7 passos para criar uma campanha de vendas de sucesso!
Em vez de ler, que tal ouvir o artigo?
Sabe aqueles produtos que estão parados há muito tempo no estoque e estão próximos da data de vencimento? É fundamental encontrar um destino para eles para evitar perdas financeiras. E criar uma campanha de vendas é uma ótima forma de promover a sua venda.
Por melhores que sejam os planejamentos e previsões traçadas, é impossível antecipar com precisão o comportamento do mercado. Afinal, as empresas estão sujeitas a condições externas e às mudanças de comportamento dos seus consumidores.
Um ótimo exemplo disso pode ser notado com a pandemia do COVID-19. Com os impactos financeiros trazidos pelo coronavírus, muitas empresas ficaram com mercadorias paradas no estoque – mesmo que não tenham cometido nenhuma falha no seu planejamento.
Seja em situações extremas como essa, por vacilos no controle de estoque ou simplesmente porque as vendas não saíram como o desejado, criar uma campanha de vendas é sempre uma saída a ser considerada. Dessa forma, é possível minimizar os prejuízos e incentivar bons resultados de vendas.
Essa é uma medida importante não apenas para alcançar as metas comerciais, mas para beneficiar toda a organização – gerando mais fluxo de caixa e abrindo espaço no estoque. Confira, a seguir, como você pode criar uma campanha de vendas para não ficar com produtos vencidos no estoque.
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A importância do controle de estoque para viabilizar campanhas de vendas
O primeiro passo para criar uma campanha de vendas baseada em produtos que estão parados no estoque é identificar exatamente quais são esses produtos, não é? Para tanto, é fundamental que exista um bom controle dos estoques.
Quando isso não acontece, torna-se impossível identificar quais mercadorias estão chegando na data de vencimento. Mais do que isso, todas as decisões envolvendo o estoque (pedidos a fornecedores, promoções de produtos, logística, etc) podem ser afetadas negativamente.
O estoque é responsável por gerar muito dinheiro. É por isso que o gerenciamento eficaz é crucial para o crescimento de uma empresa. Assim como o fluxo de caixa, ele pode ajudar ou prejudicar seus negócios.
Quando falamos sobre o gerenciamento de estoque, nos referimos ao ato de acompanhar os produtos da sua empresa e monitorar suas quantidades, dimensões, valores e a localização. O objetivo é minimizar o custo de manter o estoque, ajudando a identificar quando é a hora de reabastecer produtos.
Um gerenciamento de estoque eficiente ajuda a garantir que uma empresa tenha estoque suficiente disponível para atender à demanda do cliente. Se a gestão não for tratada adequadamente, poderá resultar em uma empresa perdendo dinheiro em vendas em potencial que não podem ser atendidas, ou desperdiçando com estoque excessivo de produtos.
Falando especificamente na criação de uma campanha de vendas focada nos produtos que estão próximos do vencimento, o controle de estoque atualizado permite a identificação de dois grupos importantes de produtos:
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Produtos que possuem um prazo de validade, como comida ou maquiagem: nesses casos, existe uma data limite para que os itens possam ser vendidos e, depois, precisam ser descartados. O gerenciamento eficaz do estoque ajuda a evitar deteriorações desnecessárias.
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Produtos que não possuem mais saídas, mas não necessariamente porque estão estragados: eles podem ter saído de moda, se tornado irrelevantes ou possuem baixa procura em algumas épocas do ano.
Como fazer uma boa campanha de vendas para os produtos parados no estoque?
Ok, o gestor de vendas identificou que possui mercadorias paradas no estoque que precisam ser vendidas e decidiu criar uma campanha de vendas. Como garantir o sucesso dessa ação?
Se esses produtos estão nessa condição, é porque o público não tem um grande interesse. Caso contrário, eles teriam sido vendidos conforme as expectativas, não é?
Portanto, o objetivo da campanha de vendas é chamar a atenção para esses produtos e estimular a sua compra. Para isso, você pode explorar uma grande variedade de ideias:
Conheça as principais métricas chave para alavancar os resultados!
1. Criação de kits de produtos
Uma ótima ideia de campanha de vendas para promover a venda dos produtos próximos da data de vencimento é criar kits de produtos – colocando as mercadorias que possuem baixa procura junto com outros produtos de grande interesse do consumidor.
Imagine uma empresa que comercializa materiais de escritório e possui agendas de 2020 em estoque em meados de junho. Trata-se de um produto que precisa ser vendido com urgência, pois ninguém terá interesse em uma agenda 2020 no ano seguinte. Para isso, é possível inserir essas agendas em um kit com cadernos, canetas ou outros produtos de alta procura – colocando um preço atrativo para o consumidor.
2. Produtos relacionados
Outra ótima ideia para estimular a venda dos produtos que você deseja focar na sua campanha de vendas é oferecer itens relacionados. Um bom exemplo é um açougue que oferece sal, temperos e carvão para um cliente que está comprando carnes.
Para as empresas que fazem vendas pela internet, é possível configurar sugestões personalizadas na plataforma do e-commerce. Quando o consumidor adiciona um produto no carrinho de compras, ele recebe outras recomendações que podem estimulá-lo a comprar mais.
3. Oferecer ofertas especiais
É impossível falar sobre uma campanha de vendas de sucesso sem citar as ofertas atrativas. Afinal, preços abaixo do valor normal e outras formas de desconto sempre atraem os consumidores.
Para atrair mais clientes interessados e mover mercadorias de maneira rápida e fácil, você pode promover ofertas diárias ou semanais, que oferecem economia.
No caso das empresas do atacado distribuidor, é uma ótima ideia fornecer descontos ainda mais atrativos para os varejistas que compram em grandes quantidades para incentivar pedidos de grande volume.
Além de contribuir para vender os produtos que você deseja, ofertas especiais podem ajudar a cultivar a lealdade com sua clientela atual. Quanto mais compras os clientes fizerem, maior a probabilidade de retornar ao seu negócio.
4. Ofereça o transporte rápido e a entrega no prazo
Uma entrega ágil é um forte diferencial atualmente. Todos os clientes gostam de receber suas mercadorias no menor tempo possível – seja em vendas B2B ou B2C.
Para o mercado atacadista, é preciso reconhecer que um varejista pode perder receita se um produto estiver fora de estoque. Ao oferecer remessas rápidas aos seus clientes sem custo adicional, é mais provável que você receba pedidos de compra.
5. Faça recomendações
Torne-se um parceiro valioso para seus clientes, fazendo recomendações personalizadas de produtos que eles podem gostar. Além de gerar mais vendas, você também vai conquistar a lealdade desses consumidores felizes.
Essa é uma estratégia ainda mais eficiente no mercado atacado distribuidor. Você pode oferecer informações sobre seus concorrentes e fazer sugestões de produtos populares que estão vendendo bem com outros varejistas.
Isso não apenas ajudará a aumentar as vendas para o seu negócio de atacado, fazendo com que os clientes solicitem uma variedade maior de produtos, mas também criará relacionamento e lealdade à medida que eles o vejam como um consultor confiável.
Incentive os varejistas a experimentarem uma nova mercadoria, oferecendo um desconto de pacote com um produto que eles estão comprando no momento, e suporte para ajudá-los a fazer vendas cruzadas desse novo item para seus clientes.
6. Invista no incentivo da indústria para vender mais seus produtos
Mais uma dica para o atacadista distribuidor multimarcas é criar campanhas especiais para ajudar e incentivar os varejistas a venderem seus produtos. Dessa forma, você garante que eles também possam esvaziar seus estoques e solicitar novos pedidos de compra para sua empresa.
7. Bonificações ao comprar determinada quantidade de um item
Quando você tem uma grande quantidade de um produto parado no estoque, o maior objetivo é levar o consumidor a comprar o máximo de unidades possível, não é? Para isso, você pode oferecer uma bonificação para compras acima de determinada quantidade.
Pense em um mercado atacadista que está com muitas unidades de uma marca de creme de leite, próximas da data de vencimento. É possível conceder um desconto considerável para compras acima de 12 unidades – incentivando compras de grande volume por cada cliente.
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7 passos para criar uma campanha de vendas de sucesso
Agora que você já conhece as principais estratégias que pode usar para levar seus consumidores ao momento da compra, vamos ver o passo a passo para criar uma campanha de vendas de sucesso.
1. Defina o mix de produtos
O primeiro passo para criar sua campanha de vendas é definir qual será o mix de produtos que você vai vender. Para isso, você pode se basear nas informações do controle de estoque – buscando a venda daquelas mercadorias que estão próximas à data de vencimento.
2. Defina metas realistas em seu plano de vendas
Antes de entrarmos no processo de como obter suas vendas, precisamos falar sobre algo fundamental: metas.
Sua campanha de vendas precisa de uma meta final para guiar as ações. É preciso um número – de vendas, de clientes ou de qualquer métrica que escolher – para informar se o que você fez ou não foi um sucesso.
3. Defina prazos e marcos claros
Para saber se as previsões que você está fazendo para sua campanha de vendas estão próximas da realidade, é necessário dividir esse grande número em expectativas menores, com prazos estritos. Esses marcos serão incrivelmente úteis para rastrear se o seu plano está ou não no caminho certo.
Imagine que você tenha 1.000 unidades de um produto em estoque para vender – e sua meta seja zerar o estoque dessa mercadoria. Para isso, você pode definir marcos semanais: vender 250 unidades por semana ao longo de 4 semanas, por exemplo. Dessa forma, é possível reavaliar seus planos se os resultados da primeira semana ficarem apenas em 100 vendas, por exemplo.
4. Defina suas proposições de valor
As proposições de valor da sua empresa são importantes para todas as vendas realizadas, certo? No momento de criar uma campanha de vendas de sucesso, isso não é diferente. Sua vantagem competitiva é o que o diferencia da concorrência – e isso tem grande valor para estimular novos negócios.
Porém, a criação de uma campanha de vendas de sucesso precisa ir além disso. Você precisa entregar algo que realmente chame a atenção e gere valor para o consumidor. E é neste momento que entram todas as estratégias que vimos no capítulo anterior.
Além disso, você ainda pode explorar datas comemorativas para criar campanhas temáticas ou incrementar os benefícios do cliente com recompensas além da compra – como a entrega de um brinde ou a participação em um sorteio.
5. Estabeleça o período de duração da campanha de vendas
A sua campanha de vendas precisa ter um tempo de duração limitado. Afinal, estamos falando sobre a venda de produtos que estão próximos da sua data de vencimento e precisam ser vendidos com uma certa urgência.
Por isso, você pode apostar em diferentes estratégias. É possível criar uma promoção relâmpago que dura 7 dias e oferece condições imperdíveis. Por outro lado, você também pode criar uma campanha que dure mais de 30 dias – com várias minicampanhas para sempre manter alto o nível de energia.
6. Defina os canais ideais de comunicação
Depois de criar condições especiais para levar o consumidor ao momento da compra, você precisa garantir que os clientes fiquem sabendo das novidades. Para isso, defina os canais ideais de comunicação para promover sua campanha de vendas.
Isso pode incluir muitas alternativas:
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Envio de e-mail marketing
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Criação de uma página especial dentro do seu site
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Publicações nas mídias sociais
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Ligações para clientes antigos e/ou potenciais clientes
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Divulgação com uma rede de parceiros
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Visitas presenciais dos vendedores
7. Alinhe as ações com sua equipe
Toda a equipe precisa estar preparada para conduzir a campanha de vendas e atender aos clientes com qualidade. Seja em reuniões com o grupo, por telefone ou por e-mail, mantenha todos sempre alertas e informados sobre o desempenho da campanha de vendas.
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