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PDV interativo: você conhece essa tendência?

O Ponto de Venda (PDV) interativo é uma estratégia inovadora, que transforma a experiência dos clientes no ponto de vendas físico, tornando-a mais interativa, engajadora e significativa. Por isso, ele é um aliado para alavancar as vendas e o relacionamento com o shopper.

Estamos na era da interação no PDV. Com os avanços e a popularização das tecnologias, em combinação com expectativas de personalização e de uma experiência mais cômoda e memorável, as compras em lojas físicas, cada vez mais, terão de se tornar algo dinâmico, personalizado e prazeroso para os clientes.

Nesse sentido, sair de casa para comprar um produto deixa de ser um fim em si – se torna um meio para quebrar a rotina, vivenciar algo diferente e que represente não uma transação comercial, mas uma verdadeira experiência.

Sua empresa está preparada para liderar neste cenário desafiador? Continue a leitura para saber mais sobre o que é PDV interativo e como gestores de trade marketing podem adequar sua estratégia para aproveitar as oportunidades e vantagens de adotar essa inovação com sucesso.

O que é um PDV interativo?

O PDV interativo é uma inovação no ponto de venda que se utiliza de tecnologias para criar ações interativas e engajadoras de modo personalizado para criar uma experiência de compra mais imersiva e memorável.

Com isso, ele se difere do ponto de venda convencional pela integração com recursos como telas touch, Inteligência Artificial, dispositivos inteligentes e outros para criar uma interação dinâmica, diferenciada e personalizada com os clientes.

Assim, peças tradicionais de PDV, como displays estáticos, dão lugar a elementos digitais e tecnológicos que permitem que o cliente conheça mais sobre os produtos, promoções e ofertas de forma mais individualizada, ativa e engajadora.

→ Descubra no nosso artigo tudo sobre o mercado de trade marketing

6 funcionalidades e tecnologias comuns em PDVs interativos

Para promover esse nível de interação no PDV, conheça algumas das principais tecnologias utilizadas e suas funcionalidades:

1. Totens de autoatendimento

Os totens com tecnologia touch screen trazem mais agilidade e comodidade para que o cliente faça seu autoatendimento para:

  • cadastros;
  • consulta de preços e detalhes sobre os produtos;
  • envio de informações por e-mail;
  • navegação por catálogo de produtos interativo;
  • finalização de compra;
  • entre outras ações.

→ Este tipo de inovação pode atrair mais público para a loja. Em nosso artigo, conheça outras dicas para aumentar o fluxo de clientes no PDV

2. Displays digitais interativos

Esses elementos tornam o PDV mais interativo e atrativo para o cliente, trazendo movimento e dinamicidade para as mensagens e interações com o cliente.

Por meio de conteúdo multimídia em formatos variados, eles também ajudam a criar um design mais moderno e inovador para o ponto de vendas.

Por tudo isso, esses displays podem ser utilizados para diversas finalidades, como:

  • exibir informações complementares dos produtos;
  • apresentar uma promoção;
  • realizar uma ação de ativação no PDV;
  • captar fotos instagramáveis dos clientes e enviar para eles por e-mail;
  • realizar pesquisas.

O potencial de resultados é significativo. Esse tipo de elemento gera oito vezes mais impacto do que conteúdos exibidos de forma estática, segundo uma pesquisa internacional.

→ Saiba mais, no artigo Display para PDV: 6 tipos e vantagens

3. Realidade Aumentada (RA)

A Realidade Aumentada é uma tecnologia bastante versátil, com diversos tipos de aplicações no trade marketing digital.

Com ela, é possível:

  • alcançar novos níveis de personalização da experiência de compra;
  • fazer recomendações específicas com base no comportamento e tendências locais;
  • permitir que o cliente “experimente” produtos em si mesmo e como ficaria na sua casa, etc.

4. QR Codes

Por sua vez, os QR Codes podem ser utilizados para promoções e interação via mobile, com conteúdos enviados para visualização no celular do cliente. É possível integrar a tecnologia com o local físico, por exemplo, fazendo com que o shopper visualize uma imagem 3D no PDV depois de escanear o código.

→ Os QR Codes podem ser integrados a pontos extras no PDV. Descubra mais sobre eles:

5. Sensores e beacons

Os beacons são dispositivos de proximidade que enviam informações diretamente para aplicativos de smartphones por Bluetooth. Essa tecnologia permite determinar a posição de um usuário de smartphone em uma escala local e entregar conteúdo contextual sobre produtos, serviços e informações promocionais a esses usuários, com base em sua localização.

Isso permite uma interação em tempo real, bastante próxima, ágil e personalizada com clientes em potencial. Por exemplo, em uma loja de roupas e acessórios, quando um consumidor se aproxima da vitrine, ele poderá receber detalhes em relação a uma peça exposta, como: tipo de tecido, preço, opções de cores e tamanhos, itens relacionados, ou, ainda, uma promoção exclusiva.

Outras aplicações também podem permitir, por exemplo, montar listas de compras com indicações de onde se encontram os produtos que o consumidor procura, o ajudando a encontrar o que procura dentro do supermercado.

6. Shelf display

O shelf display é um tipo de display digital que exibe conteúdo em looping ou fica no aguardo até que uma interação seja iniciada. Suas telas são colocadas próximo à localização dos produtos no PDV interativo.

Assim, por exemplo, o shelf display pode detalhar promoções, fazer recomendações de cross-selling e exibir mais detalhes dos produtos que estão na gôndola acima ou abaixo da tela, integrando os ambientes físicos e digitais.

6 benefícios de implementar um PDV interativo

Com a competição cada vez maior, a inovação é um caminho para se diferenciar e conquistar a atenção e preferência dos clientes.

Especialmente com a comodidade trazida por canais digitais, as lojas físicas também precisam buscar maneiras de oferecer uma experiência significativa e multicanal que conquiste e encante o shopper.

O PDV interativo é um dos caminhos para isso. A seguir, saiba mais sobre as vantagens dessa inovação no ponto de venda:

1. Melhoria na experiência do cliente

Transformar as compras em uma ótima experiência – esse é um dos propósitos mais importantes do PDV interativo.

Por meio dele, é possível entreter, informar, engajar e auxiliar o cliente em seu processo de descoberta de produtos e novidades ou de finalização de compra, proporcionando uma experiência muito mais imersiva, agradável e memorável.

2. Aumento das vendas e cross-selling

Ao combinar comunicação com infoentretenimento, há um grande potencial de criar conexões mais duradouras e significativas com os clientes. Seja fornecendo respostas para suas dúvidas de forma lúdica ou apresentando produtos e promoções de modo interativo, é possível facilitar e aumentar as vendas.

Da mesma maneira, há diversas possibilidades de estimular o cross-selling. Seja fazendo recomendação de itens complementares, acessórios que combinam com determinada peça ou criando promoções especiais com produtos relacionados ao que o cliente pesquisou.

→ Para aumentar as vendas e o cross-selling, é importante fazer a exposição estratégica dos produtos. No vídeo, confira dicas práticas:

3. Realização de coleta de dados em tempo real

Uma das dores mais comuns dos gestores de trade marketing sempre foi a mensuração mais exata de determinadas ações e de seu ROI (Retorno sobre Investimento) e o acesso a uma base atualizada de informações para reduzir os achismos e aumentar a assertividade nas tomadas de decisões.

Muitos dados são gerados no PDV interativo e esses podem ser acessados em tempo real. Isso abre um leque de novas possibilidades para a gestão otimizar recursos e os resultados de suas ações.

4. Ganho de agilidade nas operações

Ao implementar o PDV interativo, é possível também diminuir os períodos de espera e otimizar o fluxo de atendimento nas lojas.

Fornecendo uma experiência envolvente e imersiva e a opção de autoatendimento em determinadas etapas da jornada do cliente, podemos trazer mais comodidade para ele e agilidade na escolha e finalização de compra.

5. Criação de conexões mais profundas e experiências memoráveis

O ponto de venda físico proporciona oportunidades únicas de contato entre o cliente e as marcas ou produtos. Com o PDV interativo, é possível ampliar ainda mais o impacto disso, com interações únicas e personalizadas nas quais o cliente é o protagonista.

Dessa forma, aprofundar laços e criar experiências memoráveis torna-se viável e algo mais orgânico, despertando a atenção, sentimentos e emoções para facilitar a decisão de compra e nutrir relações mais assertivas com o público.

→ Confira mais dicas no artigo Personalização no Trade Marketing: 5 formas para alcançar

6. Fidelização do shopper e aumento das vendas

A partir de todos esses ganhos em potencial, fidelizar o cliente e realizar mais vendas torna-se uma consequência dessa inovação focada em resultados.

Ainda, com as ativações no PDV interativo, é possível criar e fortalecer o hábito do shopper de fazer compras no ambiente físico para participar das ações imersivas e promocionais, fazendo com que ele queira voltar à loja novamente, criando uma preferência por ela. Com isso, tem-se a retenção do cliente e um incremento nas compras recorrentes.

Quais setores podem se beneficiar do PDV interativo?

Muitos setores podem obter benefícios com o PDV interativo. Entre eles, podemos destacar:

  • alimentício e bebidas: uso de displays interativos para destacar promoções e produtos sazonais e de recursos multimídia para promover uma experiência mais sensorial;
  • higiene e limpeza: aplicação de tecnologia para mostrar de forma prática os benefícios e as funcionalidades dos produtos ou, ainda, para fazer comparativos;
  • cosméticos e cuidados pessoais: utilização de Realidade Aumentada para visualização de produtos e de QR Codes para acesso a conteúdo adicional;
  • pet: uso de painéis interativos com atividades imersivas e com a exibição de vídeos e dicas de cuidados, nutrição e produtos para animais de estimação.

Como implementar um PDV interativo?

Agora que você já conhece os benefícios e muitas das possibilidades trazidas pelo PDV interativo, é hora de descobrir como contar com eles em seu negócio.

Por isso, confira, a seguir, as dicas que preparamos com boas práticas para implementar um PDV interativo:

Avalie suas necessidades e defina os objetivos

Faça um mapeamento inicial de desafios, oportunidades, forças e fraquezas que influenciam nos resultados que você precisa otimizar. Junto a isso, defina claramente as personas do seu negócio que serão foco das ações de PDV interativo.

A partir disso, estabeleça quais serão os objetivos da personalização no PDV e das iniciativas interativas. Lembre-se também de levar em conta o orçamento disponível, considerando as particularidades e custos das tecnologias associadas à essa inovação.

Acompanhe as tendências

Para implementar com sucesso o PDV interativo, é importante manter-se atualizado sobre as tendências mais relevantes de tecnologias e ações no seu setor. Algumas das tendências em alta neste momento são:

  • Prateleiras inteligentes (smart shelves): combinam produtos reais com informações virtuais e tecnologia de exibição para apresentar informações em formato multimídia envolvente. Assim que um cliente pega um produto da prateleira, por exemplo, informações relevantes sobre o item são automaticamente mostradas no display;
  • Inteligência Artificial: para fornecer análises avançadas, insights do cliente e experiências personalizadas. Os sistemas de PDV com tecnologia de IA podem analisar o comportamento do cliente e preferências e histórico de compras para oferecer recomendações e promoções exclusivas, ajudando a remodelar a forma como as empresas interagem com seus clientes;
  • Experiências omnichannel: à medida que os consumidores esperam cada vez mais experiências de compras perfeitas em vários canais, os pontos físicos deverão ficar ainda mais integrados ao digital, criando experiências fluidas, contínuas e unificadas em todos os canais de contato com o cliente. Um varejista de moda pode, por exemplo, permitir que os clientes apontem o celular para a sua vitrine e deixem suas curtidas, façam comentários e enviem a recomendação do look para um amigo, combinando interatividade e conveniência e impulsionando suas vendas.

Escolha tecnologias adequadas

Um dos pontos centrais para ter os melhores resultados com o PDV interativo é optar pela tecnologia ideal. Para isso, é indispensável considerar as suas necessidades específicas antes de buscar por soluções no mercado.

É importante buscar por tecnologias que integrem o PDV interativo e os dados lá gerados com seu sistema de gestão, de estoque e CRM. Assim, é possível extrair os máximos benefícios de análises em tempo real e tomar decisões ágeis e sempre bem-informadas, melhorando a eficiência operacional.

Forneça treinamento à equipe

Além da parte mais operacional e técnica, é essencial realizar sensibilizações e conversas informativas deixando claro que, com a inovação, as tecnologias não vão substituir as equipes de vendas, mas apoiá-las.

Ressalte como essa transformação digital pode ser benéfica para todos, por exemplo, tornando o comportamento do cliente mais mensurável e facilitando as conversões. Lembre-se de que o engajamento e a participação de todos é crucial para que a implementação seja bem-sucedida.

Faça monitoramento e análise de dados

Essa etapa é indispensável para que os dados gerados pelo PDV interativo possam ser utilizados para ampliar a inteligência, fundamentar melhorias e fornecer insights. Também é fundamental para que você compreenda com mais exatidão os resultados que essa inovação está gerando.

Combinar tudo isso com feedback dos clientes e da sua equipe é importante para fazer ajustes e otimizações que ampliem ainda mais o retorno e os benefícios com essa iniciativa.

Conclusão

O PDV interativo traz diversas possibilidades e caminhos para elevar a satisfação do cliente e melhorar a sua experiência, vender mais e ter uma gestão de trade marketing baseada em dados, otimizando a tomada de decisões, a agilidade, a inovação e a eficiência operacional.

Assim, a empresa se mantém competitiva e atende às expectativas em evolução de seus clientes. Tecnologias como Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, QR Codes e tantas outras devem se tornar cada vez mais presentes nas lojas físicas, aumentando a personalização no PDV, a interação com os clientes e os resultados de negócios do segmento varejista.

Gostou de saber mais sobre o PDV interativo? Descubra também o que é Trade Marketing Digital e como implementá-lo.

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