O que um aplicativo para força de vendas precisa ter?
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Um dos maiores objetivos de uma empresa é sempre manter-se em crescimento. Para isso, é fundamental focar na produtividade e eficiência do seu setor de vendas. Esse objetivo poderá ser alcançado se a equipe puder contar com os benefícios da evolução tecnológica através de ferramentas importantes como, por exemplo, um aplicativo para força de vendas.
As tendências de mercado de qualquer segmento estão relacionadas com a evolução tecnológica do setor. A tecnologia móvel revolucionou e tende a continuar influenciando os negócios, tanto na gestão como na área da comunicação de uma empresa.
Dessa forma, ferramentas como o aplicativo para força de vendas, podem ser consideradas uma vantagem competitiva para um empreendimento.
Sendo assim, descubra agora como escolher o melhor aplicativo para força de vendas, para potencializar o crescimento da sua empresa.
O que é um aplicativo para força de vendas
Para que uma empresa possa apresentar os melhores resultados, é muito importante ter uma boa organização e oferecer recursos que facilitem a produtividade das suas equipes. Afinal, o vendedor precisa ter suporte para conseguir colocar as suas técnicas em prática, e assim, trazer mais clientes para a empresa.
Pensando nisso, o avanço tecnológico traz soluções que facilitem o trabalho desses profissionais. São pensadas soluções que ajudem tanto na organização do empreendimento quanto na facilidade da troca de informações para facilitar a comunicação entre os funcionários. O aplicativo para força de vendas pode ser citado dentro dessas soluções.
Trata-se de uma solução voltada para a automação das vendas e crescimento das taxas de conversão. Afinal, ele ajuda o vendedor a fazer vendas rápidas e sem burocracias. Após o fechamento da venda, o pedido será encaminhado diretamente para o responsável pelo setor, agilizando o sistema de venda e entrega dos produtos.
O aplicativo para força de vendas é usado por vendedores externos e representantes comerciais. Através dele são feitas as emissões de pedidos pelo dispositivo móvel que contém o app, como smartphones e tablets. Tudo isso ocorre porque o pedido é sincronizado com o sistema em nuvem do aplicativo.
O melhor momento para garantir um negócio é estando cara a cara com o cliente. Por isso, o aplicativo para força de vendas é tão importante. Afinal, com ele, o vendedor poderá ter acesso a qualquer informação necessária, em tempo real, e também poderá passar informações, mantendo o sistema atualizado, e garantindo maior mobilidade e automação para a empresa.
Quais as principais vantagens de se adotar um aplicativo para força de vendas
Sabendo o que é um aplicativo para força de vendas, é possível concluir que existe uma série de vantagens que soluções como essa oferecem para sua empresa. Essas vantagens vão desde a gestão em tempo real até a distribuição de conteúdos. Por isso, adotar uma solução como essa pode ser decisivo para o sucesso de um empreendimento.
O fato é que quem está à frente de um negócio precisa pensar grande. Essa pessoa precisa buscar uma maior organização e desenvolvimento da empresa para fazer com que ela se diferencie no mercado. E as vantagens oferecidas por um aplicativo para força de vendas pode ser o mecanismo ideal para alcançar esse objetivo.
Confira agora as principais vantagens de se adotar um aplicativo para força de vendas.
Gestão dos processos de venda em tempo real
O aplicativo para força de vendas oferece o acesso em tempo real de todas as informações necessárias na hora de fechar uma venda para a empresa. O que faz com que o trabalho do vendedor seja facilitado, e otimizado, no momento em que ele estiver em contato com o cliente, e mesmo estando longe do empreendimento.
O aplicativo para força de vendas pode oferecer ao vendedor, por exemplo, as informações do perfil do cliente em questão. Ou seja, se ele já foi prospectado, quais as informações colhidas, e possível inadimplência, ou até se ele já realizou uma compra prévia, e quais os itens escolhidos. Tudo isso facilmente acessado através do seu dispositivo móvel.
Além disso, o vendedor poderá consultar a possibilidade de desconto para determinado produto ou serviço, e as condições de pagamento disponíveis. Além de informações disponíveis no sistema, o vendedor externo ainda terá a vantagem de ter uma comunicação facilitada com os seus gestores.
O aplicativo para força de vendas permite uma comunicação instantânea entre colaboradores externos e internos de uma empresa. Assim, existe a troca de informações importantes entre vendedor e gestor, de forma discreta e rápida, eliminando tempo de espera de relatórios e contribuindo para o sucesso das estratégias de negociação.
Para que tudo isso aconteça, basta o uso de um dispositivo móvel com acesso a internet. E mesmo se o local não permitir esse acesso, será possível finalizar o pedido no momento, e as informações serão enviadas para o sistema assim que a conexão com a internet for restabelecida.
Melhora nos processos e controle de etapas
Com o uso de um aplicativo para força de vendas, todos os dados importantes ficam reunidos em um só local. Isso evita a necessidade de anotações manuais em planilhas. Dessa forma, a comunicação entre os setores se torna mais ágil e permite respostas mais rápidas, o que contribui para uma melhor experiência de compra para o cliente.
Isso acontece porque através do aplicativo é possível reportar qualquer tipo de informação, como problemas com entrega ou necessidade de trocas. Assim, os processos acabam ficando mais rápidos, e o tempo para a solução dos problemas tende a ser consideravelmente reduzido.
Análise dos dados da equipe de vendas
O aplicativo para força de vendas armazena todos os dados relacionados às transações da empresa. Com isso, é possível obter números importantes, como quantidade de vendas mensais, itens mais vendidos, itens menos vendidos, quantidade de produtos vendidos por cada vendedor, entre outros. O aplicativo, além de armazenar, oferece análises profundas desses dados.
Sendo assim, o aplicativo para força de vendas é capaz de oferecer análises de dados sobre o desempenho da sua equipe. A partir dessas análises, é possível traçar e modificar estratégias para melhorar a produtividade do seu time, e consequentemente, alcançar o objetivo de promover o crescimento da empresa.
Prospecção de clientes
Como vimos, o aplicativo para força de vendas é capaz de armazenar não apenas os dados da empresa, mas também os dados dos seus clientes. Sendo assim, na hora de fazer a prospecção será possível alimentar o sistema com o maior número de informações possível. Assim, o vendedor terá fácil acesso a respeito de todos os padrões comportamentais já identificados sobre os clientes já prospectados.
Além disso, ao prospectar novos clientes, a sua equipe poderá se embasar em informações relevantes da persona, abordando apenas os perfis que se encaixam no ideal. Essa base de dados também será importante para criar estratégias para quebrar eventuais objeções dos clientes em potencial.
Fidelização de clientes
É muito mais fácil fazer vendas para um cliente que já te deu um sim, ou seja, que já comprou o seu produto, do que convencer alguém novo. Por isso, é tão importante apostar em estratégias de fidelização de clientes. E a formação de uma base de dados sobre potenciais clientes no aplicativo para forma de vendas ajuda em sua fidelização.
A fidelização de clientes tem muito a ver com o relacionamento criado entre o cliente e a marca. E isso pode ser alcançado mostrando conhecimento sobre as suas necessidades, desejos e problemas, criando uma relação de confiança com esse indivíduo. O aplicativo para força de vendas reúne essas informações, e por isso, contribui para essa fidelização.
Acompanhamento do estoque em tempo real
A gestão do estoque é um dos principais pontos de sucesso para uma empresa que trabalha com vendedores externos. Afinal, nada mais problemático para uma marca do que vender um produto que não pode entregar. Por isso, o estoque precisa ser muito bem gerenciado, e todos os vendedores precisam ter as informações reais sobre a sua situação.
O aplicativo para força de venda permite fazer o acompanhamento do estoque em tempo real. Isso significa que cada venda será lançada no sistema, e todas as pessoas que tiverem acesso a ele, poderão acompanhar essa alteração em tempo real. Isso evita problemas e ajuda a manter uma boa experiência para o cliente.
Integração com outros sistemas
Um bom aplicativo para força de vendas, além de cumprir todas as funções já citadas, ainda permite a integração com outros sistemas da sua empresa. Esses sistemas podem ser CRMs (Gestão de Relacionamento com Cliente), ERPs (Planejamento de Recursos Empresariais) ou Intranet (Rede de computadores privada).
Um aplicativo para força de vendas terá os seus benefícios maximizados quando há essa integração. Isso porque será possível monitorar os resultados comerciais e também o impacto em outras áreas da organização. Além de ajudar a tornar o gerenciamento da sua empresa mais eficiente.
Maior vantagem competitiva
O aplicativo para força de vendas simplifica a execução das atividades da empresa, e consequentemente, ajuda a colocar o seu negócio à frente da concorrência. O fato é que informação é poder, e com o aplicativo, o seu vendedor terá o maior número de informações de forma direcionada e rápida, sempre que desejar.
Outro ponto importante é que o aplicativo para força de vendas ajuda a aumentar a produtividade da sua equipe, além de melhorar o processo de vendas do seu negócio. Isso faz com que exista uma redução de custos importante para a sua empresa, o que pode ser considerada mais uma vantagem competitiva para o seu empreendimento.
Distribuição de conteúdos
O aplicativo para força de vendas permite fazer troca de mensagens com textos, fotos, áudios e vídeos. Isso pode ser feito através de mensagens individuais ou coletivas. Além disso, ele também pode oferecer recursos de comprovação de envio e leitura, o que torna a conversa mais dinâmica.
Sendo assim, é possível utilizar essa ferramenta como canal direto de comunicação entre gestores e vendedores. E através dela será possível informar a todos sobre novidades, demandas e urgências da empresa.
Como escolher um aplicativo para força de vendas
O mercado possui um grande número de opções de aplicativos para força de vendas. Por isso, é importante entender quais são as funcionalidades mais importantes que um bom aplicativo precisa ter. E o primeiro passo é avaliar as necessidades do seu negócio para descobrir quais são as mais importantes para o seu empreendimento.
Leve em consideração o tamanho da sua empresa, o seu segmento, suas estratégias de divulgação e seus objetivos a longo prazo. A partir daí será possível analisar e optar pela solução que se encaixa melhor no dia a dia da sua equipe. Não cometa o erro de escolher apenas por conta do custo do aplicativo para força de vendas.
Confira agora as principais funcionalidades que o seu aplicativo para força de vendas precisa ter.
- Catálogo virtual – Assim o vendedor terá disponível em mãos todas as informações de preços e campanhas cadastradas no seu sistema. Se um preço de um item mudar, isso será visualizado de forma automática no seu catálogo.
- Consulta de clientes – Além do catálogo de produtos, também será possível acessar todos os dados dos seus clientes. Essas informações podem vir do seu ERP ou podem ser cadastradas diretamente no programa.
- Roteirização de visitas – Cada cliente tem uma preferência em relação ao seu dia de visita, e cada vendedor tem uma área diferente para cobrir no dia. Sendo assim, o aplicativo para força de vendas deve criar uma roteirização de visitas automática levando em consideração todas as variáveis.
- Montagem do pedido – O aplicativo para força de vendas armazena o histórico de compras de cada cliente. Assim, será possível visualizar os principais itens pedidos por aquele cliente, facilitando a montagem do pedido.
- Status do pedido – O aplicativo permite acompanhar o status de cada pedido. Assim, para clientes que fazem pedidos frequentes, o vendedor pode informar o status de uma remessa pendente, quando uma próxima visita acontecer.
- Localização em tempo real – Com essa funcionalidade o gestor terá conhecimento sobre a localização real de cada vendedor, podendo se comunicar com ele, e enviá-lo para encontrar algum cliente próximo sempre que necessário.
- Venda por cartão – O aplicativo permite receber pelos pedidos na hora em que eles são feitos, sem a necessidade de gerar faturas ou boletos. É possível realizar vendas por cartão diretamente no aplicativo.
- Compartilhamento pelo WhatsApp – Através do aplicativo será possível compartilhar um pedido realizado pelos principais aplicativos de conversação, como o WhatsApp.
- Acompanhamento do desempenho – O aplicativo para força de vendas gera relatórios importantes para as decisões do gestor de vendas.
Como a Máxima pode te ajudar
Sabendo o potencial de um aplicativo de vendas e as diversas vantagens que eles oferecem para os empreendimentos, é hora de saber mais sobre a solução MaxPedido.
O nosso aplicativo para força de vendas possui mais de 150 funcionalidades desenvolvidas para facilitar o dia a dia tanto de vendedores quanto de gestores.
Além disso, a MaximaTech lançou o MaxPedido Plus. Essa é uma aplicação desenvolvida com o objetivo de auxiliar o setor comercial a traçar estratégias e ações para otimizar a rotina do time de vendas e melhoria dos resultados.
A versão Plus oferece recursos que permitem ao usuário configurar tarefas a serem executadas, cadastrar objetivos por visita, e outras ações que trazem mais organização e dinâmica à rotina.
O novo recurso permite coletar informações diretamente dos Pontos de Venda e cadastrá-las no aplicativo. Assim, o MaxPedido Plus concentra dados apurados no cliente sobre produtos, estoque, preços ou interações antes e depois da negociação. Essas informações podem ser usadas para criar ações de vendas e campanhas promocionais.
Com a coleta de informações confiáveis, o aplicativo ajuda a ter um controle mais preciso dos padrões de trabalho estabelecidos pela empresa. Ele também permite criar ações vinculadas ao processo de vendas, como questionários personalizados, o que possibilita gerenciar melhor o trabalho dos vendedores.
Agora que você já sabe o que um aplicativo para força de vendas precisa ter, conheça mais sobre a nossa solução.
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