Planograma digital: 10 vantagens de adotar a tecnologia nesta ferramenta
O planograma digital é, basicamente, uma representação visual do layout do posicionamento e da organização dos produtos em gôndolas, prateleiras e outros espaços do ponto de vendas. Nessa versão modernizada, ele contribui ainda mais para agilizar e trazer eficiência para a exposição dos itens, melhorando a sua visibilidade e impulsionando as vendas.
Nos últimos anos, o planograma tem sido um grande aliado das estratégias de trade marketing para otimizar o planejamento visual do PDV. Agora, o planograma digital dá alguns passos além, com mais recursos e benefícios que contribuem para melhorar resultados, o nível de controle, a padronização e a experiência do cliente.
Mas, afinal, o que é o planograma digital e por que ele é importante? Continue a leitura para descobrir mais sobre as vantagens do uso da versão digital dessa ferramenta.
O que é o planograma digital?
Um planograma é um esquema visual detalhado que especifica o posicionamento dos produtos nas prateleiras, displays, seções, corredores e outros espaços do ponto de venda. Assim, essa é uma ferramenta para orientar como e onde os produtos deverão ser expostos para maximizar as vendas e melhorar a experiência de compra do cliente.
Tradicionalmente utilizados no varejo, os planogramas ajudam, há muitos anos, a determinar a melhor disposição dos produtos para influenciar o comportamento do cliente e otimizar resultados.
No entanto, com os avanços da tecnologia no varejo, os planogramas também evoluíram. Hoje, o planograma digital oferece tudo o que a versão convencional já proporcionava e ainda mais vantagens.
Com essa ferramenta, é possível ter ainda mais padronização, precisão, controle e agilidade na organização do ponto de venda e na execução da estratégia de trade marketing.
Com isso, o promotor terá mais facilidade para realizar o seu trabalho e para garantir que a exposição dos produtos do atacado distribuidor esteja em conformidade com o que foi estabelecido, para promover facilidade de acesso aos produtos, a melhor visualização possível, uma experiência de compras fluida ao shopper e aumentar as vendas.
→ Leia também o nosso artigo: Inovações e tendências de trade marketing para 2025
Por que o planograma digital é tão importante?
O planograma digital é uma ferramenta muito relevante para um uso estratégico e eficaz do espaço físico do ponto de venda e para a sua atualização ágil e precisa.
Ele se torna ainda mais importante nesta era do Big Data, facilitando e qualificando a coleta de dados para orientar melhores decisões e potencializar ainda mais as vendas.
Além disso, com um nível cada vez maior de competitividade e de exigência no mercado, ele se torna um grande aliado para as equipes de trade marketing se tornarem mais produtivas e eficientes e para entregar uma melhor experiência para o cliente no ponto de venda.
Dessa forma, o planograma digital é, cada vez mais, uma ferramenta com relação direta com o sucesso da execução das estratégias de trade marketing, que ajuda a construir diferencial competitivo, otimizar a gestão e tornar a operação mais eficiente.
→ Para saber mais sobre as melhores estratégias para o seu negócio, leia o nosso artigo com tudo sobre o mercado de trade marketing
10 vantagens em adotar o planograma digital
E, na prática, quais são as vantagens em utilizar o planograma digital? Descubra, a seguir, 10 benefícios potenciais em adotar essa ferramenta estratégica em seu atacado distribuidor.
1. Otimização na gestão do estoque
O planograma digital contribui para um melhor gerenciamento do sortimento e para garantir que os produtos sejam posicionados corretamente de acordo com a disponibilidade.
Essa visibilidade ajuda a manter um melhor controle dos níveis de produtos e a evitar excesso ou a falta de itens, resultando em um gerenciamento mais assertivo do estoque e em ciclos de reposição mais eficientes.
→ O planograma digital ajuda a evitar ruptura de produtos no PDV. Confira mais dicas no vídeo
2. Ganho de agilidade na organização de gôndolas
Para que o promotor de vendas execute com maior eficiência o seu trabalho, um dos desafios comuns é a falta de informações atualizadas e claras para direcionar suas tarefas diárias. Isso tende a levar à queda de produtividade, atrasos, retrabalhos, falta de padronização e desalinhamentos diversos.
Com o planograma digital, isso pode ser evitado. Com o suporte da tecnologia, o promotor tem sempre orientações detalhadas, atuais e precisas para a montagem e organização de gôndolas e para a execução de outras atividades estratégicas, ganhando mais agilidade, produtividade e qualidade em seu trabalho que, certamente, refletirão nos resultados comerciais da empresa.
3. Padronização da execução no campo
Outra vantagem de utilizar o planograma digital no seu atacado distribuidor é que ele vai levar a padronização da execução no campo a um novo nível.
Com informações atualizadas sempre disponíveis na palma da mão do promotor, será mais ágil e simples manter o padrão de organização dos produtos em cada ponto de venda.
Da mesma forma, será fácil garantir que os produtos sejam abastecidos e dispostos no local certo e previamente definido, exatamente como apresenta o planograma digital, respeitando localizações, frentes, posições, tipos de organização no PDV, etc., assegurando, com isso, consistência, eficiência e padronização para que se obtenha o retorno esperado.
4. Atualizações em tempo real
A coleta e o compartilhamento de dados em tempo real é uma vantagem relevante do planograma digital para a gestão do ponto de venda.
Com essa tecnologia no varejo, é possível fazer atualizações instantâneas que sejam distribuídas no mesmo momento entre toda a equipe, assegurando a padronização para a execução da estratégia de trade marketing.
5. Disponibilidade total para consulta
Ter o planograma no formato digital também significa que ele estará disponível 24 horas por dia e sete dias por semana para consulta. Não importa se a impressora está sem cartucho para imprimir uma atualização, se a única cópia impressa do promotor sofreu danos ou foi esquecida em um cliente.
Com a tecnologia na nuvem, o planograma digital pode ser acessado e utilizado sempre que for necessário, evitando problemas, atrasos, despadronização e queda na produtividade.
6. Opção mais sustentável
A versão digital dessa ferramenta não exige o uso de papel, impressora, tinta e outros recursos a cada nova atualização.
Com isso, o planograma digital também oferece ao atacado distribuidor a vantagem de contribuir para reduzir o impacto ambiental de sua operação.
7. Coleta de dados e feedback estruturado
Trabalhar com o planograma digital também permite uma ágil captação de dados e o recebimento de um feedback estruturado para análise, que oferece insights valiosos para trazer mais assertividade e agilidade ao processo de tomada de decisões.
Afinal, ao utilizar essa ferramenta digital, é possível coletar grandes volumes de dados que levam a insights realmente acionáveis para melhorar a visibilidade dos produtos, a padronização das lojas e as vendas.
Isso acontece, por exemplo, quando se analisam os locais que geram maior ou menor conversão em cada ponto de venda e aqueles que impulsionam as vendas cruzadas.
A partir dessa análise, é possível compreender mais não apenas sobre a performance dos produtos, como também sobre o comportamento de compra do shopper de cada ponto de venda.
E isso gera uma inteligência de mercado capaz de transformar resultados e tornar a gestão de ponto de venda e a estratégia de trade marketing muito mais lucrativas e eficientes.
→ Descubra mais em nosso artigo com dicas para uma cultura data driven no atacado distribuidor
8. Aumento da eficiência no ponto de venda
Com o planograma digital, é possível alcançar mais organização, padronização, agilidade e a correta execução da estratégia de trade marketing.
A partir de tudo isso, surge também um ganho de eficiência no ponto de venda, que é potencializado com a captação e a disponibilização de dados em tempo real para a gestão de trade marketing ajustar planos e maximizar resultados.
→ Descubra mais em nosso artigo com 12 dicas para montar um ponto de venda e aumentar os seus resultados
9. Otimização da experiência do cliente
Ter um planograma digital bem estruturado e executado também significa melhorar a experiência do cliente, por meio de uma visualização adequada dos produtos, um layout lógico e atrativo e de uma boa organização dos itens no ponto de venda.
10. Maximização do potencial de vendas
Os planogramas digitais também maximizam o potencial de vendas por meio do posicionamento estratégico dos produtos, garantindo que eles sejam dispostos para aumentar a visibilidade e impulsionar o crescimento das vendas.
Além disso, com essa tecnologia no varejo, torna-se mais prático e assertivo criar estratégias de cross selling e para aumentar a venda de produtos em pontos estratégicos, como na área de checkout.
Outro ponto importante é que é ágil e simples fazer atualizações para potencializar resultados em datas sazonais, criando um posicionamento estratégico padronizado dos produtos com base na demanda prevista, destacando aqueles com maior margem e apelo comercial para o período.
→ Além do planograma digital, há outras oportunidades para otimizar o desempenho de vendas. Confira todas as dicas em nosso Mega Guia Técnica de Vendas: como melhorar os seus resultados no PDV
Conclusão
O planograma é uma espécie de mapa estratégico com a representação visual da exposição e organização dos produtos no ponto de venda para maximizar a sua visibilidade e as vendas.
Essa é uma ferramenta já bastante utilizada no varejo. No entanto, ela foi atualizada com o planograma digital. Com ele, é possível posicionar os produtos estrategicamente de forma ainda mais ágil, eficiente e produtiva, com mais facilidade para padronizar e ter acesso a atualizações em tempo real.
Essa tecnologia permite, ainda, a coleta e a análise de dados estratégicos estruturados para orientar a tomada de decisões e desenvolver estratégias cada vez mais eficientes.
Ao utilizar essa versão digital, é possível conectar estratégia e execução para promover melhorias, otimizações e uma operação mais produtiva, ágil e assertiva, além de uma experiência do cliente aperfeiçoada.
Por isso, o uso do planograma digital é um diferencial competitivo para os negócios que buscam melhoria contínua na performance no PDV, ganho de eficiência operacional e visibilidade em tempo real da execução de trade marketing.
Para implementar essa ferramenta e contar com todas as vantagens do planograma digital, utilize uma solução desenvolvida exclusivamente para o seu mercado. Com a tecnologia da MáximaTech, é possível ter melhor padronização, aumentar a qualidade e a consistência na execução da sua estratégia.Conheça outros benefícios e solicite já uma demonstração dessa solução da MáximaTech.
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