Caso de Sucesso Lutiner - MáximaTech

A Lutiner está no mercado de distribuição há 23 anos, atuando no centro-oeste baiano com uma força de vendas formada por mais de 200 vendedores.

Para dar agilidade ao trabalho dessa grande equipe, a empresa conta com o apoio das soluções da Máxima Sistemas, companhia de tecnologia móvel para vendas externas, e-commerce, trade marketing e logística para o atacado distribuidor.

Mais agilidade nas vendas

Antes de aderir ao maxPedido, era utilizado um sistema que gerava uma série de problemas como a dependência da importação, exportação e descompactação de arquivos TXT, o que levava até 40 minutos, tornando lentas a sincronização e a obtenção de dados essenciais para a venda, como histórico do clientes e títulos vencidos.

“Hoje, com a Máxima, em cerca de 1 minuto já temos essas sincronizações prontas. Sem falar da confiabilidade e da disponibilidade dos serviços. Estão sempre online em campo. O vendedor consegue ter tudo o que não tinha antes com facilidade e agilidade: informações do cliente, o histórico completo, o mix do cliente, o status do cliente perante a empresa. Não tem como viver hoje sem o aplicativo de força de vendas”, fala Vinícius Santos, gerente de TI da empresa.

A operação de pronta entrega da Lutiner

Outra parte da operação comercial da Lutiner é a pronta entrega, a qual conta com 9 vendedores. Antes de adotar o maxPronta Entrega, aplicativo da Máxima para esse modelo de venda, a distribuidora usava notas fiscais futuras, impressoras matriciais, o vendedor preenchia notas no talão, não conseguia imprimir o boleto para pagamento e nem tinha os dados do cliente e estoque do veículo.

Com a solução da Máxima todas as antigas dificuldades da operação foram sanadas e as vendas desse tipo cresceram 275% com a mesma quantidade de veículos, aumentando de R$ 80 mil para R$ 300 mil por mês.

Como a Máxima ajuda na gestão comercial

Para gerenciar toda a equipe de venda a empresa usa o maxGestão, que fornece análise de pedidos da equipe, faturamento, positivação, inadimplência dos clientes, transferência de saldo de RCA, dentre outros recursos de auditoria do time.

Sempre foi exigido pela diretoria uma ferramenta que tivesse esse acompanhamento de equipe, porque eles ficavam exclusivamente dependendo dos analistas aguardando as informações chegarem por completo. Eles ficavam cegos no campo, mas agora é como se os gerentes e supervisores ficassem em campo junto com o vendedor”, complementa Santos.

Complementando o trabalho de gestão comercial, a diretoria utiliza o maxCom, no qual acompanham no smartphone, de onde estiverem, inclusive nas várias viagens que fazem, o desempenho de vendas, de todo o time, incluindo supervisores e gerentes, incluindo alertas que os auxiliam a identificar os momentos em que precisam apoiar a equipe.

Comprovando o sucesso do projeto, desde a implantação da primeira solução da Máxima em 2014, a Lutiner aumentou seu faturamento em 50%.  “É muito bom ver nossos aplicativos contribuindo para a transformação tecnológica e também para o aumento de desempenho de vendas dos nossos clientes”, finaliza Adriana Mendes, diretora da Máxima Sistemas.

 

Soluções Máxima

Sistema de pedidos para força de vendas
Solução de pronta entrega para força de vendas
Gestão comercial com maxGestão