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Um mapa de calor é uma representação gráfica dos dados, que destaca a densidade dos dados de acordo com uma rubrica codificada por cores ou outra forma de chave de mapeamento.

Normalmente, as áreas de densidade mais alta são indicadas por cores mais quentes como o vermelho, enquanto as regiões de densidade mais baixa são marcadas com cores mais frias, como o azul.

Na área comercial, os mapas de calor ajudam os líderes e representantes da equipe de vendas a compreender rapidamente os dados-chave e desenvolver percepções acionáveis ​​a partir deles.

Sobre isso, vamos conversar ao longo deste artigo.

Continue lendo para entender o que é um mapa de calor, como funciona e que vantagens pode oferecer para a sua gestão de vendas!

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Em termos práticos, para que servem os mapas de calor

Os mapas de calor são uma ferramenta que as empresas podem usar para descrever suas vendas, uso de produtos, dados financeiros, entre outros indicadores em um formato visual.

Por definição: uma representação gráfica de dados em que vários graus de uma única métrica são mostrados usando cores.

Em vez de usar números e planilhas, as empresas podem usar mapas de calor visuais para exibir dados usando sombreamento de cor.

Os mapas de calor são importantes porque não apenas mostram às empresas como estão seus resultados atuais (geograficamente, por exemplo), mas também podem sugerir oportunidades.

As empresas que usam mapas de calor analisam seus dados atuais e encontram áreas de intensidade que podem refletir:

  • onde a maioria dos clientes mora;

  • onde há risco de saturação do mercado;

  • onde áreas esfriaram e precisam de um impulso;

  • quais linhas de produtos/serviços têm mais ou menos saída;

  • como está a margem de lucro etc.

Como funciona um mapa de calor de vendas

No dia a dia, vemos diferentes casos de uso de mapas de calor usados ​​em notícias para boletins meteorológicos ou em sites de imobiliárias etc. Eles geralmente são usados ​​para exibir os dados de uma forma facilmente compreensível.

Os mapas de calor também são usados ​​para representar o valor do conteúdo de uma página da web, fornecer as informações ou para ver em que áreas os visualizadores clicaram mais. Tudo isso em um formato codificado por cores.

Os mapas de calor ajudam a entender os dados complexos facilmente, pois fornecem uma visão resumida de seus dados em uma imagem.

Na prática, um mapa de calor funciona coletando os dados de uma página da web ou de um sistema integrado de gestão (ERP). Ele usa uma escala de cores de escuro a claro para exibir quais indicadores estão mais “quentes” e quais estão mais “frios”.

Por exemplo, a linha de produtos mais vendida em uma determinada região do país recebe uma cor escura; já os itens que menos sai e as localizações das vendas onde aconteceram menos fechamento de negócios aparecem com uma cor clara.

Normalmente, o mapa de calor apresenta uma cor vermelha escura que é uma cor quente para demonstrar intensidade e o azul para representar menos intensidade, representando uma luz fria.

É justamente essa característica de sistema de cores que dá a esse dispositivo/método o nome de mapa de calor, numa perfeita união da tecnologia com a símbolos e significados (semiótica).

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Quais as vantagens de usar um mapa de calor na gestão comercial

Confira agora quais são os maiores benefícios que um mapa de calor oferece à gestão de vendas.

Visualização de dados

Os mapas de calor são ferramentas visuais. Isso significa que eles são fáceis de interpretar e não é preciso muito conhecimento analítico para entender os dados mostrados.

Essa facilidade de visualizar dados de maneira gráfica facilita muito na hora de analisar cenários, prever tendências e tomar decisões acertadas e em tempo hábil.

Na prática, o gestor comercial, bem como sua equipe, conseguem rapidamente entender os indicadores e podem debater sobre eles. Não há grandes complexidades na hora de interpretar as informações — algo bastante complexo quando se está analisando relatórios com milhares de informações.

Maior poder de análise de desempenho

Com a necessidade de uma gestão mais orientada por dados, os times comerciais ganham muito com um mapa de calor. Isso porque o poder analítico de todos os profissionais envolvidos fica mais aguçado e simplificado.

Um bom mapa de calor permite a análise de desempenho em diferentes frentes. Além disso, ele pode ser exibido em diversas telas: de um monitor de TV a um tablet, passando por smartphones e notebooks. Também é possível criar um mapa de calor com o plug-in para uma página web.

Essas facilidades técnicas dão também às equipes em campo mais facilidade de compreender cenários e analisar dados em tempo real.

Facilidade de uso

Os mapas de calor são implementados rapidamente. Não há necessidade de configurar por dias ou horas: os serviços de mapa de calor são muito simples e é possível começar a usá-los logo após contratá-los.

Muitas empresas desenvolvedoras de softwares para gestão comercial já incorporam o mapa de calor como uma das funcionalidades do sistema. E com uma rápida ambientação, os usuários entendem a dinâmica da ferramenta e passam a utilizá-la em seu dia a dia.

Baixo custo

Também é interessante saber que um mapa de calor exige pouco investimento e oferece bons resultados imediatamente. Não se trata de tecnologias altamente complexas, que exijam, por exemplo, grandes investimentos em infraestrutura de TI.

Normalmente, as ferramentas de mapeamento de calor são desenvolvidas sobre APIs públicas, como o Google Maps, por exemplo, o que torna tudo muito mais barato do que os gestores costumam imaginar.

Dinamismo na operação

Falando do cotidiano de uma operação comercial, a inserção de um mapa de calor insere camadas significativas de dinamismo. Em outras palavras, torna-se até divertido analisar relatórios gerenciais ou verificar indicadores de desempenho.

E isso, no dia a dia estressante da área de vendas, é muito importante atualmente. Significa que os profissionais terão em suas rotinas um recurso digital e visualmente agradável para visualização e análise de dados.

Ganho de produtividade

Com maior capacidade de visualizar, analisar dados e acompanhar indicadores, o time comercial também poderá incrementar sua produtividade.

Isso abrange desde o planejamento, realizado pelos líderes e coordenadores, até a distribuição de planos de ação a serem executados por vendedores e auxiliares. Com maior poder analítico e acompanhamento dinâmico de indicadores, todo o time pode agir em tempo hábil e sem receio de estar no caminho errado.

No fim do dia, essas facilidades potencializam os resultados; tornam mais prática, inteligente e até divertida a realização das atividades operacionais e estratégicas.

→ Veja como a MáximaTech proporciona acompanhamento das visitas dos vendedores aos clientes com mapeamento por geolocalização:

Aumento das vendas e das receitas

Tudo o que apontamos até aqui encaminha a área de vendas das empresas para a maximização de seus resultados. Isso tanto em volume de negócios quanto em margens de lucro.

A inserção da inteligência tecnológica, ampliando o poder de análise das equipes, potencializa a competitividade do negócio. E isso resulta em mais vendas e maior lucratividade.

→ Confira o episódio 37 do MáximaCast, o podcast da MáximaTech. Nele, especialistas debatem os benefícios que gestores, equipes e empresas têm ao incorporar a geolocalização dos vendedores e a roteirização de visitas, como parte de suas rotinas.

Use mapa de calor e potencialize o sucesso comercial da sua empresa — conclusão

Como você viu, um mapa de calor de vendas pode ser um divisor de águas na gestão comercial do seu negócio. Essa é uma ferramenta que, apesar de ser tecnicamente simples, insere dinamicidade e inteligência de dados ao dia a dia da operação.

A inteligência competitiva trazida por um mapa de calor pode elevar o poder analítico de gestores, coordenadores, vendedores e auxiliares. Ao mesmo tempo, confere dinamismo ao cotidiano que, muitas vezes, tende a ser permeado por pressão para o cumprimento de metas.

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