Crescimento empresarial: como estruturar expansão do atacado
Em vez de ler, que tal ouvir este artigo?
O crescimento empresarial é o principal objetivo das organizações, certo? Mas colocar isso em prática requer um bom planejamento para contornar os riscos e garantir o sucesso em longo prazo.
O principal desafio neste momento é não “colocar a carroça na frente dos bois”. Ou seja, é preciso seguir a ordem das coisas para obter os resultados esperados. Não é somente porque o número de clientes aumentou no último semestre que sua empresa deve começar um projeto de expansão. Afinal, uma decisão impulsiva poderia resultar em complicações financeiras no futuro.
A realidade de muitas empresas do atacado é semelhante: o segmento está em crescimento, a empresa conta com novos clientes, tem contratado novos funcionários e está otimista em relação ao futuro. Mas e agora, como promover um crescimento empresarial sustentável?
Neste artigo, veja algumas dicas de crescimento empresarial para que você possa estruturar a expansão do seu atacado. Confira!
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O que pode ser entendido como crescimento empresarial?
O crescimento empresarial é um conceito que pode ser entendido de formas diferentes pelos gestores de empresas. Mas, de uma maneira geral, significa uma expansão dos resultados, maior participação no mercado e reconhecimento da marca.
Trata-se de uma decisão estratégica, que envolve toda a organização para conquistar melhores resultados em longo prazo.
Mas por que os planos de crescimento do empresarial são importantes? Aqui estão algumas das razões:
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Participação de mercado e penetração. Se sua participação de mercado permanecer constante em um mundo onde os custos aumentam de forma consistente, você inevitavelmente começará a registrar perdas em vez de lucros. Os planos de crescimento do negócio ajudam a evitar esse cenário.
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Recuperando perdas iniciais. A maioria das empresas perde muito mais do que ganha nos primeiros anos. Para recuperar essas perdas, você precisará fazer sua empresa crescer até o ponto em que possa gerar receita suficiente para saldar suas dívidas.
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Minimização de riscos futuros. Os planos de crescimento também são importantes para as empresas estabelecidas, que sempre podem tornar suas vendas mais eficientes e, assim, se tornar mais líquidas. Essa liquidez pode ser útil se você precisar de dinheiro para cobrir problemas inesperados.
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Atração de investidores. Um plano de crescimento de negócios é benéfico para a empresa como um todo, mas, para algumas, o objetivo principal é atrair investidores. Os investidores querem um esboço de como sua empresa planeja aumentar as vendas nos próximos meses.
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Reconhecimento da marca. Quanto maior for o crescimento empresarial, mais sua marca se tornará uma referência no mercado. E esse é um ponto importante para garantir o sucesso dos negócios em longo prazo – tanto para atrair clientes quanto para reter talentos.
Como avaliar se é o momento certo de projetar uma expansão da empresa?
Será que seu atacado está no momento ideal para projetar uma expansão? Aqui estão alguns fatores para fazer uma avaliação consistente sobre o crescimento empresarial:
1. Avalie seus principais indicadores de desempenho
Uma maneira de avaliar se está pronto para a expansão ou não é verificar seus indicadores-chave de desempenho. Esses indicadores ajudam a dizer se você está cumprindo seus compromissos financeiros e se está obtendo lucro suficiente para sobreviver.
2. Analise o seu fluxo de caixa para expansão
A expansão pode ser cara, então, você precisa saber se pode se dar ao luxo de fazer isso enquanto mantém os lucros de que precisa para sobreviver. Existem muitas maneiras de financiar sua expansão. Por exemplo, você pode pedir dinheiro adicional aos investidores ou pode investir seus próprios lucros nele. Seja qual for a sua escolha, você precisa se certificar de que está dando pequenos passos. Do contrário, você corre o risco de se sobrecarregar e encontrar dificuldades para o fluxo de caixa.
Após cada período de expansão, é preciso sentar e avaliar as perspectivas para se certificar de que seus lucros ainda são bons. Depois de alguns meses avaliando seu fluxo de caixa, você pode prosseguir para o próximo nível de sua expansão.
3. Faça sua pesquisa de mercado
Embora você possa ter dinheiro para expandir, é necessário pensar se há mercado suficiente para isso. Para descobrir isso, você precisa fazer uma pesquisa de mercado e ver se há clientes suficientes para garantir uma expansão.
Além disso, é fundamental ter uma visão clara sobre o mercado em longo prazo. Onde estão as melhores oportunidades? Como você pode aproveitá-las? Tudo isso deve estar alinhado com os planos de expansão que você deseja colocar em prática.
4. Busque a opinião de especialistas
Outra ideia para compreender o momento ideal para a expansão é conversar com especialistas – tanto do seu setor quanto profissionais com expertise na gestão empresarial. Dessa forma, você pode obter insights valiosos que vão ajudá-lo.
Como integrar os canais de venda externa e online no atacado distirbuidor!
Como promover o crescimento empresarial?
Parte de ir de A para B é montar uma estratégia de crescimento empresarial que traga a você o máximo de resultados, com o mínimo de risco e esforço.
As estratégias de crescimento se assemelham a uma espécie de escada, em que os degraus de nível inferior apresentam menos risco, mas talvez menos impacto de crescimento rápido. Por isso, é preciso focar nas estratégias que estão nos degraus mais baixos da escada e, em seguida, subir gradualmente, conforme necessário.
Mas como colocar isso em prática? Aqui estão algumas dicas que vão ajudá-lo a promover o crescimento empresarial no atacado:
1. Avalie suas necessidades
Antes de realmente começar um plano de expansão, você precisa saber o que está procurando. É aqui que pode ser muito útil elaborar um plano de ação. Neste plano, você pode pensar em como vai se expandir, como isso vai tomar forma e o que pretende alcançar.
Também é preciso ter um determinado período de tempo reservado para essa expansão, caso contrário, é provável que se gaste muito mais tempo do que deveria. Por exemplo, se você deseja expandir suas vendas online, precisa saber onde está seu público e como você pode atraí-lo para seu site.
Tenha uma persona do cliente para saber quem você está almejando. Além disso, tenha as etapas delineadas para que conheça o caminho para uma expansão bem-sucedida. Se sua empresa precisa de mão de obra extra, não se esqueça de gastar tempo e dinheiro nesta área, por exemplo.
2. Conheça seus clientes
Entenda as necessidades do seu cliente e desenvolva produtos e serviços que atendam a essas necessidades. Essa é uma premissa básica para um negócio bem-sucedido em tempos normais, mas em um processo de expansão se torna ainda mais importante. Afinal, você conta com a colaboração dos clientes para viabilizar o crescimento empresarial.
3. Adicione novos produtos e serviços ao seu mix
Essa estratégia parece relativamente simples, mas executá-la corretamente pode ser um desafio. Para começar, é preciso descobrir quais produtos e serviços seus clientes desejam e quanto eles estarão dispostos a pagar por eles. Em seguida, determine se você pode ou não vender esses produtos e serviços com lucro.
A melhor maneira de fazer isso é conduzir uma pesquisa de mercado completa antes de comprometer quaisquer recursos (financeiros e humanos) para a expansão de novos produtos ou serviços. Pergunte a seus clientes atuais o que eles pensam sobre suas novas ideias de produtos e serviços, incluindo preços em potencial. Sua pesquisa de mercado precisa se concentrar na demanda do cliente por novos produtos e serviços e no custo de comprá-los, entregá-los e vendê-los.
4. Venda mais produtos e serviços para seus clientes existentes
Este é o outro lado da primeira estratégia: penetrar mais a fundo em sua base de clientes atual. Comece realizando uma análise de segmentação de mercado para identificar os segmentos de clientes com maior probabilidade de comprar, para que você possa concentrar seus esforços de vendas e marketing nesses segmentos.
Esta análise irá dividir seus clientes em segmentos com base nos critérios que escolher (idade, sexo, localização, histórico de compras, etc.) para que você possa analisar sua lucratividade potencial quando se trata de vender novos produtos e serviços. De posse dessas informações, é possível alocar melhor seus recursos de vendas e marketing.
-> Confira este MáximaCast sobre o papel do marketing nas estratégias de crescimento do e-commerce:
5. Reavalie sua logística
Com a expansão, espera-se que venha o crescimento empresarial, que é exatamente o que você deseja. No entanto, esse crescimento, às vezes, pode causar problemas logísticos. Por exemplo, se você estiver fazendo mais vendas, precisará ter armazenamento e remessa disponíveis que possam acomodar esse crescimento aprimorado.
Por isso, é importante planejar sua logística considerando um aumento na demanda ou entregas em novos territórios. Isso evita que você seja surpreendido com custos extras ou processos mais complexos do que o esperado.
6. Prepare-se para uma equipe adicional
É provável que quase qualquer expansão exija pessoal adicional em algum momento. Você precisa pensar sobre isso com antecedência, para que possa se preparar para a contratação de funcionários adicionais e prover seus salários.
Como alternativa, pense em contratar funcionários autônomos para assumir algumas das cargas de trabalho adicionais. Embora isso possa ser uma boa ideia em muitos casos, é preciso avaliar se esse tipo de trabalhadores será benéfico para você no longo prazo.
7. Expanda para novos territórios
A ideia aqui é comercializar e vender seus produtos para novos clientes. Esses novos clientes podem estar em segmentos ou nichos diferentes, ou em locais diferentes de onde você opera atualmente.
Geralmente, esse tipo de expansão envolve abertura de novos locais em diferentes áreas geográficas. Isso exigirá um investimento significativo de tempo e dinheiro, portanto, primeiro faça uma pesquisa de mercado completa para se certificar de que há demanda suficiente do cliente no novo território para justificar a expansão.
8. Explore canais de vendas alternativos
Uma estratégia de crescimento empresarial envolve buscar clientes de uma forma diferente, como, por exemplo, vender seus produtos online.
A internet é o melhor exemplo de como um novo canal de vendas e distribuição pode transformar uma empresa. Inúmeras empresas se reinventaram para aproveitar as oportunidades online – de varejistas tradicionais abrindo lojas online a provedores de serviços que podem alcançar um público muito mais amplo anunciando online.
Portanto, seu plano de expansão pode passar pelo aumento da atenção no ambiente digital. Um site de e-commerce ou aplicativo próprio pode levar seus produtos para um público mais amplo e distante geograficamente. E tudo isso sem grandes custos com instalações físicas.
-> Confira este MáximaCast sobre os canais de venda do atacado distribuidor:
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