PDV digital: como usar essa estratégia?
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Os benefícios da tecnologia estão espalhados em inúmeros processos dentro de uma empresa, certo? No varejo, o processamento de vendas também ganha eficiência com o uso do PDV digital.
Essa tecnologia acelera o processo de pagamento, gerando benefícios tanto para os vendedores quanto para os consumidores. Além disso, o PDV digital ainda contribui com outros processos relacionados ao momento da venda – como a gestão do estoque, satisfação do cliente e controle financeiro.
Quer entender melhor como funciona o PDV digital e aprender a usar essa estratégia? Confira logo a seguir!
O que é o PDV digital?
Vamos começar pelo básico: afinal, o que é o PDV digital?
PDV é uma sigla para “Ponto De Venda”. Em sua versão digital, estamos falando da modernização do processo de compra – seja com uma tecnologia que simplifica a rotina dos atendentes ou permite que os consumidores façam suas compras sem a intervenção humana.
Podemos pensar no PDV digital como sua caixa registradora mais avançada combinada com um computador (ou até mesmo um dispositivo de computação móvel, como um tablet) onde os caixas inserem os produtos solicitados, calculam o custo e finalizam a transação financeira. Por ser digital, o PDV ainda pode integrar outros sistemas e softwares, como aplicativos de contabilidade ou plataformas de comércio eletrônico, ou conectar-se a redes e bancos de dados para expandir a flexibilidade e a capacidade operacional de sua empresa.
A definição de PDV digital gira em torno de seu objetivo principal – processar vendas. No entanto, essa tecnologia faz muito mais do que isso. Os sistemas de PDV com recursos completos podem lidar com gestão de estoque, análises, monitoramento e relatórios de vendas, gerenciamento de dados de clientes, gerenciamento de funcionários, conectividade móvel e integrações robustas.
-> Confira também: Como coletar dados no PDV
Tipos de PDV digital
Existem três classificações gerais para um PDV digital. Veja só:
- PDV móvel. Trata-se de um sistema de frente de caixa que funciona em um smartphone ou máquina de cartão. Ele é usado basicamente para gerenciar e processar pagamentos, mas também pode ter outras funções, como monitoramento de estoque. É ideal para empresários individuais e pequenas empresas devido à sua configuração, operação e acessibilidade simples.
- Terminal PDV. Um equipamento usado para registrar, contabilizar, apurar o valor e aceitar pagamentos. Além disso, ele pode incluir dispositivos complementares, como leitores de código de barras e caixas registradoras. É o sistema mais comumente usado pelas empresas devido à funcionalidade avançada e preços razoáveis.
- PDV hospedado na nuvem. É um sistema online ou baseado na web que você pode usar com o hardware existente (como computador, tablet e impressora). É adequado para empresas de qualquer tamanho, especialmente startups, devido à acessibilidade, escalabilidade e conveniência dos sistemas.
Principais funcionalidades do PDV digital
Um dos grandes benefícios do PDV digital é a possibilidade de agregar diversas funcionalidades que se integram ao momento da venda. Confira as principais dessas funcionalidades:
Frente de caixa
Um PDV digital deve ter a funcionalidade básica de faturamento e processamento de pedidos. Ou seja, ele é o sistema responsável por receber os pedidos e processar diferentes modos de pagamento.
Emissão de nota fiscal eletrônica
Outra funcionalidade de um PDV digital é a emissão automática da nota fiscal eletrônica. Ao chegar ao fim da operação, o sistema gera o documento com todas as informações do pedido – incluindo a discriminação de produtos, valores e recolhimento de impostos.
Logística integrada
Quando sua empresa realiza uma venda, é importante que a quantidade das mercadorias em estoque seja atualizada, certo? Da mesma forma, organizações que realizam o envio de pedidos devem se preparar para garantir que os produtos sejam entregues corretamente no seu destino.
O PDV digital contribui para que isso ocorra. No momento do fechamento da venda, é possível que essas informações sejam integradas automaticamente com o setor de logística – garantindo mais eficiência e celeridade ao processo.
Controle financeiro
Outra integração possível no PDV digital é com o controle financeiro. Ou seja, é possível atualizar automaticamente as receitas obtidas com as vendas e suas respectivas despesas – que podem incluir taxa de envio, comissão e tributos.
Gestão de estoque
A funcionalidade de gerenciamento de estoque de um PDV digital deve fornecer visibilidade completa sobre todas as entradas e saídas dos produtos em estoque. Com isso, as informações sobre as mercadorias estão sempre atualizadas.
-> Confira também: Trade Marketing Digital – o que é e como fazer?
Por que usar o PDV digital?
1. Diminuição de custos
Uma vez que seu PDV esteja operacional, ele reduzirá o tempo gasto em tarefas administrativas, o que pode economizar seu dinheiro. Seu sistema fornecerá relatórios operacionais, bem como dados do comprador e do estoque, para que você não precise coletar essas informações sozinho.
Como os sistemas de PDV digital podem atuar como estações de pagamento, você também gastará menos tempo com tarefas de caixa e mais tempo se concentrando no próprio negócio.
2. Melhoria da experiência do usuário
Como varejista, é essencial considerar a experiência do cliente, não apenas suas necessidades logísticas e de back-end. Quase 60% dos consumidores disseram que suas expectativas de atendimento ao cliente eram maiores agora do que antes da pandemia do COVID-19 em uma pesquisa da Talkdesk.
Com um PDV digital, você pode melhorar a experiência do cliente de várias maneiras:
- Ofereça vários métodos de pagamento. Elimine aquele momento embaraçoso quando seus clientes vasculham suas carteiras para encontrar o cartão certo. Oferecer diversos métodos de pagamento – incluindo PIX – pode ajudar a reduzir o tempo que os clientes levam para concluir as transações.
- Tipos de pagamento salvos. Os clientes que retornam nem precisam tirar suas carteiras quando você salva o método de pagamento preferido em seu PDV. Esse método é uma excelente estratégia para boutiques e empresas de serviços que mantêm relacionamentos próximos com os clientes.
- Informações salvas do cliente. Tão importantes quanto os pagamentos salvos são as informações salvas do cliente, que podem incluir pontos do programa de fidelidade, informações de contato ou até mesmo algo tão simples quanto chamar um cliente pelo nome.
- Possibilidade de autoatendimento. Nem todo mundo gosta de autoatendimento ou quiosques de pedidos, mas aqueles que gostam apreciam a conveniência e a velocidade da autonomia. Além disso, optar por caixas automáticas também pode ajudá-lo a economizar nos custos de mão de obra.
- Check-out na área de vendas ou na mesa. Alcance os clientes onde eles estiverem, sem precisar esperar na fila. Os sistemas de PDV para celular e tablet permitem que os atendentes façam transações na área de vendas assim que os compradores tomam uma decisão de compra.
- Pesquisa fácil de itens. Os clientes gostam de obter respostas rápidas sobre preço, localização ou disponibilidade do item de que precisam. O PDV digital permite que seus vendedores e caixas acessem essas informações com alguns cliques ou uma rápida leitura de código de barras.
3. Facilidade na integração
O PDV digital integra-se facilmente com outros sistemas e aplicativos de negócios que você usa, como software de contabilidade ou soluções de comércio eletrônico, para que você possa gerenciar outras tarefas e processos de dentro do seu sistema.
4. Mais dados para tomada de decisão
Embora você possa rastrear os principais indicadores de desempenho manualmente usando planilhas e drives compartilhados, isso pode rapidamente se tornar complicado e tedioso, afastando você de assuntos de negócios mais críticos.
Com um PDV digital, a maior parte desse rastreamento é feito automaticamente para você. Assim, você pode se concentrar em tarefas mais impactantes, como ajudar clientes ou merchandising em sua área de vendas.
5. Agilidade nos processos
Os sistemas de PDV digital não são apenas ferramentas para processar pagamentos – cada vez mais, eles estão se tornando um hub que conecta todas as suas ferramentas de software – desde agendamento e folha de pagamento até contabilidade e gerenciamento de estoque.
Os sistemas de PDV modernos e baseados em nuvem incluem todas essas ferramentas em um sistema tudo-em-um ou oferecem a opção de conectar-se a outros aplicativos de software para criar sua solução de software completa.
Ao garantir essas integrações, você pode economizar horas de trabalho gerencial. Por exemplo, você pode comprar e receber estoque em seu PDV e sincronizar seus dados de vendas diretamente com seu software de contabilidade.
6. Construção de marca
A incorporação de uma tecnologia que gera mais satisfação para os clientes também ajuda a construir a identidade da marca exatamente como você deseja. Afinal, a experiência proporcionada no PDV faz toda a diferença para a impressão gerada.
Além disso, a opção por terminais de autoatendimento permite que você também utilize as telas para divulgar sua marca e produtos da sua loja. Essa é uma maneira conveniente de estimular ainda mais vendas na sua empresa.
-> Confira também: O e-commerce como um PDV e merchandising para a indústria
Você já conhecia todos os benefícios do PDV digital? A sua empresa já está usando essa tecnologia? Deixe o seu comentário!
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