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Blog, Trade Marketing

13 qualidades essenciais de um supervisor de trade marketing

Em vez de ler, que tal ouvir? 

Trade marketing é uma estratégia e área de negócio voltada a melhorar a presença, a exposição, disponibilidade e visibilidade de produtos no PDV, desenvolvendo ações para impulsionar as vendas. Por isso, é um campo muito dinâmico e competitivo. Para ajudar as empresas a se destacarem e terem sucesso em suas ações, existe o supervisor de trade marketing.

Entretanto, o mercado se transforma cada vez mais rapidamente. Os clientes estão mais criteriosos, despontam novas tecnologias e técnicas de trade marketing, é preciso se adaptar e estar alerta o tempo todo. 

Isso demanda do supervisor de trade marketing uma base de competências consistente e uma evolução constante. Então, quais são as principais habilidades que esse profissional deve desenvolver?

Há um conjunto de qualidades essenciais para um supervisor de trade marketing de destaque. Continue a leitura e descubra quais são elas!

O que um supervisor de trade marketing faz?

O supervisor de trade marketing tem um papel de grande importância para o sucesso da estratégia de vendas de empresas como atacados distribuidores.

Isso porque ele desempenha atividades muito relevantes para a área, incluindo: 

  • supervisão da equipe de trade marketing; 
  • coordenação de ações e de campanhas promocionais; 
  • gestão de relacionamento com pontos de venda; 
  • análise de performance. 

→ Para saber mais, baixe nosso e-Book: Guia indispensável para implementar o trade marketing na sua distribuidora

Primeiros passos para aplicar o Trade Marketing

Com o desenvolvimento dessas atividades, o trabalho do supervisor de trade marketing impacta diretamente nos resultados da empresa e a sua atuação analítica e técnica contribui para que o que foi estabelecido no nível de gestão seja executado e traga a resposta esperada.

→ No vídeo, conheça mais sobre o trabalho e os desafios de um supervisor de trade marketing:

3 tipos diferentes de habilidades de supervisão

As habilidades de supervisão não são um monólito. Em vez disso, a gama de diferentes responsabilidades que um supervisor de trade marketing assume torna necessário o desenvolvimento de várias categorias diferentes de habilidades, especialmente:

1. Habilidades técnicas

Quaisquer habilidades que envolvam o uso de ferramentas ou tecnologias específicas para executar tarefas concretas podem ser definidas como técnicas.

Também conhecidas como hard skills, elas incluem domínio de sistema de gestão, de aplicativos e plataformas voltadas ao trade marketing, técnicas de vendas, entre outras.

2. Habilidades conceituais

Essas são habilidades menos difundidas, mas igualmente importantes. Elas são mais abstratas, mas tão essenciais quanto suas contrapartes técnicas.

Elas envolvem a capacidade de pensar e diagnosticar um problema, visualizar diferentes soluções, elaborar um plano de ação e outras.

3. Habilidades comportamentais ou interpessoais

Também chamadas de soft skills, são fundamentais para o trabalho do supervisor de trade marketing. Para lidar com pessoas, sejam membros da equipe, gestores, clientes ou fornecedores, é fundamental desenvolver habilidades como comunicação, negociação, resiliência, empatia, ética, etc.

13 qualidades essenciais de um supervisor de trade marketing

Para vencerem desafios como as mudanças frequentes nas necessidades e no comportamento do consumidor, a entrada constante de novos competidores no mercado, alcance de metas, aumento de vendas e outras, é importante que o supervisor de trade marketing desenvolva qualidades essenciais como:

1. Conhecimento profundo do mercado

O segmento B2B e, especialmente, de atacados distribuidores, é bastante dinâmico, complexo e competitivo. Para ter sucesso nesse cenário, uma das habilidades mais indispensáveis é compreender bem: 

  • o mercado de atuação;
  • os diferenciais da empresa;
  • quem são os principais players;
  • tendências mais relevantes;
  • perfil dos clientes;
  • forças que afetam o ambiente de negócios.

Com esse entendimento, o supervisor de trade marketing evita erros e reduz riscos, aumenta a assertividade das ações que coordena, consegue manter relacionamentos mais duradouros com os PDVs e, assim, contribuir de modo mais estratégico para o sucesso da empresa.

→ Compreenda mais sobre a área em nosso artigo sobre o cenário atual do trade marketing no Brasil

2. Adaptação às tendências

Com as constantes e aceleradas mudanças que ocorrem hoje, a curva de surgimento e adoção de tendências está cada vez mais ágil. Assim, quem não está de olho nelas no momento certo, fica para trás e cede espaço para a concorrência.

Por isso, é indispensável monitorar e estar pronto para adaptar-se às tendências relevantes. Ao fazer esse monitoramento ativo, o profissional de trade marketing pode: 

  • antecipar essas mudanças;
  • identificar padrões;
  • adaptar suas estratégias;
  • tomar decisões bem-informadas;
  • aproveitar novas oportunidades;
  • ajudar a manter o negócio competitivo.

→ Conheça outras tendências e boas práticas no eBook: Trade Marketing para Distribuidores: dicas de ouro para planejar o PDV

3. Liderança

Essa não é uma habilidade exclusiva da gestão de trade marketing: profissionais de supervisão também precisam aperfeiçoá-la.

Apesar de ela ser frequentemente vista como uma habilidade natural, ela pode ser aprendida e aprimorada por meio de treinamento e prática focada. Quando ela é desenvolvida, o líder consegue: 

  • motivar e inspirar pessoas;
  • manter a equipe engajada e orientada à conquista de metas;
  • reduzir a rotatividade de pessoal;
  • criar e manter uma equipe de alta performance;
  • reter talentos;
  • ter uma equipe participativa e comprometida;
  • manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

→ Confira dicas de como motivar e gerir o promotor de venda no PDV

4. Comunicação eficaz

Todas as habilidades técnicas do mundo não serão suficientes se o profissional de trade marketing não conseguir se comunicar de forma clara e eficaz. Para o supervisor, isso é especialmente importante, já que ele atua como um elo entre a gestão e a operação.

Sendo assim, a habilidade de comunicação é essencial, sobretudo, para: 

  • fornecer à equipe etapas e ações detalhadas para a execução de estratégias;
  • informar e engajar o time para alcançar as metas;
  • transmitir de modo claro e conciso novos processos, cronogramas, planos e campanhas;
  • fazer negociações ganha-ganha;
  • manter bons relacionamentos;
  • ter melhores resultados com a implementação de inovações e mudanças;
  • motivar a equipe;
  • transmitir confiança para as pessoas.

5. Pensamento prático e estratégico

Esta é uma habilidade específica que envolve saber como: 

  • alinhar as metas diárias com os objetivos macro da empresa;
  • definir prioridades para a equipe;
  • adaptar estratégias após realizar análises de dados e resultados parciais para recalibrar as ações na direção certa;
  • corrigir o curso das campanhas de trade marketing;
  • manter a equipe alinhada, bem-orientada e produtiva. 

→ Se você está começando ou reestruturando a área, confira dicas de como implementar um departamento de trade marketing

6. Gestão de conflitos

Conflitos são um aspecto inevitável do trabalho de qualquer supervisor. Mas profissionais eficazes saberão como preveni-los e evitar que se transformem em algo pior.

Isso exige, entre outras coisas, saber ouvir ativamente e respeitosamente ambas as perspectivas e, então, compreender como chegar a uma resolução que seja justa e equitativa.

Além disso, é fundamental: 

  • manter um clima positivo no trabalho;
  • ter uma comunicação muito clara;
  • dar e receber feedbacks constantes;
  • ajudar a desenvolver habilidades comportamentais também na equipe.

Assim, é possível evitar conflitos e que eles sejam agravados, mantendo a equipe integrada, alinhada, funcional e colaborativa. 

7. Definição de metas

Uma parte considerável das pessoas que definem metas acaba não as alcançado. Por que isso acontece?

Conforme um estudo realizado por psicólogos, tudo depende de como as metas são criadas. Segundo esse estudo, definir metas específicas e desafiadoras leva a um desempenho maior em 90% das vezes.

Por outro lado, metas pouco claras e vagas podem prejudicar a dinâmica da equipe, minando a motivação, diminuindo o engajamento, tirando o foco e, até mesmo, desencadeando comportamentos antiéticos e conflitos.

Por tudo isso, fica claro o quanto é importante que o supervisor de trade marketing desenvolva a habilidade para definir assertivamente metas. 

Uma das metodologias mais utilizadas (em conjunto com outros critérios), é a SMART, estabelecendo que as metas devem ser: 

  • Específicas (Specific): as metas devem ser claramente definidas e não deixar espaço para ambiguidade;
  • Mensuráveis (Measurable): você deve ter uma maneira clara de monitorar o progresso e avaliar o sucesso;
  • Atingíveis (Attainable): as metas devem ser desafiadoras, mas alcançáveis ​​dentro de um prazo realista;
  • Relevantes (Relevant): elas precisam estar alinhadas com os objetivos gerais da equipe e da empresa para gerar mais vendas;
  • Temporais (Time-Based): deve haver um prazo claramente definido para atingir a meta.

→ Além do desenvolvimento de metas, confira outras dicas para potencializar os resultados dos promotores de vendas

8. Habilidades analíticas

Para o supervisor de trade marketing, essas habilidades são essenciais para: 

  • captar, cruzar e analisar dados para fundamentar tomadas de decisões;
  • ter insights;
  • identificar oportunidades;
  • antever mudanças;
  • planejar ações;
  • monitorar as tendências mais relevantes;
  • avaliar resultados e métricas de trade marketing.

→ Descubra mais sobre essa habilidade e maneiras de desenvolvê-la no vídeo:

9. Resposta rápida às mudanças

Os planejamentos e as necessidades dos clientes se transformam, recursos e tecnologias surgem e mudam o tempo todo e, apesar de tudo isso, o supervisor de trade marketing eficaz sabe como se adaptar.

A capacidade de reconhecer rapidamente a necessidade de mudança e implementar os ajustes necessários é uma marca registrada de um bom profissional de trade marketing.

Aprender essa habilidade exigirá uma alta quantidade de consciência situacional, incluindo como as demandas das partes interessadas podem se modificar de um momento para o outro, o tempo e o esforço necessários para movimentar funcionários e recursos, e o contexto mais amplo do mercado em geral. 

Por isso, entre as qualidades do profissional de trade marketing está a rápida resposta a mudanças integrada a bastante organização – muitas vezes, será preciso ter também planos B, C e D pensados ​​com antecedência e flexíveis o suficiente para serem adaptados. 

10. Inovação constante

Essa é uma habilidade que permite que o supervisor de trade marketing desenvolva soluções tanto para problemas rotineiros quanto para desafios mais complexos.

Ela é nutrida pela criatividade, foco em melhoria contínua e pelo conhecimento de várias ferramentas e técnicas que podem ser usadas no processo de inovação, como brainstorming e ideação.

Além disso, envolve entender como projetar uma ação experimental ou prototipar uma solução para que ela possa ser testada quanto à viabilidade e eficiência. Os profissionais inovadores também devem ser capazes de entender as necessidades e preferências dos clientes para criar campanhas e ações que atendam às suas demandas em transformação. 

11. Resolução de problemas

O supervisor de trade marketing eficaz sabe como resolver rapidamente os problemas de sua equipe e da operação. Isso inclui a capacidade de implementar medidas preventivas, bem como o conhecimento de como identificar a causa raiz de um problema e chegar a uma solução assertiva.

Assim, quando surgem problemas, o profissional precisa pensar em soluções viáveis em vez de apenas reagir. Bons solucionadores de problemas consideram várias alternativas antes de escolher a melhor solução. Eles precisam pensar criticamente sobre as situações para tomar as decisões certas, olhando para os problemas de diferentes perspectivas e analisando todos os resultados possíveis. 

Tudo isso exige atenção consistente aos detalhes. Além disso, bons líderes devem também ajudar sua equipe a desenvolver essas habilidades de resolução de problemas, permitindo que todos tenham o mesmo foco e direcionamento, evitando que problemas se transformem em crises. 

12. Organização e gestão do tempo

O trabalho de um supervisor de trade marketing requer um senso altamente desenvolvido de organização e gerenciamento de tempo.

Mais especificamente, envolve saber como priorizar adequadamente diferentes tarefas, coordenar recursos entre os membros da equipe e realocar ferramentas e pessoal conforme necessário. Isso é vital para que tudo permaneça dentro do cronograma e que as metas sejam cumpridas.

13. Atenção a novas tecnologias

Não há como negar que tecnologias como inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina e automação já estão transformando a forma como trabalhamos. Na verdade, de acordo com um estudo da Gartner, até 2025, o uso de IA no ambiente de trabalho terá aumentado em 50%. 

O que isso significa para o supervisor de trade marketing? Para começar, que aqueles que não adotam a tecnologia correm o risco de ficar para trás de seus concorrentes. À medida que mais e mais empresas utilizam essas novas tecnologias, os profissionais que resistem à mudança correm o risco de se tornarem obsoletos e suas operações menos competitivas.

No entanto, para aqueles que adotam a tecnologia certa, os benefícios podem ser significativos. A IA e a automação, por exemplo, podem agilizar tarefas repetitivas, liberando os profissionais para se concentrarem em iniciativas mais estratégicas e focadas em resultados. Elas também podem ajudar a identificar áreas para melhoria, otimizar fluxos de trabalho e, até mesmo, prever problemas potenciais.

A revolução tecnológica veio para ficar, e os supervisores que tiverem um olhar atento a isso ajudarão a posicionar melhor os negócios agora e no futuro. Mas, lembre-se: não se trata apenas de adotar novas tecnologias — trata-se de entender como elas podem ser utilizadas para impulsionar o crescimento, a produtividade, a eficiência e a inovação dentro da sua empresa.

Conclusão

O mercado de trade marketing está sendo moldado por vários fatores, incluindo tecnologias emergentes, mudanças no comportamento do consumidor, aumento da concorrência e novos parâmetros de eficiência.

Para contribuir ativamente para o sucesso do atacado distribuidor nesse tipo de cenário, o supervisor de trade marketing precisa apresentar habilidades como conhecimento profundo do mercado, adaptação às tendências, liderança, comunicação, definição de metas, inovação e atenção às novas tecnologias.

O mundo dos negócios está mudando em um ritmo sem precedentes, e os profissionais que não acompanharem esse movimento, desenvolvendo qualidades do profissional de trade marketing que são essenciais, além de ficarem para trás, também prejudicarão o desempenho do negócio. 

Mas, com tudo isso, também vêm as oportunidades. É um momento de grande potencial para aqueles que conseguem navegar pelos desafios com resiliência, utilizando suas habilidades para se destacar e criar soluções, impulsionando as vendas e ajudando a operação de trade e a empresa a terem sucesso no mercado.

Por isso, essa é a hora para desenvolver essas qualidades essenciais para o supervisor de trade marketing e começar a se destacar na sua área! Quais habilidades você considera mais importantes? Deixe sua mensagem nos comentários.

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19 de agosto de 2024/0 Comentários/por Thiago Melo
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