Como o e-commerce para atacado distribuidor te leva longe
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Pensando em um e-commerce para atacado distribuidor? O mercado atacadista business-to-business (B2B) está avaliado em impressionantes US $ 6,7 trilhões em todo o mundo.
Para ganhar uma fatia maior deste bolo, há uma pressão implacável nos atacadistas e distribuidores para se diferenciarem em um mercado competitivo.
Isso significa que os distribuidores estão cada vez mais se inspirando nos sucessos do setor de B2C no atendimento ao cliente, na experiência do usuário e na facilidade de compra.
Nesse sentido, uma das principais tendências no setor B2B é o aumento da digitalização e da adoção do e-commerce. Estes são pilares essenciais do crescimento B2C, que os atacadistas B2B podem adotar para estabelecer uma vantagem competitiva.
Olhando para o futuro, os atacadistas devem ter uma estratégia de comércio eletrônico para migrar as operações convencionais para uma plataforma digital. Mas, primeiro, vamos definir o e-commerce para atacado distribuidor e a nova jornada digital disponível na compra por atacado.
O que é o e-commerce para atacado distribuidor?
Durante anos, o atacado distribuidor manteve um sistema de processamento de pedidos que se baseava em telefones, fax e desktop, sob a pressão de múltiplos insumos.
Isso pode parecer nostálgico para um profissional mais antigo da área, mas a dura realidade é que esse era um sistema propenso ao erro humano, com pouca visibilidade em tempo real de onde os pedidos estavam na cadeia de suprimentos. Apesar da ascensão do e-commerce na venda B2C, a tecnologia de processamento de pedidos de distribuição por atacado ficou estagnada por muitos anos.
O e-commerce para atacado distribuidor resolve as dores do cliente. Com ele, as funções combinadas de distribuição por atacado são incorporadas em um único painel digital, que pode ser acessado simultaneamente a partir de vários dispositivos — no lado do distribuidor e do cliente.
Os dados são armazenados na nuvem, substituindo entradas manuais por atualizações em tempo real e criando um backup contínuo que mantém as operações em execução em caso de falha de hardware.
A característica distintiva do e-commerce, no entanto, é que ele traz o cliente para o relacionamento desde o início. Os atacadistas podem fornecer a cada cliente um login seguro, que lhe dá acesso a um portal privado para pesquisar produtos, fazer pedidos, efetuar pagamentos e rastrear remessas.
No lugar de uma trilha de papel (e a provação de reconciliar ordens de compra com faturas), o e-commerce para atacado distribuidor coleta um perfil digital que aproveita a análise para fornecer informações de negócios e atendimento ao cliente. Mas quais os benefícios disso?
Os benefícios do e-commerce para atacado distribuidor
Os desktops e dispositivos móveis mudaram drasticamente o comportamento de compra dos consumidores. Vitrines foram substituídas por alternância de abas em navegadores; carrinhos de compras são cada vez mais virtuais… Isso já é fato.
Mas aqui estão as novidades que valem a pena compartilhar: espera-se que o crescimento das vendas digitais B2B superem o B2C nos próximos anos. Atacadistas e fabricantes gastarão mais que os varejistas online na aquisição de tecnologia de comércio eletrônico.
Essa mudança sísmica do e-commerce para atacado distribuidor é impulsionada por compradores de negócios experientes, agora acostumados ao mundo do varejo. Ou seja, eles querem pesquisar, comparar, consultar e comprar com apenas alguns cliques.
Embora não sem os seus desafios, a migração para o e-commerce para atacado distribuidor é fundamental para se manter relevante e competitivo na economia global digital atual.
A boa notícia é que essa marcha para soluções de comércio eletrônico, se feita adequadamente, promete nova geração de mercado, maior satisfação do cliente e operações simplificadas (leia-se “aumento de receita”). A má notícia é que não fazer isso de forma rápida e sensata pode causar perda da sua vantagem competitiva, participação de mercado e receita.
Mas se você ainda tem medo de transferir sua distribuição por atacado para canais online, veja, a seguir, cinco maneiras atraentes pelas quais o comércio eletrônico fortalecerá seu negócio de atacado e mergulhará no jogo de e-commerce B2B:
1- Customer Experience (CX) é a nova moeda
A experiência do cliente B2C está levando os compradores de negócios a esperarem a mesma experiência online, eficiente e intuitiva de seus fornecedores.
Atualmente, as empresas priorizaram relacionamentos comerciais que respondam melhor às solicitações ao fazer compras a qualquer hora e em qualquer lugar, de maneira transparente e em vários canais.
Um dos principais desafios é criar experiências únicas de compradores digitais, que te diferencie dos concorrentes. Criar uma experiência de usuário personalizada e memorável em todos os canais, e aumenta a satisfação e a fidelidade do seu público.
2- O cliente é cada vez mais omnichannel
Os fornecedores atacadistas podem esperar ganhar vantagem competitiva à medida que aumentam os gastos dos clientes omnichannel — aqueles que querem comprar em múltiplos canais.
As melhores soluções de e-commerce para atacado distribuidor simplificam e diferenciam os processos de vendas B2B omnichannel para marcas e atacadistas. É mais provável que esses clientes B2B permaneçam fiéis, comprem mais produtos e com mais frequência do que os compradores offline de canal único.
3- Aproveite novos mercados e expanda seus negócios
À medida que o mercado de distribuição continua a migrar para canais online, os mercados atuais se tornam mais robustos e novos entram no seu alcance. Uma solução de comércio eletrônico integrada pode expandir seus negócios.
Exemplos? Alcance novos segmentos de clientes que anteriormente não eram rentáveis para o serviço. Também: remova barreiras geográficas com impostos, línguas, moedas e suporte no aplicativo. E há outros exemplos de como seus concorrentes estão expandindo, à medida que alavancam suas soluções de comércio eletrônico.
4- Impulsione a mobilidade do seu comércio atacadista
O comércio eletrônico está se tornando móvel. Com o país tendo mais de um smartphone ativo por habitante, não é surpresa que o comércio eletrônico B2B esteja acontecendo cada vez mais em dispositivos móveis.
Os aplicativos são personalizados para lidar com vendas, merchandising, gerenciamento de pedidos e CRM. Usando dispositivos móveis, os clientes se conectam diretamente aos seus atacadistas e marcas, economizando tempo e recursos preciosos.
5- Faça o melhor uso de seus representantes de vendas
Convencer seus varejistas a adotarem o e-commerce para atacado distribuidor pode ser um desafio. Somos criaturas de hábitos, afinal de contas, e optar pelo autosserviço pode não ser atraente – no começo.
Mas alavancar seus representantes de vendas e seu relacionamento íntimo com o cliente significa que eles são seus embaixadores finais de mudanças, e podem fornecer o treinamento presencial no local que os varejistas apreensivos precisam.
Pense nisso como um serviço ao cliente extremo, o que significa que os representantes são os olhos e ouvidos da equipe de gerenciamento de marketing, capazes de fornecer feedback relevante em tempo real sobre como a loja está sendo recebida, o que está funcionando e o que não está.
O que pensar ao criar e-commerce para atacado distribuidor?
Então, quais são os requisitos do e-commerce para atacado distribuidor? Continue lendo e confira as cinco regras que devem ser seguidas para que as empresas tenham sucesso — em vez de dificuldades — ao colocar seus negócios online.
1- Planeje a jornada de migração
O e-commerce para atacado distribuidor vai revolucionar os negócios de várias maneiras. Para evitar o caos que pode resultar dessas iniciativas, procure um parceiro de e-commerce B2B que entenda os elementos estratégicos desse cenário e que colabore com a liderança executiva para planejar a jornada.
Experimente a abordagem “land-and-expand“, que permite que os elementos centrais de uma estratégia B2B sejam desembarcados rapidamente para aproveitar os benefícios que, muitas vezes, existem para uma organização ou para atender às demandas imediatas do comprador.
Durante este processo, oportunidades adicionais vão surgir e podem evoluir. Muitas organizações, no entanto, ficam atoladas em projetos com cronogramas de vários anos ou esforços fragmentados, o que pode comprometer o ROI.
2- Maximize o poder do comércio eletrônico
O comércio eletrônico é uma extensão do seu negócio. Portanto, a integração com vários sistemas, especialmente os principais, como planejamento de recursos corporativos (ERP), gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM) ou aplicativos de sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), é essencial.
Uma característica-chave de uma plataforma de e-commerce para atacado distribuidor é a arquitetura para suportar múltiplas integrações.
Ineficiências, clientes chateados e perda de receita são apenas alguns dos resultados negativos que as empresas enfrentam sem uma plataforma de comércio eletrônico integrada. Considere as seguintes situações:
– Os pedidos recebidos por meio do e-commerce para atacado distribuidor devem ser reinseridos ou importados para os sistemas ERP contábeis ou de back-end, resultando em esforço duplicado e eficiência reduzida. Em vez de reduzir custos por meio de pedidos integrados, eles aumentam.
– Os clientes não estão sincronizados entre o site de comércio eletrônico e o sistema ERP. Para manter um banco de dados de clientes preciso, as informações de contato devem ser inseridas manualmente no sistema ERP para cada pedido, resultando em mais aumentos de custos.
– O preço e o histórico da conta do cliente não são sincronizados do sistema ERP para o site de comércio eletrônico, fornecendo informações incompletas ou imprecisas para seus compradores.
– Os clientes que fazem pedidos no site não conseguem ver seus preços negociados, resultando em pedidos que devem ser ajustados manualmente nos bastidores, introduzindo mais custo e tempo na equação.
– As informações do produto, se não forem suportadas por um sólido protocolo de integração para ERP e conteúdo rico, correm risco de duplicação ou erro.
– Os custos de envio não podem ser calculados e rastreados online. O rastreamento de pedidos em tempo real, iniciados online ou não, se não estiver disponível para os clientes, faz com que o telefone continue tocando. Essas chamadas telefônicas de status ocupam uma grande parte do tempo produtivo de vendas ou da equipe de atendimento ao cliente, todos os dias.
A integração preenche a lacuna de um sistema para outro e garante que cada um funcione com as informações mais precisas disponíveis no sistema como um todo. Se integrada, os dados capturados no site de comércio eletrônico agilizam a maneira como você faz negócios e reduzem os tempos de resposta dos pedidos e os custos indiretos.
3- Certifique-se de que sua plataforma seja flexível
A maioria das soluções de e-commerce suporta apenas tipos específicos de sites de comércio eletrônico — B2C, mas não B2B, por exemplo, ou B2B, mas não móveis.
As plataformas que podem transportar uma organização para o futuro suportam arquitetura multicanal. Ser encaixotado por uma plataforma que não é ágil e flexível pode colocá-lo em uma desvantagem distinta no mercado, especialmente quando seus concorrentes adicionam determinada funcionalidade, se movem e segmentam seus mercados.
Ao escolher uma plataforma de e-commerce para atacado distribuidor, certifique-se de que ela seja flexível para atender às suas necessidades – de hoje e no futuro.
4- Crie seu conteúdo de e-commerce para diferenciá-lo
Os dias de encomenda de um catálogo HTML simples de produtos por meio do número de peça acabaram. Agora, as listagens de produtos incluem visual merchandising, com catálogos virtuais, uma cópia descritiva detalhada e as especificações e detalhes técnicos de cada produto.
Esse aumento na informação impede que os compradores tenham que adivinhar que o que eles estão pedindo é, na verdade, o que eles querem. A barra do e-commerce foi definida pelo mundo B2C; os compradores esperam uma experiência com fácil usabilidade, altamente informativa e visualmente atraente, sendo prática para encontrar o que eles precisam e fazer compras.
5- Não subestime o atendimento ao cliente
Conduzir a fidelidade do cliente será um tópico importante, já que a experiência B2B é integrada à estratégia geral de um negócio. Embora a eficiência de um modelo online seja bem-vinda por seu comprador, seus pontos de contato e programas de fidelidade devem compensar a diferença de criar e manter um relacionamento com seus clientes.
Ao tecer o comércio eletrônico em seus processos de negócios, você pode começar a estender a experiência online para a organização.
Autorize o atendimento ao cliente e os membros da equipe a fazer o que for necessário para encantar cada comprador, fortalecer todos os compromissos e ir além das expectativas para garantir que a venda atual e a fidelidade futura permaneçam com sua organização.
Como se sabe, a lealdade do cliente depende da confiabilidade, experiência e capacidade de resposta às suas necessidades, e um atendimento excepcional é a melhor maneira de solidificar o relacionamento.
Qualquer empresa pode se beneficiar ao colocar suas vendas e operações online. O comércio eletrônico lhe ajudará a aumentar a receita dentro de sua base de clientes existente por meio de compras expandidas, e auxiliará seus esforços para alcançar novos clientes em potencial. Além disso, pode melhorar muito a visibilidade da sua marca e facilitar a realização de negócios com a sua organização.
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