9 vantagens de um aplicativo para vendas: saiba quais são
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A popularidade dos smartphones em todo o mundo permitiu à tecnologia mobile crescer exponencialmente no mercado. Sobretudo, no desenvolvimento de soluções que trazem mais velocidade, comodidade e facilidade para rotina das pessoas. Nos negócios, essa dinâmica não muda, pois cada vez mais marcas aderem a ferramentas, como o aplicativo para vendas.
De acordo com um estudo da Pew Research Center, o Brasil ocupa a 2° colocação na lista de países com maior crescimento no mercado mobile, ficando atrás somente da Indonésia.
O estudo ainda relata que os smartphones estão no bolso de cerca de 60% dos brasileiros. O uso de apps, por sua vez, também é abrangente no território nacional. A quantidade de aplicativos para vendas e outros está na faixa de 70 a 80, e existe o uso de pelo menos 30 de forma frequente no país.
Isso quer dizer que a tecnologia aplicada no universo mobile é uma tendência que veio para ficar, oferecendo uma série de vantagens nas mais diferentes propostas. Inclusive, para auxiliar no processo de negociação e comercialização dos empreendimentos por meio de um aplicativo para vendas.A seguir, falamos mais sobre como funciona um aplicativo para vendas, assim como os principais benefícios da solução mobile para esse processo tão importante do seu negócio.
Como funciona um aplicativo para vendas?
Aplicativo de vendas é uma solução desenvolvida para ajudar empreendedores a terem um melhor gerenciamento de suas ações comerciais, com mais controle, flexibilidade e praticidade.
Embora os recursos possam variar de um aplicativo de vendas para outro, a essência permanece a mesma: otimizar o processo de vendas de produtos ou serviços das empresas.
Com o aplicativo de vendas, você pode, por exemplo, acessar o sistema da sua empresa em apenas alguns cliques, seja para verificar informações importantes ou até mesmo fechar um negócio.
Em outras palavras, você não vai precisar ir até o estabelecimento da marca para só então realizar ações rotineiras que, apesar de simples, são fundamentais aos seus resultados.
Imagine o seguinte cenário: um representante da sua empresa vai até um evento com o objetivo de estreitar o relacionamento com potenciais clientes. Ele conversa com algumas pessoas, mas, por algum motivo, elas não se mostram tão interessadas assim na proposta.
Só que, de repente, alguém que já ouviu falar sobre seu negócio esbarra em seu representante, querendo fechar um negócio. É a oportunidade de venda perfeita, porém, o representante não pode fazê-lo, pois não tem uma solução como o aplicativo de vendas em mãos.
Perceba que, você deixaria passar a possibilidade de fazer um ótimo negócio, simplesmente por não contar com uma solução que otimize seu processo de vendas. Frustrante, não é? Por isso, o aplicativo de vendas é fundamental para manter sua empresa em crescimento.
Quais são as 9 vantagens de um aplicativo para vendas?
Há uma série de vantagens que soluções como essa oferecem para sua empresa, que vão desde a gestão em tempo real até a distribuição de conteúdos.
1. Gestão dos processos de venda em tempo real
Com um aplicativo de vendas em seu smartphone ou tablet, é possível gerenciar em tempo real informações importantes relacionadas à negociação, e na palma de suas mãos.
Por exemplo, caso você precise consultar a possibilidade de desconto para determinado produto ou serviço e as condições de pagamento disponíveis, poderá fazê-lo em poucos cliques por meio desta solução.
E se, de repente, você estiver em um lugar que não tem acesso à internet, pode ficar tranquilo. Existem aplicativos de vendas que funcionam também nessas condições, permitindo finalizar os pedidos dos clientes da mesma forma. Vale ressaltar, porém, que os dados relacionados à venda feita de forma offline só serão enviados para o sistema do empreendimento quando a conexão com a internet for restabelecida.
2. Melhora nos processos e controle de etapas
O aplicativo de vendas também traz mais agilidade para os processos, sobretudo no controle das etapas que envolvem a concretização da compra por parte do cliente e o recebimento do produto ou serviço.
Caso aconteça um eventual problema na entrega do item, por exemplo, você pode lançar essa informação no sistema, reduzindo consideravelmente o tempo da atividade.
Do mesmo modo, na iminente necessidade de trocar um produto por conta de algum defeito de fabricação ou erro do departamento de entrega da empresa, você poderia alertar sua equipe de vendas para solucionar o problema o mais rápido possível.
O ponto é: como todos os dados mais importantes estão reunidos em um só lugar, você pode deixar de lado anotações manuais em planilhas. Isso porque, em alguns cliques, é possível acompanhar informações ou adicionar novas no aplicativo de vendas.
Em função disso, a comunicação entre os setores do empreendimento fica mais ágil. Isso é essencial para os seus resultados, pois rápidas respostas contribuem para uma melhor experiência de compra do cliente.
3. Análise dos dados da equipe de vendas
Outro benefício do aplicativo de vendas é a possibilidade de analisar dados sobre o desempenho da sua equipe. Às vezes, o que está ocasionando um número de conversões abaixo do esperado não é a estratégia utilizada ou a qualidade dos equipamentos, mas sim o nível de produtividade do time responsável por fechar negócios.
Nesse sentido, o aplicativo de vendas faz toda a diferença, relatando quais colaboradores não estão com o desempenho dentro do ideal imaginado pela empresa, por meio de informações importantes, como:
- Número de vendas mensais;
- Itens mais vendidos;
- Itens menos vendidos.
Identificando quais integrantes da equipe precisam melhorar a produtividade, você pode promover ações que elevem sua motivação e satisfação no ambiente de trabalho, por exemplo.
4. Prospecção de clientes
No aplicativo de vendas, é possível formar um verdadeiro banco de dados sobre os potenciais clientes da empresa. E sempre que novos padrões comportamentais surgirem, você pode atualizá-lo para torná-lo cada vez mais robusto.
Dessa maneira, quando for prospectar novos clientes, a equipe de vendas do seu negócio poderá se embasar em informações relevantes da persona para abordar somente perfis que se encaixam com o ideal.
Além disso, essa base de dados desenvolvida no aplicativo de vendas pode ser vantajosa para quebrar eventuais objeções dos potenciais clientes em relação aos produtos ou serviços oferecidos.
Caso a objeção seja com o preço, a equipe pode preparar argumentos prévios para lidar com a situação.
5. Fidelização de clientes
A formação de uma base de dados sobre potenciais clientes no aplicativo ajuda em sua fidelização. Quanto mais conhecimento e empatia você demonstra sobre os problemas, necessidades e desejos de alguém, mais chances tem de criar uma relação de confiança com esse indivíduo, não é?
No mundo dos negócios, funciona de forma parecida. Isso porque você pode definir quais abordagens serão mais eficientes para o público da empresa quando age por meio de informações reunidas de antemão. Ou seja, falando a mesma língua que o prospect.
Desse modo, o cliente se identifica tanto com o negócio que passa a comprar não só o produto ou serviço oferecido, mas também outros itens da esteira de soluções do empreendimento.
De quebra, a fidelização de clientes beneficia seu negócio de outras maneiras, a exemplo da redução de custos. Segundo Philip Kotler, um dos nomes mais conhecidos do marketing, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais caro do que manter um atual.
Pense bem: alguém que já comprou de você não vai precisar passar por todas as etapas da jornada de compra que um potencial novo cliente precisaria para confiar em sua solução. Logo, o custo da retenção é extremamente menor do que o da aquisição.
6. Acompanhamento do estoque em tempo real
Certamente, a gestão de estoque é um dos grandes desafios do funcionamento de qualquer negócio. Um pequeno descuido nesse aspecto pode gerar uma grande dor de cabeça, afetando negativamente seus resultados e relevância no mercado.
Entretanto, o aplicativo de vendas descomplica esse processo. Você pode, por exemplo, dar baixa no item vendido manualmente e recalcular o volume de estoque. Assim como integrar o app com o sistema de gestão do estoque, automatizando essa atividade.
Sendo assim, ninguém da equipe de vendas será pego de surpresa pela falta de determinado produto no estoque da empresa, tendo total controle sob esse processo tão importante do empreendimento.
7. Integração com outros sistemas
Falando em integração de processos, vale destacar que você também pode interligar o aplicativo de vendas com outros sistemas que sua empresa utiliza, como, por exemplo:
- CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente);
- ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais);
- Intranet ― rede de computadores privada.
Isso é fundamental para deixar o funcionamento do negócio no ritmo necessário, considerando que a otimização dos processos é um fator determinante para seus resultados. Ainda mais nos dias de hoje, com o nível de exigência do consumidor bem maior do que de outrora – sobretudo, quando o assunto é concorrência.
8. Maior vantagem competitiva
O aplicativo de vendas ainda pode ser considerado como um diferencial competitivo. Isso porque ferramentas modernas simplificam a execução das atividades da empresa, a colocando na frente da concorrência que não trabalha com soluções do tipo.
Conhecimento é poder. E com o aplicativo de vendas, o seu negócio começa a se destacar entre os demais justamente por organizar melhor os dados relacionados com o processo de comercialização da empresa. Isso porque, quando bem feito, o gerenciamento das informações culmina em decisões mais precisas.
Além disso, o fator agilidade é a essência de soluções como essa, de modo que você pode realizar uma série de atividades importantes do empreendimento em poucos cliques. Ou seja, eficiência e rapidez andam de mãos dadas no aplicativo de vendas.
9. Distribuição de conteúdos
O último item da lista, mas não menos importante, é a distribuição de conteúdos pelo aplicativo de vendas. Trata-se da possibilidade de usar essa solução como um canal direto de comunicação entre você e seus colaboradores. Desse modo, você pode deixar o time por dentro das novidades, demandas e urgências da empresa.
O aplicativo de vendas permite trocar mensagens com textos, fotos, áudios e vídeos, seja de maneira individual ou coletiva. Além disso, disponibiliza recursos de comprovação de envio e leitura, por exemplo, para tornar a conversa mais dinâmica.
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- Montagem inteligente de catálogos e segmentação;
- Fácil instalação a partir da Play Store.
Com essa solução, você reduz em até 30% o tempo para realizar uma venda, tem até 40% de crescimento no volume total de novos pedidos e ainda até 15% de redução de descontos não autorizados.
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Não à toa, é uma solução que tem feito sucesso no mercado. Na Café Viana, indústria de alimentos que atua há mais de 50 anos no mercado, por exemplo, o maxPedido foi o responsável por otimizar vendas em 25%, além de economizar 33% do tempo de atendimento dos PDV.
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