Dropshipping: vale a pena adotar esse modelo de negócio?
Em vez de ler, que tal ouvir?
Se você está pensando em criar um e-commerce ou pretende expandir seus projetos no varejo online, chegou a hora de conhecer o dropshipping. Muitas empresas e empreendedores estão apostando nessa estratégia de mercado e obtendo excelentes resultados.
Com baixo investimento e sem precisar administrar o estoque e as entregas dos produtos, essa é uma ótima oportunidade para quem deseja escalar a vendagem de determinada categoria de produtos. Estamos falando, portanto, de uma excelente abordagem para quem deseja se inserir no comércio eletrônico.
A seguir, apresentamos o conceito de dropshipping, o funcionamento dessa estratégia, além de destacar quais são suas principais vantagens e desvantagens. Acompanhe.
O que é dropshipping?
O dropshipping é uma estratégia empregada no varejo que envolve o transporte direto de produtos. Isto é, o lojista não mantém itens em estoque. Em vez disso, o empreendedor conta com fornecedores capazes de realizar este trabalho.
Na prática, é como se sua empresa enviasse detalhes dos pedidos de cada cliente aos fornecedores. Eles, por sua vez, ficariam a cargo de proceder com a entrega diretamente ao consumidor, sem nenhum tipo de intermediação.
Para tornar mais simples a compreensão do conceito, podemos descrever o funcionamento do transporte direto da seguinte forma:
- Você lista os produtos do fornecedor em sua loja para os clientes comprarem.
- O cliente, então, compra algo em seu e-commerce.
- Em seguida, você realiza o mesmo pedido junto ao seu fornecedor.
- Seu fornecedor de dropshipping envia o item adquirido diretamente para seu cliente.
Como funciona o dropshipping?
Para falarmos um pouco mais sobre dropshipping, vale esclarecer uma dúvida importante para quem está se familiarizando com essa estratégia. Afinal, por que os fornecedores não vendem diretamente os próprios produtos?
Basicamente, temos empresas cujo foco integral é o desenvolvimento de novos produtos. Devido a essa concentração de seus esforços, o trabalho realizado no varejo é terceirizado. É como se esses agentes criassem em torno de si um ecossistema de parceiros capazes de promover seus produtos.
Outro ponto a ser destacado diz respeito à legalidade deste modelo de negócio. Como muitos gestores já sabem, o lucro auferido sobre vendas desassociado do pagamento de impostos configura a prática de descaminho fiscal.
A boa notícia é que sua empresa pode obter a regularização necessária para operar neste mercado. Para tanto, é preciso enquadrar o seu CNPJ como intermediador de negócios no âmbito da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). A atividade correspondente a este ramo é a de Comissária de Despachos (5250-8/01).
A opção por essa classificação faz com que a empresa possa regularizar o pagamento de impostos e documentos relativos à entrada e saída de mercadorias.
Um detalhe importante é que não existe uma regulamentação específica no país sobre dropshipping, e as operações próprias dessa prática comercial. O que temos, até então, são leis que regulamentam a venda de produtos nacionais e internacionais.
Para não enfrentar problemas com as autoridades fiscais, é importante contar com uma assessoria jurídica capaz de avaliar como legalizar a operação de seu negócio.
Quais as vantagens do dropshipping?
Liberdade geográfica
Liberdade geográfica é o primeiro ponto a ser destacado quando falamos em dropshipping. Afinal, você nem mesmo precisa de uma sede para gerenciar seu negócio ou contar com um local destinado para manutenção de estoque.
Vários empreendedores do varejo online já contam com essa liberdade, porém, deve haver o mínimo de estrutura física para gerenciamento do negócio. Logo, em comparação ao dropshipping, estamos falando de uma vantagem mais consolidada.
Custos acessíveis
Outro benefício é a ausência de custos para manutenção de estoque. Quem atua neste segmento não precisa empatar um capital significativo para manter um determinado volume de itens ou mesmo destinar um espaço físico para seu armazenamento.
Para quem atua no varejo tradicional, por exemplo, esse custo pode representar um verdadeiro entrave, sobretudo se pensarmos em decisões de alocações inadequadas. Nesses casos, o empreendedor acaba por adquirir um estoque inadequado para o volume de vendas, o que leva a empresa a deixar de vender ou a permanecer com mercadorias com baixa rotatividade.
Ausência de tratativas de devolução
A política de devolução e trocas em um e-commerce costuma ser um ponto crítico quando pensamos na boa gestão do negócio. O trabalho para avaliar cada caso individualmente pode ser significativo e trazer custos indesejados.
Com o dropshipping, esse ponto deixa de ser um problema. Afinal, toda substituição ou troca de produtos é de responsabilidade do fornecedor. Em nenhum momento seu e-commerce deverá manter alguma interface com esse trabalho.
O cliente insatisfeito terá sua demanda atendida com base na política de trocas e devoluções do fornecedor. Seu e-commerce, por sua vez, receberá o reembolso devido quando este for o caso.
Possibilidade de crescimento
A possibilidade de escalonamento para quem atua no ramo de dropshipping é outro ponto a ser destacado. A partir da escolha de produtos com boa aceitação no mercado, o empreendedor pode fazer testes capazes de confirmar a possibilidade de obter resultados consistentes.
E à medida em que você chega a boas experiências com determinados parceiros, aumentam as chances de obter êxito em novos empreendimentos. É como se sua capacidade de replicar projetos bem-sucedidos só fizesse aumentar com o tempo.
Desvantagens do dropshipping
Vejamos, então, quais são as principais desvantagens associadas ao dropshipping.
Atrasos na entrega
Quando a gestão da provisão e entregas de produtos não está sob a sua supervisão, fica mais difícil garantir que os itens comercializados cheguem até os clientes dentro dos prazos acordados. Inclusive, essa é uma reclamação recorrente em parcerias firmadas na área.
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Identificar bons fornecedores
O dropshipping depende decisivamente de uma parceria sólida com bons fornecedores. Afinal, estamos falando de uma premissa para esse tipo de negócio, que demanda a participação ativa de uma empresa capaz de oferecer boas soluções e sempre dentro das características contratadas pelos clientes.
Margem de lucro reduzida
Como você está comercializando produtos advindos de terceiros, é esperado que sua empresa trabalhe com margens de lucro reduzidas em comparação ao modelo tradicional do varejo online.
Afinal, se você produz os seus próprios produtos ou conta com um esquema de importação, é mais fácil negociar melhores condições, maximizando os seus ganhos. Por outro lado, quando um terceiro é diretamente responsável pela provisão dos itens comercializados, a história é diferente.
Ainda que o parceiro encontrado ofereça boas condições para fechamento do negócio, a tendência é que a margem de lucro seja reduzida.
Falta de controle sobre os itens em estoque
Se, por um lado, a manutenção de estoque pode ser um trabalho dispendioso, perder o controle sobre a gestão dessa atividade também traz suas desvantagens operacionais. Na prática, é como se sua empresa ficasse refém do fornecedor: a disponibilidade dos produtos depende dele e não de sua empresa. Logo, é necessário criar uma sintonia fina na qual haja um alinhamento de expectativas de parte a parte.
Cuidado com a ilegalidade
Como já mencionado, é fundamental se atentar para questões legais quando o assunto é dropshipping. Além das regras próprias de cada mercado, é preciso validar quais são as condições para se tornar intermediador de mercadorias e operar como tal.
Imagem da empresa na mão de terceiros
Embora sejam empresas distintas, o seu e-commerce e fornecedores passam a ser encarados pelo mercado como um só negócio. Afinal, você não está comercializando um produto próprio, de modo que é difícil dissociar onde começa ou termina a atuação de cada uma das partes.
Como efeito prático, sua marca permanece ligada de forma umbilical ao fornecedor. E na hipótese de esse parceiro falhar na execução do que compete a ele, sua empresa inevitavelmente sofrerá com as consequências.
Vale a pena investir no dropshipping?
Afinal, vale a pena investir no dropshipping? Essa é uma daquelas perguntas de 1 milhão de dólares. Quem souber a resposta terá tirado a sorte grande.
Devemos esclarecer que cada caso merece ser avaliado individualmente sob luz das informações trazidas até aqui. Isto é, a partir do reconhecimento das vantagens e desvantagens do dropshipping, é preciso identificar a adequação dessa estratégia à realidade de seu próprio negócio.
Nesse sentido, o ponto mais crítico é o mapeamento de fornecedores qualificados para se firmar parcerias. Mais do que isso, é preciso ser capaz de criar uma sintonia fina junto ao parceiro para que a operação comercial transcorra sem sobressaltos.
E agora que você já sabe tudo sobre dropshipping, convidamos você a conferir mais um conteúdo de nosso site. Dessa vez, explicamos se vale a pena terceirizar o processo logístico.
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