analista de trade marketing

O analista de trade marketing é o profissional responsável por planejar e executar ações relacionadas ao ponto de venda (PDV) e, assim, gerar vendas — tanto para os canais de distribuição quanto para os consumidores finais.

Por ser uma área em foco, neste artigo, trazemos um aprofundamento dos desafios e das oportunidades da carreira em trade marketing. Acompanhe.

Os desafios da carreira do analista de trade marketing

O analista de trade marketing tem responsabilidades desafiadoras. É dele a responsabilidade de avaliar e conquistar postos de venda, criar ações diferenciadas para atrair distribuidores, proporcionar meios para que os canais de distribuição consigam conquistar os consumidores finais, analisar resultados de vendas e monitorar constantemente a concorrência.

Com o mercado cada vez mais dinâmico, o analista de trade marketing, precisa ter uma visão bastante apurada na hora de escolher quais serão os pontos de vendas em que a marca deve investir. Para isso, precisa, por exemplo, ter um bom conhecimento do público-alvo, da região onde serão feitas as ações e, também, pensar em meios de atrair e se relacionar com os distribuidores.

Há algum tempo, uma simples demonstração seria suficiente para conquistar consumidores. Hoje, o analista de trade marketing sabe que é preciso ser bem mais criativo para chamar a atenção e conquistar clientes. Para tanto, precisa, cada vez mais, lançar mão de ferramentas tecnológicas, entre outras ações, uma vez que consumidor, atualmente, tem um leque gigante de opções e espera abordagens que façam sentido para a sua experiência de compra.

Outro fator importante, que acaba desafiando o analista de trade marketing moderno, é a constante mensuração de resultados. Os retornos sobre os investimentos precisam ser medidos e demonstrados com rapidez e sem margem de erros. Portanto, o poder de análise e o domínio de softwares e aplicações digitais precisam ser dominados por esse profissional.

Por fim, o monitoramento efetivo e constante da concorrência também torna o trabalho do analista de trade marketing mais desafiador e, ao mesmo tempo, valoroso. Na rapidez com que surgem novos produtos e marcas, esse profissional precisa estar em constante evolução e criar métodos de acompanhamento de preços, qualidade, métodos de marketing e vendas dos concorrentes. Só assim poderá criar ações de “contra-ataque” à altura para não perder espaço no mercado.

As oportunidades da carreira do analista de trade marketing

Se, por um lado, os desafios são grandes, por outro as oportunidades não param de se expandir para quem atua com trade marketing. Essa é uma carreira em ampla ascensão, especialmente nas empresas que já entenderam o poder de uma boa estratégia de PDV.

Para se ter uma ideia, a revista Exame destacou que a gerência de trade marketing é uma das 65 mais promissoras do Brasil. O analista que se destaca, portanto, tem muitas chances de ascender a um cargo de liderança.

De acordo com a publicação, as empresas buscam, para ocupar essa vaga, profissionais com formação em Comunicação Social (publicidade, propaganda, jornalismo) e Marketing. Eles devem ter conhecimentos em processos de “sell in” e “sell out” e, de preferência, MBA ou pós-graduação em negócios, além do domínio de inglês e outros idiomas.

Se olharmos para o banco de vagas da Catho, a maior consultoria brasileira de empregos e recolocação no mercado de trabalho, vemos que a média salarial para quem está iniciando como analista de trade marketing é de R$ 3.260,00.

Também vale destacar que, em períodos de baixo crescimento da economia, como este que o Brasil está atravessando, os profissionais de vendas e trade marketing são ainda mais necessários, pois as empresas não podem perder o poder de negociação e têm que lidar com uma concorrência ainda mais acirrada e agressiva. Logo, a empregabilidade não é um problema para quem tem qualificação e se destaca nessa carreira.

Confira também as nossas dicas em vídeo:

Como se tornar um analista de trade marketing de sucesso

Confira, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar a vencer os desafios e se destacar na carreira de analista de trade marketing.

1- Conheça o perfil desejado pelas empresas e busque se qualificar

Para começar, é importante pesquisar o que as empresas buscam como o perfil ideal para seus analistas de trade marketing. Hoje, isso pode ser feito por meio de buscas no Google ou no LinkedIn, por exemplo.

No LinkedIn, vá ao campo de buscas e digite “analista de trade marketing”. Em seguida, selecione o campo “jobs”. Ali estarão todos os anúncios de vagas. Percorra esses anúncios para ver quais são os predicados que os recrutadores estão buscando.

Sabendo dos requisitos, você vai poder buscar cursos livres, especializações etc. para se qualificar, além de aproveitar uma infinidade de conteúdos em texto, áudio e vídeo, disponíveis na web para aprender sobre o tema.

2- Atualize-se sobre as tecnologias da área

O mercado também valoriza os profissionais que conhecem os softwares, aplicativos e equipamentos que podem ser utilizados na área de trade marketing. É interessante fazer um benchmarking com profissionais que já estão bem posicionados na carreira e pedir indicações de soluções tecnológicas.

3- Desenvolva sua capacidade de negociação e relacionamentos comerciais

Como o analista de trade marketing é o ponto de ligação entre distribuidores e também precisa conhecer o perfil dos consumidores ideais, é muito importante desenvolver capacidade de relacionamento e negociação.

4- Conheça o mercado de atuação (ou onde você quer atuar)

O analista de trade marketing precisa ter profundo conhecimento do seu mercado-alvo. Deve fazer o acompanhamento dos principais estudos de pesquisa de mercado, pois, assim, conseguirá contribuir para que as vendas sejam alavancadas com rapidez.

Se você atua ou quer atuar no mercado de materiais escolares, por exemplo, é interessante fazer um levantamento das associações de empresas desse ramo. Normalmente, essas entidades associativas patrocinam pesquisas de mercado e disponibilizam os resultados em seus sites.

Acompanhar publicações especializadas (sites, blogs, revistas etc.) também é importante, já que muitos insights podem surgir a partir de casos contados em reportagens, por exemplo.

Que tal, você está preparado para superar os desafios e aproveitar as oportunidades da carreira de analista de trade marketing? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário e até a próxima.