Quais os impactos da tecnologia no mercado pet?
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O mercado pet, nos últimos anos, apresenta um crescimento exponencial e impulsiona diversas tendências. Muitas delas, relacionadas aos avanços tecnológicos, ajudam a moldar o presente e o futuro desse setor.
Fatores como o aumento de renda, a criação de laços mais profundos dos tutores com seus pets, mudanças no padrão de consumo e maior preocupação com a saúde e o bem-estar dos animais fazem do Brasil um dos maiores mercados do segmento pet mundialmente.
Para saber mais sobre as oportunidades desse setor, continue a leitura. A seguir, compreenda mais sobre o mercado pet e suas tendências, quais tecnologias estão ajudando a transformá-lo e como se preparar para o futuro e para se destacar nesse segmento.
O mercado pet no Brasil
De acordo com dados da ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), há em torno de 167,6 milhões de pets no Brasil, considerando 67,8 milhões de cães e 33,6 milhões de gatos. E, segundo o IBGE, há no país estatisticamente 1,8 animal de estimação por residência.
Diferentemente de alguns setores, durante a pandemia esse mercado cresceu e foi ampliado. Nesse período, muitos brasileiros adotaram animais de estimação e passaram a vê-los ainda mais como companheiros importantes.
Isso impulsionou significativamente o mercado pet de produtos e serviços, especialmente os de cuidados com a nutrição, saúde e bem-estar dos bichinhos.
Esse movimento continuou mesmo após o período de isolamento. Em 2024, serviços ainda mais especializados, como os de terapias alternativas, padarias pet e clubes de assinaturas de produtos, encontraram espaço junto a esse público.
Não é à toa que, conforme a ABINPET, esse mercado já representa quase 0,40% do PIB do país, estando à frente de setores mais tradicionais, como o de utilidades domésticas, e faturou, em 2024, 77 bilhões.
De acordo com a mesma associação, hoje somos o terceiro país no ranking de população pet e faturamento do setor, estando atrás apenas dos EUA e da China.
→ Neste artigo, descubra mais sobre as potencialidades desse setor: O crescimento do mercado pet e o que isso significa para os atacadistas
Tendências do mercado pet no Brasil
O mercado pet deve se tornar cada vez mais personalizado e especializado no Brasil. Um nível semelhante de customização e praticidade buscado nas experiências de consumo humano deverá ser também visado pelos tutores para seus animais de estimação.
Isso impulsiona o setor a se tornar cada vez mais inovador e atento às tendências e aos avanços tecnológicos de modo a suprir as novas necessidades de maneira rápida e eficiente.
Tudo isso estimula o avanço de tendências como:
Maior adaptação ao pet friendly
A tendência é de que os animais de estimação sejam cada vez mais integrados à rotina dos seus tutores. Isso gera a necessidade de espaços públicos e privados, como aeroportos, shoppings, hotéis e empreendimentos imobiliários, adaptarem-se para receberem esse público.
Isso também impulsiona soluções como lanches práticos e saudáveis e produtos com embalagens simples de abrir e de portar quando se está fora de casa.
Humanização dos pets
Muitas pessoas, especialmente da Geração Z, enxergam os pets como membros da sua família, gerando maior humanização dos bichinhos.
Conforme uma pesquisa da Euromonitor, 71% dos donos de animais de estimação em todo o mundo tratam eles como membros amados da sua família.
Isso eleva a potência de produtos e serviços de cuidados e bem-estar dos animais de estimação. E amplia as oportunidades para produtos como roupas, acessórios, caminhas e itens de maior valor agregado.
Aumento no consumo de produtos premium
Os tutores estão cada vez mais buscando alimentos nutritivos e de alta qualidade. Essa mudança está impulsionando a demanda por produtos de alimentação premium para animais de estimação, alguns seguindo tendências alimentares humanas, como ingredientes orgânicos, não transgênicos e minimamente processados.
Isso alavanca também produtos de moda pet premium. Designers de marcas de luxo, como Gucci e Prada, já criam peças exclusivas para animais de estimação e essa prática deve se tornar mais comum também no Brasil.
Nova era de bem-estar para pets
Tendências humanas, como cuidados com a saúde intestinal e mental, produtos que apoiam a imunidade, soluções antienvelhecimento, clínicas para cuidados preventivos, suplementos alimentares inovadores e outras devem se fazer cada vez mais presentes também no mercado pet.
Tecnologia para inovação nos produtos e serviços
A tecnologia deve se desenvolver ainda mais para dar suporte ao crescimento do mercado pet. Ela estará cada vez mais presente desde em inovações como dispositivos inteligentes para monitoramento até em soluções para alimentação automatizada, controle do condicionamento físico, brinquedos interativos, soluções de higiene autolimpantes, entre outras.
Aliadas ao aumento na população de animais domésticos, tendências como essas apresentam diversas oportunidades no mercado pet, fazendo com que seja importante que atacadistas e distribuidores acompanhem essas mudanças adotando tecnologias e se adequando às novas necessidades para se manterem competitivos.
→ Conheça outras tendências importantes neste artigo: Tendências e desafios para o segmento atacadista em 2025
8 tecnologias que estão transformando o mercado pet
Avanços em tecnologia, como IA e automação, revolucionaram diversos setores e estão prontos para alavancar a transformação digital no mercado pet.
A seguir, conheça as tecnologias mais relevantes para distribuidores no setor pet:
1. Sistemas de gestão empresarial (ERP)
Um desafio comum aos distribuidores desse setor é a modernização da gestão empresarial. Ainda é comum que processos completos ou etapas parciais sejam realizadas de modo manual ou sem a utilização de um sistema que centralize dados e automatize atividades.
Por isso, uma das tecnologias de base para tornar o negócio mais digitalizado, eficiente e atender a novas demandas dos clientes, como atendimento mais personalizado e ágil, é o sistema ERP (do inglês, Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento de Recursos Empresariais).
Isso permite que o negócio se torne orientado a dados, possibilitando decisões mais rápidas e assertivas. Além disso, garante mais segurança da informação, fornece recursos para um atendimento mais consultivo e para impulsionar as vendas.
→ Para auxiliar na escolha do melhor sistema, confira essas dicas: 6 funcionalidades que toda tecnologia de gestão deve ter
2. Automação comercial
A automação comercial aplica tecnologias que automatizam atividades das rotinas comerciais das distribuidoras. Isso engloba tarefas mais operacionais até processos mais estratégicos do negócio, como controle de estoque em tempo real e dashboards com apresentação visual de dados de vendas.
Essa é uma tecnologia importante para elevar a eficiência operacional e comercial e a competitividade de distribuidoras que atuam no mercado pet.
Isso acontece já que essa solução ajuda a minimizar erros, melhorar a precisão e a agilidade e elevar a produtividade da equipe, que tem mais tempo e recursos para realizar atividades mais estratégicas para o sucesso do negócio.
Entre os processos e atividades que podem ser automatizados com essas soluções, estão:
- pedido de vendas;
- gerenciamento de leads;
- geração de relatórios;
- atualização instantânea de estoque;
- etapas na gestão do atendimento ao cliente;
- análises em tempo real.
→ Veja mais dicas: Saiba tudo sobre força de vendas e gestão comercial
3. Inteligência Artificial (IA)
Essa é uma tecnologia que apresenta diversas potencialidades para o mercado pet e para distribuidoras. Ela pode contribuir para se obter maior eficiência operacional, redução de custos e otimização de recursos, por meio de aplicações como:
- fazer análises preditivas;
- projetar vendas, demanda, faturamento e receita com poucos cliques;
- personalizar serviços e ações;
- detectar preferências dos clientes;
- antecipar tendências;
- identificar oportunidades;
- aperfeiçoar a experiência do cliente;
- otimizar processos;
- fazer recomendações automatizadas e segmentadas conforme o perfil do cliente, seus interesses e histórico de compras;
- ampliar as oportunidades de vendas;
- analisar o mix de produtos.
→ No vídeo, descubra mais sobre como a tecnologia pode auxiliar na análise do mix de produtos nas distribuidoras:
4. Marketplace integrado
Com essa tecnologia, é possível integrar ainda mais marketing e comercial e tornar os processos mais ágeis, eficientes e produtivos.
No ramo atacadista, ainda é comum que essas áreas trabalhem em silos, de forma não conectada e sem uma colaboração mais direta. Isso gera diversos atrasos, gargalos e ineficiências. Afinal, as duas áreas compartilham diversos processos e metas e dependem uma da outra para retroalimentar oportunidades e resultados.
Com o marketplace integrado, as atividades relacionadas à captação de clientes e conversão tornam-se mais fluidas e otimizadas. Os dados ficam centralizados e nutrem a inteligência de ambas as áreas e a integração faz com que a experiência do cliente se torne aperfeiçoada.
5. E-commerce B2B
Conforme dados da Euromonitor International, nos próximos cinco anos, 56% do crescimento do varejo no mundo terá origem no e-commerce. Já a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) projeta que o comércio eletrônico no Brasil deve faturar R$ 204,3 bilhões em 2025.
Dados como esses demonstram o impacto crescente do e-commerce no varejo e essa tendência ressoa diretamente junto aos atacados distribuidores.
Por isso, o e-commerce B2B será, cada vez mais, uma necessidade para manter a competitividade, conquistar e fidelizar clientes pessoas jurídicas, manter a eficiência operacional e oferecer uma experiência de compra prática e personalizada.
→ Para implementar com assertividade essa tecnologia, confira essas dicas: Será que você está oferecendo as funcionalidades que seu público-alvo precisa?
6. Big Data
Outra tecnologia que está transformando o mercado pet é o Big Data. A Statista estima que a aplicação de Big Data deverá movimentar 103 bilhões de dólares até 2027 no mundo todo. Já no Brasil a projeção da Mordor Intelligence é de que, até 2029, esse mercado cresça a uma taxa anual composta de 10,12%.
Isso traz uma série de potencialidades para as distribuidoras, já que essa tecnologia possibilita a análise de grandes volumes de dados para aplicações como:
- detectar padrões de consumo;
- melhorar a gestão de estoque;
- antever tendências e necessidades dos clientes;
- identificar novas oportunidades;
- tomar decisões mais assertivas;
- gerar mais inteligência competitiva;
- melhorar o atendimento ao cliente.
7. IoT e dispositivos conectados
A IoT (Internet das Coisas) é a conexão entre dispositivos inteligentes que compartilham dados e se comunicam sem precisar de intervenção humana.
Isso pode incluir, por exemplo, sensores acoplados a caminhões para monitoramento e otimização de rotas de forma automática, sistemas para rastreamento de mercadorias e do desempenho dos veículos, dispositivos para gestão de estoque em tempo real, etc.
Com isso, essa tecnologia favorece a redução de custos, desperdícios e atrasos e operações ainda mais ágeis, eficientes, precisas e seguras, contribuindo para dar visibilidade instantânea aos processos, produtos e movimentações.
→ Saiba mais sobre essa tecnologia no artigo: A realidade da Internet das Coisas na cadeia de abastecimento
8. Gerenciamento de entregas
A crescente demanda registrada no mercado pet torna ainda mais complexa a gestão logística das distribuidoras que atuam nesse setor.
Ao mesmo tempo, as exigências e necessidades dos clientes em termos de agilidade e precisão nos prazos de entrega fazem com que as empresas precisem buscar maneiras de atender a essas demandas mantendo a qualidade e uma boa relação entre custo-eficiência.
Por isso, as tecnologias de gerenciamento de entregas são cada vez mais imprescindíveis nesse segmento. Assim, torna-se possível otimizar o desempenho dos recursos existentes sem precisar, por exemplo, aumentar a frota, contratar mais motoristas, etc.
Isso porque esse tipo de solução permite fazer uma roteirização inteligente das entregas e o gerenciamento em tempo real das atividades. Além disso, essas tecnologias comumente trazem recursos para otimização do espaço interno dos veículos, evitando a subutilização, e ajudam a criar rotas que façam o melhor aproveitamento para ampliar as entregas.
Além dos ganhos quanto à satisfação dos clientes e ao cumprimento de prazos cada vez mais enxutos, essa tecnologia auxilia na economia de combustível e dos custos com manutenção, amplia a capacidade de entrega da empresa e a produtividade por veículo/motorista.
A visibilidade em tempo real também ajuda a aumentar a segurança da equipe, dos veículos e das cargas e gera informações instantâneas e precisas para apoiar uma melhor tomada de decisões dos gestores e oferecer maior transparência aos clientes.
Quais são os benefícios da adoção da tecnologia para atacadistas e distribuidores no mercado pet?
As inovações no setor pet impulsionadas pela tecnologia oferecem muitos benefícios às distribuidoras desse mercado. Entre eles, destacam-se:
- aumento da eficiência;
- otimização das operações;
- maior transparência e visibilidade dos processos;
- ganho de competitividade;
- maior eficiência no controle financeiro;
- aumento da eficiência operacional;
- melhor relacionamento com o cliente;
- maior fluidez nas negociações;
- redução de desperdícios e perdas;
- aperfeiçoamento do trabalho com o mix de produtos;
- maior controle dos processos e dos recursos;
- melhor previsibilidade de demanda;
- maior agilidade e precisão nos processos de tomadas de decisão;
- maximização das oportunidades e do fechamento de vendas.
Como se preparar para o futuro do mercado pet?
→ No vídeo, saiba mais sobre o futuro das vendas no atacado distribuidor:
O crescimento do mercado pet requer preparação para as empresas que atuam no setor. Cada vez mais, a transformação digital no mercado pet será indispensável para a sobrevivência e o sucesso desses empreendimentos.
Por isso, a melhor preparação passa por uma integração entre as melhores tecnologias com a adoção das tendências e inovações mais relevantes, sempre primando pela humanização e pela criação de uma experiência aprimorada para o cliente em todas as etapas desse relacionamento.
A tecnologia já está revolucionando o mercado pet e, no futuro, será ainda mais transformadora. E para que toda a sua potencialidade seja aproveitada pelo atacado distribuidor, é importante fazer uma adoção consciente e proposital, conectando as soluções aos desafios e oportunidades a serem explorados.
Outros fatores importantes para estar preparado para ter sucesso agora e no futuro são:
- conhecer em profundidade seus clientes, seus objetivos e desafios;
- fazer constantemente análises de mercado;
- mapear tendências importantes;
- fazer com recorrência análise de sortimentos tendo como foco as necessidades atuais e futuras dos clientes;
- desenvolver uma abordagem mais consultiva;
- buscar maneiras de ampliar o valor oferecido ao cliente, seja em termos de agilidade, praticidade, personalização, etc.;
- investir na capacitação da equipe;
- adotar ferramentas de gestão e automação adequadas ao porte do seu negócio;
- estar sempre atento também às necessidades do consumidor final;
- aperfeiçoar a experiência do cliente;
- fortalecer a identidade e os diferenciais da sua marca;
- inovar sempre que possível para manter a competitividade e crescer no setor.
Para começar a se preparar hoje mesmo, escolha uma tecnologia desenvolvida especificamente para ajudar a vencer os desafios das distribuidoras.
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- Quais os impactos da tecnologia no mercado pet? - 12 de fevereiro de 2025