Como os relatórios de aplicativos de gestão de representantes ajudam a vender mais
Em ver de ler, que tal ouvir?
Os relatórios de aplicativos de gestão de representantes são muito úteis nas estratégias comerciais de atacadistas distribuidores. Eles amplificam o poder analítico dos gestores e dão aos colaboradores insights preciosos para a criação de abordagens certeiras, entre outras vantagens.
No detalhe, eles fornecem direcionamento para adequação de processos, identificação de gargalos e tomadas de decisão em várias frentes. E isso resulta em melhorias que reverberam em melhor performance comercial, mais receita e lucratividade.
Para te ajudar a refletir sobre isso, vamos usar como exemplo os relatórios fornecidos pelo maxGestão e pelo maxPedido. Essas duas ferramentas, oferecidas pela MáximaTech, possuem painéis de dados excelentes para a melhoria do desempenho da equipe.
Continue lendo para ver em detalhes:
- por que usar relatórios de aplicativos de gestão de representantes;
- quais são os relatórios mais indispensáveis de serem acompanhados;
- como esses relatórios ajudam a fechar mais negócios;
- e muito mais!
Por que usar relatórios de aplicativos de gestão de representantes?
No mundo acelerado das vendas, os dados são a força motriz por trás de estratégias e decisões bem-sucedidas.
Os relatórios de aplicativos de gestão, portanto, são mais do que apenas números em uma página. Eles são ferramentas vitais que fornecem insights, orientam decisões e impulsionam o desempenho da equipe de representantes e vendedores.
Confira, nos tópicos que seguem, um detalhamento das vantagens de se contar com bons relatórios de aplicativos de gestão.
Monitoramento de desempenho em tempo real
Os relatórios de aplicativos de gestão de representantes possibilitam o monitoramento em tempo real do desempenho da equipe de vendas.
Eles permitem que os gestores identifiquem rapidamente quais profissionais estão alcançando suas metas e quais necessitam de suporte adicional.
Com análises detalhadas, é possível, por exemplo, ajustar estratégias de maneira proativa, corrigindo desvios e potencializando os resultados.
Ademais, a visibilidade instantânea sobre as atividades diárias ajuda a garantir que as operações estejam sempre alinhadas com os objetivos de vendas, promovendo um ambiente de melhoria contínua.
→ Para mais de 50% dos executivos de vendas, relatórios que ajudam a avaliar o desempenho do time são indispensáveis, aponta pesquisa da Databox.
Identificação de oportunidades e desafios
Com relatórios detalhados, identificar tanto oportunidades quanto desafios no processo comercial deixa de ser algo baseado em deduções.
Análises profundas sobre o comportamento dos clientes e o desempenho dos produtos ajudam a destacar quais áreas estão performando bem e quais precisam de ajustes.
Por exemplo, dados fornecidos por relatórios de aplicativos de gestão podem mostrar que certos itens têm vendas crescentes em determinadas regiões. Ou mesmo que houve uma queda na comercialização de determinadas categorias.
Isso acende um alerta para a necessidade de focar esforços de marketing e vendas nessas localidades. Ou, como é o caso muitas vezes, verificar o avanço da concorrência avaliando seus pontos fortes e fracos — para realização de contraofensiva à altura.
→ As companhias B2B com melhor desempenho comercial são aquelas cujo poder analítico de dados é eficaz, de acordo com a McKinsey.
Tomada de decisões baseada em dados
Decisões informadas estão entre os maiores benefícios proporcionados pelos relatórios de aplicativos de gestão de representantes.
Esses reports fornecem insights valiosos que suportam decisões estratégicas, como a alocação de recursos e a definição de metas. Isso através de dados históricos e previsões baseadas em análises avançadas, permitindo aos gestores planejar com mais precisão e reduzir riscos.
Além disso, a análise de tendências permite ajustes rápidos em estratégias de vendas, maximizando o retorno sobre investimento e melhorando a eficiência operacional.
→ A mitigação de riscos é um dos principais objetivos das lideranças ao analisar relatórios comerciais, segundo levantamento da Salesforce.
Melhoria da comunicação e da colaboração entre a equipe
Relatórios de gestão também são fundamentais para melhorar o diálogo e a colaboração dentro da equipe de vendas.
Ao centralizar informações em um único report, todos os membros da equipe têm acesso às mesmas atualizações e insights, promovendo um entendimento comum dos objetivos e desafios.
Isso facilita a coordenação de esforços, a troca de boas práticas e a criação de um ambiente mais colaborativo.
Em síntese, com dados claros e acessíveis, é possível alinhar estratégias e assegurar que todos estejam trabalhando em direção aos mesmos objetivos.
→ Leia também:
18 relatórios indispensáveis em aplicativos de gestão de representantes
Agora dê uma olhada nos relatórios indispensáveis para bons aplicativos de gestão de representantes. Todos eles estão disponíveis nas ferramentas maxGestão e maxPedido, ajudando a potencializar resultados:
- Resumo de vendas: detalhes de negociações realizadas por cada vendedor (vendas transmitidas, faturadas e assim por diante).
- Relatório de metas: demonstra os níveis de alcance de objetivos e cotas pré-estabelecidas para cada representante.
- Acompanhamento de metas: vendas previstas versus as realizadas, aferindo os períodos analisados com precisão.
- Relatório de devoluções: mostra o que foi devolvido pelo cliente e por qual motivo, ajudando o vendedor a saber o quanto do vendido foi realmente computado como entregue aos compradores.
- Extrato e gestão de conta-corrente do vendedor: aponta, dia a dia, os valores que cada representante movimentou em seus pedidos.
- Relatórios disponíveis na central de configurações: criados de maneira personalizada e que podem ser liberados para visualização do vendedor ou representante, conforme o objetivo do gestor.
- Relatório de críticas dos pedidos: detalhes de cada pedido para consulta, oferecendo insights a partir de feedbacks.
- Relatório de logs de desbloqueio: controle de quem gerou senhas, quem acessou e o que foi realizado em um determinado pedido, por exemplo.
- Relatório de jornada de trabalho: informações e ações durante o período laboral de cada representante, útil para a liderança imediata e também para o RH.
- Relatório de motivo de não-venda de pré-pedido: detalhes e períodos de pedidos iniciados e não concluídos.
- Relatório de apuração de campanha progressiva: acompanhamento por período do desempenho de cada profissional durante uma campanha específica de venda.
- Relatório de pedidos: filtros de pedidos gerados, por status, incluindo o tipo — se é, de fato, uma venda ou apenas um orçamento, entre outros detalhes.
- Relatório de pedidos bloqueados na nuvem: demonstra os pedidos que ainda não foram liberados para andamento pelo ERP.
- Relatório de anexos de clientes: filtragem de documentos ou anotações realizadas pelos representantes em cada pedido de cliente.
- Relatório de justificativa de visitas: permite filtrar por representante, período, pedido, status, entre outras variáveis cadastradas.
- Painel de auditoria: facilita a gestão a vista, demonstrando como está o acompanhamento dos profissionais em seus clientes ou em pedidos.
- Relatório personalizado: possibilidade de criação de reports conforme a necessidade de gestão de equipe, ou verificação de andamento de negociações, entre outros.
- Relatório de roteiro de visitas: dashboard para acompanhamento do itinerário estabelecido para cada vendedor ou representante.
→ Dê o play no vídeo a seguir e confira mais detalhes sobre os benefícios analíticos e estratégicos que esses tipos de relatórios de aplicativos de gestão oferecem:
Como os relatórios de aplicativos de gestão de representantes te ajudam a vender mais?
Confira, a seguir, um detalhamento dos principais benefícios que os relatórios de aplicativos de gestão no que diz respeito ao aumento das vendas.
Identificação de padrões de sucesso e áreas de melhoria
Analisando dados detalhados de vendas e performance da equipe, é possível ver quais estratégias estão funcionando e quais precisam de ajustes.
Isso facilita, por exemplo, a adaptação das abordagens comerciais, garantindo que os métodos mais eficazes sejam replicados por todo o time.
Melhoria no planejamento e execução das estratégias de vendas
Com dados precisos e atualizados, bons relatórios ajudam no planejamento e na execução das estratégias de vendas.
Eles fornecem uma visão clara sobre o progresso em relação às metas estabelecidas, permitindo ajustes oportunos nas táticas. Dessa forma, os profissionais podem focar em atividades que realmente geram resultados, otimizando o uso do tempo e dos demais recursos disponíveis.
Aumento da transparência e responsabilidade da equipe de vendas
Os relatórios também aumentam a transparência e a responsabilidade da equipe comercial.
Cada representante pode visualizar seu desempenho e comparar com os objetivos estabelecidos — há um incentivo à autoavaliação e à melhoria contínua.
Além disso, os gestores conseguem monitorar o progresso de cada membro da equipe, facilitando intervenções quando necessário para garantir que todos estejam alinhados com os objetivos estratégicos do negócio.
Redução de erros e retrabalho
Informações precisas sobre devoluções, motivos de não-venda e críticas de pedidos, entre outras, fornecem insights valiosos que permitem a correção de problemas recorrentes.
Isso melhora a eficiência do processo de vendas e também aumenta a satisfação do cliente ao minimizar falhas e garantir entregas mais consistentes.
Análise de tendências de mercado
Insights sobre o comportamento dos consumidores e desempenho dos produtos, entre outros, também ajudam a visualizar tendências mercadológicas.
As informações detalhadas de bons relatórios de aplicativos de gestão são cruciais para ajustar estratégias de marketing e vendas, garantindo que a empresa esteja sempre um passo à frente da concorrência.
Otimização de recursos
Com relatórios precisos também é possível otimizar a alocação de recursos financeiros, humanos, entre outros.
Por exemplo, saber exatamente onde os esforços estão sendo mais eficazes permite direcionar o orçamento para áreas com maior potencial de retorno, evitando desperdício e maximizando a eficiência.
Acompanhamento de metas e KPIs
Bons relatórios também fornecem meios de acompanhar resultados a partir de métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs).
Isso é essencial para medir o progresso em relação aos objetivos estabelecidos, tanto de maneira quantitativa quanto qualitativa. E o melhor: em tempo hábil, antes do fim de um período de campanha, por exemplo.
Identificação de gargalos no processo de vendas
Com relatórios de aplicativos de gestão bem detalhados, é possível identificar gargalos na operação que podem afetar o desempenho da equipe.
Isso permite que os gestores tomem medidas corretivas rapidamente, melhorando a eficiência, aumentando as taxas de conversão, motivando os profissionais, entre outras frentes.
Gestão de inventário e previsão de demanda
Também na gestão de inventário e na previsão de demanda, bons relatórios de aplicativos de gestão ajudam muito.
Eles favorecem a tomada de medidas que garantem que os produtos mais vendidos estejam sempre disponíveis, evitando excessos ou quebra de estoque. Basicamente, isso otimiza a operação logística e, lá na ponta, melhora a satisfação do cliente.
Personalização do atendimento ao cliente
Ao avaliar, por meio de relatórios de aplicativos de gestão bem detalhados, o histórico de compras e interações dos clientes, é possível fazer intervenções rumo à melhoria no atendimento.
Por exemplo, imprimindo mais personalização, oferecendo canais de contato mais aderentes, entre outras iniciativas.
Controle de qualidade
Por fim, relatórios de devoluções e feedbacks de clientes, entre outros, são essenciais para o controle de qualidade.
Eles ajudam a identificar problemas recorrentes com produtos ou serviços, permitindo a implementação de melhorias contínuas e aumentando a satisfação dos compradores.
→ Leia também:
maxPedido: o aplicativo ideal para relatórios da equipe externa!
Você já conhece o maxPedido?
Ele é ideal para quem busca relatórios de aplicativos de gestão de representantes bem completos.
Oferece reports essenciais para que equipes que vão a campo tenham insights contextualizados com os quais elevar a qualificação de suas táticas, ações e abordagens.
Com maxPedido, você e seu time vendem mais, pois, além de um pool de funcionalidades que melhoram a operação, contam com relatórios como:
- resumo de vendas;
- relatório de metas;
- relatório de devoluções;
- extrato de conta corrente do vendedor;
- relatório disponíveis na Central de Configurações;
- relatório de críticas dos pedidos;
- relatório de logs de desbloqueio;
- relatório de jornada de trabalho;
- relatório de motivo de não-venda de pré-pedido;
- relatório de apuração de campanha progressiva;
- relatório de pedidos;
- relatório de pedidos bloqueados na nuvem;
- relatório de anexos de clientes;
- relatório de justificativa de visitas.
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maxGestão: tenha acesso aos relatórios certos para a gestão do seu atacado!
Você também precisa conhecer o maxGestão!
Ele possibilita centralizar os pedidos e organizar a rotina de vendedores e representantes para que eles só se preocupem em fechar bons negócios.
Além disso, o maxGestão se integra ao seu ERP, o que facilita o alcance de resultados como redução de tempo gasto na hora da venda, aumento da quantidade de pedidos realizados, redução de descontos não autorizados, entre outras vantagens.
O maxGestão oferece os relatórios essenciais para que a equipe de venda do seu atacado distribuidor venda mais. Entre eles, destacam-se:
- Acompanhamento de metas;
- Gestão de conta corrente;
- Relatório rotina 800 do WinThor;
- Painel de Auditoria;
- Relatório Personalizado;
- Relatório de roteiro de visitas.
→ Leia também:
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Conclusão
A gestão de vendas moderna requer o monitoramento de desempenho de maneira contínua. Tanto da performance da equipe quanto do sucesso do negócio em sua busca por ganho de market share.
Logo, é essencial contar com relatórios que demonstrem detalhes da operação e geram insights para decisões informadas, eficientes e ágeis.
Um bom caminho é contar com relatórios de aplicativos de gestão, como o maxPedido e o maxGestão, fornecidos pela MáximaTech.
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