Atendimento ao Cliente uma reflexão prática

Atendimento ao cliente o que é

Acredito que finalmente aprendi o que significa um bom atendimento ao cliente.


Eu sou Túlio Moreira, analista administrativo, e quero compartilhar com você algumas experiências e reflexões em relação ao ato de atender. Não sou especialista em atendimento ao cliente, mais acredito que algumas situações que vivi, ao longo dessa minha jornada extensa, podem contribuir também para a sua. 
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omnichannel


Em vez de ler, que tal ouvir o artigo?

Uma abordagem omnichannel significa que há integração entre os canais de distribuição, promoção e comunicação no back-end. Esse conceito é bastante conhecido no varejo, especialmente a partir do surgimento do e-commerce.

Recentemente, contudo, o mercado atacadista distribuidor tem sido instado a assumir uma pegada mais omnichannel.

Agora, é possível ser omnichannel no atacado distribuidor? Sobre isso vamos ajudá-lo a refletir ao longo deste artigo. Acompanhe!

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Inquisa - Caso de Sucesso MáximaTech

A Indústria Química Santo Antônio (Inquisa), fabricante de produtos de limpeza e saneantes localizada em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, precisava ter um controle mais assertivo da rotina de seus promotores nos 200 pontos de vendas onde opera diretamente.

 

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roteirização de entregas

roteirização de entregas

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A roteirização de entregas abrange planejamento de itinerário, montagem das cargas, conhecimento geográfico e algumas outras funções. De preferência, tudo de maneira automatizada; com o mínimo de intervenção humana.

Ela vem sendo adotada pelas empresas de distribuição por meio de um roteirizador, que permite lidar com as novas exigências de competitividade em um mercado que não para de se sofisticar.

Os custos com entrega em uma distribuidora estão entre os valores mais impactantes no orçamento. Ao mesmo tempo, a gestão de entregas também pode ser considerada uma atividade-chave, pois é um fator decisivo no fechamento dos negócios.

Por isso, a capacidade de entregar mais rápido e em rotas bem definidas é um diferencial impactante para atacadistas e distribuidores. Usando um roteirizador com eficiência, é possível trabalhar com preços competitivos e conquistar mais clientes.

Para facilitar este processo é que consideramos o conceito de roteirização de entregas importante. Neste artigo, descubra como ela pode melhorar a gestão de entregas nas distribuidoras, como o roteirizador funciona para calcular as melhores rotas, quais os benefícios para o negócio e como ele pode ser aplicado diretamente em sua empresa.

→ Para começar, confira um vídeo com três dicas para maximizar a produtividade logística da sua empresa:

1-Defina e utilize indicadores de produtividade;

2-Faça a roteirização de entregas;

3- Automatize o processo de roteirização.

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campanha de vendas

campanha de vendas

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Sabe aqueles produtos que estão parados há muito tempo no estoque e estão próximos da data de vencimento? É fundamental encontrar um destino para eles para evitar perdas financeiras. E criar uma campanha de vendas é uma ótima forma de promover a sua venda.

Por melhores que sejam os planejamentos e previsões traçadas, é impossível antecipar com precisão o comportamento do mercado. Afinal, as empresas estão sujeitas a condições externas e às mudanças de comportamento dos seus consumidores.

Um ótimo exemplo disso pode ser notado com a pandemia do COVID-19. Com os impactos financeiros trazidos pelo coronavírus, muitas empresas ficaram com mercadorias paradas no estoque – mesmo que não tenham cometido nenhuma falha no seu planejamento.

Seja em situações extremas como essa, por vacilos no controle de estoque ou simplesmente porque as vendas não saíram como o desejado, criar uma campanha de vendas é sempre uma saída a ser considerada. Dessa forma, é possível minimizar os prejuízos e incentivar bons resultados de vendas.

Essa é uma medida importante não apenas para alcançar as metas comerciais, mas para beneficiar toda a organização – gerando mais fluxo de caixa e abrindo espaço no estoque. Confira, a seguir, como você pode criar uma campanha de vendas para não ficar com produtos vencidos no estoque.

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distribuição de produtos

distribuição de produtos

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Toda empresa quer melhorar sua margem de lucro, e otimização na distribuição de produtos pode ser um caminho. De uma forma geral, existem duas maneiras de fazer isso: você pode aumentar sua receita ou reduzir as despesas.

Para a logística de distribuição, embora a eficiência e a velocidade estejam no topo da lista de prioridades, minimizar custos de entrega é a espinha dorsal para manter o negócio vivo. Altos custos significam transporte menos eficiente, o que inevitavelmente leva a menos negócios.

Manter os custos baixos, por sua vez, cria uma vantagem competitiva — quanto mais o atacado distribuidor economiza, mais pode fazer para atender melhor seus clientes.

Quando falamos de logística, uma das coisas que impulsionam essa busca por baixos custos é o conceito de otimizar a distribuição de produtos para o transporte.

No entanto, otimizar o espaço no caminhão fazendo a distribuição de forma a reduzir custos, ao mesmo tempo que diminui o tempo de entrega, é um desafio para os profissionais de logística.

Para te ajudar, vamos refletir sobre o assunto ao longo deste artigo. Você vai ver, a seguir, uma série de dicas para vencer esse desafio. Acompanhe!

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tipos de vendas para home center

tipos de vendas para home center

 

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O crescimento do e-commerce nos últimos anos trouxe preocupação quanto aos rendimentos das lojas de tijolo e argamassa. No entanto, no mercado de construção, as lojas físicas continuam a ter um espaço na preferência do consumidor. O advento das lojas tipo home center, que incorporam tudo que o consumidor precisa para obras e reformas, tem transformado a experiência de compra do cliente.

Segundo dados do Painel Comportamental do Consumo de Materiais de Construção, os home centers são o segundo tipo de canal mais utilizado para compras dos materiais de construção pelo consumidor final.

A expectativa é de que esses grandes centros cheguem no primeiro lugar nos próximos anos. Mas, para isso, é preciso pensar nos tipos de vendas para home center.

Abaixo, vamos falar um pouco mais dos tipos de vendas para home center e quais são as tendências para os próximos anos no setor!

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merchandigins no ponto de vendas

merchandigins no ponto de vendas

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Falar em merchandising no ponto de venda é assumir que o ponto de venda (PDV) é o verdadeiro palco principal do varejo.

É nesse espaço que ocorre a decisão da compra, e é nele, também, que o consumidor vivencia a experiência da marca, interage com os promotores de vendas e tem acesso aos produtos e serviços.

Pensando nisso, o PDV deve ser montado para chamar a atenção imediata, criando uma melhor visibilidade para marcas ou serviços, com um único propósito: influenciar as decisões de compra dos consumidores.

Mas esse consumidor está com a vida cada vez mais corrida e exige conveniência e novas experiências a cada visita. Isso acontece porque, atualmente, vivemos a chamada “economia da atenção”, descrita pelo economista Herbert Simon. Ele afirma que a riqueza de informação cria pobreza de atenção. E você já deve ter sentido esse impacto em sua vida, não é mesmo?

Com tanta informação disponível, é comum que as pessoas não prestem a atenção devida, ainda mais quando estão fazendo compras, e é sobre isso que vamos refletir neste artigo.

Continue lendo para entender a importância do merchandising e como usá-lo estrategicamente para vender mais no ponto de venda!
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Geolocalização

Geolocalização

 

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A integração de dados de vendas com geolocalização e mapeamento é uma adição relativamente nova para o mundo do atacado distribuidor. No entanto, a tecnologia está rapidamente se tornando uma prática recomendada, especialmente para acompanhar o desempenho da sua venda externa.

A geolocalização funciona identificando o local em que um indivíduo está em um mapa, por meio da tecnologia GPS presente nos smartphones dos seus vendedores. Além de permitir acompanhar o deslocamento do seu time de vendas, a tecnologia possibilita que sejam construídas rotas otimizadas até os clientes, reduzindo os custos com combustível.

Conheça mais sobre como a geolocalização ajuda no trabalho do gestor comercial e como adotar essa tecnologia para controlar as vendas do seu atacado distribuidor!

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KPIs distribuição logística


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Entenda por que os KPIs na distribuição logística de suprimentos são fundamentais, como defini-los e implementá-los.

Os KPIs na distribuição logística de suprimentos são muito importantes. É por eles que os gestores podem rastrear, visualizar e otimizar todos os processos logísticos relevantes de maneira eficiente.

Sempre foi assim, mas nos últimos anos, os KPIs ganharam uma importância muito maior. Isso porque assim como muitos outros segmentos, o mercado de distribuição logística de suprimentos atualmente está orientado a dados. Essa é uma tendência muito ligada à tecnologia, cada dia mais disponível e fácil de implementar.

Não há mais desculpas para que uma gestão orientada por dados não seja colocada em prática. O acesso a ferramentas e métodos está cada vez mais amplo. Talvez, o que muitas empresas do ramo da distribuição ainda precisem é de uma mudança de mentalidade.

Sobre isso vamos ajudá-lo a refletir com essa leitura.

Continue correndo seus olhos para entender em profundidade o que são KPIs na distribuição logística e como usá-los em sua empresa!

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