Caso de Sucesso - Hydrate

A água é um componente essencial para o bom funcionamento do organismo humano, portanto é necessário que ela seja consumida em alta quantidade e a partir de fontes com qualidade confiável. Diante disso, a Hydrate é uma empresa de distribuição de água mineral nas regiões de Goiás e Distrito Federal. Existem quatro unidades localizadas em pontos estratégicos de Brasília com o intuito de proporcionar o melhor e mais rápido atendimento aos seus clientes.

Contudo, a distribuição de água passou a ficar cada vez mais complicada por conta da falta de automatização dos processos. Domingos Sávio, gerente geral da Hydrate, informa que a empresa precisou passar por mudanças em diversos setores, pois existia muita dependência em planilhas e documentos realizados manualmente, o que gastava muito tempo. Sávio conta que o antigo sistema utilizado era “engessado e não trazia os relatórios de forma analítica”.

Outro desafio enfrentado pela distribuidora eram os erros excessivos nas etapas de remessa e entrega, ocorridos por conta da ausência de uma solução para automatizar os processos e fornecer um retorno rápido ao gestor. Além disso, a Hydrate precisava realizar adequações legais e fiscais para entregas em determinados estabelecimentos. Motivadas em abolir essas deficiências, a empresa recorreu ao maxPedido, solução para força de vendas desenvolvida pela Máxima Tech.

Dentre os recursos do maxPedido estão a criação de catálogo, acesso a informações rápidas e atualizadas, visualização de sequência de visitas, acompanhamento do vendedor, entre outros. Em síntese, a solução permite uma automatização dos processos que otimiza o tempo e reduz os erros no setor comercial. A Hydrate conseguiu alcançar melhores resultados e aperfeiçoar a gestão dos dez vendedores e nove caminhões da empresa após a integração entre maxPedido e o ERP utilizado, Sankhya.

Em cerca de um ano de uso dessa solução, a distribuidora já obteve uma redução de 10% no retorno de carregamentos. Esse problema já não assombra mais Domingos, pois tem apresentado um percentual quase nulo de anomalias, cerca de 2%. Diante disso, o gerente explica que “um sistema, com procedimentos automatizados reduz custos e erros. Com o ajuste do estoque, caminhão e efetuando conferências, a chance de erro se torna mínima”.

A possibilidade de informação on-line e a todo momento foi um fator essencial para potencializar a rotina de vendas da Hydrate. Antes, o lançamento dos pedidos era feito manualmente e essa atividade era executada no dia posterior ao retorno do carregamento após ter completado sua rota, o que demorava cerca de 24 horas. Atualmente, esses dados são fornecidos automaticamente e em um período de 10 minutos, ou seja, uma redução em 99% no tempo gasto.

Essa melhoria é considerada pela distribuidora como o grande destaque do maxPedido. Sávio reconhece que uma rápida informação está diretamente ligada com a tomada de decisões, pois a partir dos resultados é possível realizar otimizações instantâneas e se adequar à competitividade do mercado.

Thiago Melo, especialista em negócios da MáximaTech, afirma que o objetivo das soluções é permitir que as empresas consigam crescer cada vez mais e melhorar seus rendimentos. “Buscamos entender os problemas que afligem nossos clientes e realizar mudanças em suas operações na busca por mais resultados e menos transtornos”, declara Melo.

Soluções Máxima

Sistema de pedidos para força de vendas