Como o atacado distribuidor pode se preparar para a Black Friday?
A Black Friday já é considerada uma das datas mais importantes para o varejo, gerando uma expectativa de grandes promoções para o shopper e de um incremento no volume de vendas para lojas físicas e online.
No entanto, a oportunidade trazida por essa iniciativa não se restringe ao varejo — empresas de diversos outros setores passaram a aproveitar a data para realizar ações nos últimos anos. O atacado distribuidor, por exemplo, é um segmento que vem ganhando cada vez mais inserção nesta data.
Mas, para aproveitar o potencial dessa oportunidade, é preciso desenvolver uma preparação logística e operacional para a Black Friday atacadista.
Afinal, tanto o shopper quanto o cliente B2B estão mais criteriosos e bem-informados sobre as boas e más práticas envolvendo o evento e, com a concorrência ofertando ações no período, é vital organizar-se com antecedência para garantir que suas iniciativas funcionem e se diferenciem, trazendo os resultados esperados.
Continue a leitura e descubra dicas para que o seu atacado distribuidor aproveite todo o potencial da Black Friday 2023. A seguir, confira um guia repleto de estratégias e informações sobre como planejar suas ações para este evento.
Dados das últimas Black Fridays
A Black Friday se tornou conhecida mundialmente pelas promoções presenciais e na internet e conquistou um lugar de destaque como uma das maiores datas do varejo brasileiro.
A primeira edição do evento no país ocorreu em 2010. Desde então, a cada ano, os resultados obtidos nesta ação tendem a ser maiores e a abrangência da Black Friday ampliada para mais e mais setores.
Basta acompanhar os principais números para compreender como essa iniciativa tem crescido no país. Em 2010, o faturamento total da Black Friday alcançou os 3 milhões de reais.
No ano seguinte, o número cresceu consideravelmente, chegando aos 100 milhões, com um ticket médio por compra de R$ 450,00.
Dando um salto para 2018, o comércio faturou 2,5 bilhões de reais. E o valor do ticket médio também subiu, chegando na casa dos R$ 608,00 por compra.
Ainda, conforme pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a Cielo, os shoppings brasileiros venderam 19,7% mais em 2019 do que em 2018.
Já o índice de lojas físicas, apurado pela FX Retail Analytics em parceria com a F360º, mostrou que as visitas às lojas em geral aumentaram 10,35% em todo o país de 2018 para 2019.
Como foi em 2020 e 2021?
Em 2020, de acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 21% dos empresários brasileiros – do comércio e do ramo de serviços – tinham a intenção de aderir ao dia de promoções da Black Friday em 2020. Trata-se de um grande salto em relação a 2019, quando 16% dos empresários participaram do evento.
E os números da Black Friday 2020 seguiram reforçando o otimismo em relação à data. Conforme levantamento da Ebit|Nielsen, foram mais de seis milhões de pedidos gerados, marco 15,5% superior ao de 2019, e um ticket médio de R$ 652,00, sendo 8,3% superior ao do período anterior.
Já em 2021, as compras feitas pela internet nos dias 25 e 26 de novembro somaram um faturamento total de R$ 5,419 bilhões, um crescimento de 5,8% em comparação ao ano anterior, segundo levantamento da Neotrust.
Um dado relevante para o atacado distribuidor é que, em 2021, tivemos a estreia da categoria de alimentos na lista dos produtos mais procurados pelo brasileiro na Black Friday, conforme pesquisa da Ebit/Nielsen.
Para justificar o sucesso e a consolidação do evento no Brasil, é preciso compreender que, ao longo destes mais de 10 anos, o mercado passou por várias transformações.
Se, no princípio, essa era uma data do varejo, hoje temos indústria, prestadores de serviços, empresas atacadistas e vários outros segmentos se integrando e aproveitando o potencial da Black Friday.
O potencial da Black Friday no Brasil
Assim, para a Black Friday 2022, as projeções também foram otimistas para quem estava bem preparado para aproveitar a data. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estimou que as vendas online chegaram a R$ 6,05 bilhões neste ano.
Outra expectativa positiva foi trazida por uma pesquisa da Google e do Instituto Ipsos, que indicou que 71% dos brasileiros queriam fazer compras durante a Black Friday 2022, o que representou um crescimento de 16% em relação ao número de 2021.
Além disso, ao observar o histórico do evento e os números do ano passado, além das projeções econômicas para 2023, é possível prever como será a próxima Black Friday.
Com a melhora na economia do país, podemos esperar que o faturamento este ano cresça ainda mais. Portanto, vale a pena se preparar para os melhores retornos financeiros.
Ademais, também é preciso considerar algumas mudanças no comportamento dos consumidores.
Benefícios da Black Friday no atacado distribuidor
No varejo, é comum vermos cenas de lojas com filas quilométricas ou sites que saem do ar por conta de tantos acessos simultâneos durante a Black Friday.
Certamente esse não é um cenário que podemos esperar no atacado distribuidor. Mas isso não significa que você não possa fechar ótimas vendas se souber aproveitar todo o potencial da data — como veremos, os ganhos podem ser bastante significativos.
A seguir, conheça os principais benefícios da Black Friday no atacado distribuidor.
Fidelização de clientes
Mostrar que você se preocupa com seus clientes e está engajado em manter uma futura parceria de negócios é a chave para aumentar a confiança da outra parte em sua empresa. E a Black Friday no atacado distribuidor é uma ótima maneira de reforçar isso.
O evento leva a prateleiras vazias no varejo, certo? Mostrar como você está disposto a ajudar seus clientes na preparação e a enfrentar estoques vazios, é claro, apresentando ofertas valiosas, certamente pode gerar uma grande satisfação e fortalecer a relação de parceria.
Lembre-se de que agregar valor real e mostrar envolvimento pessoal enfatizará sua responsabilidade e terá um impacto na disposição futura de seus parceiros de negócios em continuar a colaboração com você. Ou seja, estamos falando sobre uma poderosa estratégia para otimizar a fidelização de clientes.
Busca por novos parceiros de negócios
Ofertas relacionadas ao reabastecimento de prateleiras vazias dos varejistas ou colaboração na execução de ações no ponto de venda são boas maneiras de atrair potenciais clientes neste período.
Ou seja, a Black Friday no atacado distribuidor é uma oportunidade para diversificar e expandir a base que você já tem ou encontrar novas maneiras de entregar seu produto aos consumidores – adicionando novos vendedores e parceiros de negócios aos já existentes.
Com isso, uma campanha bem planejada pode ser responsável por levar sua marca a inúmeros novos potenciais clientes que ainda não conheciam a proposta do seu negócio. Essa é uma oportunidade incrível para ampliar a presença da sua marca no mercado.
Entrada em mercados com novos produtos
A Black Friday pode ser o momento perfeito para lançar algo novo no mercado, especialmente considerando a alta rotatividade dos produtos e a aproximação do Natal. Afinal, os varejistas estão de olho em formas de maximizar seus resultados e sua força de vendas.
Expansão para novos locais
Você está procurando por novos importadores ou exportadores, novos agentes de entrega, novos pontos de venda ou fornecedores de um local diferente?
Talvez haja um mercado específico em que seu atacado distribuidor sempre quis entrar. Ou talvez haja uma certa fonte que você desejou explorar por muito tempo.
A Black Friday é o momento perfeito para pensar sobre isso. Com toda a abertura que existe no mercado nesta época do ano, você tem chances maiores de que o seu produto seja vendido para consumidores na Black Friday e no fim de ano.
Mês todo focado em vendas
Como visto, você pode aproveitar os benefícios da data não apenas na tradicional sexta-feira do evento, que é sazonal. Cada vez mais a estratégia utilizada é considerar todo o mês de novembro no planejamento, realizando diferentes ações no período anterior e posterior à data.
Você pode intercalar produtos em promoção, percentuais de desconto, condições de pagamento, brindes e diversas outras campanhas ao longo do mês para manter o interesse do público e vender mais no período.
Aumento das receitas
Como não poderia deixar de ser, um dos maiores benefícios da Black Friday no atacado distribuidor é a possibilidade de aumentar suas receitas.
Seja com ofertas atrativas, entrada em novos mercados, início de novas parcerias ou outras ações comerciais, o atacado distribuidor tem a oportunidade de alavancar os resultados conquistados.
É importante frisar que você não precisa necessariamente explorar descontos nos preços praticados.
A chave está em gerar mais valor ao cliente: quanto mais valor você gera, maiores podem ser suas receitas. No entanto, se você decidir que uma estratégia baseada em promoções e ofertas é a melhor escolha, é possível se beneficiar dela da mesma forma que as empresas B2C fazem na Black Friday.
Aumento do público
Ano a ano, a Black Friday tem ampliado sua base de consumidores. Públicos de diferentes interesses, perfis de renda e localidades têm procurado fazer bons negócios neste evento.
Isso, é claro, tende a repercutir positivamente em toda a cadeia. Se o varejo registra crescimento e diversificação de seu público, suas demandas junto ao atacado distribuidor também serão impactadas.
Conheças as principais ações da Black Friday
A cada nova edição, mais setores realizam ações na Black Friday. Para compreender mais e se inspirar nas iniciativas que costumam ser feitas no evento, conheça, a seguir, alguns exemplos das principais ações desenvolvidas por esses setores:
Ações do comércio
Um dos maiores atrativos para o consumidor são as ações relacionadas à redução do preço. No entanto, para elas serem viabilizadas sem deixar o caixa no vermelho, é fundamental um bom planejamento, considerando seu fluxo de caixa, custos e o limite de margem disponível para a ação promocional.
Atrelar a diminuição no valor a uma contrapartida, como o pagamento à vista, por exemplo, pode funcionar como um benefício ao cliente e trazer um incremento de caixa imediato e vantajoso para o negócio.
Por outro lado, outra ação possível é aumentar o prazo para pagamento e oferecer mais facilidade para a aquisição dos produtos e pedidos, sem alterar o preço fechado. Para isso, é indispensável calcular o valor adequado de parcela mínima e se atentar ao impacto que o prazo estendido poderá desempenhar no seu fluxo de caixa.
A iniciativa de desconto progressivo, conforme o volume de produtos, também é bastante utilizada. As ações de trade marketing no PDV podem estimular, por exemplo, que o shopper adquira produtos complementares e, ao atingir uma quantidade deles, ganhe um desconto.
Ações da indústria e distribuição
As ações desses setores ajudam a dar suporte e a alavancar as vendas do varejo. Assim, é recomendado desenvolver ações conjuntas entre os players dessa cadeia.
Entre as iniciativas geralmente desenvolvidas, estão as ações promocionais para fazer girar produtos parados no estoque da indústria ou do atacadista, concedendo benefícios como descontos atrativos para os varejistas e que obterão também o interesse do shopper.
A Black Friday também pode ser a oportunidade certa para fazer a alavancagem de novos produtos ou itens ainda não tão conhecidos do público.
Ações de serviços
Embora inicialmente esse setor não participasse da Black Friday, nos últimos anos, a sua criatividade e o interesse do público têm permitido que ações desenvolvidas por ele sejam bem-sucedidas.
Condições exclusivas para captar novos clientes e ações de upselling para a base atual fazem parte do rol de possibilidades para negócios desse segmento e que também podem inspirar o planejamento da Black Friday atacadista.
Principais estratégias para uma grande campanha de Black Friday
Uma campanha de sucesso na Black Friday exige a implementação de diversas estratégias cruciais. Como por exemplo:
● Definição de metas claras: é essencial definir metas de vendas claras, além da expansão da base de clientes ou aumento de receita;
● Segmentação do público-alvo: A segmentação de público-alvo é vital para direcionar as ofertas de forma eficaz, considerando características demográficas, comportamentos de compra e preferências;
● Personalização das ofertas: Isso amplifica o engajamento, permitindo que os consumidores se sintam exclusivos;
● Criação de escassez e urgência: Por meio de estoques limitados ou ofertas de tempo limitado, isso estimula a ação imediata;
● Abordagem multicanal: Integrando lojas físicas e plataformas online, essa prática expande o alcance da campanha;
● Integração de tecnologia: Chatbots e automação de marketing, por exemplo, aprimoram a interação em diversos canais de vendas com os clientes;
● Parcerias estratégicas e colaborações: Essa prática pode ampliar o alcance da mensagem;
● Monitoramento constante e a análise de dados: Isso permite fazer ajustes em tempo real, otimizando a eficácia da campanha;
● Gestão da experiência do cliente: Essa deve ser uma prioridade, oferecendo um atendimento excepcional do início ao fim.
E então, seu atacado distribuidor está preparado para aproveitar os benefícios da Black Friday? Quais são as suas expectativas para o evento? Deixe o seu comentário!
- A realidade da Internet das Coisas na cadeia de abastecimento - 21 de outubro de 2024
- Como avaliar a saúde financeira da sua distribuidora? - 15 de outubro de 2024
- Como garantir o sucesso do cliente no atacado distribuidor? - 7 de outubro de 2024