5 ferramentas essenciais para uma estratégia de vendas externas eficiente!

Os resultados de um negócio do setor de atacado e distribuição dependem, em boa medida, das vendas externas. No entanto, ainda é comum que haja desperdício do tempo da equipe de representantes com atividades manuais, repetitivas e que não agregam valor direto para aumentar as vendas.
Por isso, tem se tornado ainda mais crucial desenvolver um planejamento estratégico comercial assertivo que seja alavancado por ferramentas tecnológicas.
Há no mercado diversas soluções em tecnologia voltada às necessidades e aos desafios do atacado distribuidor. Você sabe em quais investir?
Continue a leitura para conferir dicas para impulsionar suas vendas externas e tornar a sua operação comercial mais eficiente e competitiva com o apoio da tecnologia.
O que são vendas externas?
O modelo de vendas externas, também chamado de vendas de campo (field sales), é aquele no qual vendedores e representantes de vendas atuam de forma presencial, fora das instalações físicas da empresa, nos processos de atração, captação, atendimento, positivação e fidelização de clientes.
Por isso, apesar de o processo transacional de vendas de curto prazo estar em seu centro, as vendas externas também são essenciais para construir relacionamentos sólidos no médio e longo prazo, especialmente no segmento B2B e em vendas complexas.
Isso permite estabelecer relações comerciais mais próximas, personalizadas e diretas, com uma abordagem mais consultiva, indo além das barreiras que o processo digital permite.
Com isso, alguns dos benefícios potenciais desse modelo são:
- construir relacionamentos mais qualificados com os clientes;
- compreender melhor as necessidades, os desejos e os desafios de clientes atuais se em potencial;
- mostrar pessoalmente os diferenciais dos produtos e serviços;
- neutralizar barreiras para o fechamento dos pedidos;
- aumentar a confiança do cliente no atendimento do seu negócio;
- impulsionar as vendas incrementais e pedidos de maior valor;
- lidar com vendas complexas de forma mais ágil e eficaz.
Quais são os principais desafios das vendas externas?
Como visto, as vendas externas oferecem diversas vantagens em potencial. E, da mesma forma, há desafios a serem enfrentados para acessar esses benefícios.
Entre os principais desafios desse modelo, estão:
- dificuldade no acompanhamento da equipe em campo;
- falta de visibilidade sobre a positivação de clientes;
- baixa organização na roteirização de visitas;
- lentidão no processo de pedidos e na etapa pós-venda;
- falta de integração entre os canais de venda da empresa;
- dificuldade no gerenciamento do tempo/agendas por parte das equipes;
- baixa flexibilidade para adaptar-se às mudanças nas condições de mercado;
- dificuldade de vender itens de todo o mix de produtos;
- falta de acesso rápido e preciso por meio de geolocalização para controlar as o andamento das atividades.
→ No vídeo, confira dicas que ajudam a vencer alguns desses desafios:
5 ferramentas essenciais para potencializar as vendas externas
Atuar com vendas externas exige excelentes habilidades interpessoais, um profundo entendimento do mercado e do catálogo de produtos e elevada capacidade de gerenciar cronogramas, territórios, processos e tempo.
Por isso, a tecnologia é uma grande aliada desse modelo, contribuindo para automatizar, agilizar e tornar as atividades mais eficazes, produtivas e otimizadas.
A seguir, conheça exemplos de soluções tecnológicas essenciais para impulsionar os resultados e a performance das vendas externas.
→ Leia nosso artigo e descubra os benefícios da tecnologia de pedidos de vendas
1. Aplicativo de força de vendas
Você sabia que, conforme um estudo publicado pela Forbes, equipes externas utilizam menos de 40% do seu tempo efetivamente para realizar vendas? Portanto, utilizar um aplicativo de força de vendas pode significar que sua equipe terá muito mais tempo para fechar negócios.
Afinal, esse tipo de tecnologia, entre outras coisas, permite:
- realização de pedidos online e offline;
- consulta de preços, estoque e histórico do cliente de maneira instantânea;
- identificação e venda ágil de mix ideal para cada cliente visitado;
- análise do histórico de compras e do perfil dos clientes, gerando combinações de produtos que atendam às suas demandas específicas;
- receber sugestões de novos itens feitas por inteligência artificial para aumentar o ticket dos pedidos.
Um exemplo de um aplicativo voltado especificamente para vencer esses desafios dos negócios do setor atacadista distribuidor é o maxPedido.
Essa é uma solução tecnológica inovadora da MáximaTech que é referência no mercado, ajudando a otimizar cada etapa do processo de vendas. Com ele, é possível transformar a sua força de vendas, a gestão de pedidos e os processos de vendas externas, tornando-os muito mais ágeis e eficazes e proporcionando uma experiência aprimorada para os clientes, ajudando a elevar o ticket médio.
→ Conheça mais sobre os recursos e funcionalidades do maxPedido:
Um diferencial importante dessa solução é que, com o maxPedido, é possível fazer pedidos mesmo em lugares sem conexão com a internet. Esse é um desafio comum de mobilidade enfrentado pela equipe de vendas externas e, com esse aplicativo, é possível manter a operação ativa, mesmo em momentos offline, sem prejudicar o atendimento dos clientes.
Além disso, com a sincronização automática entre os dispositivos dos vendedores e o sistema de gestão ERP do atacado distribuidor, é possível manter preços e cadastros atualizados, acompanhar indicadores e vendas em tempo real, status dos pedidos, gerando maior visibilidade e poder de decisão baseada em dados na gestão de vendas externas.
→ Descubra mais, no artigo: Automação comercial: o que é, quais as vantagens e como implementar
2. Ferramenta de roteirização e gestão de visitas
Garantir a melhor roteirização de vendedores e um gerenciamento de visitas eficiente e preciso é um desafio comum do modelo de gestão de vendas externas.
Isso porque, quando esses processos não ocorrem adequadamente, enfrentam-se problemas como insatisfação com o atendimento, atraso no envio dos pedidos, baixa produtividade, perda de prospects e de clientes, entre outros.
Para ajudar a evitar esse cenário, cada vez mais as distribuidoras utilizam ferramentas de roteirização e de gestão de visitas que oferecem ganhos como:
- planejamento de carteiro e criação de rotas de visitas mais estratégicos;
- segurança de que a equipe conseguirá cobrir áreas prioritárias e clientes estratégicos;
- fluxo de aprovação de descontos, trocas e brindes;
- acompanhamento completo de indicadores (como o tempo médio de duração das visitas, início e fim de cada visita, tempo médio de deslocamento, total de clientes agendados por dia e por vendedor, etc.);
- descoberta de novos clientes potenciais por meio de inteligência geográfica;
Uma ferramenta que entrega tudo isso e mais é o maxGestão Plus. Essa é uma solução avançada para executar roteirização de vendedores e gestão de vendas de modo ágil, completo e descomplicado. Essa tecnologia da MáximaTech foi desenvolvida especialmente para otimizar as operações de vendas externas no setor de atacado e distribuição.
Com ela, é possível projetar um planejamento viável, assertivo e produtivo e fazer um acompanhamento preciso e em tempo real na gestão de vendas.
Essa ferramenta permite a criação de trajetos mais eficientes, a redução de custos operacionais e do desperdício de tempo e uma análise de performance e monitoramento de vendas externas confiável, com visualização detalhada de rotas e das visitas executadas.
Além disso, com o maxGestão Plus, é possível gerar relatórios, cruzar dados, potencializar a identificação de novos negócios com inteligência geográfica e planejar a expansão de carteira, aumentando a cobertura de atendimento, maximizando os resultados na prospecção de clientes no atacado distribuidor e os resultados comerciais do negócio.
3. Dashboard para análise de dados
Especialmente quando os times de vendas atuam de forma descentralizada, torna-se ainda mais indispensável que o gestor tenha à disposição dados precisos, confiáveis e em tempo real.
Acontece que, como você pode imaginar, há um grande volume de informações geradas instantaneamente sobre cada pedido, visita, cliente e vendedor. Para visualizar tudo isso de forma simples de modo a agilizar a tomada de decisões, o planejamento e os ajustes em tempo real, o dashboard, também conhecido como painel para análise de dados, é um grande aliado.
Isso porque, entre outras coisas, esse tipo de ferramenta permite:
- acompanhar a performance dos vendedores e representantes de vendas em tempo real;
- geolocalização dos representantes comerciais;
- gerar a exibição dos dados essenciais de forma visual, clara e simples de compreender;
- ter uma visão geral sobre os indicadores e o desempenho da equipe de vendas externas;
- gerar relatórios estratégicos para a gestão de vendas;
- monitorar KPIs de vendas, faturamento e positivação;
- tornar as decisões mais ágeis e acertadas, baseando-se em dados atualizados e confiáveis.
Com o maxGestão, os atacadistas distribuidores têm acesso a esses e a outros recursos avançados para visualização e análise de dados, como relatórios, gráficos e informações detalhadas sobre rotas, visitas, clientes e vendas, possibilitando um acompanhamento estratégico e preciso em tempo real.
→ Conheça outros benefícios e recursos do maxGestão para vendas externas:
4. Acompanhamento de status de entregas
Atender às necessidades cada vez mais complexas da logística de entrega enquanto busca-se satisfazer às demandas dos clientes é um grande desafio no setor de atacado e distribuição.
E quando analisamos o modelo de vendas externas, ter um controle e monitoramento preciso desse processo, de ponta a ponta, é algo crucial. Afinal, é preciso administrar as expectativas e as janelas de prazo de entrega junto ao cliente em tempo real, durante a visita, fazendo uma projeção viável e confiável para a entrega do pedido.
Com uma solução voltada ao acompanhamento de entregas para vendas externas, é possível:
- manter a equipe comercial sempre informada sobre o status dos pedidos;
- evitar conflitos entre vendas e logística;
- fornecer ao cliente transparência e confiança quanto aos prazos de entrega;
- reduzir desperdícios e custos operacionais;
- evitar devoluções e reentregas;
- aumentar os níveis de satisfação e fidelização dos clientes.
Com a integração entre maxPedido e maxMotorista, fazer tudo isso é simples. Com essas soluções, é possível ter visibilidade da logística de entrega, exibindo diretamente no aplicativo dos vendedores as atualizações do romaneio. Outra forma para dar transparência para todas áreas da empresa e para os clientes, é a partir do Tá em Rota.
Assim, tem-se acesso ao status de cada entrega em tempo real, um melhor controle de quilometragem, monitoramento preciso das entregas concluídas e das pendentes, comparativo entre as rotas planejadas e as executadas e maior produtividade nas entregas diárias.
→ Confira como o maxMotorista pode transformar o acompanhamento das entregas no seu atacado distribuidor:
5. Solução para pagamentos facilitado
Fornecer opções seguras, rápidas e práticas para o pagamento dos pedidos é um fator importante para fechar negócios nas vendas externas.
Por isso, nesse modelo, é indicado utilizar uma solução de pagamento que proporcione:
- criação de links de pagamentos para os pedidos;
- acompanhamento em tempo real do status dos pagamentos;
- compartilhamento seguro de link de pagamento;
- acesso ao histórico completo das movimentações financeiras;
- ganho de flexibilidade nas formas de pagamento, incluindo alternativas valorizadas e cômodas para os clientes, como o Pix e cartões de crédito.
O maxPag é a solução desenvolvida pela MáximaTech especificamente para o setor de atacados distribuidores. Trata-se de uma tecnologia simples e intuitiva, que eleva a segurança e a eficiência na gestão e operação dos pagamentos nas vendas externas.
Com essa ferramenta, os clientes têm maior poder de escolha sobre a forma de pagamento do pedido e ainda mais transparência nas transações realizadas. Com ela, tanto os clientes quanto a empresa podem acompanhar em tempo real o status de pagamento dos pedidos.
Outro diferencial é que o maxPag integra-se perfeitamente com outras ferramentas da MáximaTech, como o maxPedido e o maxMotorista, tornando os processos das equipes mais ágeis e fluidos.
Como implementar essas ferramentas na sua estratégia de vendas externas?
A tecnologia tem o potencial de transformar a rotina da equipe de vendas externas e da gestão comercial, fornecendo diversos benefícios e melhorias em seus processos e resultados.
No entanto, para isso, é preciso fazer uma adoção criteriosa das ferramentas mais adequadas para as necessidades, os objetivos e os desafios do seu negócio.
Entre as boas práticas para uma implementação de sucesso, podemos destacar:
- analise com cuidado seus processos, problemas, gargalos, oportunidades e metas, para identificar as melhores tecnologias para a realidade da sua empresa;
- prefira utilizar um ecossistema completo, como o da MáximaTech, no qual as ferramentas se integram e, conjuntamente, otimizam ainda mais seus resultados;
- escolha uma solução de uma empresa que seja referência no mercado e ofereça suporte técnico;
- opte por tecnologias que sejam simples de utilizar e de adotar e que contem com funcionalidades avançadas;
- busque por soluções voltadas especificamente para o setor atacadista distribuidor;
- estabeleça um cronograma de implementação realista, priorizando processos mais essenciais e estratégicos e assegurando que cada etapa seja testada e aprovada antes de seguir para a próxima;
- ofereça treinamento para os vendedores, representantes e gestores quanto ao uso das novas ferramentas;
- defina indicadores-chave de desempenho (KPIs), que ajudarão a identificar avanços e oportunidades de melhoria no uso das ferramentas.
Conclusão
O modelo de vendas externas conta com benefícios e desafios específicos. Utilizar ferramentas tecnológicas é fundamental para vencê-los e melhorar a eficiência, a produtividade, a satisfação e a experiência do cliente, além de reduzir custos, desperdícios e perdas de oportunidades.
Há no mercado soluções desenvolvidas para a realidade dos atacados distribuidores. Ferramentas como o maxPedido, maxGestão, maxMotorista, Tá em Rota e o maxPag são reconhecidas no mercado por atenderem com qualidade às demandas específicas desse setor.
Com elas, sua empresa pode alcançar melhores resultados, otimizar seu desempenho e ter uma operação de vendas externas ainda mais alinhada e de alta performance. Conte com tecnologias que transformarão suas vendas externas, trazendo mais eficiência e lucratividade para o seu negócio. Entre em contato e solicite uma demonstração das nossas soluções.

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