita uma gestão baseada em dados, permitindo análises detalhadas do desempenho operacional e a identificação de áreas para melhoria contínua. Ou seja, gestores, analistas e operadores podem tomar decisões baseadas em informações precisas e atualizadas, o que resulta em uma gestão mais estratégica do armazém.
Você sabe quais são as diferenças entre softwares TMS e WMS? Neste vídeo, nós te explicamos; confira:
→ Você já conhece a solução da MáximaTech para digitalizar a gestão de armazém?
onBlox
É um conjunto modular de ferramentas de gestão de armazém. Permite que os usuários otimizem cada etapa do processo de armazenagem para melhorar a performance operacional.
A solução é flexível, podendo ser implementada integralmente ou em partes específicas do processo logístico, o que possibilita a redução de custos sem a necessidade de instalar um sistema de WMS completo.
Além disso, onBlox visa aumentar a produtividade através de uma série de funcionalidades, como:
- agenda de recebimento;
- entrada otimizada de produtos;
- gestão de estoque com informações precisas;
- inventário eficiente sem parar a operação;
- elevação da assertividade na separação de mercadorias;
- e expedição eficaz.
Tais recursos são integrados a ERPs, oferecendo uma solução abrangente para a gestão logística.
Dê o play neste vídeo para saber mais:
Plataforma de e-commerce B2B
Por fim, também as vendas online são partes constitutivas do sucesso no setor atacado distribuidor.
Para realizá-las com eficiência, é preciso investir em uma boa plataforma de e-commerce B2B que, em síntese, facilite as transações proporcionando um acesso rápido e eficiente a uma ampla gama de produtos e serviços.
Ao eliminar barreiras geográficas e temporais, o e-commerce B2B permite que atacadistas distribuidores atinjam um público mais amplo, melhorando a visibilidade do produto e a penetração no mercado.
Quanto à eficácia da plataforma de e-commerce B2B, ela é dimensionada em funcionalidades específicas. Isso inclui um catálogo de produtos detalhado e facilmente navegável, que dê aos compradores encontrar exatamente o que precisam com rapidez.
Ademais, a ferramenta deve elevar a capacidade de oferecer cotações personalizadas em tempo real, ajustadas às demandas específicas de cada comprador. Agregando um valor considerável à experiência de compra e fortalecendo relações comerciais.
Importante também é a integração com sistemas de gestão, como ERP e CRM, que sincroniza os processos de vendas, estoque e logística, garantindo uma operação coesa e eficiente.
Essas funcionalidades, juntas, aprimoram a experiência do usuário, impulsionam a eficiência operacional, reduzem custos e maximizam a rentabilidade.
→ Você já conhece a solução de e-commerce B2B da MáximaTech?
LifeApps
É uma plataforma projetada especificamente para o segmento atacadista e distribuidor, visando aumentar o faturamento e reduzir custos operacionais.
Ela oferece recursos de e-commerce como vitrines de produtos personalizadas, sugestões de produtos complementares, Inteligência Artificial para otimização de pedidos, e diversas formas de pagamento.
Além disso, a solução amplia as possibilidades de venda através de acesso total ao mix de produtos, vitrines estratégicas, marketing direto e análise de comportamento de compra.
Inclui também funcionalidades de gestão, como monitoramento de desempenho de vendedores, personalização da comunicação visual, aplicativos móveis, e integração com sistemas logísticos. Tudo para proporcionar uma experiência de compra e venda mais eficiente e adaptada às necessidades do mercado atacadista.
Em resumo
A inserção de tecnologias avançadas no atacado distribuidor é uma necessidade latente para assegurar competitividade e eficácia operacional no mercado atacadista distribuidor atual.
Automatização, digitalização da força de vendas, melhorias logísticas e a utilização de plataformas de e-commerce B2B são medidas essenciais para atender às crescentes demandas por eficiência, redução de custos e experiência de cliente aprimorada.
Essas soluções facilitam a otimização de processos internos e permitem uma gestão de estoque mais precisa, além de agilizar e personalizar o atendimento ao cliente.
Portanto, adotar tecnologias é uma estratégia fundamental para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade.
O que você achou das nossas sugestões de soluções para o atacado distribuidor? Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!
- A realidade da Internet das Coisas na cadeia de abastecimento - 21 de outubro de 2024
- Como avaliar a saúde financeira da sua distribuidora? - 15 de outubro de 2024
- Como garantir o sucesso do cliente no atacado distribuidor? - 7 de outubro de 2024