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Giro de estoque: o que é e qual sua importância?

Estar atento ao giro de estoque da empresa é fundamental para o seu crescimento, vez que ele é o responsável por mostrar aos gestores o desempenho do estoque e ao mesmo tempo traçar um parâmetro junto às vendas e o investimento médio realizado.

Inclusive, existe um equilíbrio delicado entre ter muito ou pouco estoque disponível. Estoque demais pode levar a altos custos de aquisição e armazenamento, ao passo que pouco estoque pode significar perda de vendas e atrasos no cumprimento dos prazos de entrega dos pedidos.

De forma geral, a gestão de estoque tem o foco em encontrar esse equilíbrio e garantir que seu atacado tenha disponíveis os produtos certos no momento certo.

E uma das principais métricas por trás disso é o giro de estoque, que desempenha um papel crítico no planejamento e gerenciamento de seu estoque. Afinal, esse é um indicador que diz muito tanto sobre a operação quanto sobre a estratégia do seu atacado.

Nesse artigo você vai entender de forma detalhada o que é o giro de estoque e qual a sua importância para o desenvolvimento da companhia.

O que é o giro de estoque?

O giro do estoque é uma medida que corresponde ao número de vezes que o estoque é convertido em vendas em um período determinado. A fórmula básica é o custo dos produtos vendidos dividido pelo investimento médio em estoque para o período. Quanto mais rápido um produto é vendido e o estoque gira, menos investimento de dinheiro parado você terá em estoque.

Trata-se de um indicador de reposição que está atrelado às vendas da empresa. Embora não seja viável determinar com precisão a saúde da distribuidora somente com o giro de estoque, é possível ter uma ideia de como estão sendo as vendas no período.

Em hipótese alguma, o giro de estoque pode ser negligenciado, afinal, somente através desse processo será possível definir um planejamento de compras, definição de promoção de vendas e gestão de estoque de maneira geral.

Imagine a seguinte situação: você entra no estoque e percebe que ele está bem cheio, com pouco espaço até para os próprios colaboradores trabalharem – e mais produtos estão a caminho. Só isso já pode indicar que alguma coisa não está certa na relação de compra/venda de produtos para distribuição. E se você entra e o estoque está quase vazio, mesmo com muitos pedidos pendentes, a mesma coisa: provavelmente, problemas à vista.

Diante disso, o giro de estoque não é “só” um indicador de estoque, mas representa a oportunidade de entender um pouco mais sobre a situação da empresa de modo abrangente e de direcioná-la para ter mais eficiência e melhor margem operacional.

Sua função é medir quantas vezes o estoque médio de um determinado produto foi reposto durante o período. É muito importante que seja feito um controle de pedidos para estabelecer o quanto se compra normalmente de um produto.

Nas práticas contábeis, geralmente é calculado para o ano, mas também pode ser feito mensalmente ou trimestralmente como mecanismo para melhorar a gestão e os resultados do atacado.

Nessas mensurações, o gestor pode perceber variações importantes. Flutuações no giro de estoque indicam – mas não determinam – como estão as vendas na empresa. Se o giro se mantém constante ou em ascensão, indica que as vendas vão bem. Se cai sem explicações – como a sazonalidade das suas vendas, por exemplo -, é importante estar atento ao que pode estar acontecendo.

Qual a importância e os impactos de acompanhar o giro de estoque?

O giro de estoque é extremamente importante para que as decisões estratégicas relacionadas à gestão de mercadorias sejam tomadas com maior assertividade. Em suma, você consegue ter uma ideia da qualidade do produto, a partir do número de vezes que ele se renova no seu estoque.

Além disso, esse indicador permite que você consiga entender o perfil dos seus clientes e ainda tenha insights acerca do direcionamento de recursos para reposição de mercadorias.

Por isso, é importante acompanhar e controlar esses dados para agir proativamente de modo a fazer o estoque girar em níveis ideais, gerando lucro para ter capital de giro para outras ações que irão gerar diferenciação e competitividade para o atacado.

Por fim, o planejamento correto do seu giro de estoque traz diversos outros benefícios para seu negócio, como você verá a seguir.

Diminuir prejuízos

A boa gestão de estoque ajuda a reduzir gastos e a manter os níveis de volume para atendimento de demandas.

Uma das formas de se concretizar a redução de gastos é através da contenção de desperdício. Com um controle de depósito bem feito, mercadorias não são extraviadas nem perdem o prazo de validade. O que significa menos despesas desnecessárias de reposição.

O giro de estoque também contribui com a mitigação de erros na expedição. Isso porque com o uso de sistemas integrados, é possível obter uma visão macro das entradas e saídas, permitindo que os pedidos sejam montados com maior precisão.

Aumenta a produtividade nas tarefas diárias

Quando o giro de estoque é feito de maneira adequada e por meio de sistemas integrados, os níveis de produtividade tendem a aumentar bastante.

A razão é que muitas atividades repetitivas e cotidianas começam a ser automatizadas, reduzindo assim seu tempo de conclusão. Fora isso, por não haver interferência humana, as chances de retrabalho caem drasticamente.

Permite um planejamento mais preciso

Outro benefício importante é a possibilidade de fazer a reposição de estoque no momento certo. Ou seja, o ressuprimento ocorre a tempo de não haver perda de venda e nem aumento de custos com depósito sobrecarregado.

Evita perdas de venda por falta de estoque

Conforme citado anteriormente, a giro de estoque permite que você tenha um controle maior sobre os itens disponíveis em estoque. Desse modo, seu cliente não ficará sem receber o produto após realizar a compra, pois as reposições serão realizadas de acordo com as necessidades do momento.

Curva ABC: método de análise de estoque importante para avaliar seu giro

Os consultores da Motley Fool, empresa internacional de consultoria financeira e de investimentos, acreditam que o estoque é um passivo disfarçado de ativo. O motivo pelo qual consideram isso tem raiz no risco de estoque. Essencialmente, o risco de estoque é o risco de que o valor do estoque diminua antes de ser vendido.

Para distribuidoras de itens de vestuário ou cosméticos, por exemplo, esse pode ser um risco mais significativo. Afinal, se um produto relacionado a uma tendência ou moda passageira não girar enquanto estiver em alta, as chances de vendas no futuro, sem descontos ou outras promoções que afetem a margem, tornam-se menores.

Casos como esses mostram como é importante conhecer a fundo o giro de estoque e agir proativamente para evitar os indesejados encalhes. Para esse desafio, é possível utilizar diferentes métodos para analisar seus níveis de estoque.

Os métodos de análise de estoque geralmente envolvem a consideração do giro geral do estoque (o custo dos produtos vendidos dividido pelo estoque médio) ou o uso do custo médio diário dos produtos vendidos para determinar o número total de dias de estoque restantes.

Entre esses métodos, está a curva ABC. Também conhecida como Análise de Pareto (a famosa regra 80/20), refere-se ao estoque classificado nos grupos A, B e C. “A’” sendo os produtos mais frequentemente demandados e que, portanto, mais giram (o que corresponderia a 20%).

A análise ABC também é usada para ajudar os gerentes de logística a posicionarem os produtos no local ideal dentro do depósito para garantir um atendimento de pedidos mais eficiente, com mais agilidade e economizando custos de mão de obra.

Como calcular o giro de estoque?

Agora que compreendemos mais sobre o que é giro de estoque e porque adotar métodos eficientes e sistemáticos de gestão de estoque, é hora de falarmos sobre o cálculo do giro de estoque.

Você pode fazer o cálculo por produto, departamento, categoria de mercadoria, etc., e há alguns jeitos diferentes de fazer esse cálculo, já que cada setor tem suas características específicas.

No entanto, a fórmula básica de como calcular giro de estoque é:

Giro de estoque = Total de vendas / Volume médio de estoque

Se você tem poucos produtos, esse cálculo será bem simples. Você tem o índice de estoque médio? Então, pronto, já está com meio caminho andado. Vamos supor que você trabalhe com a venda de um tipo bem específico de pneus para alguma grande transportadora, e, todo mês, costuma comprar 300 pneus para manter em estoque.

Durante um período – vamos supor que seja um ano -, você vendeu 2000 pneus. Nesse caso, seu giro de estoque seria de 6,6, ou seja, você reabasteceu seu estoque sete vezes.

Mas, como lidar com o cálculo quando se trabalha em um negócio de operação mais complexa? Quando se trabalha com muitos produtos diferentes, fica complicado calcular um por um se você faz isso de modo manual.

Então, nesse caso, também é possível fazer a conta por valores: o quanto você gasta, em média, para encher o seu estoque?

Vamos supor que o seu abastecimento, normalmente, custe R$ 2,5 mil e, durante o período analisado, sua empresa faturou R$ 70 mil. A conta é a mesma, só a variável é que vai mudar: o resultado é 28, o que significa que, durante o ano, você precisou fazer 28 abastecimentos. Mas de quantos em quantos dias?

Aí é só dividir a quantidade de dias medidos pelo índice do giro de estoque. Teremos, então, 28 dividido por 365, e o índice é 13 a 14 dias. Isso quer dizer que você está reabastecendo seu estoque uma vez a cada duas semanas, aproximadamente.

Por que fazer esse cálculo?

O cálculo do giro de estoque é fundamental para entender em que situação se encontram os produtos disponíveis em seu armazém. Ou seja, ele fornece dados importantes para que o gestor tome melhores decisões no dia a dia e consiga detectar riscos que possam afetar a lucratividade da sua operação.

Afinal, será possível compreender com mais precisão e a partir de números concretos como sua gestão de estoque atual está funcionando.

Você está estocando muito? Você está estocando muito pouco e tendo de lidar com rupturas e atrasos nos pedidos? Você está estocando produtos que os clientes não querem? Você está vendo resultados de uma mudança recente de trade marketing para determinado produto girar mais? Isso e mais será possível saber a partir dessas análises.

Existe um giro de estoque ideal?

Em síntese, não existe um de giro de estoque ideal. Isso porque as demandas variam de empresa para empresa, sendo necessário adotar um modelo de apuração diferente para cada uma delas.

Entretanto, ao fazer o cálculo, tome cuidado para que o resultado obtido não seja menor que 1. E o motivo para isso é bem simples:

Resultados abaixo de 1 significam que sobraram produtos em seu estoque. Por outro lado, se na apuração final o resultado for acima de 1, isso quer dizer que todos os itens do seu estoque foram renovados ao menos uma vez dentro do período estipulado.

Como melhorar o giro de estoque?

Com todo o controle de estoque feito e com as métricas em mãos, é importante pensar em alternativas para melhorar o giro de estoque e trazer mais crescimento no faturamento, além de evitar prejuízos. Mas você sabe como fazer isso? Confira a seguir algumas dicas que separamos para te ajudar nesse processo.

Conte com fornecedores confiáveis

O primeiro passo é garantir uma lista de fornecedores confiáveis, evitando que seu estoque entre em déficit devido à falta de produtos.

Aprenda mais sobre a jornada de compras do seu cliente

Quando você conhece o perfil do seu cliente e o seu histórico de compras, fica mais fácil organizar o estoque de acordo com as preferências do público.

Aposte em novas estratégias de vendas

Conte com métodos de divulgação validados e que tragam resultados concretos. Nesse sentido, campanhas de marketing, promoções e descontos podem alavancar as vendas dos produtos parados no estoque.

E então, gostou do artigo? Não se esqueça de visitar o nosso blog para mais conteúdos como esse.

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