,

Como ser um supervisor de vendas de sucesso?

Em vez de ler que tal ouvir este artigo?

 

Você sabe como ser um supervisor de vendas de sucesso? Ser um ótimo vendedor parece ser uma boa base, mas a verdade é que gerenciar as atividades comerciais requer habilidades além daquelas para ser excelente em vendas. Da comunicação à motivação, ser um supervisor de vendas superior exige um conjunto de habilidades determinadas e muita dedicação.

Assim como ocorre nas mais diversas funções, o segredo está em evoluir constantemente e buscar o desenvolvimento das características necessárias para um bom supervisor. Afinal, quanto melhor você desenvolver as habilidades certas, melhor conseguirá comandar a equipe.

Quer entender melhor como ser um supervisor de vendas de sucesso? Confira logo a seguir!

O que um supervisor de vendas faz?

Antes de falarmos sobre como ser um supervisor de vendas de sucesso, é importante compreender a definição dessa função, certo? Embora as funções de um supervisor de vendas possam variar bastante de organização para organização, podemos definir esse profissional como o responsável por construir, liderar e gerenciar uma equipe de vendedores dentro de uma organização.

Ou seja, os supervisores de vendas são encarregados de funções de missão crítica na maioria das organizações. Isso inclui atividades como:

  • Definir metas de vendas
  • Gerenciar metas individuais e de equipe
  • Criar um plano de vendas
  • Monitorar os resultados e analisar o desempenho comercial
  • Supervisionar o treinamento de vendas
  • Manter uma vigilância ativa sobre contas-chave
  • Recrutamento, contratação e demissão de representantes de vendas

-> Veja também: Os erros mais comuns entre os gestores de vendas

Quais as características de um supervisor de vendas?

A reflexão sobre como ser um supervisor de vendas de sucesso deve iniciar com o reconhecimento das principais características desse profissional. Veja quais são elas:

Liderança

A liderança é uma das qualidades mais essenciais de um supervisor de vendas. Liderar uma equipe de vendas requer a capacidade de delegar tarefas, executar com eficiência e inspirar outras pessoas a fazer o melhor. Envolve a capacidade de buscar novas soluções e tomar decisões inteligentes rapidamente. Um supervisor de vendas com grandes qualidades de liderança não deve ter problemas em:

  • Compartilhar conhecimento com outras pessoas
  • Saber se recuperar das perdas
  • Enfrentar os desafios com determinação

Busca pela melhoria constante

Uma vez que um supervisor de vendas se estabeleça como um líder, ele deve possuir humildade para ser treinado enquanto aprende a se tornar um gerente de vendas. Ser receptivo a críticas construtivas e saber como usá-las faz toda a diferença.

O desejo contínuo de aprender e progredir é parte do que leva alguém bom a ser ótimo. A busca pela melhoria constante abre caminho para:

  • Evolução para sustentar o sucesso em longo prazo
  • Novas oportunidades para mudar de tática quando necessário
  • Evitar a complacência e o comportamento estagnado
  • Alcançar o próximo nível de experiência e desempenho

Confiança

Os egos superdimensionados raramente funcionam em um ambiente colaborativo. No entanto, a confiança é uma das principais qualidades de um grande supervisor de vendas. Isso significa que há um forte sentimento de confiança e certeza que a pessoa transmite.

Ser um ótimo supervisor de vendas nem sempre significa ter a resposta certa. É usar as ferramentas, recursos e pessoas disponíveis para chegar ao melhor.

Capacidade de inovação

O desejo de buscar uma abordagem inovadora é uma das melhores qualidades de um supervisor de vendas de sucesso. É uma característica que impulsiona as empresas a escalar e expandir seus negócios. Um profissional de vendas que deseja inovação é inerentemente curioso, o que é valioso para qualquer organização.

Profissionais que demonstram uma mentalidade inovadora sempre pensam alguns passos à frente para visualizar e executar a mudança. Isso pode impactar positivamente a cultura da empresa e aumentar o desempenho da equipe de vendas para estabelecer a liderança no setor.

Motivação

Um supervisor de vendas eficaz atinge suas metas, valoriza o relacionamento com o cliente e sabe como motivar os outros. Isso é demonstrado por meio de uma direção clara, persistência e uma perspectiva positiva.

Lealdade

Lealdade é uma qualidade que mostra que um vendedor pode cumprir seus compromissos de maneira confiável. Ser transparente com colegas de trabalho e clientes é parte do que estabelece uma reputação forte e respeitada.

Foco

Foco é a capacidade de priorizar e se concentrar nas necessidades mais urgentes. É uma qualidade essencial para o papel de um supervisor de vendas, pois o trabalho envolve fazer malabarismos com várias tarefas ao mesmo tempo. Além disso, o foco minimiza decisões impulsivas e consequências negativas.

Boa comunicação

A comunicação eficaz é essencial para qualquer função de liderança. A comunicação é definida por quão bem uma pessoa transfere informações para outras. Vendas requer a capacidade de apresentar confiança e estabelecer uma conexão com os outros. Requer habilidades de escuta ativa, colaboração e resolução de problemas.

9 dicas de como ser um supervisor de vendas de sucesso

Afinal, como ser um supervisor de vendas de sucesso? Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:

1. Mantenha-se sempre atualizado

O primeiro passo de como ser um supervisor de vendas de sucesso é manter-se sempre atualizado. A informação é a chave para um trabalho bem desenvolvido.

Essa busca por atualização pode atuar em diversas frentes:

  • Buscar aperfeiçoamento pessoal para obter as habilidades de um bom supervisor de vendas
  • Ficar por dentro das novidades do mercado
  • Acompanhar as novas tecnologias de vendas que podem ser usadas
  • Monitorar os dados internos do desempenho de vendas

Ao combinar todas essas informações, você certamente estará um passo à frente na busca de como ser um supervisor de vendas de sucesso.

2. Adote uma visão estratégica

Mentalidade estratégica é fundamental para que o supervisor de vendas não fique preso somente ao gerenciamento das operações de forma mecânica. Trata-se do exercício de estabelecer um plano de vendas sólido com métricas definidas. A partir disso, você:

  • Entende o que motiva os clientes em potencial
  • Cria previsões e projeta resultados
  • Identifica oportunidades desconhecidas
  • Evita repetir os mesmos erros

-> Veja também: top 7 indicadores de desempenho de vendas no atacado distribuidor

3. Seja uma fonte de inspiração

O supervisor de vendas bem-sucedido deve ser capaz de inspirar os membros da equipe de vendas e motivá-los a maximizar seu potencial. Para fazer isso, o profissional deve ser capaz de inspirar cada membro da equipe com um senso de propósito e uma crença de que eles estão resolvendo o problema do cliente, preenchendo um vazio, satisfazendo uma necessidade e curando uma dor.

4. Posicione-se como um líder

As habilidades para comunicar, inspirar e motivar são características da liderança. Quando esses pilares estão no lugar, o supervisor de vendas ganha respeito – o que é essencial para ser visto como um líder.

5. Otimize o gerenciamento das atividades

A capacidade de liderar não é igual à capacidade de gerenciar. E vice-versa. A capacidade de gerenciar – a função de vendas, a equipe de vendas, o dia a dia das operações de vendas – é fundamental para que tudo ocorra perfeitamente.

Considere a capacidade de gerenciar como o “arroz com feijão”. Se o supervisor de vendas não puder usar as ferramentas à sua disposição para gerenciar o essencial de vendas, o resto não importa.

6. Valorize os feedbacks

O feedback é um elemento importante que ajuda a promover o crescimento de uma empresa. Como supervisor de vendas, você deve estar aberto ao feedback dado pelos membros de sua equipe. A maioria das pessoas tende a receber feedback de forma negativa, o que é uma prática errada. Antes de responder, reserve um tempo para analisar se o feedback é para o crescimento da empresa ou não. Se a resposta for sim, então, você deve aceitar alegremente o feedback e começar a trabalhar nele.

Além de receber feedback, os supervisores de vendas devem fornecer feedback aos membros da equipe. Se os membros de sua equipe fizeram um trabalho apreciável, você, definitivamente, deve reconhecer seus esforços, dando-lhes prêmios ou bônus. Por outro lado, se eles cometeram um erro que precisa ser corrigido, você deve notificar sua equipe, para que ele não seja cometido novamente. Isso ajudará a garantir a transparência entre você e sua equipe.

7. Comunique-se de forma eficaz

Se você realmente quer aplicar as dicas de como ser um supervisor de vendas de sucesso, deve se comunicar com sua equipe regularmente.

Certifique-se de manter as linhas de comunicação abertas em toda a sua equipe de vendas.

Não basta você ser o chefe de sua equipe, você também deve ser seu mentor de vendas, inspirando os vendedores a continuamente ter um desempenho melhor. Se eles nunca virem ou ouvirem de você, isso não acontecerá.

8. Trabalhe para agilizar seus processos

Embora os supervisores de vendas altamente eficazes não devam mudar o processo de vendas diariamente, eles devem sempre pensar em maneiras de facilitar o trabalho de sua equipe.

Afinal, a produtividade da equipe afeta sua capacidade de alcançar os melhores resultados de vendas. Então, se o processo deles os está retardando, eles estão sendo impedidos de atingir todo o seu potencial.

Mas como você determina o que está desacelerando sua equipe? Peça feedback ao seu time de vendas. Depois de aprender sobre as complexidades do processo de vendas atual e as tarefas que os frustram, você pode trabalhar na automatização dessas tarefas ou no desenvolvimento de um novo processo completo.

9. Use a tecnologia para melhorar sua equipe de vendas

A tecnologia percorreu um longo caminho nos últimos anos. Dispositivos digitais e gadgets permitem que sua equipe trabalhe mais rápido e lide com tarefas com muito mais facilidade do que em um passado próximo.

Não se engane – é extremamente importante para você aproveitar o poder da tecnologia e permitir que sua equipe de vendas faça o mesmo.

Aqui estão alguns exemplos de como você pode usar estrategicamente a tecnologia para você e sua equipe:

  • Automação de vendas. Quais tarefas seus vendedores estão lidando que estão tomando muito tempo? Descubra e automatize essas etapas.
  • Computação em nuvem. Um vendedor não precisa mais estar em sua estação de trabalho para acessar dados críticos. Ao usar a nuvem para armazenamento, em vez de dispositivos de armazenamento físico, você capacita sua equipe a trabalhar de qualquer lugar.
  • Monitoramento em tempo real. Você pode acompanhar e controlar a sua equipe de força de vendas em tempo real, de onde estiver. Com essa tecnologia, você tem acesso a informações analíticas, sintéticas e instantâneas sobre vendas, vendedores, representantes, clientes, pedidos, rotas, praças e carregamentos, dentre outras.

Essas não são as únicas maneiras de usar a tecnologia a seu favor, então, faça questão de conduzir sua própria pesquisa e pensar em novas maneiras de ajudar sua equipe. Esse pensamento proativo é parte do que faz um bom supervisor de vendas.

Gostou das dicas de como ser um supervisor de vendas de sucesso? Quer conhecer as melhores tecnologias para otimizar os resultados comerciais? Então, conheça as soluções da MáximaTech!

Thiago Melo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments