8 dicas para manter um bom relacionamento com fornecedores
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Fornecedores confiáveis estão na base de qualquer cadeia de suprimentos bem-sucedida. Encontrá-los pode ser difícil, mas manter um bom relacionamento com fornecedores é mais importante do que nunca. O problema é que muitas organizações abordam seus fornecedores com a mentalidade errada.
Diversos gestores acreditam que devem ter todo o poder, ou que o relacionamento deve ser puramente comercial. Porém, nenhuma dessas coisas contribui para um relacionamento de longo prazo ideal. Aqui estão algumas dicas para estabelecer um bom relacionamento com fornecedores!
Por que é importante manter um bom relacionamento com fornecedores?
Construir relacionamentos com fornecedores fornece uma valiosa fonte de informações e você pode se beneficiar de reduções de risco e custos. Veja só os principais benefícios de manter um bom relacionamento com fornecedores:
1. Custos reduzidos
Se você e seus fornecedores se conhecem bem, você pode refinar seus processos mútuos para trabalhar de forma eficaz. Relacionamentos de confiança com fornecedores geralmente resultam em taxas mais benéficas para a sua empresa.
Construir relacionamentos com seus fornecedores também significa que você tem um melhor controle de custos. A despesa de procurar constantemente novos fornecedores em busca de um negócio mais atraente pode ser minimizada.
Há também custos logísticos de ter uma cadeia de suprimentos complexa. Ter um grupo menor de fornecedores com os quais você pode confiar e formar relacionamentos duradouros reduz a complexidade da cadeia de suprimentos e deve cortar custos.
2. Menos riscos
Você já teve problemas com fornecedores que atrasam a entrega? Ou que aumentam os preços quando você mais precisa deles? Manter um bom relacionamento com fornecedores incentiva a estabilidade, aumenta a confiança e reduz riscos como esses.
3. Aumento da eficiência
Ter cadeias de suprimentos mais simples diminuirá a probabilidade de erros e desperdícios. Relacionamentos fortes com fornecedores incentivam a eficiência, pois as organizações podem se ajustar para trabalhar bem em conjunto.
4. Capacidade de resolver problemas mais facilmente
Se você tiver uma comunicação clara com seus fornecedores e ambas as partes forem honestas sobre quaisquer problemas que surgirem, isso deverá resultar em uma resolução mais rápida do problema. Ser aberto uns com os outros e ter um método de comunicação eficiente significa menos problemas com qualidade e disponibilidade.
→ Veja também: O segredo para diminuir a devolução de mercadorias
5. Aumento da satisfação do cliente
Se você puder entregar seus produtos ou serviços no prazo e sem defeitos, seus clientes ficarão felizes em fazer negócios com você. Ter um grupo de clientes altamente satisfeitos, por sua vez, resultará em uma marca mais forte.
Para que isso aconteça, é preciso que você tenha fornecedores capazes de atender a sua demanda, certo? Em longo prazo, a boa relação com os fornecedores também reflete na satisfação dos seus clientes – tornando-se uma marca na qual os seus clientes podem confiar.
6. Consolidação da cadeia de suprimentos
Conforme você cria um bom relacionamento com fornecedores, consegue construir uma cadeia de suprimentos confiável e eficiente. A partir disso, você também simplifica o processo de compra e torna o orçamento uma tarefa muito mais simples.
7. Suporte de qualidade
Por fim, um bom relacionamento com fornecedores também aumenta as chances de ter acesso a um suporte realmente eficiente. Com isso, você pode resolver seus problemas com mais facilidade e evitar complicações que poderiam afetar as operações do seu negócio.
8 dicas para manter um bom relacionamento com fornecedores
Acabamos de ver a importância de um bom relacionamento com fornecedores. Mas como você deve agir para colocar isso em prática?
Preparamos algumas dicas que vão ajudá-lo. Confira:
1. Defina expectativas detalhadas
Uma comunicação forte é fundamental. Preparar o cenário para o seu relacionamento comercial garantirá que tudo corra bem. Antes de começar a trabalhar em conjunto, sente-se para identificar as expectativas de ambas as partes.
Sua equipe de compras deve fornecer níveis de serviço e métricas-chave em todos e quaisquer contratos. Da mesma forma, o fornecedor deve compartilhar seus métodos preferidos de cobrança e pagamento.
Esta também é uma oportunidade perfeita para descrever o volume esperado, prazos de entrega e medidas de segurança que você espera como parte de seus negócios juntos. Por fim, gaste tempo descrevendo os incentivos para um bom desempenho e penalidades por erros em ambos os lados da equação.
Ao longo de tudo isso, lembre-se de aceitar a responsabilidade pelo seu negócio. Se você não conseguir acompanhar o seu lado de qualquer transação, ou a empresa estiver acelerando muitos pedidos, isso deve ser tratado da mesma maneira que você abordaria um problema com o fornecedor. Definir essas regras básicas garantirá que você tenha uma base sólida para a comunicação daqui para frente.
2. Estabeleça confiança na comunicação
Como qualquer relacionamento comercial, manter os canais de comunicação abertos com seus fornecedores e ser transparente é uma prioridade. Isso também evitará falhas de comunicação em seu relacionamento com fornecedores.
A comunicação regular vai ajudá-lo a entender como seu fornecedor opera, bem como sua linguagem interna e cultura de negócios. Embora seja comum conduzir a maior parte de seus negócios à distância, especialmente com o crescimento do trabalho remoto, fazer questão de se encontrar com fornecedores de tempos em tempos ajuda a construir um relacionamento mais forte com o fornecedor.
3. Compartilhe informações constantemente
Em complemento à dica anterior, também é importante estabelecer canais de comunicação que permitam uma troca de informações constante. Não há como negar que a cadeia de suprimentos está em constante mudança, portanto, compartilhar informações relevantes é extremamente importante.
Mudanças nos prazos de entrega do fornecedor ou mudanças na demanda devem ser compartilhadas imediatamente para garantir que não haja excesso de estoque ou perda de negócios devido ao baixo estoque.
Quando surgirem problemas inevitáveis, essa disposição e capacidade de compartilhar informações entre a aquisição e seu fornecedor será o fator essencial para limitar os danos a ambos os lados da cadeia de suprimentos.
4. Entenda seus fornecedores
Trabalhar com um fornecedor será mais eficaz se você os entender bem. Através de uma melhor compreensão, você pode superar os desafios e desenvolver um relacionamento mais forte. A Harvard Business Review escolheu a Toyota e a Honda como exemplos disso:
“A Toyota e a Honda acreditam que podem criar as bases para parcerias apenas se souberem tanto sobre seus fornecedores quanto os fornecedores sabem sobre si mesmos.”
Para melhorar sua compreensão, tente entender as posições de negócios de seus fornecedores. Descubra quem são seus investidores e se eles são negociados publicamente. Além disso, aprofunde-se em sua missão, seu propósito e como eles operam. Armado com esse entendimento, você pode alinhar melhor seus negócios com os deles e crescer juntos.
5. Certifique-se de que todos em sua empresa estejam na mesma página
Mesmo que você esteja ciente da importância de um bom relacionamento com fornecedores, outros profissionais em sua empresa podem não estar. Se os outros não estão dando o melhor de si para a sua empresa, você estará constantemente dando dois passos para trás.
Para garantir que todos estejam na mesma página, primeiro certifique-se de que você está dando um exemplo altamente visível e, segundo, realize sessões de treinamento para implantar os novos processos e princípios.
6. Dê o exemplo
Pode ser tentador esperar tudo de um fornecedor: preços baixos, envio imediato e comunicação pontual. Mas não se esqueça que é uma via de mão dupla, e que se você quer um fornecedor incrível, é importante dar o exemplo e incorporar todas as características que você quer ver nele.
A maioria das empresas se concentra no que os fornecedores podem fazer por elas, e não no que podem fazer com o fornecedor para reduzir custos. Uma verdadeira parceria alavanca o custo total de produção para a vantagem de ambas as partes.
7. Faça a sua parte com presteza
Não faça seus fornecedores correrem atrás de pagamentos todos os meses. Depois de comunicar seu cronograma de pagamento, você deve fazer a sua parte com presteza.
Os fornecedores contam com esses pagamentos para pagar suas próprias contas. Você não deixaria um cliente sair do seu restaurante sem pagar a conta primeiro, deixaria? Atenha-se aos seus acordos e pague em dia.
Se você não puder fazer um pagamento, seja honesto sobre isso. Não desapareça até que você consiga pagar. Use honestidade ao lidar com pagamentos.
8. Lide com conflitos
Falhas de comunicação acontecem. Entregas atrasadas acontecem. Os pagamentos atrasados acontecem – mesmo que, como acabamos de ver, não seja o ideal.
Assumindo que você está fazendo o seu melhor para evitar esses tipos de problemas, você deve estar preparado para lidar com eles se eles surgirem. Se o relacionamento entre você e seu fornecedor já estiver em um ponto saudável, você poderá resolver os problemas juntos e se recuperar rapidamente.
Um relacionamento de fornecedor pode ser como um casamento. Você deve ter confiança, honestidade e comunicação aberta que lhe permita lidar com conflitos de forma eficiente e sem qualquer animosidade residual.
→ Veja também: Negociação comercial com janela de entrega na logística
Lembre-se: é uma relação humana, não digital
Um ótimo relacionamento com fornecedores traz muitos benefícios, e dedicar um tempo para conhecer seus fornecedores tornará a vida de todos um pouco mais agradável.
Um relacionamento forte irá ajudá-lo a navegar por desentendimentos e problemas. Também facilitará a negociação e, à medida que você se tornar o cliente favorito deles, poderá fazer um acordo mais forte. É do seu interesse, então, desenvolver um relacionamento humano e de confiança com seu fornecedor, que resista ao teste do tempo e faça o melhor negócio possível.
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