Como criar uma estratégia de desconto que gere valor no atacado?
Em vez de ler que tal ouvir este artigo?
Se você vende no atacado, sabe o quanto criar uma estratégia de desconto pode ser importante para o seu negócio. Certamente, quem compra mercadorias em uma quantidade maior não procura apenas por qualidade, mas também por preço.
Especialmente se seus concorrentes estão conseguindo aumentar o fluxo de clientes, é preciso fazer algo para acompanhar essa disputa de mercado. Neste sentido, uma estratégia de desconto pode ser uma excelente solução.
Acompanhe a seguir algumas dicas para colocar em prática e alavancar os seus negócios!
Por que ter uma estratégia de desconto?
Primeiramente, é importante pensar em uma estratégia de desconto que esteja alinhada com a missão e o planejamento da sua empresa.
O principal motivo de criar descontos é, certamente, impactar suas vendas, afinal, estas campanhas são grandes portas para trazer novos clientes, recompensar os mais fiéis e impulsionar produtos que sejam lançamento ou que precisam de fluxo de vendas.
O que é preciso avaliar para criar estratégias de desconto que gerem valor?
Antes de fazer uma estratégia de desconto, é preciso estudar o modo como a empresa irá se portar frente a estas ofertas de venda para que elas realmente sejam efetivas, gerem valor e aumentem suas vendas.
Então, é fundamental definir alguns pontos como:
- Qual será a periodicidade em que os descontos serão lançados?
- Estes descontos serão embasados em quais fatores? Exemplificando: sazonalidade, estoque, etc.
- Quais serão os métodos utilizados na oferta?
- Como será feita a comunicação da estratégia de desconto?
- Quais são os principais objetivos da empresa ao baixar o preço?
Tudo isso deve ser pensado de forma cuidadosa quando uma estratégia de desconto estiver sendo arquitetada, pois as respostas serão os guias do comportamento da empresa nesse projeto.
Ter uma política definida vai afastar o risco da ação promocional não funcionar ou de simplesmente não gerar valor no atacado. Porém, se bem feita, a estratégia de desconto certamente fará uma grande diferença no seu caixa.
Por isso, listamos 11 dicas para você criar as estratégias de desconto que vão gerar valor no atacado e potencializar o seu negócio. Confira!
11 dicas para criar estratégias de desconto que geram valor
Como vimos, para que uma estratégia de desconto ajude o seu negócio, ela precisa ser bem estruturada.
1. Defina qual é o objetivo da sua estratégia de desconto
Fazer uma redução de preço sem planejamento é um erro que deve ser evitado. Afinal, em um negócio, todas as ações devem ter um motivo para acontecer.
Exemplificando: você precisa criar uma estratégia de desconto para conseguir vender produtos que estão parados no estoque? Ou sua intenção é atrair novos clientes?
Outros objetivos também podem ser o lançamento de um novo produto, aumentar a credibilidade da sua marca ou alavancar a venda de outros produtos que não estão em promoção.
O mais importante é ter em mente que, ao iniciar qualquer baixa de preço, o objetivo dessa ação precisa estar bem definido, porque essa informação irá determinar os tipos de estratégia de desconto que você vai adotar e as melhores formas de colocá-las em prática.
2. Conheça seu público antes de colocar a estratégia de desconto em prática
Uma das principais garantias de que sua estratégia de desconto vai funcionar é saber exatamente para quem você quer vender. Ter seu público-alvo definido vai fazer com que sua campanha atinja os resultados esperados, sem desperdício do orçamento.
Descubra onde estão estes clientes, seus hábitos, onde eles fazem pesquisas, como gostam de ser informados sobre as promoções, e que tipo de produtos estão buscando. Saber também o formato de conteúdo que preferem receber as promoções também é uma informação fundamental.
Tudo isso irá contribuir não apenas para aumentar as chances de venda da sua promoção, mas também para orientar a produção de conteúdo, bem como os canais de divulgação que devem ser utilizados.
3. Entregue valor ao cliente com a sua promoção
Se o seu cliente não perceber um real valor na promoção, sua estratégia de desconto não conseguirá despertar interesse. Afinal, é imprescindível que ele não se sinta enganado, e que os preços da campanha realmente ofereçam algo positivo.
Mesmo que você queira vender um produto que está parado em estoque, o ideal é saber quais mercadorias o cliente busca e oferecer descontos progressivos, mix de produtos ou compras relacionadas.
Desta forma, ele pode comprar seu produto em estoque, mas conseguirá enxergar um valor nessa promoção. É fundamental que seu cliente não pense que ele é apenas um número, mas que você realmente quer fazer um desconto que valha a pena.
4. Tenha uma equipe qualificada para alcançar mais vendas
Uma boa estratégia de desconto envolve o relacionamento com os possíveis compradores. Portanto, especialmente quando pensamos em venda no atacado, ter uma equipe qualificada para atender às pessoas que buscam pela sua promoção é de suma importância para o sucesso do desconto.
5. Ofereça produtos relacionados em sua estratégia de desconto
Oferecer produtos relacionados é uma forma de aumentar suas vendas com itens que se complementam. Ou seja, você pode ter uma estratégia de desconto oferecendo sugestões e soluções para seus clientes com outros produtos que podem ser úteis para ele.
Bons vendedores também podem usar um saldo flex para os descontos, tendo mais liberdade nas vendas sem prejudicar as margens de lucro.
6. Sempre utilize as redes sociais para divulgação da sua estratégia de desconto
As redes sociais são fundamentais para aumentar a credibilidade da sua marca, e você pode utilizar esse canal com maestria com o objetivo de divulgar seus descontos e se comunicar com o seu público.
Este é um lugar onde você pode educar seu público, interagir, entender o comportamento, e claro, vender. É um ótimo caminho para entender o comportamento do seu público-alvo, algo muito importante para ter sucesso em sua estratégia de desconto.
Aproveite para aumentar a confiabilidade e a credibilidade do seu negócio frente ao público. Ao fazer essas ações, você está agregando valor a sua marca e mostrando que a sua empresa se destaca frente à concorrência.
7. Ofereça serviços extras
Se você realmente quer que sua estratégia de desconto dê certo, oferecer serviços extras para seus clientes é uma alternativa a ser considerada. Você pode pensar em frete grátis, uma entrega em tempo recorde, ou mesmo um curso sobre o manuseio do produto (se esse for o seu caso).
O mais importante é que o cliente se sinta presenteado por um serviço que ele não comprou, mas que acabou agregando valor, fazendo com que o desconto realmente valha a pena.
8. Tenha um prazo de validade para o seu desconto
É fundamental ter em mente que toda promoção ou desconto não dura para sempre. É preciso que ela tenha um prazo, ou o senso de urgência e, principalmente, de valor.
Sem um prazo para terminar, a impressão para os clientes é de que a ação foi falsa. Outro ponto de suma importância é que esse prazo seja cumprido. Assim, eu uma outra eventual ação que sua empresa fizer, os clientes entenderão que precisam agir rápido para não perder a oportunidade.
9. Ofereça programas de vantagens
Outra forma de agregar valor aos seus produtos e aumentar as chances de sucesso da sua estratégia é oferecer políticas de desconto que estimulem a fidelização de clientes. Aqui, estamos falando de pontos, clube de descontos ou outras ações que trazem benefícios para os clientes.
Fazer uso destes programas pode ser um grande diferencial para a sua estratégia de desconto e causar uma experiência positiva ao cliente. Pensando em clube de desconto, além de ele receber o abatimento no momento da compra, ainda acumula pontos para uma próxima vez que comprar da sua empresa.
Certamente, isso causa uma boa impressão e atrai os clientes. Outras formas de melhorar a atração de clientes com estratégias de desconto é oferecer brindes, convites para eventos, sorteios, distribuição de amostras, etc.
Além destas ferramentas, é possível usar a promoção progressiva para aumentar as vendas para seu público. Quanto mais o cliente comprar, mais desconto ele tem.
10. Valorize seus clientes fiéis e faça ações para trazer clientes antigos
Se você já tem uma carteira de clientes fiéis, que compra seus produtos no atacado periodicamente, aproveite esse relacionamento com uma estratégia de desconto exclusiva. Isso passará uma imagem de valorização destes clientes, que podem se tornar promotores da sua marca.
Uma boa alternativa é fazer programas de fidelidade, baseados em volumes de compra. Com isso, o cliente vai perceber o quanto você valoriza esse relacionamento.
Além de valorizar os clientes frequentes, que tal pegar aquela lista de clientes antigos e tentar trazê-los de novo com uma boa estratégia de desconto?
Por algum motivo, essas pessoas pararam de comprar seus produtos, mas sempre é possível reativar a conversa com esse público, oferecendo um cartão de desconto como incentivo, mostrando que ele é um cliente importante.
Com esse tratamento especial, existe uma grande chance de esse cliente retornar e aproveitar esse benefício para tomar uma decisão de compra.
11. Divulgue suas promoções
De nada adianta criar uma belíssima estratégia de desconto que gere valor no atacado se ninguém souber dessa ação. Esse é, portanto, um ponto crucial para garantir o sucesso do seu projeto. Para isso, é preciso atingir o público correto e fazer com que ele descubra do que se trata a sua campanha.
Obviamente, a decisão de compra dependerá de fatores como preço e quais produtos você tem para oferecer dentro da oferta, mas a chance de sucesso é muito mais alta se você casar estas estratégias – oferecer o produto certo, para o público interessado, por um preço abaixo do mercado.
Pense na melhor forma para que seus possíveis compradores encontrem o seu desconto, defina a verba que será gasta para divulgação e, também, os melhores canais.
Hoje em dia, os meios mais utilizados para a divulgação na internet são o Google e as campanhas em mídias sociais.
O importante é verificar o que funciona para o seu negócio, e você pode mesclar estas fontes de divulgação se isso fizer sentido para sua estratégia de desconto.
Como medir os resultados da estratégia de desconto
A estratégia de desconto, geralmente, vai focar em um objetivo: aumentar as vendas de produtos e gerar caixa para a empresa.
Por isso, além de pensar em como fazer essa estratégia, ao colocá-la em prática, é fundamental observar a efetividade da promoção, e se o seu investimento está valendo a pena. Para esta análise, acompanhe as métricas e indicadores que mostrarão como a sua estratégia se comportou.
Esse acompanhamento de como está se saindo a sua estratégia de desconto pode ser feito em tempo real, com o entendimento de como cada produto e anúncio está se comportando, ou com um relatório ao fim da promoção.
O ideal, para que não haja desperdício de recursos, é que os dois procedimentos sejam utilizados. Os números serão seus melhores aliados para apontar como está sua campanha e como você pode otimizar sua verba de divulgação, sempre com o foco na conversão final.
Utilize a tecnologia para otimizar sua estratégia de desconto
Hoje em dia, a tecnologia é fundamental para otimizar o tempo de venda, evitar erros e, consequentemente, alavancar os lucros da empresa. Apesar de a venda no atacado ser considerada menos lucrativa, geralmente, os volumes são grandes, trazendo mais dinheiro para a empresa.
Sabemos que uma estratégia de desconto pode atrair mais clientes e aumentar muito as vendas, especialmente com ações como descontos progressivos. E para evitar erros e otimizar seus processos na sua estratégia de desconto, você pode contar com o MaxPedido, que lhe permite configurar suas campanhas promocionais.
Com a solução, você conseguirá ter desconto progressivo, combos comerciais, campanhas de brinde, campanhas escalonadas entre outros.Quer saber mais sobre essa solução? Então, acesse nosso site, conheça as vantagens do MaxPedido e entenda como ele pode ajudar a alavancar suas vendas!
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