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Blog, Trade Marketing

Como potencializar os resultados dos promotores de vendas

Em vez de ler, que tal ouvir?

Os promotores de vendas são fundamentais para o sucesso das estratégias e ações de trade marketing. Afinal, eles atuam como um elo entre o atacado distribuidor e o cliente, tendo um papel importante para humanizar e diferenciar as relações B2B.

Para isso, é indispensável que esses profissionais tenham conhecimento e habilidades para fazer com que essas interações ocorram da melhor forma e que as metas estabelecidas sejam atingidas.

 

Lembre-se: todo PDV tem como objetivo final a lucratividade, e a escolha da pessoa certa para essas posições pode proporcionar a estratégia ideal para aumentar o ROI e fortalecer sua marca.

 

Neste artigo, conheça mais sobre as habilidades importantes para os promotores de vendas e as melhores táticas para melhorar a performance e os resultados de sua equipe. Acompanhe a seguir.

Quem são os promotores de vendas e quais são as suas responsabilidades?

Os promotores de vendas são os profissionais que colocam estratégias de vendas em prática e que estão na linha de frente fortalecendo a marca do atacado e seu relacionamento com os clientes.

Por isso, eles têm um papel crítico para distribuidores, pois promovem e comercializam a mercadoria para essas empresas, que pode variar de alimentos, passando por materiais de escritório até suprimentos farmacêuticos.

 

Sendo assim, os promotores de vendas estão em uma posição estratégica para a gestão de trade marketing, contribuindo, ainda, com o compartilhamento de informações cruciais que beneficiam setores como marketing e vendas.

 

As responsabilidades dos promotores de vendas são estabelecidas também pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que inclui entre as suas principais atribuições:

 

  • Comercializar produtos, informando sobre suas características e vantagens, ajudando, assim, na escolha dos clientes;
  • Fazer contato com clientes em potencial para apresentar os produtos;
  • Monitorar a entrada e a saída de produtos;
  • Fazer a promoção de venda dos produtos, seja por meio de demonstração, degustação, distribuição de amostras, etc.;
  • Executar a exposição de produtos de modo atrativo;
  • Fazer relatórios de vendas, de promoções, entre outros.

     

Quais habilidades os promotores de vendas precisam ter?

 

Como visto, os promotores de vendas têm responsabilidades muito importantes para o sucesso do atacado distribuidor. Para executá-las com eficiência, eles precisam desenvolver e aprimorar algumas habilidades, especialmente:
1. Habilidades de atendimento ao cliente
Os promotores de vendas precisam se comunicar de maneira amigável e eficaz com os clientes atuais e em potencial, ouvindo o que precisam e ajudando-os na escolha das opções que possam ser benéficas para eles e para suas necessidades.

A partir dessa habilidade, o promotor de vendas será capaz de interagir e acompanhar o ciclo completo, desde a captação do cliente até o pós-venda, buscando fidelizá-lo e garantir novas recompras e um relacionamento bem-sucedido e duradouro com o atacado distribuidor.

2. Habilidades de comunicação

Esses profissionais também precisam saber descrever aos clientes os diferentes atributos e diferenciais de um produto, responder a quaisquer perguntas que possam ter e explicar por que determinado produto será benéfico para eles.

Portanto, a habilidade de se comunicar de forma eficaz é essencial para qualquer promotor de vendas. Esses profissionais precisam ser capazes de articular as características e benefícios dos seus produtos de uma forma clara, concisa e atrativa.

Eles também devem saber ouvir os comentários e as perguntas dos clientes para resolver quaisquer preocupações e eliminar obstáculos nas vendas.

3. Flexibilidade de horário

É importante também apresentar adaptabilidade para atuar com flexibilidade de horários na rotina dos promotores de vendas.

Para realizar seus roteiros de visitas, ações nos PDVs, atividades de prospecção e outras, é necessário seguir os horários de funcionamento das lojas e de disponibilidade dos clientes, fazendo uma boa gestão do tempo e adaptando seu cronograma conforme as prioridades, sabendo equilibrar prazos e tarefas nessas janelas de tempo.

4. Persistência e resiliência

Desenvolver persistência e resiliência é algo fundamental para enfrentar desafios, lidar com o estresse e desenvolver uma mentalidade mais positiva e produtiva.

Isso é especialmente importante para o promotor de vendas que, muitas vezes, lida com contratempos e encontra obstáculos em suas atividades. Portanto, ser capaz de adaptar sua abordagem, ter uma atitude positiva e continuar motivado seguindo em frente é crucial nesse tipo de trabalho.

Essas habilidades também são relevantes, já que é preciso tempo e esforço para construir relacionamentos com clientes potenciais e fechar negócios e, sem elas, pode surgir desânimo e desistência ao longo do caminho.

5. Atitude amigável e acessível

Os clientes se lembrarão de um promotor de vendas amigável e acessível em vez de um profissional indiferente e difícil de entrar em contato.

Bons promotores são capazes de identificar os diferentes tipos de clientes e adaptar suas atitudes de acordo com cada perfil específico, suas necessidades e preferências, sempre agindo de modo ético e amigável.

6. Comportamento profissional e boa apresentação pessoal

A apresentação pessoal adequada acompanhada de um comportamento profissional diferencia o promotor de vendas e é um dos elementos que auxiliam a potencializar seus resultados.

Afinal, isso ajuda a causar uma boa impressão e a construir a sua reputação e imagem desde à primeira vista. Ainda, contribui para elevar a confiança e o sentimento de segurança e seriedade nas negociações feitas.

7. Experiência em situações de vendas presenciais

Para realizar suas principais funções, o promotor de vendas deve saber como alinhar os desejos ou necessidades dos clientes atuais e em potencial com os produtos do atacado distribuidor que ele promove.

Para fazer isso, o profissional precisa entender e saber como se adaptar rapidamente, se comunicar com assertividade, interpretar sinais verbais e não verbais da outra parte, como negociar e fazer fechamentos. Portanto, a experiência em situações de vendas presenciais é fundamental para facilitar e otimizar seus resultados.

Dicas para melhorar o desempenho e a eficácia da equipe de promotores de vendas

O desempenho de vendas é a força vital de qualquer negócio, especialmente para o atacado distribuidor. No entanto, esse é um mercado bastante competitivo. É por isso que melhorar as habilidades, a performance e a eficácia dos profissionais que atuam nessa área é tão relevante para alcançar o sucesso e superar suas metas.

A chave para potencializar constantemente resultados de vendas é a consistência. Se a sua equipe não estiver preparada para ter sucesso repetível e escalável, não será capaz de atingir ou superar os objetivos quando as circunstâncias mudarem ou o cenário se tornar mais desafiador ou complexo.

Por tudo isso, é tão importante implementar estratégias e promover iniciativas para preparar os promotores de vendas para alcançar o seu potencial e melhores resultados, independentemente dos obstáculos econômicos ou das situações competitivas.

A seguir, conheça seis exemplos de boas práticas para melhorar o desempenho e a eficácia da equipe de promotores de vendas:

1. Oferecer treinamento e capacitação constante

Um programa de treinamento bem projetado permite que seus promotores de vendas desenvolvam e aprimorem suas habilidades e competências e trabalhem as oportunidades de aperfeiçoamento para performar ainda melhor.

A capacitação constante também ajudará a preparar com mais consistência, tanto técnica quanto comportamental, os profissionais para saberem como se comunicar com cada cliente e fechar mais negócios.

→ Capacitações voltadas a técnicas de vendas são essenciais para os promotores. Descubra mais sobre elas em nosso Mega Guia com técnicas de vendas para melhorar seus resultados no PDV

2. Compreender o público-alvo

A comunicação eficaz é a base do sucesso das vendas. Melhorar as habilidades de comunicação — como saber ouvir ativamente, fazer as perguntas corretas e adaptar seu estilo para corresponder ao estilo de seus clientes em potencial — é um ponto relevante para potencializar os resultados de cada promotor de vendas.

Além disso, ajudar sua equipe a desenvolver as chamadas soft skills (habilidades comportamentais), como a empatia, contribuirá para a compreensão e o entendimento do seu público e de como comunicar sua mensagem com clareza, apresentar propostas e produtos de modo atrativo e lidar com eventuais objeções de cada cliente atual e em potencial.

 

3. Fornecer recorrentemente acompanhamento e feedback

As avaliações e o acompanhamento de desempenho do promotor de vendas são essenciais para reconhecer seus pontos fortes, mantê-lo motivado e ajudá-lo a atingir suas potencialidades, preenchendo eventuais lacunas de habilidades atuais.

Ter esses momentos de feedback constantemente também auxilia o gestor a compreender as necessidades de treinamento de cada profissional e os desafios da equipe como um todo.

→ Assista ao vídeo a seguir e conheça outras maneiras de manter em alta a motivação dos seus promotores de vendas:

4. Reconhecer e incentivar a equipe

A forma como os promotores se sentem reconhecidos e valorizados pode influenciar significativamente a sua motivação e os resultados, para melhor ou para pior.

Os momentos de feedback devem também ser utilizados para fazer reconhecimento de progressos, melhorias e resultados dos profissionais. Oferecer algum tipo de incentivo por isso e pelo cumprimento das metas é essencial para manter o promotor de vendas engajado e sentindo-se valorizado.

 

→ Reconhecer e incentivar a equipe é essencial para potencializar resultados. Veja mais dicas em nosso artigo sobre como motivar e gerir o promotor de venda no PDV

5. Compartilhar atualizações sobre tendências do mercado

De forma simples, uma tendência do mercado é uma espécie de direção consistente na qual a demanda por um produto ou serviço se move. Ela pode ser utilizada para identificar padrões nas vendas, nos preços, no comportamento do cliente e para prever a demanda futura.

Por isso, quem trabalha com vendas precisa conhecer as principais tendências que impactam ou que deverão transformar o mercado. Compartilhar esses insights e informações com seus promotores ajudará sua equipe a estar à frente da curva e ter uma compreensão mais profunda dos fatores que podem determinar seus resultados e de como ajustar suas estratégias para aumentar as chances de sucesso.

 

Manter os promotores atualizados sobre as tendências mais importantes também pode ajudar na captação de clientes e na conquista de novos mercados, com a identificação de novas oportunidades que podem estar surgindo junto às tendências.

→ Para começar esse trabalho e conhecer algumas das principais tendências do momento, leia nosso artigo e descubra 15 inovações e tendências de trade marketing

6. Utilizar ferramentas e tecnologia atualizada

 

De acordo com um estudo realizado pela McKinsey, as empresas vencedoras do mercado B2B estão mais dispostas a investir em tecnologias de vendas avançadas – as líderes têm 55% mais probabilidade de adotar novas tecnologias do que as concorrentes.

Isso demonstra como a tecnologia pode potencializar resultados e contribuir para gerar diferenciais competitivos. Afinal, sua equipe pode ter todas as habilidades certas, mas não conseguir alcançar o melhor desempenho sem uma tecnologia atualizada, que otimize e agilize seu trabalho e ajude a aprimorar a comunicação e o atendimento ao cliente.

Essas ferramentas automatizam tarefas, armazenam histórico de dados e interações, fornecem um acesso rápido ao catálogo de produtos, à finalização de pedidos, geração de relatórios e muitos outros recursos que elevam a eficiência e a produtividade dos promotores de vendas.

→ Leia nosso artigo e conheça mais sobre o sistema de monitoramento de promotores, uma ferramenta importante para a gestão de trade marketing.

Conclusão

Potencializar os resultados dos promotores de vendas requer uma combinação de planejamento, capacitação contínua e atualização constante, mantendo sua equipe preparada e motivada para desenvolver uma abordagem assertiva e centrada no cliente, sendo mais produtiva, ágil e eficiente.

No entanto, lembre-se de que o sucesso em vendas é uma jornada. É preciso esforço consistente, dedicação e adaptabilidade para lidar com as transformações e desafios que surgem nesse percurso.

Ao promover treinamento, fornecer feedback e apoio constante, reconhecer e incentivar a equipe e mantê-la atualizada com as tendências e tecnologias de ponta, sua empresa estará atuando para aperfeiçoar resultados e impulsionar as vendas individuais desses profissionais e do atacado distribuidor como um todo.

Sabemos que os promotores de vendas são essenciais para o negócio e para seu sucesso, portanto, aplicar essas dicas e buscar as melhores práticas para apoiar seu trabalho e alavancar seus resultados é indispensável para o atacado distribuidor.

Gostou do nosso artigo sobre como potencializar os resultados dos promotores de vendas? Para modernizar as ferramentas do seu time e elevar as vendas, solicite uma demonstração da nossa solução para gerenciar seu time de trade marketing.
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