• Link to Facebook
  • Link to LinkedIn
  • Link to Instagram
  • Link to Pinterest
  • Link to Youtube
  • Indique e ganhe
  • Fale com a gente no WhatsApp
  • Suporte
  • Roadmap
  • Política de Privacidade
MáximaTech - Força de Vendas líder para o atacado distribuidor
  • Soluções
    • Vendas
    • Gestão Comercial
    • Logística de Entrega
    • Pagamentos
    • Trade Marketing
  • Clientes
  • Casos de Sucesso
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Grátis
    • Podcast
    • Webinars
    • Base de Conhecimento
  • Sobre
    • A Empresa
    • Trabalhe Conosco
    • Entre em Contato
  • DEMONSTRAÇÃO
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
Blog - Últimas notícias
Blog, Vendas

CRM ou sistema de vendas? Qual escolher?

Homem ao telefone trabalhando em um sistema de vendas, analisando dados.

Em vez de ler, que tal ouvir?

Escolher entre um CRM e um sistema de vendas é uma decisão estratégica para gestores do atacado distribuidor. Ambas as ferramentas têm suas funções, mas a escolha certa depende das necessidades específicas do seu negócio.

Para empresas que buscam eficiência operacional e controle direto sobre o processo comercial, o sistema de vendas é uma solução inovadora. Neste artigo, entenda as funcionalidades de cada ferramenta, suas diferenças e por que o sistema de vendas se destaca!

O que é um CRM?

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta projetada para gerenciar o relacionamento com os clientes e, em vários casos, está presente em sistemas maiores, como ERPs (Enterprise Resource Planning).

Ele é muito utilizado para coletar, organizar e analisar informações que ajudam a criar experiências personalizadas e melhorar o engajamento ao longo da jornada de compra. As principais funcionalidades do CRM são:

  • gestão de contatos — armazena dados dos clientes, como histórico de compras e preferências;
  • gestão de oportunidades — monitora as etapas do funil de vendas, desde a prospecção do lead até o fechamento da venda.

Por exemplo, quando um vendedor atende um cliente recorrente, por meio do CRM ele pode acessar o histórico de compras e indicar produtos baseados nas preferências anteriores. Essa abordagem fortalece o relacionamento, mas não otimiza processos como controle de estoque ou automação de pedidos.

O CRM é interessante para empresas que têm vendas de ciclo longo ou onde o relacionamento estreito com o cliente é a principal prioridade. Contudo, ele não atende às demandas operacionais que são críticas para atacadistas distribuidores.

O que é sistema de vendas?

O sistema de vendas é uma solução tecnológica que facilita a gestão de processos comerciais, com foco em otimizar operações, como controle de pedidos, gestão de equipes e análise de performance em tempo real. 

Ele é projetado para atender negócios que precisam de agilidade e eficiência, principalmente em ambientes de alto volume, como o atacado distribuidor. Em suma, as principais funcionalidades do sistema de vendas são:

  • automação de pedidos — criação e envio de pedidos de forma rápida e precisa;
  • monitoramento em tempo real — acompanhamento da performance da equipe comercial em campo e status de vendas;
  • geolocalização e roteirização — planeja rotas de visitas para a equipe de vendedores externos, otimizando o deslocamento;
  • gestão de conta-corrente e aprovação de descontos – permite que os representantes comerciais tenham saldo flex para negociações e cria um fluxo de aprovação de preços com gestores comerciais;
  • identificação de novas oportunidades de negócio – a partir da inteligência geográfica, identifica novos clientes nas proximidades das rotas já existentes para serem visitados.

Por exemplo, quando um vendedor percebe que um produto muito procurado está com estoque em baixa, ele pode sugerir substituições a partir de itens similares que se adequem ao mix do cliente. Isso evita problemas nas demandas e mantém a satisfação do cliente.

Diferente do CRM, o sistema de vendas é ideal para empresas que lidam com grande volume de pedidos e precisam de controle eficiente para crescer sem perder a qualidade operacional.

CRM x sistema de vendas: diferenças a considerar na hora de escolher

Quando se trata de otimizar as operações comerciais, é comum ficar em dúvida entre um CRM e um sistema de vendas externas.

Embora os dois tenham funções úteis, o sistema de vendas oferece vantagens que o tornam mais adequado para operações como as do atacado distribuidor, que demandam eficiência, por conta da grande quantidade de pedidos e alto giro de mercadorias físicas, e rapidez nos processos.

Operação comercial

O CRM é voltado para gerenciar relacionamentos e para vendas de ciclos mais longos, vendas de serviços e outros tipos de produtos que não exijam alto giro de mercadorias, ajudando a construir uma base sólida de clientes por meio de interações personalizadas.

Já o sistema de vendas externas prioriza a operação como um todo: facilita a criação de pedidos, ajusta rotas de vendedores externos e integra informações cruciais, como planos de pagamento, preços, estoque e faturamento. Para atacadistas e distribuidores, que trabalham com grandes volumes de produtos e precisam de agilidade por conta do giro de mercadorias, isso é fundamental.

Automação de processos de vendas

Enquanto o CRM organiza dados sobre clientes, o sistema de vendas automatiza tarefas operacionais, como o envio de pedidos, a aprovação de descontos, atualização de preços e estoque. Isso reduz erros e acelera o atendimento, algo essencial em mercados dinâmicos.

Otimização de rotas das equipes de venda

Com funcionalidades como geolocalização e roteirização dos representantes, o sistema de vendas ajuda gestores a planejar deslocamentos mais eficientes para as equipes externas. Isso economiza tempo, reduz custos e melhora a produtividade. O CRM não oferece esse nível de suporte para operações em campo.

Visão de estoque em tempo real

Atacadistas distribuidores dependem de um controle eficiente de estoque para evitar corte de produtos nos pedidos. A partir da sincronização de dados, o sistema de vendas permite verificar a disponibilidade de estoque em tempo real, garantindo que os vendedores saibam exatamente o que é possível oferecer aos clientes.

Para atacadistas e distribuidores, que lidam com altos volumes de transações e equipes externas, essas vantagens fazem toda a diferença no desempenho do negócio.

Conte com a tecnologia da MáximaTech para o seu negócio

A MáximaTech é uma empresa líder com mais de três décadas de experiência no setor atacadista distribuidor. Atualmente, contribuímos para os resultados de mais de 1.100 clientes e mais de 100.000 usuários em todo o Brasil.

Nossa empresa atende cerca de 35% dos principais atacadistas distribuidores do país, oferecendo soluções completas e tecnológicas para força de vendas, gestão comercial, trade marketing e logística de entrega. 

Com tecnologia avançada, o sistema de venda da MáximaTech pode se integrar a qualquer ERP e entrega altos resultados, como:

  • redução de até 30% no tempo gasto por venda;
  • aumento de até 35% na emissão de pedidos;
  • crescimento de até 40% no volume total de novas vendas, e muito mais.

Acesse o site da MáximaTech e saiba como nossas soluções para sistema de vendas podem promover mais resultados no seu negócio!

Confira também: O que é elasticidade-preço demanda

  • Sobre
  • Últimos Posts
MáximaTech
MáximaTech
MáximaTech
Últimos posts por MáximaTech (exibir todos)
  • Pesquisa de concorrentes: o segredo para ganhar mercado no atacado - 13 de maio de 2025
  • Como garantir a eficiência da logística de abastecimento? - 6 de maio de 2025
  • 5 ferramentas essenciais para uma estratégia de vendas externas eficiente! - 29 de abril de 2025

Artigos relacionados:

Mulher sorridente usando o celular.Como acompanhar e gerir a equipe de vendas com aplicativos de mensagem? Homem mexendo na papelada do escritórioComissionamento de vendedores: como calcular? maxPedido: as 11 funcionalidades preferidas do gestor de vendas
6 de dezembro de 2024/0 Comentários/por MáximaTech
Compartilhe nas redes
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no Tumblr
  • Compartilhar no Vk
  • Compartilhar no Reddit
  • Compartilhar por email
https://maximatech.com.br/wp-content/uploads/2024/12/sistema-de-vendas.webp 1000 1500 MáximaTech https://maximatech.com.br/wp-content/uploads/2019/04/logo-maximatech-e1554815418600.png MáximaTech2024-12-06 08:55:122024-12-17 06:59:08CRM ou sistema de vendas? Qual escolher?
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Acessar
Notificar de
guest

guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Search Search
Canal de WhatsApp da MáximaTech
Popular
  • aplicativo-para-promotor-de-vendas
    Como escolher o aplicativo para promotor de vendas idea...13 de setembro de 2021 - 5:20 pm
  • Imagens de caminhões ilustrando a logística de distribuição.
    Logística de distribuição: como estruturar o fluxo p...27 de fevereiro de 2023 - 10:00 am
Recente
  • Pesquisa-de-concorrentes
    Pesquisa de concorrentes: o segredo para ganhar mercado...13 de maio de 2025 - 8:42 am
  • Como-garantir-a-eficiência-da-logística-de-abastecimento
    Como garantir a eficiência da logística de abastecime...6 de maio de 2025 - 10:09 am
Comentários
  • MáximaTechBom dia, Pedro. Tudo bem? Conheça mais sobre as nossas...26 de junho de 2023 - 10:29 am por MáximaTech
  • MáximaTechBom dia, Severino. Tudo bem? Para entrar em contato com...26 de junho de 2023 - 10:26 am por MáximaTech
Tags
blog e-commerce Força de venda no atacado gestão de vendedores gestão logística logística logística de entrega Soluções logística

Categorias

  • Vendas
  • Logística
  • Trade Marketing
  • Gestão
  • Notícias

MáximaTech

Líder em soluções para força de vendas, logística de entrega e trade marketing, a MáximaTech conecta toda a cadeia de abastecimento desde 2009.

MÁXIMA SISTEMAS DE INFORMÁTICA S.A – 10.766.206/0001-80
Avenida Olinda, nº 960. Qd H-4, Lt 01/03, 26º andar – Trade Tower
Park Lozandes – Goiânia-GO, CEP: 74884-120

Mais

  • Privacidade
  • Cookies
  • Suporte
  • Base de Conhecimento
  • Roadmap
  • Resultados
  • Relatório de Transparência – IS

Indicação

Faça sua indicação

TelefoneFale conosco (62) 3412-2900
E-mailEntre em contato
© 2025 MáximaTech. Todos os direitos reservados. - Enfold Theme by Kriesi
Link to: Trade marketing sazonal: 7 ações e ideias para o final do ano Link to: Trade marketing sazonal: 7 ações e ideias para o final do ano Trade marketing sazonal: 7 ações e ideias para o final do anoDuas pessoas em um mercado Link to: Atacado e distribuição: como a MáximaTech transforma a força de vendas Link to: Atacado e distribuição: como a MáximaTech transforma a força de vendas Atacado e distribuiçãoAtacado e distribuição: como a MáximaTech transforma a força de vendas
Scroll to top
wpDiscuz
A Máxima Tech utiliza cookies para o funcionamento adequado de suas páginas, com o objetivo de melhorar a sua experiência, permitir o início de sessão seguro, memorizar os detalhes de seu início de sessão, gerir a sessão e recolher estatísticas para oferecer o conteúdo mais adequado aos seus interesses.Aceitar cookiesPolítica de Privacidade