Catálogo digital: aumente as vendas do atacado distribuidor
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Em 1495, foi impresso o que se considera o primeiro catálogo publicado — para impulsionar a venda de livros. Já em 1667, tivemos a publicação e distribuição do primeiro catálogo de vendas por correspondência, para comercialização de sementes. Desde então, ocorreram diversas evoluções neste formato, que continuou sendo uma ferramenta de vendas poderosa e se tornou uma parte vital da experiência de compra. Após séculos de sucesso na impressão, agora, com o catálogo digital, há uma atualização importante para influenciar decisões e alavancar vendas.
Isso porque a evolução da tecnologia e a transição para o digital dão nova vida e possibilidades comerciais aos catálogos, abrindo um mundo de novas oportunidades para o atacado distribuidor. E isso é especialmente importante considerando que a concorrência está cada vez mais acirrada e os consumidores mais exigentes e bem informados.
Nesse contexto, da criação dos produtos e serviços à abordagem aos clientes, tudo precisa ser pensado com método e estratégia. E faz parte disso tornar o tradicional catálogo ainda mais eficiente para apresentar e dar visibilidade de forma mais atraente para seu mix de produtos.
Se você ainda não conhece esse recurso, saiba que empresas dos mais diversos nichos já o utilizam para otimizar processos de vendas. A partir de sua utilização, os resultados comerciais podem ser rapidamente percebidos, representando um ganho significativo em faturamento.
Para saber mais, continue a leitura. A seguir, falaremos sobre o que é o catálogo digital, como utilizá-lo em seu negócio e como ele pode ser um aliado para aumentar suas vendas.
O que é um catálogo digital?
Também conhecido como catálogo online ou catálogo virtual, trata-se de uma ferramenta utilizada para apresentar os produtos de uma empresa em formato digital.
Normalmente, ele é composto por uma combinação de diferentes elementos gráficos (como imagens, vídeos e textos), que oferecem informações detalhadas sobre o produto comercializado pelo atacado distribuidor.
Assim, ele funciona como uma espécie de vitrine virtual, que permite tornar seu processo de vendas ainda mais completo e digitalizado.
Quais benefícios um catálogo digital pode oferecer à sua gestão comercial?
O catálogo digital oferece uma série de vantagens à gestão comercial das empresas, desde a redução de gastos até o ganho de mobilidade para a força de vendas, passando pela modernização dos processos.
A seguir, descubra mais sobre os benefícios potenciais de implementar um catálogo virtual em seu atacado distribuidor.
Redução de custos
Empresas que trabalham com catálogos impressos, geralmente, gastam muito com impressão. De tempos em tempos, é preciso refazer o material, imprimi-lo e enviá-lo aos vendedores e/ou representantes – e tudo isso tem um custo elevado.
Com um catálogo digital, esse investimento não é mais necessário, e pode ser direcionado para ações mais produtivas de marketing e de gestão comercial.
Apresentação infinita de produtos
Diferentemente do que acontece com um catálogo impresso ou em arquivo de PDF ou PPT, por exemplo, no digital não existe limite para inserção de itens a serem exibidos.
Isso significa que, conforme novos produtos são lançados ou incorporados ao portfólio da empresa, inseri-los no catálogo é muito rápido, fácil e seguro.
Além disso, uma vez que haja uma inserção, os vendedores têm a atualização imediata, o que evita a perda de vendas por falta de apresentação, por exemplo.
Da mesma forma, quando um item é descontinuado, ele pode ser retirado do catálogo imediatamente pelos responsáveis pela gestão comercial.
→ Apesar das possibilidades infinitas trazidas pelo catálogo digital, é importante definir um mix de produtos ideal para seus clientes também neste tipo de solução. No vídeo, descubra como fazer isso:
Acessibilidade e mobilidade
Os catálogos digitais quebram as barreiras geográficas, não importa onde o vendedor esteja, nem com que dispositivo móvel ele trabalha (notebook, tablet ou smartphone): com uma boa plataforma de catálogo digital, ele terá acesso ao mix de produtos para apresentar aos seus clientes.
Isso representa um salto significativo para os argumentos de vendas e a mobilidade dos profissionais, uma vez que a equipe não precisará mais carregar materiais impressos ou se preocupar com apresentações arquivadas e desatualizadas em seus equipamentos.
Da mesma forma, para o cliente, isso resulta em mais facilidade e comodidade para visualizar e escolher seus produtos quando e onde ele preferir, o que pode ser decisivo para garantir o fechamento da venda.
Controle das informações
Outra grande vantagem do catálogo online para a gestão comercial é o controle das informações. Diferentemente do que acontece nos materiais impressos, que podem ficar com informações defasadas, no formato digital é possível realizar alterações a qualquer momento.
Além disso, a empresa ganha mais controle sobre quem pode acessar cada funcionalidade do catálogo. É possível, por exemplo, evitar que um vendedor do norte do país acabe fechando um pedido com preços praticados no sul.
→ Utilizar dados na gestão comercial é essencial para gerar melhorias e inteligência mercadológica.
E consolidar e apresentar informações em dashboards é uma das formas de fazer isso de modo claro e mais acessível. Quer saber mais? Leia nosso artigo sobre o que é e qual a importância do dashboard de vendas.
Aumento da eficiência
Utilizando as facilidades e recursos do meio digital, é possível simplificar as operações de back-end, reduzir erros de pedidos e atendimento e permitir que as equipes identifiquem novas oportunidades de venda.
Tudo isso resulta em ganho de eficiência e de produtividade. E esses ganhos também são potencializados ao se fornecer informações no catálogo que são facilmente acessíveis e prontamente disponíveis e que ajudam a reduzir gargalos e retrabalhos no ciclo de vendas, a acelerar fluxos e criar processos mais assertivos, eliminando desperdício de tempo e dinheiro.
Ampliação do alcance
Com a utilização do catálogo digital, será possível aumentar a presença online do seu atacado distribuidor e o acesso facilitado aos produtos comercializados.
Com a disponibilização das informações online, torna-se possível expandir suas atividades comerciais e alcançar um público ainda maior.
Melhoria da experiência do cliente
Cada vez mais, o digital está incorporado ao processo de compras, seja no modelo B2B ou no B2C. Com isso, os clientes buscam experiências de compras mais práticas, cômodas, ágeis e personalizadas.
Ao mesmo tempo em que isso pode ser um desafio, pode, também, representar uma oportunidade para a sua empresa se destacar, melhorando a experiência do seu cliente por meio de recursos e facilidades como os trazidos pelo catálogo digital.
Com opções de pesquisa e filtragem, os clientes podem encontrar produtos rapidamente com base em critérios específicos, como categoria, faixa de preço ou atributos exclusivos. Isso agiliza o processo de compra e permite que os clientes tomem decisões de compra mais rápidas e informadas.
Além disso, a melhoria da descoberta do produto tende a levar a taxas de conversão e satisfação do cliente mais altas.
Potencialização das vendas
Conforme dados de um relatório internacional, 72% das pessoas entrevistadas afirmaram que navegar em um catálogo online as deixou mais interessadas nos produtos visualizados.
Há diversos fatores que contribuem para que a implementação desse recurso potencialize as vendas, incluindo:
- Aprimoramento da experiência do cliente, facilitando sua captação, fidelização e satisfação, fatores fundamentais para recompras e renovação de contratos;
- Ampliação do alcance aos seus produtos, tornando-os visíveis em uma vitrine virtual que funciona 24 horas, 7 dias por semana;
- Apresentação de uma quantidade exponencial de produtos aos clientes;
- Fornecimento de mais acessibilidade às informações e mobilidade aos vendedores.
E mais: com um bom catálogo digital, os vendedores conseguem impressionar seus clientes, que passam a ver a empresa como inovadora e alinhada aos movimentos tecnológicos, o que gera confiança e contribui para uma boa experiência de compra.
Ao ter a certeza de que informações relativas a preços e características dos produtos, inclusive com imagens que podem ser ampliadas e vídeos, estão sempre atualizadas, os profissionais de vendas se sentem mais confiantes e ganham tempo, pois o catálogo está sempre organizado.
Com isso, ao invés de folhear um livro impresso, os vendedores podem consultar categorias, digitar o nome ou o código dos produtos e ter os dados que necessitam em segundos. Sendo assim, vender mais e melhor fica muito mais fácil e ágil com um catálogo digital.
→ Está precisando mensurar e melhorar os resultados da sua força de vendas? Então, baixe nosso checklist para descobrir como está o desempenho da sua equipe e identificar oportunidades de melhoria.
Estratégias para implementação do catálogo digital
Há muitos benefícios ao utilizar um catálogo digital. Mas e como começar? A seguir, conheça algumas estratégias para facilitar a implementação dessa inovação em seu atacado distribuidor.
Escolha a melhor plataforma
A plataforma fornecerá a base para seu catálogo digital. Portanto, deve ser qualificada, confiável e contar com recursos adequados para as demandas da sua empresa.
É importante analisar se ela permite parametrizações conforme as necessidades do seu atacado distribuidor. Por exemplo, se é possível:
- Sincronizar a plataforma com o sistema de emissão de pedidos de vendas e inserir itens no pedido diretamente a partir do catálogo;
- Segmentar os itens por regiões (filiais, unidades de negócio, representantes etc.);
- Criar e controlar permissões de acesso (gestão da informação).
Além disso, é fundamental checar se é oferecido suporte, se ela é desenvolvida por uma empresa com credibilidade no mercado e se disponibiliza uma versão de demonstração para que você conheça seus recursos e possa tomar uma decisão mais bem informada e segura.
Faça a organização das informações e do layout do catálogo
Para fornecer a melhor experiência possível à sua equipe e aos clientes, é crucial planejar adequadamente algumas questões.
Isso começa por reunir as informações atualizadas e completas para o seu catálogo e em criar uma navegabilidade eficiente, atrativa e fluida no material. Pensando nisso, é importante que o catálogo seja responsivo, ou seja, que carregue rápida e corretamente em qualquer dispositivo utilizado, com aparência e funcionalidades perfeitas em smartphones, tablets, notebooks, PCs, etc.
Também priorize fornecer uma UX (user experience, ou experiência do usuário) e uma UI (user interface, ou interface do usuário) eficiente, simples de usar e com navegabilidade fácil pelo catálogo, pelos recursos de filtros e pesquisas, consulta de preços, etc.
Um detalhe, mas que pode fazer toda a diferença para evitar dúvidas e erros, é utilizar o mesmo SKU, códigos e nome para cada produto em todos os seus canais. Informações consistentes tornam mais fácil encontrar o que se procura.
Capriche no conteúdo visual
Nós, seres humanos, somos criaturas visuais e esse sentido é de grande importância no momento de análise e decisão.
Há diversas pesquisas que demonstram isso. Por exemplo, um estudo do Search Engine Journal apontou que 83% das decisões de compra digital são influenciadas por imagens. Dados como esse reforçam a importância de aproveitar o poder dos recursos visuais em um catálogo digital para aumentar as vendas.
Por isso, lembre-se de produzir imagens de alta qualidade, que apresentem de modo claro, preciso e atrativo os produtos comercializados. Além das imagens estáticas, você pode incluir vídeos para demonstrar os diferenciais completos dos produtos de modo atrativo e dinâmico.
Outro ponto importante é que, em casos como variações de cores, formatos e outras características, é essencial que as imagens não deixem dúvidas sobre essas diferenças.
Faça a integração do catálogo virtual com seus sistemas
Na escolha da melhor plataforma, é indispensável buscar uma solução que se integre facilmente com as tecnologias de forças de vendas utilizadas em sua gestão comercial.
Assim, nessa etapa, será possível fazer a integração para que os pedidos também possam ser feitos diretamente em seu sistema ERP, por meio de um fluxo integrado e bidirecional de dados, evitando o trabalho manual de redigitar os pedidos.
Conheça o MaxCatálogo
Agora que você já sabe quais são os principais benefícios e as estratégias fundamentais para implementar um catálogo digital, conheça uma solução criada exclusivamente para as necessidades e os desafios do atacado distribuidor.
O MaxCatálogo é essa solução, desenvolvida pela MáximaTech. Esse recurso está integrado ao MaxPedidos, que é um sistema de gestão de força de vendas.
→ No vídeo, conheça os principais recursos do MaxCatálogo para aumentar suas vendas
Com o MaxCatálogo, a emissão de pedidos é feita com mais agilidade, já que os profissionais têm todas as informações necessárias para a execução das vendas. É possível também consultar informações de estoque sempre atualizadas, históricos de compras de cada cliente cadastrado, além da política de descontos pré-configurada.
No ambiente dessa ferramenta, o MaxCatálogo é o recurso que permite a criação de mix segmentados de produtos. Em vendas assistidas ou a distância, os clientes podem conferir as especificações técnicas de cada mercadoria, imagens dos itens, além de realizar pré-pedidos.
Na prática, você disponibiliza a vitrine de sua loja para seu público em um ambiente digital de forma ágil e intuitiva. A ficha técnica de cada produto pode vir acompanhada de vídeos, imagens e tutoriais de uso.
E o melhor: a montagem do catálogo acontece de forma automática, a partir de informações do ERP.
Se essa ferramenta ainda não faz parte das estratégias da gestão comercial do seu negócio, não perca essa oportunidade. Fale agora mesmo conosco e saiba como implementar o catálogo digital em seu negócio.
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