• Link to Facebook
  • Link to LinkedIn
  • Link to Instagram
  • Link to Pinterest
  • Link to Youtube
  • Indique e ganhe
  • Fale com a gente no WhatsApp
  • Suporte
  • Roadmap
  • Política de Privacidade
MáximaTech - Força de Vendas líder para o atacado distribuidor
  • Soluções
    • Força de Vendas
    • Gestão Comercial
    • Logística de Entrega
    • Pagamentos
    • Relatórios e Dashboards
    • Trade Marketing
  • Clientes
  • Casos de Sucesso
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Grátis
    • Podcast
    • Webinars
    • Base de Conhecimento
  • Sobre
    • A Empresa
    • Trabalhe Conosco
    • Entre em Contato
  • DEMONSTRAÇÃO
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
Blog - Últimas notícias
Blog, Trade Marketing

Cash and Carry: saiba o que é e quais suas vantagens

Cash and Carry - homem analisando estoque

O conceito de Cash and Carry teve origem na primeira metade da década de 1900. Ele, em síntese, refere-se a lojas atacadistas de autoatendimento que vendem a varejistas, empresas autorizadas e pessoas comuns cadastradas no banco de dados do vendedor.

No Brasil, é comum que esse modelo esteja contemplado no termo ‘Atacarejo’.

Nos últimos anos, muita coisa evoluiu, inclusive fazendo com que o modelo de negócio Cash and Carry fosse adotado por muitas organizações do segmento atacadista distribuidor.

Isso porque representa uma alternativa ao aumento dos custos operacionais e logísticos, entre outros benefícios.

Qual a importância dessa maneira de negociar com comerciantes na atualidade? Por que esse modelo vem ganhando novo fôlego nos últimos anos, no Brasil e no mundo?

Essas e outras perguntas são respondidas ao longo deste texto.

Continue lendo para entender!

O que é Cash and Carry?

Cash and Carry é um modelo de negócio que se caracteriza pela venda de mercadorias em grandes quantidades, diretamente para empresas ou profissionais autônomos.

Bastante conhecido entre os gestores e profissionais de Trade Marketing, nele, os compradores retiram os produtos no ato da compra e realizam o pagamento à vista, sem a necessidade de entrega ou crédito.

Também conhecida como ‘Atacarejo’, esta abordagem comercial se distingue por sua eficiência operacional. Especialmente oferecendo preços competitivos em virtude da economia de escala e da redução de custos logísticos e de armazenamento.

Quanto à origem do Cash and Carry, ela remonta ao início do século XX, nos Estados Unidos. Surgiu como uma resposta às necessidades de pequenos comerciantes e empresas que buscavam alternativas mais econômicas para adquirir produtos e insumos em quantidade, sem os encargos adicionais de entrega ou os prazos de pagamento prolongados oferecidos pelos distribuidores tradicionais.

Essa inovação permitiu aos comerciantes competir mais efetivamente com grandes varejistas. Ao mesmo tempo, proporcionou aos atacadistas um modelo de negócio robusto, com fluxo de caixa mais previsível e menor risco de inadimplência.

Ao longo das décadas, a prática do Cash and Carry evoluiu significativamente, adaptando-se às mudanças no ambiente de negócios e às tecnologias emergentes.

Inicialmente focada em produtos secos e não perecíveis, expandiu-se para incluir uma vasta gama de itens.

A digitalização trouxe ainda mais inovações, como plataformas online que permitem aos clientes verificar estoques, realizar pedidos e agendar retiradas. O que trouxe ainda mais conveniência e eficiência, operacional e estratégica.

 

→ Leia também:

  • Qual é o cenário atual do Trade Marketing no Brasil?

Como funciona o Cash and Carry?

Uma maneira bem prática de entender como funciona o Cash and Carry é observando as características e os elementos-chave que o distinguem de outros modelos de compra e venda de mercadorias.

Confira, a seguir, quais são os principais.

Venda em volume

Uma das marcas registradas do Cash and Carry é a venda de mercadorias em grandes quantidades.

Esse modelo de negociação permite aos compradores aproveitar preços mais baixos, derivados da economia de escala. O que o torna atraente para comerciantes e outros empresários que buscam maximizar sua eficiência de custos.

Pagamento imediato

Outro pilar fundamental do Cash and Carry é o pagamento à vista.

No detalhe, significa que todas as transações são concluídas com pagamento imediato, geralmente em dinheiro, cartão de débito ou crédito.

Dessa forma, o risco de inadimplência é significativamente reduzido para o vendedor e, ao mesmo tempo, melhora seu fluxo de caixa.

Autoatendimento e retirada

Diferentemente de outras práticas do mercado atacadista, no Cash and Carry, os clientes selecionam seus produtos e os transportam.

Dessa forma, elimina-se a necessidade de serviços de entrega, reduzindo os custos logísticos para o vendedor e oferecendo mais controle e flexibilidade para o comprador sobre o transporte de suas mercadorias.

 

→ Leia também:

  • Estratégias para aumentar o fluxo de clientes no PDV.

Estrutura de armazém

Os centros de distribuição Cash and Carry são tipicamente estruturados como grandes lojas-armazéns, onde os produtos são exibidos em prateleiras acessíveis.

Com isso, permite-se que os compradores percorram os corredores, selecionem os itens desejados e os levem diretamente ao caixa para pagamento.

Diversidade de produtos

Os estabelecimentos Cash and Carry normalmente oferecem um amplo mix de produtos.

Ou seja, a diversidade de mercadorias disponível em um único local oferece conveniência e eficiência. Sobretudo para os compradores, que podem adquirir uma vasta gama de itens necessários para suas operações comerciais.

Foco no cliente comercial

Embora o modelo Cash and Carry esteja aberto a diversos tipos de clientes, seu foco principal são os comerciantes.

Isso inclui pequenos e médios varejistas, restaurantes, hotéis e outros negócios que necessitam de produtos em quantidade e estão aptos a gerenciar o transporte dos itens adquiridos.

Quais as vantagens Cash and Carry?

O modelo Cash and Carry fornece aos atacadistas, tanto quanto aos seus clientes, uma série de benefícios. Especialmente no que diz respeito à operação, relacionamento com compradores e performance financeira.

Confira, a seguir, um detalhamento dos mais destacados.

Redução de custos

Para o atacadista, a redução de custos é uma das vantagens mais significativas do modelo Cash and Carry.

A eliminação de processos de entrega e a redução na oferta de crédito diminuem significativamente os custos operacionais e financeiros.

Além disso, ao operar com pagamentos à vista, o atacadista melhora seu fluxo de caixa e reduz o risco de inadimplência, garantindo uma base financeira mais sólida e previsível.

https://www.youtube.com/watch?v=IQj_5qrbgQ4

→ Leia também:

  • 8 dicas para a reposição de produtos no PDV.

Eficiência logística

A eficiência logística é notavelmente aprimorada no modelo Cash and Carry.

Ao centralizar as vendas em um local, o atacadista minimiza a complexidade logística associada à distribuição de produtos, reduzindo custos com transporte e entrega.

Isso simplifica a gestão de estoque, além de permitir uma operação mais ágil e responsiva às demandas do mercado.

Agilidade no estoque

A agilidade no gerenciamento de estoque é outro grande benefício.

O modelo Cash and Carry permite que o atacadista responda rapidamente às mudanças na demanda, ajustando os níveis de estoque de forma eficiente.

Isso é possível graças à visibilidade direta sobre quais produtos têm maior saída, permitindo um planejamento de estoque mais preciso e reduzindo o risco de excessos de fabricação ou compra.

Relacionamento direto com clientes

O modelo Cash and Carry promove relações mais diretas com os clientes.

Essa interação face a face facilita a compreensão das necessidades e preferências dos compradores. Ademais, gera oportunidades para o atacadista ajustar suas ofertas de acordo com as expectativas do mercado.

Como resultado, alcança-se maior fidelidade e feedbacks valiosos para iniciativas de melhoria contínua.

Flexibilidade na escolha de produtos

A flexibilidade na escolha das mercadorias oferecidas também é uma vantagem para o atacadista.

Ao observar diretamente as preferências de compra, é possível adaptar o portfólio de forma dinâmica. Por exemplo, introduzindo novidades e ajustando o mix para atender às tendências de mercado.

→ São diversas as diversas formas de trabalhar a exposição de produtos no PDV em sua estratégia de Trade Marketing. Confira, a seguir, como aplicar algumas das principais:

https://www.youtube.com/watch?v=aCWK7RQTSLo

Aumento da rotatividade de estoque

Finalmente, o aumento da rotatividade também é muito característica do modelo Cash and Carry.

Com um fluxo constante de clientes realizando compras à vista e retirando os produtos imediatamente, o atacadista pode manter um ciclo de estoque mais rápido.

Isso garante um fluxo de caixa saudável, reduz custos de manutenção de estoque, e maximiza a eficiência (operacional e financeira).

Em resumo

Chamado no Brasil de ‘Atacarejo’, o Cash and Carry se destaca como uma estratégia comercial eficaz e eficiente, trazendo benefícios inegáveis para atacadistas.

Este modelo oferece uma base sólida para o sucesso empresarial. Isso através:

  • da redução de custos operacionais e financeiros;
  • do aprimoramento da eficiência logística;
  • da agilidade no gerenciamento de estoque;
  • do fortalecimento do relacionamento direto com clientes;
  • da flexibilidade na oferta de produtos
  • do aumento da rotatividade de estoque;
  • entre outros benefícios.

Considerando o contexto de negócios em constante evolução, a adoção de uma abordagem estratégica que priorize a eficiência operacional, a satisfação do cliente e a sustentabilidade financeira é fundamental.

O Cash and Carry, com suas características distintas e benefícios comprovados, representa uma oportunidade valiosa para os atacadistas prosperarem em um ambiente competitivo.

  • Sobre
  • Últimos Posts
Thiago Melo
Thiago Melo
CPO - Chief Product Officer em MáximaTech
Thiago Melo
Últimos posts por Thiago Melo (exibir todos)
  • Planograma digital: 10 vantagens de adotar a tecnologia nesta ferramenta - 24 de junho de 2025
  • Vendas consultivas: transforme sua força de vendas com essa abordagem - 24 de fevereiro de 2025
  • 6 dicas de motivação para equipe de vendas no atacado distribuidor - 9 de janeiro de 2025

Artigos relacionados:

Como motivar e gerir o promotor no PDV da melhor maneira possívelComo motivar e gerir o promotor de venda no PDV? Degustação no supermercadoDegustação no supermercado: porque ela aumenta as vendas? Duas pessoas em um mercado usando um tablet.PDV interativo: você conhece essa tendência?
15 de fevereiro de 2024/0 Comentários/por Thiago Melo
Compartilhe nas redes
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no Tumblr
  • Compartilhar no Vk
  • Compartilhar no Reddit
  • Compartilhar por email
https://maximatech.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Cash-and-Carry-tracos.jpg 320 847 Thiago Melo https://maximatech.com.br/wp-content/uploads/2019/04/logo-maximatech-e1554815418600.png Thiago Melo2024-02-15 09:21:002025-06-29 00:52:45Cash and Carry: saiba o que é e quais suas vantagens
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Acessar
Notificar de
guest

guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Search Search
Canal de WhatsApp da MáximaTech
Popular
  • aplicativo-para-promotor-de-vendas
    Como escolher o aplicativo para promotor de vendas idea...13 de setembro de 2021 - 5:20 pm
  • Imagens de caminhões ilustrando a logística de distribuição.
    Logística de distribuição: como estruturar o fluxo p...27 de fevereiro de 2023 - 10:00 am
Recente
  • Planograma-digital
    Planograma digital: 10 vantagens de adotar a tecnologia...24 de junho de 2025 - 3:42 pm
  • vendas por atacado
    Vendas por atacado: como melhorar margens e fidelizar c...17 de junho de 2025 - 8:59 am
Comentários
  • MáximaTechBom dia, Pedro. Tudo bem? Conheça mais sobre as nossas...26 de junho de 2023 - 10:29 am por MáximaTech
  • MáximaTechBom dia, Severino. Tudo bem? Para entrar em contato com...26 de junho de 2023 - 10:26 am por MáximaTech
Tags
blog e-commerce Força de venda no atacado gestão de vendedores gestão logística logística logística de entrega Soluções logística

Categorias

  • Vendas
  • Logística
  • Trade Marketing
  • Gestão
  • Notícias

MáximaTech

Líder em soluções para força de vendas, logística de entrega e trade marketing, a MáximaTech conecta toda a cadeia de abastecimento desde 2009.

MÁXIMA SISTEMAS DE INFORMÁTICA S.A – 10.766.206/0001-80
Avenida Olinda, nº 960. Qd H-4, Lt 01/03, 26º andar – Trade Tower
Park Lozandes – Goiânia-GO, CEP: 74884-120

Mais

  • Privacidade
  • Cookies
  • Suporte
  • Base de Conhecimento
  • Resultados
  • Relatório de Transparência – IS

Indicação

Faça sua indicação

TelefoneFale conosco (62) 3412-2900
E-mailEntre em contato
© 2025 MáximaTech. Todos os direitos reservados. - Enfold Theme by Kriesi
Link to: Como conquistar vantagem competitiva no atacado distribuidor? Link to: Como conquistar vantagem competitiva no atacado distribuidor? Como conquistar vantagem competitiva no atacado distribuidor?Homem e mulher colegas de trabalho batendo as mãos no alto Link to: Trade Promotion: o que é e os principais tipos Link to: Trade Promotion: o que é e os principais tipos Homem no PDV analisando os produtos no celularTrade Promotion: o que é e os principais tipos
Scroll to top
wpDiscuz
A Máxima Tech utiliza cookies para o funcionamento adequado de suas páginas, com o objetivo de melhorar a sua experiência, permitir o início de sessão seguro, memorizar os detalhes de seu início de sessão, gerir a sessão e recolher estatísticas para oferecer o conteúdo mais adequado aos seus interesses.Aceitar cookiesPolítica de Privacidade