Display para PDV: 6 tipos e vantagens
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O display para PDV é uma solução altamente eficiente para exibir produtos e promoções no ponto de venda em locais bastante estratégicos para chamar a atenção do shopper e incentivar seu comportamento de compra.
Em um cenário no qual o shopper visita diversos corredores e visualiza diferentes gôndolas e produtos, ter um espaço de destaque em seu trajeto e campo visual pode ser decisivo para a escolha do produto.
Por isso, o display para PDV já é uma necessidade para impulsionar as vendas, especialmente em um contexto crescente de competitividade.
A seguir, confira um guia completo sobre o assunto, incluindo o que é display para PDV, qual a função do display expositor, suas vantagens e as tendências que estão orientando inovações nessa estratégia. Por fim, confira dicas para potencializar a eficiência dos displays para PDV.
O que é display para PDV?
Os displays para PDV são peças visualmente diferenciadas que são posicionadas em espaços atrativos do varejo. Eles têm o objetivo de criar um contato mais próximo com o shopper e chamar a sua atenção no momento em que ele está prestes a fazer uma compra.
O display expositor pode ter várias formas e modelos. Normalmente, ele é alocado próximo ao caixa, no fluxo de fila ou em áreas de grande circulação de pessoas no ponto de venda, impulsionando, assim, as vendas, inclusive, as feitas com compra por impulso ou de última hora.
→ No vídeo, compreenda mais sobre essa e outras estratégias de trade marketing:
Qual é a importância do display para PDV?
O display para PDV não representa apenas adições atraentes para uma loja – eles são catalisadores poderosos para impulsionar as vendas e melhorar a experiência geral de compra.
Com isso, esses recursos são importantes por apresentarem diversas vantagens, tais como:
1. Chamar a atenção do shopper
Em um espaço de varejo altamente competitivo, chamar a atenção do cliente final é um desafio. Os displays para PDV, colocados em locais estratégicos, são projetados para se destacar.
Eles criam um impacto visual, aumentam a visibilidade do produto e conquistam a atenção do shopper de uma forma que, nem sempre, a embalagem sozinha na gôndola consegue fazer.
2. Oferecer informações e estímulos complementares
O display para PDV ajuda a tornar as marcas e produtos mais fáceis de serem identificados e de se destacarem na loja. Eles oferecem uma oportunidade de ter mais espaço para mostrar o valor exclusivo do produto, novidades e diferenciais no momento em que o shopper está decidindo sua compra.
Assim, informações adicionais sobre o produto ou uma oferta especial que não cabem na embalagem, ou que são pontuais e promocionais, podem ser adicionadas de forma complementar e muito atrativa nesses materiais.
3. Estimular a compra por impulso
Uma das vantagens mais significativas do display para PDV é a sua capacidade de estimular a compra por impulso.
Os clientes, enquanto esperam na fila para pagar, por exemplo, geralmente veem produtos em exposição que não planejaram anteriormente comprar. A comodidade de tê-los ali enquanto aguardam ou um estímulo atrativo para a experimentação favorecem as decisões de compra espontâneas.
4. Ter uma exibição estratégica dos produtos
O display expositor geralmente é independente ou anexado a outros espaços. Isso oferece muito mais flexibilidade sobre onde os produtos podem ser exibidos.
Assim, ainda que o posicionamento na gôndola não seja o mais favorável, é possível garantir um destaque para atrair o olhar e a atenção do seu público no PDV.
Isso é muito eficiente para alavancar as vendas ao utilizar um espaço junto a produtos complementares (por exemplo, um display de café ou cereal matinal no corredor de leite).
5. Destacar promoções e novidades
Os displays para PDV são perfeitos para destacar promoções, ofertas sazonais e novidades. Eles fornecem uma excelente plataforma para divulgar ações especiais e ofertas por tempo limitado, criando uma sensação de urgência e impulso à compra e experimentação.
6. Melhorar a experiência de compra
Um display expositor bem projetado pode melhorar significativamente a experiência geral de compra. Os shoppers gostam de descobrir produtos novos e diferentes ou de serem lembrados de itens que podem ter esquecido durante sua jornada de compras.
7. Fortalecer a marca e diferenciar-se da concorrência
O display para PDV também desempenha um papel importante no reforço da identidade da marca dos produtos, fortalecendo seus diferenciais, proposta de valor e lembrança na mente dos clientes.
Isso contribui para construir preferência, reconhecimento e fidelidade de marca, gerando diferenciais diante dos concorrentes.
8. Aumentar as vendas
A função do display para PDV também é aumentar as vendas. Eles fazem isso de modo eficiente, incentivando as compras por impulso, a experimentação de novos produtos, gerando gatilho de urgência para ofertas e alavancando o upsell e o cross sell.
6 tipos de display para usar no PDV
O display expositor está disponível em diversos formatos para ser exposto em diferentes espaços nobres do ponto de vendas. A seguir, conheça os principais tipos de display para PDV:
1. Displays de balcão
Este é um tipo compacto de display que é inserido no balcão onde o cliente conclui suas compras ou, ainda, dentro de um balcão frio.
Normalmente, eles exibem produtos para incentivar as compras por impulso, incluindo itens como chocolates, gomas de mascar, revistas, pastas de dente, etc.
2. Displays de chão
Este tipo de display tem potencial de captar bastante atenção de quem passa por ele, por fatores como seu tamanho, formato diferenciado, visual não convencional e localização.
Geralmente, o display de chão é alocado próximo à entrada ou ao final de um corredor em espaços de destaque, mas que não afetem negativamente o fluxo de pessoas. Eles são bastante utilizados para destacar produtos sazonais, lançamentos e itens ou ações promocionais. Ainda, são aplicados para criar pontos extras no PDV.
Além disso, esses expositores podem incorporar recursos interativos, como telas sensíveis ao toque, QR Codes ou amostras de produtos.
3. Cubos triedros
Outra variação disponível, os displays em formato de cubo normalmente são expostos acima das gôndolas. Eles chamam a atenção por seu formato e localização no ponto de vendas.
4. Displays de gôndola
Este display para PDV, além de destacar um produto, também é utilizado para dar um acabamento atrativo às gôndolas nas lojas, já que ele é instalado na ponta do corredor ou setor.
Ele pode ser feito de diferentes materiais e chama a atenção do shopper por criar uma visibilidade maior para o produto, estimulando o giro desses itens no PDV.
5. Wobblers
Há, também, o wobble, um tipo de display para PDV que funciona como uma “plaquinha” suspensa no teto criando um destaque mais horizontal e promocional para o produto.
6. Displays lightbox (iluminado com LED)
Variação com efeito luminoso e brilhante que chama a atenção no PDV. A iluminação é um poderoso complemento para destacar o produto ou a mensagem do display, gerando diferenciação diante de outros estímulos visuais no local.
→ No vídeo, conheça outros formatos e soluções para expor estrategicamente produtos no PDV:
Tendências e inovações em displays para PDV
O display para PDV tem sido um pilar do trade marketing há muito tempo. Na década de 1920, com o surgimento das redes de varejo já tínhamos displays feitos de papel.
Nos últimos anos, com os avanços da indústria e da tecnologia, diversas novidades destacaram ainda mais o potencial desse tipo de estratégia para alavancar as vendas. E tantas outras continuam sendo desenvolvidas.
A seguir, conheça algumas das principais tendências e inovações em displays para PDV:
Hiperpersonalização e customização
A era da hiperpersonalização chegou e está mudando a maneira como nos conectamos com os clientes. Com ela, é possível desenvolver ações que ressoam em um nível muito mais profundo.
E isso é fundamental já que os shoppers modernos anseiam por experiências personalizadas. Por isso, os displays para PDV que permitem personalização, seja por meio de telas interativas ou mensagens direcionadas, estão, cada vez mais, ganhando força.
Eles podem ser utilizados, por exemplo, para fazer recomendações personalizadas com base em compras anteriores ou preferências do cliente e para criar uma experiência de compra mais imersiva, significativa e customizada.
De acordo com uma pesquisa da McKinsey, 80% dos consumidores têm mais probabilidade de fazer uma compra quando as marcas oferecem experiências personalizadas. Afinal, quando se demonstra ao cliente que se entende suas necessidades e preferências únicas, construímos confiança, lealdade de marca e, claro, vendas.
Integração digital
A integração de elementos digitais em displays é uma grande tendência que permite tornar as compras passivas em experiências ativas e envolventes.
Desde telas interativas sensíveis ao toque à realidade aumentada e componentes de realidade virtual, essas tecnologias promovem engajamento multissensorial e seguirão transformando a jornada do shopper, especialmente por meio de:
- realidade aumentada e virtual: permitindo que os clientes experimentem produtos virtualmente, os visualizem em diferentes ambientes e interajam mais profundamente com a marca no PDV;
- Internet das Coisas (IoT): conectando dispositivos e criando ambientes de varejo mais inteligentes. O display para PDV integrado à tecnologia IoT pode se comunicar com outros dispositivos, permitindo uma experiência de compra interconectada. Por exemplo, um display pode acionar uma oferta personalizada no smartphone de um cliente conforme ele se aproxima;
- Inteligência Artificial (IA): o display para PDV alimentado por IA pode fornecer recomendações personalizadas de produtos em tempo real, aprimorando a jornada de compras do cliente e aumentando a probabilidade de uma decisão favorável.
→ Descubra mais no artigo com 18 inovações e tendências de trade marketing para 2024
Estética minimalista
Simplicidade e minimalismo estão ganhando popularidade no design de display para PDV. Linhas limpas, esquemas de cores mais sutis e layouts organizados criam uma aparência moderna e diferenciada. Essa tendência se alinha ao desejo de uma experiência de compra mais ágil e perfeita e sem distrações desnecessárias.
Display sustentável
Com o aumento da conscientização ambiental, a sustentabilidade se torna uma tendência dominante. Por isso, cada vez mais, devemos ter disponíveis materiais e design mais ecológico para os displays.
De materiais recicláveis à iluminação com eficiência energética e até mesmo displays que funcionam como purificadores de ar, o foco está em minimizar o impacto ambiental se conectando com clientes que valorizam essa abordagem.
Insights baseados em dados
Aproveitar o poder dos dados é uma tendência predominante no varejo e no trade marketing. O display inteligente é uma tendência, sendo equipado com sensores e ferramentas de análise que fornecem insights valiosos sobre o comportamento do shopper.
Essas informações podem ser utilizadas para aperfeiçoar os resultados e a experiência do cliente.
Por exemplo, imagine um shopper que viu na loja algumas roupas esportivas e, por meio de tecnologia integrada, recebe uma recomendação baseada em suas pesquisas anteriores de um tênis combinando dados para trazer um tamanho, cor e modelo com estoque e dentro das preferências do cliente, com uma oferta especial para aquele dia.
Esse tipo de abordagem não apenas fortalece a fidelidade à marca, como também melhora a experiência de compra, oferecendo valor, e promove um senso de conexão com o cliente, como se ele estivesse sendo visto e compreendido como um indivíduo único.
→ Saiba mais sobre como a pesquisa do promotor também contribui para aumentar as vendas e ter uma abordagem focada em dados
Potencialize a eficiência dos displays para PDV
Ter resultados com o display para PDV não é questão de sorte: há cuidados importantes que passam desde o design da peça até sua estratégia de exibição e de construção do conteúdo.
Algumas boas práticas para ter os melhores resultados são:
1. Escolha do posicionamento ideal
A primeira regra de um display para PDV bem-sucedido é sua localização. Ele deve ser estrategicamente posicionado em áreas de grande tráfego e que façam sentido para seu produto e para seu cliente.
Colocá-lo onde os shoppers naturalmente param ou fazem fila é a forma mais simples de maximizar a exposição e a probabilidade de resultados.
→ Confira dicas sobre esse ponto no nosso eBook Trade Marketing para Distribuidores: dicas de ouro para planejar o PDV
2. Integração com a identidade visual da marca
O display deve ser visualmente atraente. É importante também utilizar cores, formas e elementos de design que se alinhem com sua marca e que ressoem com a mensagem ou ação que você quer incentivar.
3. Comunicação clara e concisa
A mensagem comunicada pelo seu display para PDV deve ser clara e concisa. Os clientes devem entender instantaneamente o produto, a promoção ou a oferta apresentada.
Em combinação a isso, experimente utilizar uma linguagem persuasiva que ajude a criar um senso de desejo, urgência, experimentação, etc. Os gatilhos mentais oferecem ótimas soluções para isso.
4. Praticidade e funcionalidade
Priorize a comodidade do shopper. Busque fazer com que os produtos destacados no display sejam facilmente acessíveis aos clientes. Se os itens forem difíceis de alcançar ou manusear prontamente, ele poderá desistir e não fazer a compra.
Faz parte disso também evitar espaços de exposição vazios ou desorganizados. Reabasteça e faça a manutenção da exposição regularmente para maximizar sua eficácia e não gerar frustração ao cliente.
5. Durabilidade e segurança
Certifique-se de que o display para PDV seja resistente e durável e possa suportar o desgaste de um ambiente de varejo pelo período previsto para sua exposição. Displays mal construídos podem prejudicar a experiência geral de compra e afetar a percepção de marca junto ao cliente.
Também é importante prestar atenção às questões de segurança. Bordas afiadas, estruturas instáveis ou itens que possam ser facilmente puxados para baixo por clientes curiosos representam riscos que precisam ser minimizados.
6. Adaptabilidade sazonal e temática
Para seguir sempre captando atenção, experimente adaptar seu display para PDV para se alinhar às mudanças sazonais, feriados ou temas específicos da loja ou período.
7. Inovação
Experimente elementos de design criativos e inovadores, que despertem interesse e se destaquem da concorrência. Isso pode incluir, por exemplo, formas exclusivas, apelo sensorial, recursos interativos ou materiais não convencionais.
→ Confira mais dicas de como deixar seu PDV criativo e atrair mais clientes
Conclusão
O display para PDV é um grande aliado do trade marketing e da gestão comercial. Disponível em diferentes tipos, eles podem ser inseridos em diversos espaços estratégicos do ponto de venda para trazer, de modo atrativo, mais visibilidade e destaque a marcas, produtos e ações promocionais.
As vantagens de utilizar esses materiais são muitas. Eles chamam atenção do shopper em um local repleto de opções; estimulam a compra por impulso; ajudam a exibir estrategicamente o produto; melhoram a experiência do cliente; incentivam a experimentação de novos produtos; fortalecem a marca; geram diferenciais diante dos concorrentes; alavancam o upsell e o cross sell; entre outras.
Por tudo isso, o potencial de resultados do display para PDV é substancial. Entretanto, para isso, é importante ter alguns cuidados e criar peças e estratégias eficientes, criativas e alinhadas ao seu produto e ao perfil do cliente.
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