Dicas para garantir uma cultura empresarial de sucesso
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A cultura empresarial desempenha um papel importante no sucesso de qualquer organização. Isso porque ela impacta desde a atração e retenção dos melhores talentos, ao envolvimento e produtividade das equipes e a rentabilidade do negócio, contribuindo para a promoção de inovações, o alcance de metas e para se obter uma vantagem competitiva no mercado.
Mas o que é cultura empresarial e por que ela é tão fundamental? E que medidas o seu atacado distribuidor pode tomar para promover uma cultura corporativa que gere resultados?
Continue a leitura e compreenda mais sobre essas e outras questões para construir e garantir uma cultura empresarial de sucesso no seu negócio.
O que é cultura empresarial?
A cultura empresarial, também chamada de cultura corporativa ou organizacional, refere-se aos valores, atitudes, comportamentos e padrões compartilhados que constituem um ambiente de trabalho.
Outra forma de compreender esse conceito é que a cultura empresarial é uma das maiores responsáveis por criar a experiência do dia a dia em uma empresa. E quando uma organização tem uma boa cultura empresarial, os funcionários ficam engajados, comprometidos e motivados para trabalhar e atingir suas metas.
Isso porque, em uma cultura corporativa de sucesso, existem expectativas claras. Expectativas sobre como o trabalho é realizado, porque ele é importante e como se espera que as equipes atuem e conquistem os objetivos estabelecidos e desenvolvam suas carreiras.
Com isso, há também um sentido de alinhamento entre os valores da empresa e os dos colaboradores e como esses valores são colocados em prática na rotina de trabalho.
É importante não reduzir a cultura corporativa a objetivos organizacionais ou declaração de missão, embora ambos possam ajudar a defini-la. A cultura empresarial é criada e mantida por meio de comportamentos consistentes e autênticos, e não de documentos ou comunicados.
Você pode observar a cultura organizacional em ação ao ver, por exemplo, como um diretor responde a uma crise, como uma equipe se adapta às novas demandas dos clientes ou como um gestor se posiciona junto ao seu time.
Por tudo isso, a cultura empresarial é uma força motriz para o seu negócio, definindo como sua equipe, em todas as funções e níveis hierárquicos, interage e atua. O que destaca como é crucial compreender o que é a cultura empresarial – e como garantir uma cultura de sucesso.
→ Para se aprofundar no tema, ouça este episódio do MáximaCast:
Quais são os tipos de cultura empresarial?
Embora haja diversos tipos de cultura empresarial, podemos considerar os quatro tipos fundamentais e predominantes, que são:
- Cultura inovadora: também conhecida como cultura de criação, caracterizada por um ambiente altamente inovador, com liderança transformacional que estimula a criatividade e a experimentação.
- Cultura colaborativa: é aquela que prioriza e incentiva o trabalho em equipe e compreende que é com esse senso coletivo que a empresa e as pessoas irão prosperar.
- Cultura hierárquica: essa é uma cultura estruturada verticalmente e que normalmente segue funções e processos estabelecidos, previsíveis e mais tradicionais.
- Cultura de competitividade: uma cultura orientada para objetivos e de alta pressão por resultados, que se concentra na produção e no alcance de metas.
Como é possível perceber, cada uma dessas culturas empresariais é diferente e está fundamentada em valores diversificados. É possível obter grande sucesso ou ter dificuldades com qualquer uma delas, dependendo de fatores como o tamanho, a estrutura, o mercado em que está inserida e os objetivos de cada organização.
Portanto, ser capaz de dar um passo atrás e entender que tipo de cultura empresarial adotar e manter é importante para estabelecer não só uma cultura, mas um negócio de sucesso.
Quais são os benefícios de uma cultura empresarial forte?
A cultura empresarial forte é importante porque afeta diretamente o desempenho da organização em métricas relevantes, incluindo as financeiras, de produtividade, retenção de talentos, inovação, satisfação dos clientes e outras.
De fato, conforme uma pesquisa global da consultoria PwC, quase 70% dos entrevistados afirmaram que a cultura corporativa é mais importante do que a estratégia e, mesmo, que as operações, para conquistar resultados mercadológicos e comerciais positivos.
A seguir compreenda mais sobre a importância e os benefícios tangíveis e intangíveis que promover uma cultura forte pode trazer para o seu atacado distribuidor.
Melhor retenção de talentos
O sucesso das empresas depende cada vez mais de seus talentos. E isso envolve a sua capacidade de atraí-los e retê-los. Quando o colaborador não se identifica com a cultura corporativa, ele tem mais probabilidade de deixar o emprego em busca de outra oportunidade em uma organização com a qual haja maior alinhamento.
Isso, além de prejudicar a criação e manutenção de uma equipe de alta performance, gera custos maiores com os processos de recrutamento, treinamento, etc.
Maior envolvimento e engajamento dos colaboradores
Ter funcionários motivados e engajados é um dos efeitos de garantir uma cultura empresarial forte. E esse é um benefício significativo – afinal, o maior envolvimento e motivação estão relacionados a vários resultados positivos, incluindo:
- Ganho de produtividade;
- Redução de absenteísmo;
- Diminuição do turnover;
- Incremento nos níveis de satisfação das equipes.
→ Leia nosso artigo e descubra outras formas de motivar a equipe de vendas no atacado distribuidor
Incentivo à inovação
Uma boa cultura corporativa prioriza a inclusão, e uma liderança e sistemas inclusivos promovem a inovação. Por quê?
Quando os colaboradores se sentem incentivados e apoiados para se manifestarem, podem mais facilmente partilhar ideias e adaptar-se às mudanças, porque se sentem incluídos e valorizados – e esse é um ambiente propício à inovação.
Melhor atendimento ao cliente
A satisfação no trabalho do seu colaborador impacta positivamente na satisfação do seu cliente. O que faz sentido: funcionários motivados e engajados tendem a oferecer o seu melhor e isso se reflete também na forma de interagir e atender os clientes.
→ Para um excelente atendimento ao cliente, também é importante aprimorar as soft skills da equipe. Leia nosso artigo e descubra quais são as 6 soft skills mais importantes para a sua força de vendas
Maior vantagem competitiva
A cultura empresarial é uma fonte eficaz de vantagem competitiva: uma cultura distinta apoiada desde a alta liderança resulta em maior adaptabilidade e iniciativas de melhoria e mudança implementadas com sucesso, o que ajuda a impulsionar a rentabilidade, a satisfação dos colaboradores e os diferenciais de mercado.
Maiores chances de alcançar suas metas
Uma cultura empresarial de sucesso integra e mantém seus colaboradores alinhados. Assim, ela tem um papel relevante para transformar sua empresa em uma equipe.
E, quando sua cultura é clara, diferentes perspectivas podem se reunir por trás dela com um propósito em comum. Tudo isso reflete em mais facilidade para a conquista de metas e objetivos estabelecidos.
→ Uma força de vendas de alta performance alcança as suas metas. Além da cultura corporativa, leia o artigo e descubra outras formas de potencializar a sua força de vendas e a gestão comercial
Maior rentabilidade
Empresas com forças de trabalho engajadas apresentam lucratividade maior. Conforme uma pesquisa global da consultoria Gallup, priorizar a cultura empresarial pode ter um impacto significativo nos retornos financeiros das organizações.
→ Com uma cultura adequada e forte, a equipe permanece motivada para vender mais. No vídeo, confira outras dicas para aumentar a motivação e as vendas do seu time:
Melhor imagem no mercado
No atual cenário competitivo, a imagem da marca de uma empresa é mais crítica do que nunca. A percepção de seus públicos de interesse sobre a sua marca pode influenciar significativamente no sucesso do seu negócio. E um dos fatores mais impactantes na formação dessa imagem é a cultura empresarial.
Isso ocorre por muitos motivos. Por exemplo, quando os funcionários se sentem valorizados, motivados e engajados, é mais provável que se tornem defensores da sua marca. Além disso, nessa situação, há maior probabilidade de que eles forneçam um excelente atendimento e isso influencie positivamente a experiência do cliente e a sua percepção de imagem da marca.
7 dicas para garantir uma cultura empresarial de sucesso
Agora que você já sabe como é importante ter uma cultura forte e de sucesso, conheça dicas práticas e acionáveis para criar e manter esse tipo de cultura no seu atacado distribuidor.
1. Defina claramente a sua missão, visão e valores
Este é um passo indispensável para estabelecer e compartilhar a cultura da sua empresa: afinal, a missão, a visão e os valores constituem a base desta cultura, já que expressam o que o seu negócio pretende alcançar, como planeja fazê-lo e os princípios que nortearão as suas ações.
2. Determine metas relacionadas à cultura corporativa
Você define metas para tudo nos negócios, certo? Então, por que não definir metas para a cultura da sua empresa?
Pense nos seus valores corporativos e em como você deseja colocá-los em prática. Então, traduza isso em metas compartilhadas com e por toda a empresa.
Lembre-se de que a cultura empresarial é algo maior do que qualquer área de foco ou objetivo único. Entretanto, ela torna-se apenas um conceito se não for praticada.
Portanto, certifique-se de definir metas claras em torno da cultura que deseja construir para que ela esteja presente, de fato, no dia a dia de todos na sua empresa.
3. Tenha uma comunicação transparente sobre a cultura empresarial
A cultura corporativa só existe com a adesão de seus colaboradores, praticando-a em suas decisões e ações diárias. Isso significa que todos os funcionários, desde os recém-contratados até a alta administração, precisam compreender e aderir à cultura da sua empresa.
A melhor maneira de fazer isso? Por meio de uma comunicação transparente, clara e consistente. Isso pode ser tangibilizado em ações como:
- Incluir na integração de novos colaboradores um momento para explicar e responder dúvidas sobre aspectos centrais da cultura corporativa;
- Compartilhar histórias de funcionários que vivem os valores da sua empresa, apresentando exemplos práticos e reais;
- Criar eventos e ações para reforçar a missão, a visão e os valores da organização.
4. Torne a cultura empresarial uma parte integrante do seu processo de contratação
De modo geral, as habilidades técnicas sempre podem ser aprendidas e aperfeiçoadas, mas as atitudes e os valores das pessoas costumam ser mais difíceis de mudar.
Portanto, é importante considerar até que ponto os novos candidatos se alinham com a cultura da sua empresa. Apresentar claramente como é essa cultura e analisar se há um fit cultural entre empresa e candidato é um cuidado que pode ajudar a fazer contratações mais bem-sucedidas.
5. Promova o trabalho em equipe e a colaboração
Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração é uma forma eficaz de garantir uma cultura empresarial forte. Os funcionários que trabalham de maneira colaborativa experienciam não apenas um aumento de produtividade, como também relacionamentos fortalecidos com seus colegas de trabalho, levando a uma cultura mais integrada e coesa.
Para facilitar esse aspecto, você pode promover ações como:
- Realizar atividades regulares de formação e integração de equipes;
- Implementar ferramentas que facilitem a colaboração, como plataformas de comunicação e de uso compartilhado entre diferentes setores;
- Promover uma organização e layout nas salas e ambientes corporativos que sejam propícios à colaboração;
- Comemorar datas e conquistas importantes das equipes.
6. Invista no desenvolvimento dos funcionários
Incentivar o comprometimento e o engajamento dos colaboradores, oferecendo oportunidades para seu crescimento pessoal e profissional também contribui para fortalecer uma cultura de aprendizagem, desenvolvimento e melhoria contínua.
E uma cultura que valoriza o crescimento e o desenvolvimento pode levar a uma maior satisfação no trabalho e à redução da rotatividade de pessoal.
→ Para identificar lacunas e oportunidades de desenvolvimento para sua equipe, baixe nosso checklist e descubra como está o desempenho da sua força de vendas
7. Valorize e reconheça as conquistas dos colaboradores
Uma boa cultura empresarial precisa ser nutrida deliberadamente. Faz parte disso fazer com que os valores da sua organização não sejam apenas quadros expostos nas paredes – esses valores devem estar totalmente incorporados em suas operações.
Assim, quando se tem uma cultura empresarial sólida, seus funcionários são vistos como parceiros e ativos que precisam ser valorizados para continuarem rendendo os melhores resultados.
Por isso, em uma cultura empresarial positiva, os funcionários sentem-se seguros, ouvidos, motivados e valorizados, fazendo o seu melhor já que a cultura corporativa os capacita a se desenvolver e a encontrar satisfação e propósito no que fazem.
Conclusão
A cultura empresarial inclui a missão, a visão, os valores, comportamentos e práticas compartilhados que moldam a maneira como uma empresa e seus colaboradores atuam e são vistos pelas partes interessadas. Ela pode não ser discutida todos os dias, mas está presente na rotina da empresa, orientando e inspirando decisões e ações.
Assim, quando se tem uma cultura organizacional forte, é mais provável atrair e reter os melhores talentos, manter as equipes satisfeitas e engajadas, garantir diferencial de mercado e melhores resultados tangíveis (como a lucratividade) e intangíveis (como a imagem da marca).
Para isso, aplique as dicas práticas vistas aqui e lembre-se de que a cultura corporativa não é estática – ela é orgânica e evolui com o seu negócio. Por isso, precisa constantemente ser compartilhada, nutrida e fortalecida na direção certa.
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