Como potencializar os resultados dos promotores de vendas
Em vez de ler, que tal ouvir?
Os promotores de vendas são fundamentais para o sucesso das estratégias e ações de trade marketing. Afinal, eles atuam como um elo entre o atacado distribuidor e o cliente, tendo um papel importante para humanizar e diferenciar as relações B2B.
Neste artigo, conheça mais sobre as habilidades importantes para os promotores de vendas e as melhores táticas para melhorar a performance e os resultados de sua equipe. Acompanhe a seguir.
Quem são os promotores de vendas e quais são as suas responsabilidades?
Os promotores de vendas são os profissionais que colocam estratégias de vendas em prática e que estão na linha de frente fortalecendo a marca do atacado e seu relacionamento com os clientes.
Sendo assim, os promotores de vendas estão em uma posição estratégica para a gestão de trade marketing, contribuindo, ainda, com o compartilhamento de informações cruciais que beneficiam setores como marketing e vendas.
- Comercializar produtos, informando sobre suas características e vantagens, ajudando, assim, na escolha dos clientes;
- Fazer contato com clientes em potencial para apresentar os produtos;
- Monitorar a entrada e a saída de produtos;
- Fazer a promoção de venda dos produtos, seja por meio de demonstração, degustação, distribuição de amostras, etc.;
- Executar a exposição de produtos de modo atrativo;
-
Fazer relatórios de vendas, de promoções, entre outros.
Quais habilidades os promotores de vendas precisam ter?
A partir dessa habilidade, o promotor de vendas será capaz de interagir e acompanhar o ciclo completo, desde a captação do cliente até o pós-venda, buscando fidelizá-lo e garantir novas recompras e um relacionamento bem-sucedido e duradouro com o atacado distribuidor.
2. Habilidades de comunicação
Esses profissionais também precisam saber descrever aos clientes os diferentes atributos e diferenciais de um produto, responder a quaisquer perguntas que possam ter e explicar por que determinado produto será benéfico para eles.
Portanto, a habilidade de se comunicar de forma eficaz é essencial para qualquer promotor de vendas. Esses profissionais precisam ser capazes de articular as características e benefícios dos seus produtos de uma forma clara, concisa e atrativa.
Eles também devem saber ouvir os comentários e as perguntas dos clientes para resolver quaisquer preocupações e eliminar obstáculos nas vendas.
3. Flexibilidade de horário
É importante também apresentar adaptabilidade para atuar com flexibilidade de horários na rotina dos promotores de vendas.
Para realizar seus roteiros de visitas, ações nos PDVs, atividades de prospecção e outras, é necessário seguir os horários de funcionamento das lojas e de disponibilidade dos clientes, fazendo uma boa gestão do tempo e adaptando seu cronograma conforme as prioridades, sabendo equilibrar prazos e tarefas nessas janelas de tempo.
4. Persistência e resiliência
Desenvolver persistência e resiliência é algo fundamental para enfrentar desafios, lidar com o estresse e desenvolver uma mentalidade mais positiva e produtiva.
Isso é especialmente importante para o promotor de vendas que, muitas vezes, lida com contratempos e encontra obstáculos em suas atividades. Portanto, ser capaz de adaptar sua abordagem, ter uma atitude positiva e continuar motivado seguindo em frente é crucial nesse tipo de trabalho.
Essas habilidades também são relevantes, já que é preciso tempo e esforço para construir relacionamentos com clientes potenciais e fechar negócios e, sem elas, pode surgir desânimo e desistência ao longo do caminho.
5. Atitude amigável e acessível
Os clientes se lembrarão de um promotor de vendas amigável e acessível em vez de um profissional indiferente e difícil de entrar em contato.
Bons promotores são capazes de identificar os diferentes tipos de clientes e adaptar suas atitudes de acordo com cada perfil específico, suas necessidades e preferências, sempre agindo de modo ético e amigável.
6. Comportamento profissional e boa apresentação pessoal
A apresentação pessoal adequada acompanhada de um comportamento profissional diferencia o promotor de vendas e é um dos elementos que auxiliam a potencializar seus resultados.
Afinal, isso ajuda a causar uma boa impressão e a construir a sua reputação e imagem desde à primeira vista. Ainda, contribui para elevar a confiança e o sentimento de segurança e seriedade nas negociações feitas.
7. Experiência em situações de vendas presenciais
Para realizar suas principais funções, o promotor de vendas deve saber como alinhar os desejos ou necessidades dos clientes atuais e em potencial com os produtos do atacado distribuidor que ele promove.
Para fazer isso, o profissional precisa entender e saber como se adaptar rapidamente, se comunicar com assertividade, interpretar sinais verbais e não verbais da outra parte, como negociar e fazer fechamentos. Portanto, a experiência em situações de vendas presenciais é fundamental para facilitar e otimizar seus resultados.
Dicas para melhorar o desempenho e a eficácia da equipe de promotores de vendas
O desempenho de vendas é a força vital de qualquer negócio, especialmente para o atacado distribuidor. No entanto, esse é um mercado bastante competitivo. É por isso que melhorar as habilidades, a performance e a eficácia dos profissionais que atuam nessa área é tão relevante para alcançar o sucesso e superar suas metas.
A chave para potencializar constantemente resultados de vendas é a consistência. Se a sua equipe não estiver preparada para ter sucesso repetível e escalável, não será capaz de atingir ou superar os objetivos quando as circunstâncias mudarem ou o cenário se tornar mais desafiador ou complexo.
Por tudo isso, é tão importante implementar estratégias e promover iniciativas para preparar os promotores de vendas para alcançar o seu potencial e melhores resultados, independentemente dos obstáculos econômicos ou das situações competitivas.
A seguir, conheça seis exemplos de boas práticas para melhorar o desempenho e a eficácia da equipe de promotores de vendas:
1. Oferecer treinamento e capacitação constante
Um programa de treinamento bem projetado permite que seus promotores de vendas desenvolvam e aprimorem suas habilidades e competências e trabalhem as oportunidades de aperfeiçoamento para performar ainda melhor.
A capacitação constante também ajudará a preparar com mais consistência, tanto técnica quanto comportamental, os profissionais para saberem como se comunicar com cada cliente e fechar mais negócios.
→ Capacitações voltadas a técnicas de vendas são essenciais para os promotores. Descubra mais sobre elas em nosso Mega Guia com técnicas de vendas para melhorar seus resultados no PDV
2. Compreender o público-alvo
A comunicação eficaz é a base do sucesso das vendas. Melhorar as habilidades de comunicação — como saber ouvir ativamente, fazer as perguntas corretas e adaptar seu estilo para corresponder ao estilo de seus clientes em potencial — é um ponto relevante para potencializar os resultados de cada promotor de vendas.
Além disso, ajudar sua equipe a desenvolver as chamadas soft skills (habilidades comportamentais), como a empatia, contribuirá para a compreensão e o entendimento do seu público e de como comunicar sua mensagem com clareza, apresentar propostas e produtos de modo atrativo e lidar com eventuais objeções de cada cliente atual e em potencial.
3. Fornecer recorrentemente acompanhamento e feedback
As avaliações e o acompanhamento de desempenho do promotor de vendas são essenciais para reconhecer seus pontos fortes, mantê-lo motivado e ajudá-lo a atingir suas potencialidades, preenchendo eventuais lacunas de habilidades atuais.
Ter esses momentos de feedback constantemente também auxilia o gestor a compreender as necessidades de treinamento de cada profissional e os desafios da equipe como um todo.
→ Assista ao vídeo a seguir e conheça outras maneiras de manter em alta a motivação dos seus promotores de vendas:
4. Reconhecer e incentivar a equipe
A forma como os promotores se sentem reconhecidos e valorizados pode influenciar significativamente a sua motivação e os resultados, para melhor ou para pior.
→ Reconhecer e incentivar a equipe é essencial para potencializar resultados. Veja mais dicas em nosso artigo sobre como motivar e gerir o promotor de venda no PDV
5. Compartilhar atualizações sobre tendências do mercado
De forma simples, uma tendência do mercado é uma espécie de direção consistente na qual a demanda por um produto ou serviço se move. Ela pode ser utilizada para identificar padrões nas vendas, nos preços, no comportamento do cliente e para prever a demanda futura.
Manter os promotores atualizados sobre as tendências mais importantes também pode ajudar na captação de clientes e na conquista de novos mercados, com a identificação de novas oportunidades que podem estar surgindo junto às tendências.
→ Para começar esse trabalho e conhecer algumas das principais tendências do momento, leia nosso artigo e descubra 15 inovações e tendências de trade marketing
6. Utilizar ferramentas e tecnologia atualizada
De acordo com um estudo realizado pela McKinsey, as empresas vencedoras do mercado B2B estão mais dispostas a investir em tecnologias de vendas avançadas – as líderes têm 55% mais probabilidade de adotar novas tecnologias do que as concorrentes.
Isso demonstra como a tecnologia pode potencializar resultados e contribuir para gerar diferenciais competitivos. Afinal, sua equipe pode ter todas as habilidades certas, mas não conseguir alcançar o melhor desempenho sem uma tecnologia atualizada, que otimize e agilize seu trabalho e ajude a aprimorar a comunicação e o atendimento ao cliente.
Essas ferramentas automatizam tarefas, armazenam histórico de dados e interações, fornecem um acesso rápido ao catálogo de produtos, à finalização de pedidos, geração de relatórios e muitos outros recursos que elevam a eficiência e a produtividade dos promotores de vendas.
Conclusão
Potencializar os resultados dos promotores de vendas requer uma combinação de planejamento, capacitação contínua e atualização constante, mantendo sua equipe preparada e motivada para desenvolver uma abordagem assertiva e centrada no cliente, sendo mais produtiva, ágil e eficiente.
No entanto, lembre-se de que o sucesso em vendas é uma jornada. É preciso esforço consistente, dedicação e adaptabilidade para lidar com as transformações e desafios que surgem nesse percurso.
Ao promover treinamento, fornecer feedback e apoio constante, reconhecer e incentivar a equipe e mantê-la atualizada com as tendências e tecnologias de ponta, sua empresa estará atuando para aperfeiçoar resultados e impulsionar as vendas individuais desses profissionais e do atacado distribuidor como um todo.
Sabemos que os promotores de vendas são essenciais para o negócio e para seu sucesso, portanto, aplicar essas dicas e buscar as melhores práticas para apoiar seu trabalho e alavancar seus resultados é indispensável para o atacado distribuidor.
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