Hotbel Distribuidora otimiza processos com mudança para o força de vendas em nuvem da MáximaTech
Em vez de ler, que tal ouvir essa história de sucesso?
A Hotbel é uma distribuidora de alimentos que atende todo o estado do Maranhão e 47 cidades do Pará. Presente no mercado desde 1998, a empresa busca investir em pessoas e tecnologia, para criar alianças e manter um crescimento no mercado.
Com sua sede em Imperatriz e filial em Marabá, a distribuidora tem 263 vendedores para atender às demandas comerciais. Mas, para lidar com todas as demandas da cadeia de abastecimento, a Hotbel firmou em 2018 uma parceria com a MáximaTech, empresa do Grupo Máxima responsável por desenvolver soluções de força de vendas, logística de entrega e trade marketing para atacadistas e distribuidores.
Inicialmente, a empresa utilizava o Pedido de Venda, solução on-premises da MáximaTech para auxiliar as ações de vendas externas dos representantes comerciais. Em seguida, a distribuidora optou por migrar para o maxPedido, aplicativo em nuvem que trouxe mais agilidade nos processos e segurança nas informações.
“O time ganhou mais agilidade e autonomia com o maxPedido. Na época do Pedido de Venda, era mais lento para fazer as tarefas. Como o maxPedido é em nuvem, ele não usa a nossa estrutura física. Então, quando os vendedores estão lá na ponta, se tiver alguma queda de energia aqui, ou de internet, ele continua transferindo os pedidos normalmente e, quando o funcionamento é normalizado por aqui na empresa, automaticamente [esses pedidos] já sobem”, explica Hugo Bastos, gerente de TI da Hotbel.
Além disso, o maxPedido trouxe facilidade nas negociações, ao:
- Simplificar a organização das campanhas de desconto
- Fornecer a foto dos produtos, auxiliando nas vendas
- Mostrar o cumprimento das metas aos vendedores, garantindo autonomia a eles
Bastos complementa que, combinando as estratégias da Hotbel com o uso de uma tecnologia de ponta, a empresa conseguiu aumentar o mix de vendas, trazer novos clientes e, consequentemente, crescer o negócio. O gerente de TI confirma que “todos os anos a gente tem apresentado um crescimento no faturamento, na quantidade de pedidos e no mix de produtos”.
Além disso, o maxGestão, solução complementar ao maxPedido e utilizada pelos gestores de forma web e por aplicativo, apoiou a Hotbel na parte administrativa das informações das vendas em campo. Os gestores conseguem acompanhar a rotina dos vendedores, ter a geolocalização, acessar relatórios, checar metas e negociações.
“Hoje em dia, os gestores conseguem organizar questões de brinde, negociação… e tudo é acionado pelo portal do maxGestão. Eles podem também acessar a conta corrente do RCA. Os gerentes e diretores acompanham a quantidade de pedidos que os vendedores estão enviando, os valores dos pedidos. Então, é feito um acompanhamento bem preciso e que dá um detalhamento bacana para eles.”, explica Hugo Bastos.
O CPO da MáximaTech, Thiago Melo, explica que a tecnologia é fundamental para empresas da cadeia de abastecimento seguirem em um crescimento exponencial. “Conseguir acompanhar e melhorar a performance da equipe traz resultados cada vez mais positivos, e isso só é possível com uma solução mais preparada para o contexto tecnológico atual, como o oferecido por uma infraestrutura em nuvem, e que se adequa à rotina da empresa”, finaliza Melo.
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