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Promotor compartilhado: o que é e quais as vantagens?

Promotor compartilhado: o que é e quais as vantagens?

Aumento de competitividade, necessidade de elevar a eficiência operacional e de reduzir custos. Tudo isso exige das indústrias e distribuidoras a busca por soluções inovadoras, alternativas produtivas e oportunidades de melhorar a relação entre custo x benefício das ações realizadas. Nesse contexto, o promotor compartilhado é uma solução estratégica e econômica para ajudar a vencer esses desafios.

Os promotores são essenciais para o sucesso das ações de trade marketing. No entanto, nem sempre é necessário contar com um profissional exclusivo.

Nessas situações, o promotor compartilhado é uma possibilidade viável e que pode ser bastante vantajosa. Afinal, nessa configuração, ele pode cobrir mais de um PDV e marca, com custos reduzidos e sem a exigência de contratação exclusiva.

Para saber mais, continue a leitura. A seguir, compreenda o que é o modelo de promotor compartilhado, suas principais vantagens e como implementar um programa de promotores compartilhados na sua empresa.

O que é o modelo de promotor compartilhado?

Este modelo é uma estratégia que ajuda as marcas a manterem a visibilidade de produtos nos pontos de venda de modo mais econômico.

Isso porque, neste modelo, um único profissional é responsável por atender a diferentes marcas. Assim, é possível aumentar a presença de marca com custos reduzidos.

Esse perfil profissional tem crescido no mercado, levando os promotores a tornarem-se ainda mais versáteis, garantindo produtividade e eficiência ao repor, fazer a exposição e aplicar materiais de merchandising nos PDVs.

Esse profissional também é versátil em sua atuação, que pode ir desde atender a um roteiro previamente combinado em diferentes estabelecimentos até a permanecer fixo em uma loja.

→ Para mais dicas para alavancar seus resultados, leia também: Trade Marketing: como aplicar as estratégias na sua empresa

Promotor compartilhado x promotor exclusivo: quais são as diferenças?

Ambos profissionais compartilham as mesmas funções. Entretanto, a forma de atuação entre eles é o que difere.

Assim, conforme a denominação já indica, o promotor exclusivo atende a somente um cliente. Já o promotor compartilhado pode atender a diferentes clientes e marcas.

Desse modo, o promotor compartilhado é um modelo com maior flexibilidade e com custos reduzidos.

O que faz o promotor compartilhado?

O promotor compartilhado exerce as mesmas funções de um promotor convencional e exclusivo. Ele é um parceiro importante para o sucesso da estratégia de trade marketing e tem um papel essencial para a satisfação dos clientes.

Assim, sua responsabilidade principal é promover produtos e serviços da marca nos PDVs determinados, atendendo a diferentes marcas sem exclusividade. Com isso, entre suas funções principais, estão:

Vendas

A função primordial de qualquer promotor, exclusivo ou compartilhado, é a de promover vendas. Ele faz isso fornecendo apoio aos vendedores, auxiliando em negociações, melhorando a exposição dos produtos, certificando-se de que esses não faltem nas gôndolas, etc.

Controle de estoque e reposição de produtos

Assim como o profissional exclusivo, o promotor compartilhado realiza a reposição de produtos das marcas atendidas no PDV. Ele também procura por locais de destaque nas lojas para que o produto tenha a melhor exposição possível e gere maior número de vendas.

Além disso, há casos em que o promotor compartilhado realiza também o controle do estoque, contribuindo para que não ocorra ruptura no PDV, sobretudo, nos momentos de maior demanda.

Ações promocionais

O promotor compartilhado também pode realizar promoções das marcas representadas e ações como degustações de produtos de menor giro no PDV.

Atendimento

Esse profissional também tem a função de ajudar a resolver dúvidas mais técnicas dos clientes e realizar atendimento consultivo, por exemplo, quando ainda houver alguma incerteza em relação ao produto e seus atributos.

Por que o modelo de promotor compartilhado pode ser positivo no trade marketing?

Este modelo, em muitas circunstâncias, proporciona ganhos e melhorias que o tornam positivo para o trade marketing e para as vendas de distribuidoras e indústrias.

O custo reduzido torna o apoio especializado de promotores mais viável, especialmente para pequenas e médias operações.

Ainda, essa pode ser uma alternativa para lidar pontualmente com realinhamentos nas equipes, especialmente em situações com turnover não planejado.

A adição desses profissionais também contribui para qualificar mais as operações, levando ao ganho de competitividade e melhorias em aspectos táticos e estratégicos, além de experiências de compra ainda mais aperfeiçoadas para os clientes.

Tudo isso pode ser a diferença entre o crescimento ou não do negócio. Afinal, com a complexidade cada vez maior do trade marketing no setor de distribuição, é necessário ampliar os diferenciais continuamente, oferecendo um atendimento superior, garantindo a disponibilidade e o destaque dos produtos no local e no momento certo e aumentando a eficiência e o ROI (Retorno sobre o Investimento) das ações.

Outros fatores que demonstram como esse modelo pode ser positivo para os atacados distribuidores são:

Redução de custos operacionais

Nesse modelo, o custo está diretamente associado ao trabalho executado. Isso é diferente do que ocorre com o promotor exclusivo, que gera um custo fixo mensal que independe de indicadores como tarefas realizadas ou visitas feitas no período. Dessa forma, ocorre uma otimização dos custos enquanto se eleva a eficiência da empresa.

Melhor cobertura de mercado

Ampliar a capilaridade no atendimento pode tornar-se mais simples e custo-eficiente por meio desse modelo.

Isso porque, com ele, é possível ampliar a cobertura, mesmo em locais mais distantes, com custos mais otimizados e a flexibilidade oferecida por esse tipo de contratação.

Alocação inteligente de recursos

Caso a distribuidora tenha uma demanda mais pontual ou precise ampliar seu atendimento devido a sazonalidades, é possível direcionar seus recursos financeiros e humanos de modo mais estratégico e conectado aos objetivos do negócio.

6 vantagens do promotor compartilhado para distribuidoras e indústrias

A economia de custos é uma das vantagens mais evidentes do promotor compartilhado. Há outras menos notórias, como, por exemplo:

  • roteirização otimizada;
  • abastecimento contínuo;
  • praticidade na contratação e gestão dos profissionais;
  • minimização de conflitos entre profissionais de marcas concorrentes no PDV, uma vez que o promotor compartilhado representa diversas marcas de modo imparcial;
  • ampliação da área de cobertura;
  • conquista de maior eficiência operacional.

A seguir, conheça mais sobre as principais vantagens desse modelo:

1. Redução de custos

Nesse modelo, ocorre um compartilhamento de custos entre marcas enquanto ganha-se eficiência e maior cobertura. Essa combinação permite uma economia inteligente de custos para a distribuidora ou indústria.

2. Maior alcance no PDV

Ampliar o alcance pode parecer algo complexo quando lida-se com um orçamento reduzido e desafios para ampliar a equipe.

Isso é descomplicado com o modelo de promotor compartilhado, já que a contratação é fácil e flexibilizada e os custos fracionados entre as marcas contratantes.

Essas características tornam muito mais simples e viável elevar o alcance no PDV por meio do apoio de profissionais compartilhados no trade marketing.

3. Ganho de flexibilidade operacional

A flexibilidade já inicia na contratação do promotor de vendas compartilhado, sem a exigência de atendimento exclusivo por parte dele nem outras exigências encontradas ao contratar via modelo convencional.

Por exemplo, geralmente, a agência contratada é quem fica responsável por treinamentos regulares, fiscalizações ou pela coordenação mais detalhada das atividades realizadas pelo promotor compartilhado.

Há flexibilidade também nas roteirizações, já que esses profissionais podem atuar em diferentes locais e horários.

Assim, nesse modelo, garante-se o abastecimento contínuo, as visitas agendadas e a reposição ou aplicação de novas estratégias de trade marketing no PDV sempre que necessário.

4. Melhor visibilidade para marcas menores

Os modelos de promotores compartilhados também possibilitam que pequenas e médias distribuidoras e indústrias obtenham e otimizem importantes resultados de trade marketing, como dar boa visibilidade para as suas marcas.

Assim como ocorre com o promotor exclusivo, o profissional compartilhado também recebe treinamento para conhecer as características, os diferenciais e benefícios dos produtos e das marcas representadas, de maneira que possa promovê-los da melhor forma e torná-los mais visíveis e disponíveis nos PDVs e, assim, aumentar as vendas.

5. Maior otimização de tempo

Neste modelo, são feitos roteiros personalizados para que os promotores compartilhados possam realizar o maior número possível de visitas por dia.

Há flexibilidade para atendimento a demandas específicas dos PDVs, assegurando que a marca tenha continuamente seus produtos exibidos e disponíveis nos estabelecimentos.

Com isso, há uma otimização do tempo necessário para essas tarefas e um incremento na eficiência operacional do atacado distribuidor.

6. Aumento nas vendas

A partir de todos os benefícios vistos até aqui, o aumento das vendas torna-se um resultado natural com o trabalho estratégico do promotor compartilhado.

O maior objetivo desses profissionais é impulsionar as vendas e eles utilizam toda a sua experiência e conhecimento para atingir esse resultado para as marcas e produtos promovidos por eles.

→ Para elevar as vendas, também é necessário alinhamento dos promotores com o time comercial. No vídeo, confira dicas para isso:

6 passos para implementar um programa de promotores compartilhados

Para que a sua empresa aproveite as vantagens potenciais desse modelo, conheça os principais passos para a adoção de um programa de promotores compartilhados:

1. Avaliação das demandas de cada marca atendida

Para iniciar esse projeto, é necessário realizar uma análise detalhada das necessidades das marcas representadas.

A partir disso, o promotor poderá também receber ou criar um checklist com suas tarefas, prioridades e tudo o que precisa fazer no PDV e em cada visita.

2. Seleção de pontos de venda estratégicos

É indispensável no estágio inicial reservar tempo para uma seleção criteriosa dos pontos de venda a serem trabalhados nos roteiros de visitas do promotor compartilhado.

Essa avaliação deverá ser feita com base nas estratégias, no público-alvo e nos mercados visados por cada marca.

3. Escolha de parceiro ou agência especializada

Outro passo muito importante é a definição cuidadosa dos parceiros ou de uma agência especializada nesse modelo de trabalho.

Nesse momento, é relevante buscar referências, casos de sucesso, perfil de trabalho e conhecer a experiência e os diferenciais dos profissionais e das agências de modo a fazer a melhor escolha para a sua distribuidora ou indústria.

4. Treinamento do promotor

Geralmente, as agências contratantes já oferecem treinamentos e atualizações para seus promotores compartilhados. É importante confirmar quais capacitações são ofertadas para analisar a necessidade de uma complementação mais específica.

No caso de contratação direta do profissional, sem essa intermediação, também é indispensável treinar o novo membro da equipe.

Essas capacitações vão desde aspectos mais gerais, como aqueles associados às boas práticas no trade marketing, comunicação assertiva, atendimento com excelência e técnicas de vendas até aqueles mais específicos sobre os produtos representados e como atender a múltiplas marcas com eficácia.

→ No vídeo, confira mais dicas:

https://youtube.com/watch?v=_nStKkn3fjs%3Fsi%3DOQAB6UoH9yX4A-Ui

5. Escolha de tecnologia especializada

Para otimizar o trabalho da gestão e do profissional, é importante contar com uma tecnologia especializada que contribua para se obter processos mais ágeis, precisos e eficientes.

Soluções que garantam uma comunicação em tempo real entre os gestores, analistas e as equipes, para resolver questões pontuais, são essenciais.

Da mesma forma, é importante ter acesso a recursos como geração de relatórios e controle das visitas diárias para assegurar o melhor ritmo de trabalho, uma análise precisa de performance e outras informações estratégicas relevantes.

→ Quer conhecer a melhor tecnologia para atacados distribuidores? Solicite uma demonstração da solução da MáximaTech

6. Monitoramento dos resultados

Apesar de esse passo estar no final do processo de implementação, ele não representa a sua conclusão.

Isso porque o monitoramento deve ser contínuo, de modo a se antever os pontos positivos da estratégia e aqueles que precisam ser ajustados para se obter mais vendas e os melhores resultados.

Esse acompanhamento frequente é crucial para um planejamento assertivo e o alinhamento adequado entre as marcas envolvidas.

→ Saiba como fazer esse monitoramento de modo simples: acompanhe a timeline das ações dos promotores com o MaxPromotor

Conclusão

O promotor compartilhado se tornou uma tendência no trade marketing nesses últimos anos. Isso ocorreu diante das diversas vantagens possíveis com esse modelo, especialmente por ser uma alternativa disponível em cenários com orçamento limitado, necessidade de diminuição de custos e aumento da cobertura de atendimento de PDVs.

Ao atuar de modo compartilhado e simultâneo para diferentes marcas, esse tipo de profissional é versátil, flexível e possibilita uma adição simples e acessível aos serviços de promoção de vendas das empresas.

Por tudo isso, esse pode ser um modelo bastante vantajoso a ser considerado por gestores de trade marketing.

Conheça outras técnicas para revolucionar seus resultados, baixe gratuitamente o guia Técnicas de Vendas: Como Melhorar seus Resultados no PDV.

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26 de fevereiro de 2025/0 Comentários/por MáximaTech
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