Share de gôndola: descubra a importância e como calcular
Em vez de ler, que tal ouvir?
Share de gôndola é um KPI com o qual se dimensiona o espaço que os produtos de uma determinada empresa ocupam o espaço no PDV. Isso em comparação com a proporção aproveitada ou conquistada pelos concorrentes.
Pensando que quanto mais bem-posicionada está uma marca, maiores são suas chances de chamar a atenção do consumidor, trata-se de um indicador importante. Seja para os gestores e analistas de Trade Marketing, seja para outros profissionais envolvidos nas estratégias comerciais das companhias de bens de consumo.
Você conhece esse parâmetro em profundidade? Sabe como calculá-lo e o que fazer para elevá-lo?
Continue lendo, pois aqui detalhamos:
- o que é e como funciona o Share de Gôndola;
- por que o Share de Gôndola é um indicador importante para fabricantes, varejistas e atacadistas distribuidores;
- como dimensionar o Share de Gôndola;
- quais são as melhores estratégias para aumentar o Share de Gôndola;
- e muito mais!
O que é Share de Gôndola?
Também conhecido como taxa de participação na prateleira, o Share de Gôndola é um indicador-chave de desempenho (KPI) importante. Ele ajuda a dimensionar o volume e a visibilidade no ponto de venda (PDV) alcançados pela marca.
É um parâmetro muito importante, uma vez que o espaço de exposição nos estabelecimentos comerciais costuma ser bastante disputado. Ele diz muito sobre o quão impactados serão os shoppers por um produto, uma vez que diversos outros também estão ali chamando atenção.
Portanto, estamos falando de algo importante nas estratégias de Trade Marketing, normalmente levadas a cabo para destacar a marca e seus produtos a fim de elevar as vendas.
No detalhe, depende do tamanho e da qualidade do Share de Gôndola grande parte do desempenho de uma marca no PDV. Isso ao lado de táticas como merchandising, entre outras.
Por que o Share de Gôndola é importante?
Para um entendimento ainda mais aprofundado da importância de elevar o Share de Gôndola, confira, a seguir, o detalhamento dos seus dois maiores benefícios.
Influência nas decisões de compra do consumidor
Quando um produto ocupa um espaço maior e mais visível nas prateleiras, ele se torna mais perceptível aos olhos do consumidor.
Esse destaque normalmente impulsiona a lembrança da marca e aumenta a probabilidade de ela ser escolhida por seu público-alvo. Isso porque produtos bem posicionados e em maior quantidade transmitem uma sensação de popularidade e confiança, fazendo com que o shopper tenha mais certeza de que está fazendo uma escolha acertada.
Mais: o posicionamento de produtos estratégico facilita a comparação entre produtos e marcas. Basicamente, pois quando o consumidor vê diversas opções lado a lado, ele tende a escolher aquele que está em evidência, muitas vezes percebido como mais acessível e conveniente.
Em síntese, um bom Share de Gôndola costuma resultar em aumento nas vendas, fortalecendo a posição do fabricante no mercado e ampliando sua base de clientes.
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Negociações com varejistas
Outro ponto importante: um bom Share de Gôndola é também um forte argumento nas negociações para garantir espaços privilegiados nas prateleiras.
Isso se dá porque os varejistas estão sempre em busca de maximizar seus resultados. Logo, quando o fabricante consegue demonstrar que um produto tem alta rotatividade e atrai consumidores, tende a fazer com que a conseguir cada vez melhores posições e condições comerciais.
Ter um share de gôndola significativo também ajuda na conquista de condições financeiras mais favoráveis. Esse indicador ajuda na negociação de descontos, promoções e outras vantagens que melhorem a competitividade.
É sempre bom ter em mente que varejistas valorizam produtos que atraem tráfego e impulsionam as vendas gerais em seus estabelecimentos — e estar bem posicionado na gôndola é um indicativo de sucesso.
Além disso, com esse indicador em alta, pode-se influenciar a renovação de contratos e a introdução de novos produtos. Isso ajuda muito na hora de lançar novos itens e fazer com que eles também recebam destaque no PDV.
Como calcular o Share de Gôndola?
Quanto ao cálculo do Share de Gôndola, ele requer um passo a passo que, se bem executado, torna tudo mais fácil.
Confira nos tópicos que seguem!
Passo 1: Descubra do espaço de gôndola
Esse espaço pode ser medido de várias formas, dependendo da organização da loja. Incluindo essas que são bastante comuns:
- contagem de frentes de produto — quantidade de frentes de embalagem visíveis;
- ou a área ocupada — largura e altura do espaço nas prateleiras.
Para obter essas medidas, você pode solicitar aos promotores de vendas que realizem auditorias físicas nas lojas, documentando o espaço ocupado pelo produto.
Alternativamente, algumas empresas utilizam tecnologias de image recognition e, com cada vez mais frequência, de Inteligência Artificial. Elas buscam automatizar esse processo para garantir a obtenção de dados precisos em tempo real.
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Passo 2: Faça a comparação com concorrentes
Também é fundamental coletar informações sobre todos os produtos concorrentes na mesma categoria e seção da gôndola.
Essa comparação pode ser feita de maneira similar à medição do seu próprio produto: contabilizando frentes de embalagem ou medindo a área total ocupada por cada concorrente.
Aqui há um ponto de atenção: a precisão na coleta desses dados é determinante para que análises corretas e estratégicas sejam realizadas.
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Passo 3: Aplique a fórmula do Share de Gôndola
Com os dados em mãos, use a seguinte fórmula para calcular o Share de Gôndola:
Share de Gôndola (%) = (Espaço Ocupado pelo Produto / Espaço Total Ocupado por Todos os Produtos da Categoria) × 100
Vamos a um exemplo prático?
Se seu produto ocupa 20 frentes de uma gôndola e todos os produtos da mesma categoria juntos ocupam 100 frentes, o cálculo seria:
Share de Gôndola = (20 / 100) × 100 = 20%
No detalhe, esse valor indica que seu produto ocupa 20% do espaço total da gôndola para aquela categoria, oferecendo uma visão clara de sua presença relativa no PDV.
4 estratégias para aumentar o share de gôndola
Veja agora as principais iniciativas que você e sua equipe podem realizar para aumentar o Share de Gôndola de seus produtos.
1. Mantenha uma boa relação com varejistas
Estabeleça uma comunicação constante e transparente, oferecendo suporte e soluções para os desafios que os varejistas enfrentam.
Isso vai te ajudar a negociar espaços de destaque nas prateleiras, sobretudo se conseguir demonstrar o valor que seu produto agrega ao ponto de venda.
Você pode incentivar a parceria, por exemplo, fornecendo treinamentos sobre o produto e vantagens exclusivas aos funcionários. Nessas capacitações, demonstre também o impacto positivo das vendas para os resultados gerais dos estabelecimentos.
Além disso, trabalhe em colaboração para a criação de estratégias que beneficiem ambas as partes. Seja com o intercâmbio de informações e práticas, seja do ponto de vista puramente comercial.
2. Otimize o layout dos produtos
Posicione seus produtos em locais estratégicos, preferencialmente ao nível dos olhos dos consumidores. Para isso, utilize técnicas de merchandising como a disposição em blocos ou o uso de cores chamativas.
Invista em expositores diferenciados que tornem seu produto mais visível.
E não esqueça de monitorar constantemente a organização e a reposição, garantindo que os itens nunca faltem nas prateleiras.
3. Faça promoções e ações de Marketing
Realize promoções sazonais e oferte descontos especiais para atrair consumidores.
Faça isso utilizando materiais promocionais como banners e cartazes nas lojas. Eles ajudam a chamar a atenção, além de facilitar a escolha pelo contraste — ao parar para comparar sua oferta com a dos concorrentes, os shoppers precisam ser provocados a refletir em favor da sua marca.
Vale a pena aproveitar as datas comemorativas para o lançamento de campanhas temáticas. Isso costuma gerar bons resultados quando feito em conjunto com os varejistas, por exemplo na realização de degustações e demonstrações.
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4. Invista em tecnologias para monitorar o Share de Gôndola
Soluções de Trade Marketing permitem uma gestão mais estratégica do ponto de venda. Elas auxiliam na execução e no acompanhamento da presença dos produtos nas gôndolas em tempo real.
Com a utilização de auditorias digitais, relatórios automatizados e análise de performance, é possível garantir que os produtos estejam sempre bem posicionados e visíveis, aumentando sua atratividade para os consumidores.
Além disso, ferramentas de gestão comercial proporcionam uma administração eficiente dos processos de vendas e relacionamento com os varejistas. Elas facilitam a coordenação de equipes de vendas externas e internas, oferecendo funcionalidades como geolocalização, roteirização de vendedores, controle de estoque e autorizações de desconto.
Ajudam, por exemplo, na coleta de dados detalhados sobre o desempenho de cada produto, possibilitando identificar rapidamente oportunidades de melhoria e a ajustar estratégias de Trade Marketing de maneira eficaz.
Com essa combinação tecnológica é possível elaborar relatórios executivos e gráficos, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões. Por exemplo, para ajustar preços e promoções conforme a demanda e, ao mesmo tempo, otimizar a presença dos produtos nas prateleiras.
Em resumo
Share de gôndola é uma métrica vital para as empresas, pois melhorá-lo garante aumento das vendas através da influência nas decisões de compra dos consumidores.
Além disso, fortalece a posição nas negociações com varejistas. Afinal, quando se consegue fazer com que um item ou categoria tenha mais destaque — e venda mais —, aumenta-se a probabilidade de obter abertura para melhores acordos.
Ao aumentá-lo é possível investir de maneira mais certeira em estratégias que maximizem a visibilidade e a presença dos produtos nas prateleiras. Isso de maneira conjunta com a análise de outros indicadores — tornando ações, mensuração e decisões orientadas por dados reais e contextualizados.
O que você achou das nossas dicas de estratégias para potencializar o Share de Gôndola?
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