O que é Field Marketing e como usar para melhorar o PDV?
Em vez de ler, que tal ouvir?
Na era da Internet, as pessoas podem comprar praticamente tudo com o clique de um botão. No entanto, não importa o quanto a tecnologia esteja integrada em nossas vidas, continuaremos passando parte de nossos dias — e de nossas experiências de compras e negócios — interagindo com pessoas no mundo físico. É neste contexto que nos chama a atenção o conceito de field marketing.
Conheça, neste artigo, como funciona essa abordagem e quais são seus benefícios.
O que é field marketing e qual seu objetivo?
Se você é um profissional de trade marketing ou de vendas em um atacado distribuidor, você já deve ter ouvido o termo “field marketing” por aí. Mas você realmente entende o que ele significa e o que pode fazer pelo negócio?
Basicamente, o field marketing é um ramo do marketing em que as marcas promovem seus produtos frente aos consumidores “no campo” — daí a palavra inglesa field. Isso quer dizer em locais de varejo, eventos, shoppings e espaços públicos em geral, por meio dos pontos de vendas.
Os objetivos do field marketing variam de acordo com a empresa e a campanha, mas os principais incluem reconhecimento de marca, aumento de vendas em locais específicos e maior envolvimento com as comunidades de compras locais.
Quais os principais tipos de campanhas de field marketing?
As campanhas de field marketing têm seus próprios riscos específicos: ao confiar na comunicação presencial, elas colocam a reputação do produto, serviço ou marca nas mãos dos indivíduos trabalhando no PDV.
Em vez de transmitir uma mensagem consistente por meio de um único canal (como uma revista ou anúncio de televisão), a mensagem comunicada pelo field marketing varia de acordo com as habilidades de comunicação dessas pessoas em contato com o consumidor.
Por esta razão, uma campanha de field marketing depende de treinamento efetivo de pessoal. Os profissionais envolvidos não só devem se comunicar de forma eficaz e persuasiva, mas também ter a capacidade de avaliar como está o interesse dos consumidores pela comunicação.
Uma campanha de field marketing pode empregar táticas múltiplas para enviar sua mensagem, tais como:
Demonstrações de produto
As demonstrações de produtos geralmente são feitas dentro de supermercados ou lojas de departamento, onde é possível comprá-los, bem como em feiras, eventos e qualquer outro espaço em que as pessoas se reúnam.
As demonstrações cumprem o papel de demonstrar a usabilidade do item comercializado, caso a sua utilização seja menos convencional. Estamos falando, neste caso, de máquinas, equipamentos, produtos digitais, entre outros exemplos.
O objetivo é envolver os clientes que experimentam o produto. Em locais onde o produto não pode ser comprado imediatamente, o demonstrador pode oferecer uma chamada alternativa à ação, como um convite para entrar no website da marca e conseguir cupons de desconto ou fazer com que o cliente preencha um cartão de contato, transformando-o em um lead para realizar futuras promoções.
Amostras
Tal qual acontece em relação a demonstração de produtos, a oferta de amostras serve ao objetivo de instigar o cliente a adquirir os itens da marca. Trata-se de uma experiência preliminar antes da decisão de compra.
As amostras mais conhecidas acontecem com produtos alimentícios. Em feiras e pontos de venda são oferecidos aos consumidores pequenas porções do produto.
Neste momento, o promotor de vendas pode oferecer dicas de preparação, destacar as vantagens do produto em relação aos concorrentes e recomendar itens complementares da marca.
Promoções na loja
Promoções na loja envolvem promover os produtos para sua própria base de clientes quando já estão no local para comprar algo relacionado. Usando promotores na loja para conversar com os clientes, você descobre detalhes das suas dores e o que precisam para, em seguida, apresentar ofertas específicas que atendam exatamente às suas necessidades.
Em cada interação face a face, o representante deve avaliar a recepção do cliente pela mensagem. Ser percebido como agressivo compromete a marca (e afasta negócios), então, o objetivo é ser útil e ter soluções prontas para todas as necessidades do cliente.
Promoções de rua
As promoções de rua envolvem enviar equipes em áreas de alta circulação para distribuir panfletos, cupons, cartões de incentivo ou outros itens promocionais. Idealmente, a promoção deve ter algum vínculo com o evento que atraiu a multidão e contribui para a experiência.
Assim, em uma feira de rua ou comemoração, os comerciantes podem distribuir cartões de interação, como raspadinhas com a distribuição de brindes. Quando realizada essa estratégia, os consumidores associarão a diversão do evento com a interação com sua marca.
Merchandising
Merchandising envolve se certificar de que as gôndolas no varejo são atraentes para os clientes. Varejistas experientes fazem essa checagem, analisando se os produtos estão bem direcionados ao cliente e o estoque, afinal, eles também não querem perder as vendas. Mas você pode negociar displays especiais e espaços de prateleira específicos para seus produtos.
Aqui, seu cliente inclui o próprio varejista, que compra seu produto em massa e ganha dinheiro vendendo aos consumidores. Um bom profissional de trade marketing, que pretende cultivar seu relacionamento com varejistas, trabalha para promover o sucesso do varejista, pois isso, promove seu próprio sucesso.
5 benefícios do field marketing
Vejamos, então, quais são os principais benefícios do Field Marketing.
1. Fortalecimento da marca
O field marketing pode ajudar a aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca, já que as atividades são realizadas em locais estratégicos e direcionados para o público-alvo específico.
A cada nova ação promocional, a empresa entra em contato direto com o público, maximizando suas chances de aumentar a participação no mercado. E a medida em que esse tipo de atividade ganha em constância, mais forte se tornará a marca.
2. Melhoria na experiência do consumidor
O field marketing permite que as marcas se conectem diretamente com os consumidores, o que pode levar a uma melhor experiência do cliente. Os consumidores podem experimentar os produtos ou serviços, obter informações sobre eles e até mesmo fornecer feedback em tempo real.
E quando a empresa leva, de fato, a sério o field marketing e seus resultados, é possível extrair informações altamente estratégicas do campo. Informações essas que poderão ser utilizadas para qualificar a prestação de serviço.
3. Aumento das vendas
O field marketing pode ajudar a impulsionar as vendas, especialmente se as atividades forem bem planejadas e executadas com eficiência. Os consumidores são expostos aos produtos ou serviços e podem ser incentivados a realizar uma compra imediata ou no futuro.
Como já mencionado, desde que se tenha constância na aplicação da estratégia e monitoramento de resultados, é possível obter melhores performances em vendas e percepção positiva da marca.
4. Melhoria no conhecimento do mercado
As atividades de field marketing também podem ajudar as empresas a obter informações valiosas sobre o mercado e seus concorrentes. Ao interagir diretamente com os consumidores, as marcas podem entender melhor suas necessidades e preferências e ajustar suas estratégias de marketing de acordo.
5. Baixo custo
Em comparação com outras estratégias de marketing, o field marketing pode ser relativamente barato e eficiente. As empresas podem escolher locais estratégicos e direcionados para o público-alvo específico, o que significa que podem gastar menos dinheiro e tempo em atividades de marketing que não geram resultados significativos.
Pronto para começar a otimizar suas ações? Leia também nosso post sobre Por que fazer a análise da concorrência no PDV e veja como absorver o que há de melhor no mercado para suas próprias campanhas!
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