Prontu Alimentos reduz custos logísticos em 20% e aumenta faturamento anual em 88% com soluções MáximaTech
Ao invés de ler, que tal ouvir essa história de sucesso?
A Prontu Alimentos é uma empresa que atua na produção e distribuição de alimentos. Com sua sede em Santo Antônio de Jesus, na Bahia, a Prontu atende todo o interior do estado e está presente no segmento há mais de uma década.
Para conseguir suprir as demandas exigidas em uma rotina dinâmica, a distribuidora buscou por uma tecnologia para auxiliar na tarefa. Diante disso, foi firmada uma parceria com a MáximaTech, empresa do Grupo Máxima especialista em desenvolvimento de soluções especializadas na cadeia de abastecimento.
Dentre os problemas que a distribuidora enfrentava antes de aderir o auxílio tecnológico estava o fato de as estratégias e organização dos processos não serem centralizadas em um sistema. Ou seja, se um colaborador saísse da empresa, todo o processo logístico teria que começar do zero com o novo responsável pelo setor.
Logística de Entrega
Na logística, um ponto crucial que atrapalhava a operação era a falta de transparência no processo operacional. Antes, não era possível saber como as entregas estavam sendo realizadas e nem como era o cumprimento das rotas. Com isso, era muito difícil auxiliar a equipe logística em situações de problema ou criar estratégias mais assertivas.
Antes, a Prontu não tinha transparência no processo e notou que os custos logísticos poderiam ser reduzidos. Assim, a distribuidora passou a utilizar o maxMotorista e maxRoteirizador, trazendo agilidade desde a montagem das cargas ao acompanhamento dos motoristas.
“Antigamente a gente não tinha noção de como estava a nossa logística. A partir do momento em que o motorista saía do portão a gente não sabia mais de nada, não tinha como saber se ele fazia o trabalho certo”, conta o gerente de TI da Prontu, Alexandre Vinicius.
Com o uso das soluções de logística, a empresa conseguiu obter uma redução de 20% no custo logístico. Isso porque as rotas são organizadas automaticamente e de maneira otimizada e a organização do frete e da rotina dos motoristas foi simplificado para evitar gastos desnecessários.
Além disso, o gerente de TI explica que “os gastos com combustível estavam altos. E isso era não só pelo custo do combustível, mas também porque, na maioria das vezes, a rota que o motorista pegava era muito longa, não era uma rota eficiente”. Assim, a roteirização eficaz gerou um efeito dominó: menor quilometragem rodada, menos gastos com combustível, menos desgaste nos pneus e gasto com peças nas revisões.
Outro ponto positivo é que a Prontu apresentou um aumento de 20% nas entregas diárias. Isso fez com que a equipe ganhasse mais produtividade e os clientes garantissem mais satisfação ao receber os pedidos com mais agilidade.
Com o uso do maxMotorista, foi possível reduzir o índice de devoluções de mercadorias em 2%, o que demonstra que os pedidos estão seguindo cada vez mais o princípio da entrega perfeita, conforme compartilha o Gerente de Logística Fábio Costa.
O CPO da MáximaTech, Bruno Simião, reforça que a logística impacta diretamente em todos os setores das empresas da cadeia de abastecimento. “Dar atenção à logística significa possibilitar o crescimento geral da sua empresa, fidelizando clientes, simplificando a rotina dos vendedores e também gerando pontos de economia”, finaliza Simião.
Força de Vendas
Além disso, a Prontu Alimentos buscou otimizar a parte de força de vendas. Antes da parceria com a Máxima, a empresa utilizava um sistema que não atendia às necessidades da empresa.
Com a parceria com a MáximaTech, a distribuidora passou a utilizar o maxPedido, aplicativo para representantes comerciais, e o maxGestão, sistema web e aplicativo para gestores comerciais, de modo a garantir mais autonomia para a equipe de vendas e otimizar o acompanhamento dos processos, metas e estratégias.
Ao combinar estratégias eficazes e tecnologia de ponta, a Prontu conseguiu aumentar em 88% o faturamento anual. “O maxPedido ajudou não só a rotina dos vendedores, mas também melhorou a nossa rotina no backoffice, porque a tecnologia dá todo o suporte de gerenciamento de preço fixo, campanha de desconto, metas e muito mais”, explica Alexandre Vinicius.
Dessa forma, os gestores são menos acionados e os vendedores conseguem ter mais autonomia em suas negociações, garantindo mais produtividade e melhores resultados. Além disso, o maxGestão auxiliou no acompanhamento dos processos a partir do smartphone, evitando erros de concessão de desconto, auxiliando nas eventuais dúvidas da equipe e tomando decisões amparadas por dados.
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