Em vez de ler, que tal ouvir?
Você sabia que o maxGestão, sistema para força de vendas desenvolvido pela MáximaTech, potencializa a inteligência geográfica de distribuidoras e atacadistas?
Essa solução oferece vantagens como acompanhamento e controle da equipe de força de vendas em tempo real, de onde estiver, pelo web ou smartphone. Além disso, permite aos profissionais da área detectar onde estão os compradores que se encaixam no perfil de cliente ideal.
Partindo do tipo de negócio já atendido, e também da localização geográfica, o maxGestão proporciona a inclusão de visitas nas rotas dos vendedores para prospecção, por exemplo.
Queremos te ajudar a entender isso com mais profundidade. Para isso, te convidamos a acompanhar os seguintes tópicos:
Confira!
→ Comece dando o play no vídeo a seguir para ver como o maxGestão te dá mais transparência na hora de gerenciar sua equipe de vendas, permitindo acompanhar as ações e criar estratégias certeiras para obter melhores resultados:
Inteligência Geográfica no maxGestão: o que é essa funcionalidade?
Inteligência Geográfica é uma das muitas funcionalidades do maxGestão. Com ela, distribuidores e atacadistas conseguem ampliar a carteira de clientes de maneira rápida e simples.
Isso porque o sistema é dotado de georreferenciamento. Ou seja, a partir de um processo de atribuição de coordenadas geográficas a pontos, linhas ou áreas em um mapa, permite localização precisa.
Tecnicamente falando, esse tipo de plataforma é dotado de tecnologias de GPS (Sistema de Posicionamento Global), SIG (Sistemas de Informação Geográfica), Google Maps, entre outras, além de técnicas de levantamento topográfico.
Dessa forma, possibilita a criação de mapas e bases de dados, facilitando análises espaciais, gestão de recursos, monitoramentos diversos, e mais uma série de outras frentes. Tudo isso integrando informações geográficas com outras variáveis, o que aprimora a tomada de decisões e a precisão em diversas atividades.
Com o maxGestão, especificamente, é possível montar um mapa de oportunidades para criar estratégias a serem executadas pelo time de Vendas. Isso a partir de filtragens como a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e nichos e áreas a serem explorados, de maneira bem simples; em poucos cliques.
No detalhe, pode-se, por exemplo, selecionar uma área no mapa e localizar especificamente as empresas que se encaixam no perfil de cliente ideal. Essa busca pode ser realizada a partir da carteira de clientes já estabelecida, uma vez que o maxGestão apresenta essas contas de maneira bem gráfica.
Tanto clientes quanto potenciais clientes são apresentados no mapa com diversos detalhes. Tais como contatos atualizados, capital social, quadro societário, e assim por diante.
Essa facilidade dá aos gestores comerciais, e também aos vendedores e representantes, mais precisão na hora de montar territórios de vendas. Com ela, a distribuição geográfica se torna mais precisa, evitando, por exemplo, que diferentes profissionais atuem nas mesmas localidades.
Além disso, o sistema torna mais fácil e inteligente a estruturação de metas de vendas a serem atingidas. Especialmente porque tudo é bem mapeado, podendo-se antever oportunidades e também os graus de dificuldades a serem superadas para conquistá-las.
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1º acesso: como começar a usar a Inteligência Geográfica no maxGestão?
Vejamos agora como começar a usar essa ferramenta no maxGestão.
Tendo a versão Pro do maxGestão, o acesso se dá pelo menu lateral, onde se encontra o módulo Inteligência Geográfica.
Caso essa opção ainda não esteja ativa, basta entrar no cadastro de usuário e criar a permissão — ou, se for o caso, solicitar ao time de TI, que normalmente administra a plataforma de maneira mais ampla.
Vai se abrir um menu selecionável onde é possível ativar a Inteligência Geográfica.
Feito isso, salve o usuário e dê um F5 para já começar a usar a Inteligência Geográfica e o Mapa de Oportunidades, contido nela.
Mapa de oportunidades: como pesquisar novos possíveis clientes?
Dentro do Mapa de oportunidades, você vai se deparar com diversos filtros muito úteis quando se trata de buscar novos clientes.
Veja, nos tópicos que seguem, uma explicação detalhada das diversas maneiras de realizar essa filtragem.
Busca por CNAES
Um bom começo é filtrar por Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Com isso, você vai aproveitar o sistema padronizado utilizado no Brasil para categorizar e identificar as atividades econômicas desenvolvidas no país.
Em síntese, a CNAE foi instituída pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ela organiza as atividades em uma estrutura hierárquica de códigos, permitindo padronização nos registros e na coleta de dados estatísticos.
Neste caso, seu foco será nas CNAES que são importantes para o seu core business.
É importante saber também que você poderá ir um pouco mais fundo nesta seleção. Isso porque, no Mapa de Oportunidades, seu filtro pode ser realizado aproveitando dois tipos de CNAES:
Busca por Capital Social
Em seguida, sua busca pode ficar um pouco mais refinada se você filtrar por Capital Social. Essa opção ajuda a elevar a personalização tanto da pesquisa quanto das estratégias de prospecção e vendas, a serem realizadas num segundo momento.
Esse é um filtro pensado para diferenciar os portes das empresas — de maneira precisa, seguindo os critérios do IBGE. Ou seja, ele te permite ir diretamente a uma lista de companhias cujo poder orçamentário está de acordo com seu perfil de cliente ideal.
Buscas que incluam clientes cadastrados
O Mapa de Oportunidades da Inteligência Geográfica do maxGestão também te permite selecionar, ou não, a opção “Mostrar clientes cadastrados”.
Geralmente é interessante usar esse filtro nos casos em que se quer fazer comparativos entre clientes e prospects. Isso pode ser útil, por exemplo, quando couber contar um case de sucesso ao potencial comprador.
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Localização desejada
A Inteligência Geográfica do maxGestão também possibilita, dentro do Mapa de Oportunidades, procurar por novos clientes em localidades específicas. Esse é um filtro “obrigatório”, uma vez que uma das principais funções da ferramenta é estruturar territórios de atuação.
A localização desejada pode ser definida de duas formas:
→ Dê o play no vídeo a seguir e entenda, em detalhes, como você e seu time podem começar a explorar proveitosamente a Inteligência Geográfica no maxGestão:
Quais dados podem ser coletados através do Mapa de Oportunidades?
Vale a pena pensarmos também sobre os tipos de informações que o Mapa de Oportunidades da Inteligência Geográfica proporciona.
Feita a seleção de CNAE, delimitado Capital Social desejado e escolhendo a localidade, basta clicar em “Buscar” para começar a obter os dados.
Em síntese, em poucos segundos, você terá acesso às empresas que se encaixam nessa análise. E, paralelamente, às informações que te ajudam a encontrar novos clientes:
É importante ressaltar que esses dados são altamente confiáveis e limpos — enriquecidos e higienizados, tecnicamente falando. Isso porque eles vêm de fontes públicas e são continuamente atualizados, conforme são modificados nos órgãos competentes.
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Mapa de Oportunidades e LGPD: qual a validade?
Até aqui, você já entendeu que o maxGestão é uma das ferramentas para atacados e distribuidores mais poderosas que existem.
Isso porque, entre outras funcionalidades, ela permite fazer geomarketing, localizar e estruturar estratégias de busca de novos clientes com Inteligência Geográfica de ponta.
Talvez esteja se perguntando se essa plataforma está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Afinal, é preciso seguir à risca a legislação na hora de investigar dados sobre negócios e decisores de compras, entre outros.
A resposta é sim: a Inteligência Geográfica do maxGestão está totalmente enquadrada na LGPD. Isso porque as bases de dados nas quais o sistema opera são públicas, ou seja, os detentores das informações permitiram previamente que elas estivessem disponíveis.
Aliás, a própria natureza dos dados que a ferramenta apresenta é pública: os órgãos que a disponibilizam já têm como premissa torná-las de amplo acesso.
Quanto às informações dos clientes que fazem parte da carteira da sua empresa, elas estão disponíveis apenas para a sua equipe interna. Isso porque a funcionalidade de Inteligência Geográfica cruza dados internos com dados públicos — não há risco de outras organizações terem acesso aos dados cadastrais que sua empresa detém.
→ Dê o play neste vídeo rápido para entender porque utilizar a inteligência geográfica é saber aproveitar todo o potencial para prospectar mais clientes e alcançar mais vendas:
Aumente sua carteira de clientes usando o Mapa de Oportunidades agora mesmo!
Como você viu, a certeza de pesquisar informações que de fato vão fazer a diferença na iniciativa de busca por novos clientes é o grande diferencial da Inteligência Geográfica no maxGestão.
Afinal, como sabemos, um dos grandes problemas enfrentados por equipes de prospecção e vendas é o desencontro de informações — a dificuldade de dimensionar o mercado e chegar aos contatos corretos para iniciar abordagens direcionadas e certeiras.
Vale a pena ressaltar que o Mapa de Oportunidades torna o poder analítico dos profissionais do Comercial muito elevado — sendo útil também para gestores e analistas de Marketing, Trade Marketing, Inteligência de Mercado, entre outros.
Ele agiliza os processos de pesquisa e dimensionamento de mercado, a formatação de territórios de vendas, o conhecimento aprofundado dos clientes e potenciais clientes, e muito mais.
Se você já conta com o maxGestão em seu negócio, não perca tempo: ative agora mesmo a funcionalidade de Inteligência Geográfica e comece a explorar todas as possibilidades do Mapa de Oportunidades.
Se você ainda não é cliente da MáximaTech e quer conhecer o maxGestão e ver como a Inteligência Geográfica vai fazer a diferença nos seus resultados, faça contato conosco agora mesmo e solicite um orçamento!
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