Como manter seu planograma atualizado: por que fazer isso?
Em vez de ler, que tal ouvir?
Existem diversos meios para otimizar a organização de itens em PDVs (Pontos de Venda). Entre as metodologias centrais se destaca o conceito de planograma atualizado, que garante assertividade operativa.
Pare para pensar. Por que ao entrar no supermercado você segue direto para a seção do produto que procura? Isso é o resultado de um planograma muito bem planejado, que facilita a vida dos shoppers.
Muito além de aprender a como fazer um planograma, é necessário atualizar essa documentação para surgirem efeitos produtivos também aos promotores. Acompanhe para saber mais.
O que é planograma?
Em essência, o planograma é um plano espacial e visual do PDV para aperfeiçoar o foco e aumentar as vendas. Diversos elementos emocionais ou sensoriais englobam a ideia. Por exemplo:
- Boa apresentação;
- Dados corretos;
- Displays digitais;
- Efeito estético;
- Facilidade de acesso ao comprador;
- Identidade visual;
- Organização para uma melhor compreensão dos promotores e gerentes.
Um planograma não é uma tecnologia, embora a tecnologia ajude na atualização dele. Praticamente, consiste em um documento com desenhos que orientam a posição de mercadorias nas gôndolas.
Em termos práticos, o planograma evidencia como a marca quer se apresentar ao público. É um padrão de qualidade para o público reconhecer os fabricantes.
Em outras palavras, esse plano de marketing soma eficiência na apresentação de produtos e orienta promotores.
Quem é responsável pelo cronograma?
No geral, os profissionais, como gestores e analistas de trade marketing, são encarregados de construir o planograma. Para esse desenvolvimento, é preciso pensar em muitos detalhes operacionais.
Por exemplo, produtos infantis ficam na parte de baixo para descomplicar o acesso das crianças. Em contrapartida, os itens com maiores margens de lucro devem estar na altura dos olhos dos compradores.
No que se refere aos “objetivos planograma”, a estratégia inclui a opinião do varejista. O importante é agregar visibilidade nas posições de destaque das prateleiras para se sobressair na venda diante da concorrência.
Qual a importância do planograma?
Um planograma atualizado tem influência direta na decisão de compras do cliente. Se existem excelentes desenhos estratégicos, esperamos uma total eficiência comercial no PDV.
Com efeito, o planograma é uma forma de garantir o sucesso nas operações de trade. Essa ferramenta ajuda a determinar:
- Altura das colunas;
- Aromas;
- Comprimento de fileiras;
- Esquemáticos;
- Número de itens em exposição;
- Planejamento de espaço nas prateleiras;
- Plano de gôndola;
- Separação dos produtos por categoria, marca e modelo;
- Tamanho das pilhas de itens.
Nos tempos atuais, sabemos que o e-commerce está em pleno crescimento. Inclusive, por essa razão, é imprescindível um planograma minucioso que associe competitividade à marca no varejo físico, atraindo interessados que poderiam comprar online.
Aliás, temos um e-book que explica como evitar conflitos de e-commerce e vendedores externos.
Deliberações inteligentes
A técnica de planogramas é muito relevante. Ou seja, habilita os negócios a aproveitarem espaço para coletar informações e tomar decisões com base em dados.
Uma vez que o layout entra em ação, conseguimos saber onde estão os itens de maneira exata. Ao analisar dados, os gestores percebem que certas ofertas necessitam ser movidas de lugar para evoluir a receita.
Mercearias e supermercados
De fato, supermercados e mercearias são típicos PDVs que utilizam planogramas. Isso em razão da ampla quantidade de itens que oferecem aos shoppers. No entanto, qualquer varejo ou distribuidor pode fazer um modelo efetivo.
Como otimizar o planograma?
Em primeiro lugar, o passo para a otimização do planograma é manter a documentação atualizada.
Se existirem mudanças físicas sem os apontamentos no documento, esse plano vai ter pouca eficácia e gerar confusão no PDV. Sem contar que os promotores gastam um longo tempo para arrumar tudo novamente.
Em segundo lugar, nunca deixe de trabalhar com um promotor especialista nas análises minuciosas dos processos operacionais. Profissionais desse gabarito se preocupam em ter o mapa atualizado, porque sabem o tamanho do problema decorrente das desatualizações.
Quais os benefícios do planograma atualizado?
Em suma, as vantagens do planograma atualizado são:
- Facilitação para as ações dos promotores de vendas atenderem a programação física;
- Orientação para promotores posicionarem itens;
- Padronização organizacional;
- Simplificação para o público visualizar produtos e encontrar bens facilmente;
- Visão aérea de toda a loja para maximizar o posicionamento no ambiente.
5 dicas para manter seu planograma atualizado
Nos hipermercados, não é incomum notar a priorização de algumas marcas. Há uma razão para esse fato. O objetivo está em aumentar as chances das vendas de certos produtos.
Nesse contexto, para subir o lucro, tais itens devem estar muito bem visualizados, o que explica a validade de montar um planograma muito bem atualizado.
Os planogramas atuais são essenciais ao negócio distribuidor. Não apenas para estimular aquisições ou mensurar resultados, como também para fortalecer um relacionamento próximo com shoppers e varejos.
Em outro artigo, revelamos como implementar um planograma. Agora, vamos mostrar 5 técnicas essenciais para o planograma atualizado.
1 – Desenvolva um canal assertivo de comunicação
O planograma atualizado requer uma comunicação assertiva do gerente de trade e dos promotores. Gestores que se comunicam bem também têm alta inteligência social ao lidar com dilemas e conquistar a confiança coletiva.
Respeito, dinamismo e clareza são características de uma comunicação assertiva que recebe excelentes retornos. Quando ela funciona, cria um canal com ótimos níveis de diálogo e intercolaboração.
Administradores de trade sabem como é preciso esforço para negociar espaços no ponto. Nesse âmbito, a assertividade comunicativa contribui para aprimorar as negociações.
Acompanhar os processos e atualizar planogramas são medidas fundamentais para a distribuidora não perder investimento.
Portanto, cabe ao gestor compreender todas as atualizações e delegar alterações corretamente. Para isso, o promotor precisa estar confiante ao informar dados corretos que motivam novas ordens no desenho gráfico.
2 – Se preocupe com a opinião do cliente
A comunicação assertiva também é necessária com os clientes. Existem várias corporações que não pensam como a mente dos consumidores. Com efeito, carece humanização nas táticas comerciais e o investimento no PDV tem mais chances de virar prejuízo.
O tempo em que distribuidoras só se preocupam com varejistas é coisa do passado. Agora, não há como dispensar o entendimento do que motiva uma pessoa a comprar na loja.
Além disso, os profissionais de trade precisam facilitar a jornada de compras. É preciso tomar providências que estimulem a volta do shopper para adquirir e ser fidelizado.
Certamente, entender a opinião consumidora e valorizar esse dado faz do planograma um documento atual para vender melhor. Até a produtividade dos times é melhorada com a compreensão da experiência dos usuários.
Nesse âmbito, vale a pena entender aspectos como:
- Melhores horários para vender;
- Produtos mais vendidos;
- Tempo gasto nos corredores;
- Seções com muitas ou poucas pessoas.
Com essas visões, o gestor de trade consegue efetuar estratégias como lançar linhas próprias, alcançar espaços privilegiados, posicionar em corredores populares, entre outros desempenhos.
Mindset para aceitar mudanças
Na maioria dos casos o planograma não é definitivo. Ademais, para isso tem a atualização que pode mudar segundo o perfil de compradores e acordos comerciais.
Então, antes de atualizar o planograma é indicado dialogar com promotores e colaboradores das lojas. Isso porque essas equipes estão próximas dos consumidores e identificam hábitos de consumo.
Ao se esforçar para notar os clientes, a distribuidora vai agregar conhecimentos indispensáveis. Por exemplo, o costume da consumação e das categorias dos produtos em cada região geográfica.
Enfim, todo o crescimento de uma distribuição depende de shoppers. Sobretudo, faz sentido ouvir a opinião do consumo para atualizar um planograma.
3 – Faça um banco de dados
Os bancos de dados são úteis para atualizar planogramas. Alguns databases com recursos automatizados até alertam sobre a necessidade da atualização de novos produtos no mapeamento.
Na atualidade, há um amplo conjunto de soluções tecnológicas que simplificam a análise e o armazenamento das informações.
De preferência, uma distribuidora deve investir em ferramentas que coletam dados em tempo real da loja.
Ao receber informações instantâneas, o gestor tem condições de acompanhar o desenvolvimento dos promotores ou deliberar rápido para aproveitar vantagens estratégicas.
Desenvolvimento de personas
Com dados de uma pesquisa do público-alvo há possibilidade de fabricar personas. Isso é, construir representações fictícias que representam um consumidor do PDV. Essas construções assistem para melhorar as estratégias de trade.
Dados na nuvem
Com a existência de um banco de dados na nuvem é fácil a manutenção do planograma atualizado. Uma base de dados comum a todos os promotores e gerentes otimiza a atualização. Também gera segurança ao disponibilizar backup e restauração.
Com um editor de database online todos os membros autorizados podem adicionar ou administrar produtos em planogramas.
4 – Crie métricas
Criar métricas como extensão de fileiras nas prateleiras e altura das colunas são medidas fundamentais.
Mas, para esse tópico trabalhamos as métricas na ótica de medir os resultados. Afinal, somente com tal fundamento a gestão tem condições de avaliar se o investimento vale a pena no PDV.
As 7 principais análises de performances do trade que contribuem para um planograma atualizado são:
- Lucratividade, entrada e saída de itens;
- Mix de produtos;
- Frequência da visita dos promotores ao PDV;
- Preços na fábrica, nas lojas e dos concorrentes;
- Share das gôndolas;
- Ticket médio;
- Volume de rupturas.
5 – Use ferramentas e aplicativos
Com um programa para gestão de clientes ou apps de trade é possível analisar hábitos de consumo. Utilizando tablets e smartphones que têm esses programas, os promotores coletam dados direto do PDV.
A coleta rápida com ferramentas ideais otimiza diversos processos. Inclusive no que se refere à análise, pois os softwares dedicados analisam milhares de dados em tempo real para mostrar quais mercadorias estão ou não sendo efetivas.
Realmente os apps cooperam para elaborar, executar, atualizar e monitorar a produção. As próprias métricas para avaliar os investimentos são simples de serem monitoradas com tais aplicativos.
Ao levar em conta as vantagens dos apps e das demais ferramentas para um planograma atualizado, podemos listar:
- Adaptável a todas as atualizações que são necessárias no mapa;
- Aperfeiçoa a visualização e o entendimento do planograma;
- Acessível de qualquer lugar para agilizar a comunicação de promotores e gestores;
- Analisa dados e gera insights;
- Custos acessíveis para otimizar produções e conter a dependência da mão de obra humana;
- Não requer conexões extras com softwares, computadores ou outros dispositivos;
- Propicia o controle de check-in e checkout dos PDVs;
- Simples de usar com uma conexão online e um dispositivo móvel como tablet ou celular;
- Sustentável e econômico porque não envolve papéis ou tintas de impressora;
- Seguro contra violações e acessos desautorizados, com disponibilidade de backups;
- Totalmente responsivo e intuitivo.
Tenha consciência. O cérebro humano não decora todos os produtos rentáveis, a posição dos itens, a cor de embalagem, os kits lucrativos e outros dados.
As planilhas e cadernetas manuais apresentam certa funcionalidade. Porém, nesses casos há uma tendência de perdas ou violações. Outra problemática é que com tantas abas abertas fica muito difícil realizar uma análise crítica ao considerar todos os detalhes.
Todavia, já na hora do cadastro a tecnologia com recursos automatizados separa tudo por categorias e considera as informações de quem adquire os bens, para as futuras análises automáticas.
Conclusão: Planograma atualizado e efetividade operacional
Por conceito, um planograma demonstra como é o planejamento da exposição de itens na prateleira. Isso considerando acordos comerciais e categorias de produto.
Posicionamentos, aromas, marcas e outros pontos são inerentes à eficácia do planograma. A atualização desse mapeamento orienta os promotores em PDVs conforme a estruturação operacional e auxilia no ponto de vista estratégico.
A utilização de métricas, bancos de dados e aplicativos integrados colaboram para manter um planograma atualizado. Convidamos você a ler um livro digital que trata do tema: “Gestão do atacado distribuidor e ferramentas integradas para alavancar vendas”.
- A realidade da Internet das Coisas na cadeia de abastecimento - 21 de outubro de 2024
- Como avaliar a saúde financeira da sua distribuidora? - 15 de outubro de 2024
- Como garantir o sucesso do cliente no atacado distribuidor? - 7 de outubro de 2024